Pages

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Galindo não encaminha projeto e folga dos parlamentares é adiada

Valérya Próspero e Nayara Araújo

     O prefeito Chico Galindo (PTB) não encaminhou o projeto para implementação do PCCS dos profissionais de nível superior da Saúde até a realização da sessão extraordinária desta quarta (4) da Câmara Municipal. A "omissão" acabou levando os parlamentares a marcarem mais uma sessão antes do feriado da Semana Santa, que será realizada nesta quinta (5), às 10h. Acontece que se o projeto não for votado esta semana, os servidores terão que aguardar mais um ano para discussão entrar em pauta novamente. Neste espaço de tempo, os vereadores continuam mobilizados, a fim de pressionar o Executivo a encaminhar a proposta.
     Esta quarta, a princípio último dia para votação dos planos em 2012, foi movimentada no Legislativo. Três categorias estavam presentes para exigir a aprovação dos projetos. Servidores da saúde, inclusive, estavam em peso no saguão numa discussão acalorada, com a participação dos vereadores Éverton Pop (PSD) e Lúdio Cabral (PT), enquanto os demais parlamentares estavam reunidos com representantes do Executivo para resolver o impasse. A sessão foi suspensa por três vezes, até que entrou em votação o reajuste dos vencimentos de servidores de nível médio e fundamental.
     Os funcionários da saúde estavam divididos, pois chegou ao Legislativo o plano para nível médio e fundamental do setor de Finalística (saúde bucal, raio X e zoonose), mas nível superior acabou ficando de fora. Representantes dos Engenheiros e Arquitetos da Capital também compareceram para lutar pelo PCCV, que teria sido acatado na íntegra pelo prefeito Chico Galindo (PTB), mas o projeto não chegou na Câmara.
     No momento das discussões, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Cuiabá, Jaime Metelo, defendia que o projeto encaminhado para a Câmara fosse votado mesmo que os funcionários de nível superior não fossem contemplados. Os cerca de 260 servidores de nível superior, entre psicólogos, veterinários e assistentes sociais, entretanto, temiam ser prejudicados com o adiamento para o próximo ano da implantação de um PCCS.RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso

Mudança no staff: Cuiabá ganha 3 novas secretarias

Foto: Mary Juruna A Câmara de Vereadores aprovou em sessão extraordinária realizada na manhã desta quarta (4), duas mensagens encaminhadas pelo Executivo Municipal. Com apenas três votos contrários e uma abstenção, ficam extintas as Secretárias Municipal de Habitação e a de Infraestrutura. Em contrapartida, serão criadas as de Serviços Urbanos, Obras Públicas e a de Cidades.
Os votos contrários foram dos vereadores Domingos Sávio (PMDB), Toninho de Souza (PSD) e de Lúdio Cabral (PT). A abstenção foi do tucano Antonio Fernandes.

Os parlamentares que votaram contra a mensagem do Executivo Municipal alegaram que a criação de novas secretarias não irá solucionar o problema de gestão na Capital.

PCCS

Os vereadores deveriam ter votado ainda, nesta quarta o reajuste salarial e a criação do Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS), dos servidores de nível superior do município. Contudo, o prefeito Chico Galindo (PDT) não encaminhou à Câmara projeto.

Diante deste fato, uma nova sessão extraordinária será realizada às 10h, da próxima quinta (5), data até então convencionada como ponto facultativo no setor público.


Camila Ribeiro – especial para o Circuito Mato Grosso

Foto: Mary Juruna

Vereador vai para o "sacrifício" e assumirá Prefeitura

Ananias Filho deve substituir Zé do Pátio e não poderá se candidatar à reeleição na Câmara

Divulgação
Clique para ampliar 
Mesmo com a possibilidade de ficar inelegível em 2012, Ananias assumirá a Prefeitura
LAÍSE LUCATELLI
DA REDAÇÃO
O presidente da Câmara de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá), Ananias Filho (PR), cogitou renunciar ao cargo para não ter que assumir a Prefeitura de Rondonópolis, após a cassação do prefeito José Carlos do Pátio (PMDB) e da vice Marília Salles (PSDB) pela Justiça Eleitoral.
Isso porque o prazo para se desincompatibilizar de cargo público e concorrer a vereador (no caso, à reeleição) é de seis meses antes do pleito, que será em 7 de outubro. Nesse caso, se assumir a cadeira de prefeito a partir da semana que vem, mesmo que seja por apenas um dia, Ananias estará impedido de se candidatar a vereador.
“O PR discutiu, ontem e hoje, qual a melhor caminho a seguir. Concluímos que ele tem que assumir [o cargo], mesmo com possibilidade de inelegibilidade. É importante que o Ananias assuma o mandato para ajudar a cidade, nesse momento de instabilidade no nosso Município. Mas, é difícil para o PR e para o vereador Ananias abrirem mão da candidatura dele a vereador”, declarou o presidente regional da sigla, deputado federal Wellington Fagundes, na tarde desta quarta-feira (4), logo após reunião com o governador Silval Barbosa (PMDB), no Palácio Paiaguás.
Os republicanos concluíram que não ficaria bem aos olhos da população se o vereador renunciasse à possibilidade de ser prefeito, para atender aos seus interesses pessoais e políticos de se candidatar a vereador. “A cobrança da população, nesse momento de instabilidade, é muito grande”, afirmou Fagundes.
Ele se reuniu com Silval para comunicar a decisão do partido de assumir a Prefeitura de Rondonópolis e pedir o apoio do governador, nesse momento de crise no terceiro maior Município do Estado. “Precisamos do apoio do Governo”, ressaltou o presidente.
Fagundes reclamou que o momento em que o TRE cassou Pátio foi inoportuno. Mas, comemorou a oportunidade de o partido assumir o comando do município, ainda que interinamente.
“A Justiça Eleitoral tomou essa decisão num momento muito ruim. Se fosse há seis meses, não haveria o problema do impedimento do Ananias para se candidatar à reeleição como vereador. Se for para a Justiça conceder uma liminar ao Zé do Pátio, devolvendo a ele o cargo de prefeito, torcemos para que seja logo, antes de o Ananias assumir o cargo”, avaliou o deputado.
“Porém, ao assumir, o Ananias já será julgado pelas atitudes que terá como prefeito. Em 30 ou 60 dias, já dá para mostrar a que veio. A competência e a forma que nós conduzirmos a prefeitura vai mostrar para a população que o PR merece a Prefeitura de Rondonópolis”, arrematou.
Eleições
A cúpula do PR está decidida a lançar candidato no município nas eleições de outubro, e Ananias está entre os nomes cotados. Os republicanos avaliam também as candidaturas dos deputados estaduais Ondanor Bortolini, o “Nininho”, e Sebastião Rezende.
Além disso, o partido já planeja emplacar Ananias como prefeito-tampão, a ser escolhido nas eleições indiretas, que terão que ser realizadas no município no prazo de 30 dias. Nesse pleito, os 12 vereadores elegerão um novo prefeito, que comandará o município até o final do ano. A bancada do PR é composta por três vereadores.
“Assumindo na interinidade, Ananias é o candidato natural na eleição indireta. Mas, ele tem que convencer os seus pares. Ele teve competência e articulação política para ser eleito presidente, e precisa ter também na eleição indireta. É uma conquista que ele tem que fazer, o PR não pode chegar lá e impor”, argumentou Wellington Fagundes.
A reportagem do MidiaNews tentou contato com Ananias, mas seu celular estava desligado.
Para ler mais sobre a cassação de Zé do Pátio e Marília Salles, clique aqui.

Problemas familiares podem ter levado turista ao suicídio

Corpo do empresário italiano Mário Bergamaschi foi encontrado em despenhadeiro, em Chapada dos Guimarães

KP/MidiaNews/Facebook
Clique para ampliar 
Corpo do empresário italiano Mário Bergamaschi foi encontrado em despenhadeiro
KATIANA PEREIRA
DA REDAÇÃO
Técnicos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec/MT) apontam, preliminarmente, todos os indícios reforçam a tese de suicídio como causa da morte do empresário italiano Mário Bergamaschi, 50. Ele estaria passando por problemas na empresa, na Itália, e em processo de separação da esposa. 
O empresário Mirko Fava, do ramo hoteleiro em Chapada dos Guimarães, também compartilha a tese de que o amigo pode ter praticado o suicídio.
O corpo do empresário foi resgatado, na manhã desta terça-feira (3), de um precipício de cerca de 70 metros de altura, no Portão do Inferno - 45 km ao Norte de Cuiabá, no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

O cadáver de Bergamaschi foi localizado por um morador da região, que possui uma chácara próxima ao local. 
O caseiro viu uma bolsa, com alguns pertences, como papéis, cartões e outros objetos. Não havia documentos e nem dinheiro na bolsa. Sabendo que um homem estava desaparecido, o chacareiro acionou a Polícia.

A assessoria de imprensa da Polícia Civil informou que peritos localizaram o corpo de Mário Bergamaschi a cerca de oito metros de distância do paredão. 
Os técnicos analisaram ainda que, para o corpo ter sido projetado a essa distância, deve ter feito um impulso, como que um mergulho. Antes de cair, o corpo do empresário bateu em uma árvore, causando alguns ferimentos e o projetando mais para a frente.

O corpo já está à disposição da família, no Instituto Médico Legal (IML), em Cuiabá. 
O exame de necropsia demorou cerca de 3 horas e foi realizado pela Politec. O laudo oficial, que irá revelar se Bergamaschi havia ingerido álcool, ou se estava morto antes da queda, deve ficar pronto nos próximos 30 dias.

Problemas familiares e profissionais
O empresário do setor hoteleiro Mirko Fava, que estava hospedando Mário Bergamaschi, em Chapada, disse ao MidiaNews que acredita na tese de suicídio. 
Segundo Mirko, o amigo estava muito triste e abatido nos últimos dias. O motivo seria problemas financeiros, que ocasionaram a separação da esposa (nome não revelado), que mora na Itália. 
O empresário deixou cinco filhos, sendo que só uma é do atual casamento. Os outros quatro filhos são de relacionamentos anteriores.

“Ele estava muito triste nos últimos dias. Estava com problemas em sua empresa na Itália e também em processo de separação com a esposa. O Mário era uma pessoa muito boa, de coração bom. Um ser do bem, ele não tinha inimigos e também conhecia os perigos do local. Infelizmente, é possível, sim, que ele tenha se suicidado”, disse Mirko.

Família em Cuiabá 
O pai de Mário Bergamaschi, Ângelo Bergamaschi, mora em Cuiabá e está muito abalado com a morte trágica do filho. 
A mãe mora na Itália e é ela quem vai decidir se o empresário será sepultado em Cuiabá ou transladado para a Europa. 

Obras do Centro Popular são lançadas

Local escolhido é uma área na Rua 13 de Junho, na Capital

MidiaNews
Clique para ampliar 
Centro Comercial Popular deverá ficar pronto dentro de 120 dias e abrigará vendedores ambulantes da Capital
DA ASSESSORIA
O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, lançou nesta quarta-feira (04) as obras do Centro Comercial Popular da capital, que vai abrigar vendedores ambulantes, conforme determinação do Ministério Público Estadual (MPE). O local escolhido é uma área na Rua 13 de Junho, que estava em nome da Sanecap, ou seja, pertence ao município de Cuiabá.

Galindo vai se reunir ainda hoje com representantes do MPE, e pedir a prorrogação do prazo para a entrega da obra pelo período de mais 120 dias. O prazo se enceraria no próximo dia 13. Para o prefeito, a empresa vencedora da licitação, Rovigo Sistemas Construtivos, tem todas as condições para terminar a construção dentro do prazo.

O projeto, que vai abrigar 300 box comerciais para os vendedores, foi doado pelo arquiteto Deodato Gomes Monteiro Neto. “Fiz a minha contribuição para a cidade de Cuiabá, não apenas para disponibilizar o ponto de comércio, mas para ajudar nesse projeto social da prefeitura”, afirmou o arquiteto.

Desde novembro de 2011, a Prefeitura de Cuiabá tem trabalhado alternativas de instalação dos vendedores ambulantes. Á princípio, eles montaram um ponto de comércio no calçadão da Antonio Maria, no Centro.

“O local era muito pequeno e decidimos alugar uma galeria na Rua Barão de Melgaço, mas lá também era pequeno. Então, após uma negociação com o Ministério Público, preferimos dividir todos eles entre três praças no Centro, onde eles estão agora”, explicou o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Dilemário Alencar.

Todos os vendedores ambulantes, assim como os vendedores do Shopping Popular (localizado na Avenida Prainha, no Porto), foram cadastrados na Secretaria de Trabalho e terão direito à aposentadoria. “Foi com nossa união que conseguimos tudo isso. Essas ações vão beneficiar mais de 300 pais de família. Isso sim é um projeto social de verdade”, comemorou a presidente da Associação dos Camelôs e Vendedores Ambulantes, Aparecida Ribeiro de Oliveira.

“Este vai ser um local que, além de abrigar todos estes vendedores e gerar renda para suas famílias, também será um importante ponto turístico. Todos que visitarem Cuiabá terão o desejo de conhecer nosso comércio. Este projeto irá revitalizar o bairro do Porto, resgatando a tradição cuiabana”, encerrou o prefeito Chico Galindo.

Irritados com a rescisão de contrato de empresa de amigos, Irmãos Campos detonam Tião da Zaeli

Conforme o prefeito, ele procurará o MPE para dizer que não será testa de ferro de serviços públicos mal prestados,De acordo com o prefeito, a maior dificuldade em sua gestão é a mentira que Várzea Grande viveu durante esses últimos 50 anos e a briga interna pelos interesses pessoais.
Fonte: MT24horasNews

Autor: João Batista de Oliveira


O prefeitura de Várzea Grande, Sebastião dos Reis Gonçalves – Tião da Zaeli (PSD), em nome da transparência e respeito ao dinheiro público, começou a incomodar a muitos “poderosos”, e sem citar nomes, o prefeito de Várzea Grande, Sebastião dos Reis Gonçalves – o Tião da Zaeli (PSD),  declarou que foi denunciado no Ministério Público do Estado (MPE), por uma empresa que recentemente teve o contrato – que vinha de uma longa data, extinto com o município.

Conforme o prefeito, ele irá procurar o MPE para dizer que não será testa de ferro de serviços públicos mal prestados. “Não vou ser testa de ferro de empresas que não tem a conduta para lidar com serviço público”.

Zaeli destacou que não é uma tarefa fácil defender o povo de Várzea Grande, depois da instabilidade política vivida na cidade. “Defender o povo aqui  não é muito fácil , é mais fácil defender grupos e interesses pessoais. Defender o povo é uma tarefa muita árdua e só eu sei  o que estou passando com isso. Qualquer decisão  que eu tome com austeridade visando economizar recursos, encontro um monte de objeções e questionamentos”,desabafou.

De acordo com o prefeito, ele foi denunciado após ter trocado uma empresa  que prestava serviço há muito tempo na cidade. “Recentemente me denunciaram no MPE  conta de uma empresa que prestava serviço muito tempo em Várzea Grande e foi trocada .Eu estou tendo o respeito de não colocar ninguém em constrangimento, este não é o meu perfil. Mas alguém foi conivente com as atitudes desta empresa”, finalizou Tião.

“Antes alguns mamavam na teta da vaca, hoje já querem a vaca inteira. Estamos tentando tirar a vaca da boca deles que estão aqui só para buscar interesses pessoais. Garanto que estamos abertos e em rumo a uma nova conduta política”, afirma o prefeito.

De acordo com Zaeli, há uma minoria que está tentando desarticular e causar problemas em Várzea Grande e avisou que virá a público constranger estas pessoas. “Vou citar nome, endereço e até CPF (Cadastro de Pessoa Física) e vou colocar estas pessoas em constrangimento”, advertiu. 

Em relação às eleições de 2012, Tião voltou a afirmar que pode não concorrer à reeleição. Ele reforça que primeiro tem que esperar as convenções partidárias, e destaca que dentro do partido há nomes de relevância.

 “Não tenho a certeza que em 2013 estarei aqui, não tenho a vaidade de ser prefeito de Várzea Grande, só peço que na próxima gestão mudemos a conduta em torno de cargos a barganhas de troca”, finalizou Tião.
Campos:
Os irmãos democratas Júlio e Jaime Campos, respectivamente: deputado federal e senador da República, são um exemplo claro disso. Hoje pela manhã em entrevista a um programa de rádio, Jaime detonou a privatização do DAE/VG. Já nesta tarde, o assunto ganhou forças na boca de Júlio Campos.

Em entrevista à imprensa, Júlio Campos não poupou as criticas ao atual prefeito, e ao ex-gestor Murilo Domingos (PR). Segundo ele, os dois foram responsáveis pelo caos que Várzea Grande se encontra. “Os dois deixaram o município desse jeito. Eles foram responsáveis por perder o PAC. Perderam o PAC por safadeza dos dois”, dispara.

Ainda, Júlio denúncia que a venda do DAE/VG é um estelionato. Conforme o deputado foi em sua gestão – em 1.976, que o DAE/VG foi criado, e agora, no final do mandato do Tião da Zaeli tenta privatizá-lo.

“O DAE foi criado quando eu era prefeito de Várzea Grande, em 1.976. E agora, faltando poucos meses para acabar o mandato, Tião quer vender o DAE a toque de caixa”, diz o parlamentar subtendendo que a venda do DAE estava relacionada a propina. “até criar sessão extraordinária para isso eles criaram”, complementa.

Júlio, assim como seu irmão Jaime Campos, propaga que irá fazer uma campanha para estimular a população várzea-grandense a participar das audiências públicas. Ele reforça que a sociedade não pode contar com os vereadores do município.

Ao finalizar declara não ser contra a privatização, mas defende que ela seja de forma clara e sem precipitação.

Cuiabá:Politica:Cuiabá:Governo autoriza empréstimo de mais R$ 45 bilhões para o BNDES

Entre 2009 e início de 2012, aportes do Tesouro somaram R$ 235 bilhões

G1
A Medida Provisória 564, publicada no "Diário Oficial da União" desta quarta-feira (4), que regulamenta parte do pacote de estímulos à indústria do governo, informa que o Tesouro Nacional está autorizado a conceder crédito ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no montante de mais R$ 45 bilhões.

Em 2009, o banco público já havia recebido R$ 100 bilhões do Tesouro Nacional, valor que recuou para R$ 80 bilhões em 2010 e para R$ 55 bilhões em 2011 e início de 2012. O empréstimo de recursos ao BNDES, no três últimos anos, foi viabilizado por meio da emissão de dívida pública por parte do Tesouro Nacional.

(Correção: Quando foi publicada, a reportagem informava, incorretamente, que a concessão de crédito ao BNDES seria de R$ 100 bilhões. A informação foi corrigida às 8h48).

Segundo o BNDEs, os recursos são utilizados para compor o funding do banco, não apenas para os empréstimos do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) - que foi estendido até o fim de 2013. O valor total de financiamentos "subvencionados" pela União foi limitado a R$ 227 bilhões.

Previsão de desembolsos em 2012
Nesta terça-feira, o vice-presidente do BNDES, João Carlos Ferraz, informou que a perspectiva da instituição para os desembolsos é de R$ 145 bilhões a R$ 150 bilhões neste ano. Para isso, segundo ele, o aporte adicional de recursos do Tesouro de R$ 45 bilhões seria necessário para fechar a conta dos recursos necessários para fazer frente aos empréstimos (funding).

"Com os retornos [dos empréstimos concedidos], com o FAT constitucional e com as captações locais e no exterior, a soma destes valores é alguma coisa em torno de R$ 100 bilhões. A demanda por recursos é de R$ 145 bilhões a R$ 150 bilhões. Portanto, faltariam recursos", disse Ferraz nesta terça-feira.

O vice-presidente do BNDES informou também que a previsão de desembolsos para este ano não contempla aumento em relação aos últimos dois anos. "Segue a orientação do governo de estabilização dos desembolsos do BNDES. Em 2010, tirando Petrobras, e em 2011, está na ordem de R$ 140 bilhões", declarou ele na ocasião.

Câmara não vota aumento de servidores

Foto: Mary JurunaOs servidores da prefeitura de Cuiabá vão ficar mais um ano sem reajuste. O aumento não foi votado na sessão extraordinária da Câmara de Vereadores na manhã desta quarta (4), porque a Prefeitura de Cuiabá não encaminhou o projeto.
Durante toda a manhã os vereadores permaneceram no local e suspenderam os trabalhos por três vezes, no intuito de dar mais tempo ao Executivo, mas ao perceberem que nada seria feito, decidiram prosseguir com os trabalhos. No plenário estavam apenas o vereador Lúdio Cabral(PT) e Domingos Sàvio(PMDB)
A medida desagradou os servidores, que desde o início da manhã, aguardavam no saguão da Câmara Municipal.

Foto: Mary JurunaSonia Maria Maciel, funcionária há 22 anos da Saúde, analisa a falta de compromisso do município e o desrespeito ao servidor municipal. Já Wellton Pereira, a demora para dar o reajuste comprova o descaso do prefeito Chico Galindo com os servidores municipais.

Além do reajuste, os parlamentares estavam dispostos a aprovar a criação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para engenheiros e arquitetos no município.



Regina Botelho- Da Redação

Foto: Mary Juruna

Concurso público de VG: Candidatos aprovados para Guarda Municipal serão convocados em 30 de abril

: VG Notícias
200 candidatos fizeram o teste de aptidão para ingressar na Guarda Municipal.
 

Os candidatos aprovados no concurso público para ingresso na Guarda Municipal de Várzea Grande serão convocados no próximo dia 30 de abril. A informação é do secretário de Administração, Eduardo Soares de Sá.  
De acordo com o secretário, 200 candidatos fizeram o teste de aptidão para ingressar na Guarda Municipal.  
No entanto, no final do mês (30.04) serão convocados apenas 20 candidatos, desses, dez são do sexo masculino e dez do feminino.
Outras áreas – Ontem (03.04) o Instituto de Seguridade Social dos Servidores Municipais de Várzea Grande (PREVIVAG) publicou no Jornal dos Municípios (AMM) edital convocando os candidatos aprovados no concurso público para a investidura no cargo.
Saúde e Educação – Conforme o secretário os candidatos aprovados e classificados para as áreas de Saúde e Educação, e que entregaram toda a documentação, tomarão posse em 23 de abril.
DAE - Os aprovados para atuarem no Departamento de Água e Esgoto do município (DAE/VG) já estão sendo convocados pelo órgão para tomarem posse em efetivo. Ao todo são 49 convocados. 
Os aprovados convocados devem se apresentar até 17 de abril na sede do órgão, sito a avenida Júlio Campos – 2599, bairro Jardim dos Estados, com toda a documentação exigida no edital. O DAE/VG está atendendo os concursados em dois turnos, no período matutino o atendimento é das 9h às 11h, já no período vespertino das 14h às 16h.
Administração – Os aprovados na área administrativa serão convocados a partir de 30 de abril.
 

por Cristiane Sagioratto/VG Notícias

MPE recorre da decisão que rejeitou denúncia de homicídio contra investigador acusado de assassinar vendedor em VG

O magistrado entendeu que não houve provas suficientes para instauração de ação penal. No entanto, o MP alega que a decisão ultrapassou a análise dos termos contidos na denúncia, fazendo juízo de mérito da causa.
 

O Ministério Público do Estado (MPE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça Criminal da Comarca de Várzea Grande, recorreu na manhã desta quarta-feira (04.04), da decisão proferida pelo juiz da Primeira Vara Criminal do município, Newton Franco de Godoy, que rejeitou denúncia oferecida pelo órgão contra o policial civil Maxwel José Pereira, acusado pelo crime de homicídio do vendedor ambulante Gilson Silvio Alves, 34 anos, em maio de 2011. O magistrado entendeu que não houve provas suficientes para instauração de ação penal. 
No entanto,  o MP alega que a decisão ultrapassou a análise dos termos contidos na denúncia, fazendo juízo de mérito da causa, fato que deveria acontecer somente após regular instrução criminal, conforme prevê o Código do Processo Penal (CPP). 
Conforme o promotor de justiça Allan Sidney do Ó Souza, a denúncia demonstrou, minuciosamente, os fatos que caracterizaram a responsabilidade penal do réu. “De acordo com testemunhas e exames técnicos - Residuográfico, Laudo de Necrópsia e Pericial do local dos Fatos -, a vítima recebeu 10 disparos de arma de fogo. Desses, apenas três foram encontrados no corpo, sendo dois da arma do policial Edson Leite e um da arma do investigador Maxwel. Porém, não se pode descartar a possibilidade dos outros disparos terem sido efetuados pelo réu, já que os demais projéteis não foram localizados, uma vez que transfiguraram o corpo da vítima, com orifícios de entrada e saída”, destaca o promotor.
Segundo informou a assessoria do MPE, o orgão entende que há justa causa para o prosseguimento da ação penal, pois existe materialidade do crime e indícios suficientes de autoria do acusado, circunstâncias que foram comprovadas durante o inquérito policial. Com o recurso, o magistrado terá prazo para se retratar da decisão. Caso isso não ocorra, o recurso será apreciado pelo Tribunal de Justiça, que poderá determinar o recebimento da denúncia.
Entenda o caso - As investigações realizadas durante inquérito policial demonstram que a vítima entrou em luta corporal com o réu, conseguiu tomar a arma de um dos investigadores e na troca de tiros foi atingida por vários disparos.“Os disparos efetuados durante a abordagem policial também atingiram o policial Edson Marques Leite na perna e na região abdominal. Ao ser socorrido pelo seu colega de profissão, João Osni, envolveram-se em um acidente automobilístico, vindo ambos à morte, em função de traumatismo crânio encefálico”, acrescentou o promotor. 
O representante do Ministério Público explicou que não existem, no inquérito policial, provas no sentido de que os investigadores teriam ido ao posto de gasolina deliberadamente atrás da vítima, mas que estavam em diligência visando encontrar um suposto ladrão de carretas, conhecido como 'Carlinhos'. Ao chegar no referido posto, a vítima, que já se sentia ameaçada em razão de fatos ocorridos após assalto em sua residência, empreendeu em fuga rumo a um matagal. Suspeitando que havia algo errado, os policiais teriam iniciado uma perseguição que resultou em luta corporal e morte da vítima, Gilson Sílvio Alves. 
A informação de que um dos policiais teria procurado Gilson Sílvio Alves para um 'acerto de contas' também foi descartada pela polícia. “Foi noticiado que, na semana anterior ao crime, a vítima teria batido no sobrinho de um dos policiais envolvidos na ocorrência porque ele teria participado de um assalto em sua residência. Todavia, essa informação não foi confirmada pelas testemunhas durante o inquérito e também não foi verificado nenhum grau de parentesco entre os suspeitos do assalto e os policiais”, esclareceu o promotor de Justiça.

da Redação VG Notícias

Projeto de Júlio Campos aumenta impostos de bancos e destina para saúde

Redação

Visando melhorias na saúde pública do país, em função do caos que está instalado no setor, o deputado federal Júlio Campos (DEM/MT) apresentou Projeto de Lei que altera o percentual de 15 para 18% da alíquota da contribuição social sobre o Lucro Líquido devido pelos bancos privados e públicos e entidades financeiras e de cartão de crédito.

“Apresentamos este Projeto de Lei por entender que os bancos e as empresas de cartões de crédito têm cobrado juros abusivos de seus clientes, e isso tem gerado agravamento de dívidas, e, corroído a capacidade do cidadão em garantir a subsistência de sua família, fazendo-o buscar o auxílio do Estado por intermédio da Seguridade Social, por isso, precisamos transferir por meio da elevação das contribuições destas entidades recursos para a saúde pública para beneficiar o cidadão”, argumentou Júlio Campos.

Segundo o parlamentar, se enquadram na mudança proposta pela Lei de alteração no percentual de contribuição, os bancos de qualquer espécie; sociedades de arrendamento mercantil; cooperativas de crédito; associações de poupança e empréstimo; distribuidoras de valores mobiliários; corretoras de câmbio e de valores mobiliários; sociedades de crédito, financiamento e investimentos; sociedades de crédito imobiliário e administradoras de cartões de crédito.

De acordo com o deputado democrata, em 2011, foi registrado por uma entidade bancária, o maior lucro da história das instituições financeiras. Apenas um banco obteve ganhos acima de 14 bilhões de reais. No mesmo ano, outra instituição também alcançou lucro recorde, superior a R$ 11 bilhões, o terceiro maior registrado no país.

Os lucros dessas duas instituições somados equivalem a um terço de todo o orçamento destinado à saúde pública no Brasil em 2011, que foi o ano com maior destinação de recursos a essa área, desde 1995.

Projeto Taques assegura mais precisão na contratação e execução de obras

Assessoria

Com o objetivo de regular com mais precisão a contratação, execução, fiscalização e controle de obras públicas, o senador Pedro Taques (PDT-MT) apresentou o Projeto de Lei do Senado (PLS) 56/2012. Elaborado em parceria com Tribunais de Contas e Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) a Lei detalha aspectos não explicitados na Lei 866 (lei das licitações).

O PLS se divide em "disposições preliminares”, "execução dos contratos” e "sanções administrativas e tutela judicial”.

Nas disposições preliminares estão ressaltados os princípios e definidos os conceitos de sobrepreço, superfaturamento e jogo de planilha. Na parte sanções administrativas e tutela judicial, o PLS impõe o dever do superior hierárquico cobrar a responsabilização por irregularidades, no prazo máximo de 30 dias, sob pena de incorrer em improbidade administrativa.

Além disso, impõe outras sanções como a proibição de prestar serviços à Administração Pública por até dois anos aos projetistas, extensivo aos executores, supervisores e fiscais, e a declaração de inidoneidade para contratar com a Administração por até cinco anos à empresa que não cumprir obrigação contratual, podendo ser aplicada pelos Tribunais de Contas ou Controladoria Geral da União. Por fim, nas disposições finais estão previstas regras para resguardar os princípios da legalidade, moralidade, publicidade, eficiência e economicidade nas contratações e processos licitatórios. Além da clausula de vigência, que será imediata a publicação.

O Projeto aguarda distribuição de relatoria.

Câmara aprova reforma administrativa e Galindo deve nomear secretários hoje



Da Redação

A Câmara de Cuiabá aprovou na sessão extraordinária desta quarta-feia a reforma administrativa da prefeitura de Cuiabá. O texto do projeto encaminhado pelo executivo prevê poucas alterações.

A reforma consiste no desmembramento da Secretaria de Infraestrutura nas pastas de Obras e de Serviços Urbanos. A outra mudança será na nomenclatura da pasta de Habitação, que agora passa a se chamar Secretaria de Cidades.

O prefeito desistiu de criar a Secretaria da Juventude.

Secretários

Após aprovação da reforma, o nome dos novos secretários serão anunciados ainda nesta quarta-feira. Isso porque, para atender o cronograma eleitoral, o prefeito tem até dia 7 para exonerar os assessores que forem disputar as eleições.

Como dia 7 é sábado e o último dia útil da semana é hoje, as mudanças devem ocorrer até esta tarde.

"Aos urubus de plantão, aviso que continuarei deputado", diz Fabris



Da Redação

O deputado estadual Gilmar Fabris (PSD) anunciou nesta quarta-feira que sua banca jurídica já está com recurso preparado para protocolar junto ao Tribunal Superior Eleitoral e que irá reverter a cassação de seu mandato.

“Aos urubus de plantão, quero lembrar que ainda sou deputado e continuarei assim por muito tempo”, disparou o polêmico deputado.

O deputado cassado disse que vem sendo massacrrado pela mídia o que vem lhe causando constragimentos. "Hoje eu já amanheci desqualificado, pois o povo lá no meu prédio quase arrancou o meu terno", disse.

Fabris rebateu as acusações de que sua prestação de contas tenha várias irregularidades. Segundo ele, todos os 280 políticos do país cometeram os mesmos erros que ele. “Dei azar. Os outros 279 foram absolvidos e cometeram o mesmo erro que eu”, afirmou.

O deputado recebeu apoio do prresidente da Assembleia Legislativa e companheiro de partido, José Riva (PSD). Para Riva, a decisão pode ser revertida em favor do social-democrata. "Pelo que vi nas jurisprudências, Fabris tem tudo para reverter a decisão", colocou.

Além do problema com a Justiça Eleitoral, Gilmar Fabris deve deixar a Assembleia Legislativa com o eminente retorno de Zé Domingos (PSD) ao parlamento. O social democrata, titular da cadeira ocupada por Fabris, retornará a Casa após deixar a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar.

Cassação

Fabris foi cassado pelo TRE nesta terça-feira por 4 votos a 2. Segundo a denúncia, o parlamentar havia utilizado "cheques gaurda chuva" no valor de R$ 400 mil que foram sacados no caixa. Pelo entendimento dos juízes, este procedimento "maqueia" gastos pequenos que podem configurar a compra de votos.

Veja também:
TRE cassa Fabris e deputado perde a imunidade parlamentar

Políticos usam aniversário de Cuiabá para fazer autopromoção

Redação

Mensagens alusivas ao aniversário de Cuiabá, comemorado no próximo dia 8, já começam a ser confundidas com propaganda eleitoral. O “parabéns” pelos 293 anos do município está espalhado em outdoors e pela internet assinado por diversos políticos, como o senador Jaime Campos (DEM) e seu irmão, o deputado federal Júlio Campos (DEM), que têm a cidade vizinha, Várzea Grande, como seus principal reduto eleitoral, os deputados estaduais José Riva (PSD), Guilherme Maluf (PSDB), Sérgio Ricardo (PR), o vereador Toninho de Souza (PSD), entre outros e até por quem ainda não desfruta de cargo eletivo, como o presidente do diretório municipal do PSB, Mauro Mendes, Tukinha Netto, e o apresentador de televisão, Fábio Felipe, entre tantos.

Conforme entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a prática vem sendo entendida como autopromoção, principalmente no caso de quem já desfruta de mandato, mas vem sendo avaliada caso a caso, conforme questões econômicas e de conteúdo, para possíveis candidatos. Presidente do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) de Mato Grosso, Antônio Cavalcante, o Ceará, ressalta que a entidade condena qualquer tipo de propaganda extemporânea. Ele ressalta, contudo, que como a maioria das decisões do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em casos semelhantes vem enquadrando a situação como autopromoção, cabe a cada cidadão ficar atento à forma com o pretenso candidato se porta para escolher seu voto.

De acordo com Ceará, a propaganda extemporânea, que pode assumir várias características, é uma forma de burlar a legislação, já que o candidato não é obrigado a prestar conta dos recursos gastos antes de seu registro. Para o juiz da propaganda eleitoral, Paulo Márcio de Carvalho, por enquanto não pode ser configurada nenhuma irregularidade nas mídias apresentadas pelos políticos. Ele afirma que o que poderia ser alegado em alguns destes casos seria a prática de promoção pessoal que, a princípio não é ilegal. No entanto, a Justiça Eleitoral só se posicionará diante de casos concretos devendo, para isso, ser motivada por aqueles que se sintam prejudicados.

Um dos políticos que adotou a medida e é apontado como pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá, Maluf explica que procurou sua assessoria jurídica antes de mandar confeccionar a mídia. Ele espalhou 10 outdoor na Capital e também divulgou mensagens pela internet. O deputado se defende dizendo que em nenhuma delas aparece pedindo votos e que todos os anos divulga material alusivo ao aniversário de Cuiabá.

Como presidente de diretório, Mendes, que é tido como o principal candidato à sucessão do prefeito Chico Galindo (PSB), também apostou nos outdoors como forma de homenagear a Capital.

Ele e sua assessoria jurídica foram procurados pela reportagem, mas até o fechamento desta edição, não foram contatados.

Após cassação, Pátio chora; presidente de Câmara assume, mas prevê reversão no TSE



Da Redação

O ainda prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (PMDB), cassado junto com a vice-prefeita por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta terça-feira, foi recebido de por um grupo de assessores e servidores nesta quarta-feira. A chegada de Pátio a prefeitura foi marcada pela emoção, com vários secretários e até o próprio prefeito indo as lágrimas.

Após a manifestação de apoio de alguns correligionários, o prefeito reuniu o secretariado. Ele, que só será afastado das funções após publicação do acórdão da decisão no Diário da Justiça, pediu empenho dos assessores durante este período. "A cidade não pode parar por conta deste impasse", colocou.

O prefeito também anunciou secretários que vai recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral. Ele ainda espera conseguir um efeito suspensivo e se manter na prefeitura até a julgamento na corte superior.

Zé do Pátio irá conceder uma coletiva na tarde de hoje na prefeitura.

Novo prefeito
Primeiro na odem sucessória para comandar a terceira maior cidade de Mato Grosso, o presidente da Câmara, vereador Ananias Filho (PR), garantiu que irá assumir a prefeitura de Rondonópolis tão logo seja comunicado da decisão do TRE. "Para mim foi uma surpresa, mas não vou fugir da responsabilidade", declarou Ananias.

Todavia, o vereador acredita que não será necessário convocar uma eleição indireta no município. Para ele, Pátio deverá reverter a decisão no TSE e prolongar sua estadia na prefeitura até o final do ano, quando encerra seu mandato.

Proposta incentiva consumo interno e gera mais de 10 mil empregos

Redação

Empresas que recebem incentivos fiscais do Executivo ficarão obrigadas a consumir materiais de bens e serviços produzidos no mercado interno. A proposta, de autoria do deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM), altera o Plano de Desenvolvimento de Mato Grosso (Lei estadual 7.958/2003) incentivando o consumo regional.

O projeto determina que indústrias incentivadas efetuem um percentual mínimo de aquisições internas, nunca inferior a 10% dos seguintes itens: energia, embalagens, frete, combustíveis, materiais de consumo (limpeza, lubrificação, removedores), materiais administrativos (lápis, papel), bem como os secundários a exemplo de ferramentas, ferragens, parafusos e peças.

“Nosso objetivo é obrigar que essas empresas retribuam os benefícios dados pelo Estado. Essas indústrias recebem anistia fiscal para se instalar em Mato Grosso, mas não mantém nenhuma ligação com nosso mercado, consumindo tudo de fora, desde uniforme a combustíveis e energia”, explicou Dal’Bosco.

A nova regra, segundo Dilmar, vai gerar cerca de 10 mil empregos, entre diretos e indiretos. Ele exemplifica os benefícios do projeto com as indústrias de confecção de uniformes, que atendem, hoje, somente 10% das empresas incentivadas. No caso do frete, ainda segundo Dilmar, há indústrias beneficiadas pelo governo que somente contratam transportador com placa de fora do estado.

“Estas empresas procuram caminhões em outros estados para burlar a fiscalização, além de aproveitarem do incentivo fiscal dobrado porque o transportador de outro estado recebe incentivo na origem”, argumentou. Quando não houver similar no mercado mato-grossense, a proposta prevê a dispensa, seja ela integral ou parcial, da obrigação de consumo por parte destas indústrias. Em caso de inadimplência, as empresas terão os benefícios fiscais suspensos.

Cuiabá:Politica:Cuiabá:Galindo não entrega plano de PCCS e vereadores chamam nova sessão

O prefeito Chico Galindo revoltou os servidores de nível superior da Prefeitura de Cuiabá ao não entregar o projeto do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) durante a sessão extraordinária na Câmara de Cuiabá, na manhã desta quarta-feira (4). 

A preocupação é que com a proximidade das eleições, os projetos têm de ser aprovados em um prazo de seis meses de antecedência, ou então terão de aguardar o fim do período para a continuação dos debates. 

Sem saída, e com a pressão dos servidores para serem atendidos, os vereadores optaram por convocar uma nova sessão ordinária pela manhã desta quinta-feira (5). A de hoje já havia sido convocada com o mesmo caráter, porém, não teve sucesso. 

Somente foram aprovados os PCCS para os trabalhadores de cargo de nível médio, funcionários da saúde e auditores. 

Câmara deve votar PCCS de servidores de Cuiabá ainda nesta quarta-feira

Redação

Após meses de discussão, a Câmara deve aprovar em sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira (4) o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores de nivel superior da Prefeitura de Cuiabá. A data é o limite estabelecido pela legislação eleitoral para que sejam concedidos reajustes salariais.

Também lutam contra o tempo e brigam pela votação do projeto a comissão de engenheiros e arquitetos do Executivo Municipal para cumprimento de acordo realizado com o prefeito Chico Galindo (PTB) em 2010. A categoria tenta alcançar o piso nacional e o reajuste seria feito em 2 parcelas. A primeira foi cumprida no ano passado, mas neste ano, eles não tiveram qualquer sinalização por parte da Prefeitura.

Ao solicitar a realização de uma sessão extraordinária, em substituição à que seria realizada amanhã (5), o presidente da Câmara, Júlio Pinheiro (PTB), afirmou que aguardaria até o último minuto que a Prefeitura encaminhasse os projetos para que os servidores não fossem penalizados por mais um ano.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Prefeitura Municipal de Cuiabá (Sispumc), Jaime Metelo, a categoria não recebe qualquer reajuste desde 1º de maio de 1995. As negociações com Galindo tiveram início no ano passado, mas segundo o sindicalista, desde outubro não receberam qualquer resposta sobre o PCCS protocolado no gabinete do prefeito.

Nesta terça-feira (03) eles realizaram uma manifestação no Palácio Alencastro na tentativa de pressionar o prefeito. Durante o protesto, apresentaram denúncias de irregularidades na gestão e chegaram a protocolar denúncia no Ministério Público (MP) para investigação do Fundo de Capacitação.

Segundo o servidor Alexandre Cândido, o fundo, criado em 2003, começou a arrecadar no final de 2010 e, somente no ano passado, teriam recebido cerca de R$ 100 mil mensais, provenientes da taxa de 1% cobrada sobre empréstimos consignados aos funcionários públicos. Contudo, Cândido explica que não houve qualquer previsão orçamentária e nem mesmo prestação de contas do Fundo em 2011.

Apesar da pressão e da indicação da própria Câmara de que o PCCS seria votado hoje, não houve discussão prévia com os servidores, que temem que a proposta prejudique a categoria, já que a última apresentada pelo prefeito, em julho do ano passado, foi recusada sob a alegação de traria perda de até 50% na remuneração.

Outro ponto polêmico que deve ser apreciado nesta sessão é a reforma administrativa no Executivo Municipal. O projeto que divide a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfe), nas pastas de Obras e Serviços Públicos, cria a Secretaria da Juventude e transforma a de Habitação, em Cidades, tinha previsão de ter sido encaminhado na semana passada. A mudança vem sendo anunciada por Galindo desde o início do ano, quando anunciou que a faria juntamente com a substituição dos secretários que deixarão os cargos para disputar as eleições.

Fragilidade no poder fiscalizador do parlamento Cuiabano, atuação pífia

Alguns vereadores de Cuiabá desconhecem suas verdadeiras atribuições legislativas

Com a transmissão pela a TV Assembléia das sessões da Câmara de Cuiabá causou situações que comprometem e envergonham os cidadãos que confiaram o voto para estarem representados nos anseios e carências dos vários problemas de nossa cidade.

O pleno e bom debate político deu lugar ao bate boca, baixarias, escândalos, defesas incoerentes, lavagem de roupa suja, acusações e abafamentos. A pior situação de destempero foi do arrependido vereador Toninho de Souza sobre a privatização da SANECAP e diz que votou sem ler, quem acredita nisso?.
Toninho de Souza deixou evidente segundo a sua imaginação sobre a manipulação e a covardia política de quem articula privatização da Sanecap. "Quero que população saiba que estou muito arrependido, reconheço meu erro e vou trabalhar para mudar isso. Votei sem ler"

O vereador Toninho de Souza necessita rever seus conceitos como políticos. Filiado ao Partido Social Democrático – PSD. “Ele vota a favor depois o patrão dele orienta e ele muda”, isso de deve ao fato de Toninho ter sido da base de sustentação do prefeito Chico Galindo e depois passado a atuar como opositor ferrenho do prefeito na Câmara. 

A vereador Toninho de Souza também foi um defensor árduo das administrações PSDB e PTB, mesmo promovendo muitas audiências com resultados altamente frustrantes, se limitou a promover títulos e mais títulos comemorativos para famílias tradicionais da cidade, no meu entendimento com foca a promoção pessoal e político. Aliás, boas partes desses nobres representantes apresentaram propostas desconectadas da realidade.

Os vereadores Domingos Sávio e Toninho de Souza de oposição em seu papel ambíguo e sem respaldo popular atirou para todos os lados, não promoveu debates com a população, tentou sem sucesso escandalizar a administração do prefeito Chico Galindo (PTB), mas sem organização e sem conteúdo, não obteve resultados. Os vereadores oposicionistas são ligados ao grupo do (PMDB) de Cuiabá que sonha em ganhar a eleição a qualquer custo, motivo de desconfiança popular e com efeitos meramente políticos.

Outros vereadores tiveram participações medíocres, não apresentaram projetos importantes, estão submissos a grupos empresariais, políticos e de empreiteiros. Alguns vereadores chegaram a gastar em suas campanhas R$ 300, 400 e até R$ 500 mil reais para serem eleitos, dinheiro cavernoso, com interesses difusos, muitos deles estão “engessados”, aprovando matérias sem ao menos fazerem a leitura, beneficiando algum interesse que não é de nossa sociedade.

Enfim, as eleições 2012 se avizinham, é importante que a população cuiabana cobre mais do seu vereador, espero que os digníssimos “representantes do povo” esqueçam um pouco a política partidária e possam abraçar a idéia de ajudar a nossa cidade, independente de quem é o gestor, por favor, isole os “chupacabras” da política cuiabana e concentrem suas forças nos problemas que são muitos da nossa amada Cuiabá.


Fonte: João Batista de Oliveira 
Site: MT24HorasNews www.mt24horasnews 
Contato: mt24horasnews@gmail.com 




Dorileo Leal no desespero de querer quer se viabilizar candidato a prefeito,Dispara contra Chico Galindo

Cuiabá "viúva"

Galindo é a herança de Wilson Santos


Sem "papas" na língua, o pré-candidato a prefeito de Cuibá pelo PMDB, jornalista e empresárioDorileo Leal (PMDB), soltou o verbo pra cima do prefeito Chico Galindo (PTB). Para ele, a incompetência é a maior marca da atual administração. "Ele é a herança que Wilson Santos deixou para Cuiabá", detonou. Perguntado qual nota daria para a atual gestão, Dorileo não titubeou: "Dou a mesma nota que a população tem dado. Ele é muito rejeitado; dou nota 2, ou 3, no máximo. Até porque ele não está fazendo nada para merecer mais do que isso. Analisando em perspectiva, a dupla Wilson Santos e Chico Galindo foi uma das piores que Cuiabá já experimentou em sua história. A população acreditou muito que Cuiabá pudesse avançar. Mas, infelizmente, o sentimento de Cuiabá é de que ela foi traída em sua confiança." 

Após deixar a Educação atendendo um pedido pessoal de Jayme, Zilda Pereira Leite é a indicada do senador, a vice prefeita

A professora Zilda Pereira Leite de Campos ao demonstrar fidelidade ao grupo político do senador Jayme Campos, entregando o cargo de secretária municipal de Educação e Cultura, atendendo um pedido pessoal do senador, ela ganhou ainda mais o respeito, e admiração do líder da bancada da minoria no senado federal,diferentemente dos quatro vereadores que deixaram o DEM- Maninho de Barros, Baiano Pereira, Isabela Guimarães e Chico Curvo ,que foram para (PSD) do prefeito Tião da Zaeli,e nesse episodio Zilda preferiu manter a coerência, dividindo em continuar, no grupo político do senador Jayme Campos. 

Na ultima reunião do diretório regional de (DEM) Jayme voltou a dizer que chegou a vez das mulheres e quer Zilda vice prefeita, ele ressaltou que a professora foi a melhor secretária de educação do estado de Mato Grosso, em sua gestão, é preciso valorizar os companheiros fieis disse,Jayme,questionado sobre o nome de Lucimar Sacre de Campos ele disse que ela não é pré-candidata a prefeita da cidade para as eleições de 2012. 

Ao VGNoticias Lucimar disse: “Acredito que não serei candidata. Eu já dei muito de mim nas quatro administrações que o Jaime fez (esposo de Lucimar, senador Jaime Campos), dei minha contribuição pela minha pasta (Assistência Social) para comunidade”, revelou. 

Questionada sobre os boatos relacionados à sua candidatura, inclusive de que ela teria confirmado na tarde de ontem (19.03), durante uma reunião, a democrata foi enfática “ Não houve reunião, eu chamei alguns amigos para podermos construir um partido com novas idéias”. 

E logo disparou: “Se eu for pensar no povo de Várzea- Grande, na minha cidade eu até que aceitaria ser candidata. Agora se eu for pensar na minha pessoa, eu que já tenho quase 60 anos, sei que dei minha contribuição”,exclamou. 

Lucimar anunciou que existem três pré-candidatos pelo DEM. “Os três pré-candidatos são; Júlio Campos Neto, Wilson Grafitte e José Carlos de Freitas”, comentou. 

Além disso, destacou que tanto ela quanto Jaime estão realizando a construção de subdiretórios dos democratas na cidade. “Estamos fazendo para que nossos candidatos conheçam as comunidades e a realidade do povo, como nós conhecemos. Queremos construir novas idéias”, completou Lucimar. 

Evitando falar da atual gestão, a ex-primeira dama avaliou a administração como “falha” no quesito participação do povo. “Os eleitores tem que ter uma pessoa que tenha respeito, que goste de gente. Acho que tem que ter maior participação do povo na administração”, finalizou. 

Fonte: João Batista de Oliveira
Site: MT24HorasNews www.mt24horasnews