Pages

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Silvio Fidelis e Carlos Brito é o braço direito de Chico Galindo no alencastro

Numa articulação do secretario municipal de governo, professor Silvio Fidelis o ex-deputado estadual Carlos Brito passar a ser ao lado de Silvio Fidelis Os homem forte de Francisco Galindo (PTB) na gestão de Cuiabá é o ex-deputado estadual Carlos Brito. Na primeira sessão legislativa na Câmara de Vereadores, esta manhã, Galindo anunciou que Brito vai trabalhar como uma espécie de assessor e poderá opinar em todas as secretarias municipais, neste sentido Silvio Fidelis retribui a generosidade do ex deputado Carlos Brito. Que no passado indicou Fidélis para presidente da Prosol numa indicação pessoal, isso é uma demonstração que o professor Silvio Fidelis não deixa os companheiros a ver navios.

Galindo já havia confirmado o convite e, nesta quinta-feira (02), Carlos Brito também esteve na Câmara e confirmou que vai trabalhar com o prefeito.  “Vou permear por toda a administração e trabalhar ao lado de todos os secretários e do prefeito, seguindo os planos e os prazos determinados pelo Chico Galindo”, explicou Brito.

Segundo ele, o objetivo é deixar a administração municipal mais transparente. E já anunciou que a Secretaria de Comunicação será estruturada e não extinta como havia sido divulgado. “É preciso abrir a realidade dos problemas e esforços da prefeitura. Vamos mostrar os problemas da Prefeitura como um todo para a sociedade”, disse.

Após a reestruturação da prefeitura, Carlos Brito deverá ser nomeado o novo secretário de Infraestrutura ou de Serviços Urbanos de Cuiabá. A atual Seminfe será desmembrada e as duas novas secretarias serão criadas.

Chico Galindo afirma confiar em Brito, inclusive para tentar torná-lo seu sucessor como prefeito nas eleições municipais que acontecem esse ano. “É um nome que pode ser trabalhado sim. Vamos fortalecer essa parceria entre PTB e PSD. Qualquer parceria agora é bem vinda”, afirmou o prefeito.


Fonte: MT24HorasNews
Autor: João Batista de Oliveira (Joãozinho)

Em MT apenas, José Riva e Toninho do Gloria dão plantão às seis da manhã


Apesar do recesso, José Riva e Toninho do Gloria dão plantão ás seis da manhã para atender as lideranças e a população em seus gabinetes


Em recente levantamento feito pelo site MT24HorasNews, o presidente da Assembléia Legislativa do estado de Mato Groso, deputado estadual José Geraldo Riva (PSD) e o vereador Antonio José de Oliveira – Toninho do Gloria líder da bancada do (PV),são os únicos parlamentares em MT que continuam com suas atividades parlamentares e atendem a população em seus gabinetes como de costume,pontualmente ás seis da manhã,incluindo a véspera de natal,Como aconteceu com Riva na ultima semana,começou cedo. Às 6h00 da manhã, ele atendia em seu gabinete o prefeito de Várzea Grande, Sebastião dos Reis Gonçalves, o Tião da Zaeli (PSD), e a prefeita de Colniza, Nelci Capitani (DEM). Logo depois, atendeu o deputado estadual Mauro Savi (PR) e abriu espaço para conversar com jornalistas.
Vale ressaltar que a Assembléia Legislativa do estado de Mato Grosso e Câmara Municipal de Várzea Grande estão em recesso das atividades legislativas, mais apesar disso, eles continua, em ritmos intensos e conforme levantamento do site MT24HorasNews.

Segundo Toninho do Gloria, os problemas da população não têm recesso. “As pessoas precisam contar com o atendimento diariamente. Dificuldades e reivindicações não são interrompidas. A cidade continua na sua rotina diária. Não posso deixar de atender cada munícipe que me procura, explica.

Amados por uns e odiado por outros, o fato é que Riva e Toninho do Gloria, pelo que se vê, são unanimidade quando o assunto é trabalho. 

Riva que é o parlamentar mais experiente de Mato Grosso, com cinco mandatos consecutivos, o deputado José Riva (PP) desponta como a nova estrela política ao articular a fundação do Partido Social Democrática (PSD).

“Riva destaca que um parlamento moderno é aquele que abre todos os canais de diálogo com a sociedade, sem perder de vista seu papel de fiscalizar e legislar, mas não pode perde de vista a luta por grandes causas”.

Reeleito com quase 100 mil votos, o deputado estadual José Geraldo Riva (PP) foi o segundo mais votado, proporcionalmente, do Brasil, ao obter 6,13% dos votos, e pela quarta vez consecutiva chegou ao final de uma eleição como o parlamentar mais votado do Estado. Atualmente, Riva tem se destacado por estar à frente da articulação do Partido  Social Democrático (PSD) e pela defesa de um parlamento mais atuante, presente e interativo. Conhecido por seu lado municipalista, Riva defende que o Congresso Nacional descentralize o poder e permita que as Assembléias, por estarem mais próximas das bases, possam discutir com a sociedade a reforma do planejamento público.

Antonio José de Oliveira mais conhecido como Toninho do Gloria é líder comunitário é um jovem e está no seu primeiro mandato como Vereador 2009 a 2012. Foi eleito com uma margem expressiva de votos onde a sua conduta de bom amigo, sua postura sem mácula e um bom relacionamento entre os amigos conseguiram lhe garantir uma cadeira no Parlamento várzeagrandense. Sua prioridade sempre foi o terceiro setor. Como milita diariamente na comunidade, conhece seus maiores problemas. Por esta razão, desenvolveu diversos projetos para sanar as deficiências que encontrava. Estes projetos estão voltados a educação, moradia e emprego, uma vez que sempre preocupou-se com a base da formação do caráter humano, pois, acredita que só com educação, emprego e moradia, é que se pode alcançar a dignidade. Ás cobranças dos seus eleitores e compromissos da campanha faz com que o vereador tenha o papel de homem parceiro do movimento comunitário.

Toninho do Gloria – Tudo o que conquistei foi construído com muitas dificuldades e persistência. Venho de uma família pobre. E sempre estudei em escola pública. Meu pai e minha mãe são cristãos e foi ai que construí meu caráter, sempre em contato com as pessoas mais humildes. Exatamente há a quase 15 anos cogitou-se que eu fosse presidente da Associação de Moradores do bairro jardim gloria. Nessa época já mostrava espírito de liderança, mas nunca imaginei ser vereador. Para minha surpresa fui o presidente de bairro mais votado, e na reeleição, depois de muito trabalho, tive outra votação expressiva, com alto índice de aprovação. Uma pesquisa mostrou que eu era a liderança comunitária que mais se destacava, sendo o mais citado em vários anos. Foi então que decidi aceitar o convite para militar na política. Posso dizer que a maior dificuldade de quem está começando é a falta de recursos, se tornando um processo desigual frente a outros candidatos com mais dinheiro para investir em campanha. Quase cheguei a entregar um pedido de desistência na metade da candidatura, mas fui impedido por minha esposa Zildinei. Na primeira eleição o povo achou que não era minha hora. Então resolvi me preparar para as próximas, estudando e me organizando, quando fui convidado por um partido político e me elegi o vereador mais votado da coligação na ultima eleição.

Eleito vereador na Câmara de Vereadores de Várzea Grande, Toninho do Gloria revela suas expectativas e prioridades para o restante do seu mandato. Várias decisões irão passar pelo parlamento e Focado na necessidade de maior representatividade do povo, defende a mudança como forma de oportunizar as lideranças de bairros, que tem maior contato com a comunidade e seus anseios. Vários outros projetos fazem parte do planejamento de 2012. "Se eu atingir todos os meus objetivos, posso dar-me como satisfeito, pois será um ano muito produtivo", enfatiza.

Fonte: MT24HorasNews
Autor: João Batista de Oliveira
E-mail: mt24horasnews@gmail.com


Com Secretário de Governo atuante, Galindo (PTB) poderá repetir como na era Dante, “Casa Arrumada. Hora da “Virada”



A reestruturação que fez na da prefeitura de Cuiabá - MT, o prefeito Francisco Galindo começou a elevar a auto-estima do Funcionário Público, Quando tomou posse definitivo,nos primeiros seis meses, se deparou com uma realidade muito pior que a prevista, não seria possível implementar as ações previstas.

Galindo um político militante no PTB, teve que fazer uma viagem em si mesmo, rever conceitos, sem nunca se esquecer dos sólidos princípios que o acompanhou do berço e adquiriu na militância política, iniciou a maior reestruturação já vista na prefeitura de Cuiabá, cortou na própria carne, só com sua determinação e liderança tamanha revolução esta sendo possível. Foram medidas que não têm apelo popular, pois é medidas antipáticas,como aumento de impostos, tarifas, taxas , passagens dentre outros, agora ,quando chega o momento de reajuste, o governante tem que fazê-lo sem medo e preocupação para com os discursos populistas e demagogos dos opositores.E coragem e bom senso não faltam ao atual prefeito Chico Galindo.Este trabalha pela população e não para os holofotes.

 


Com todos os remédios amargos, parte da população ainda não percebeu a grande reforma que Galindo iniciou na educação,saúde,assistência social e meio ambiente.Chico Galindo, não pretende se candidatar, mas o seu partido o PTB, já inicio um movimento pela reeleição",liderado por  Dilemário Alencar, presidente do PTB de Cuiabá. Para Toninho do Gloria,que é considerado o maior ativista na luta contra abuso,exploração sexual e combate a pedofilia em MT,Galindo, tem que contrariar as pessoas que não quer ele na disputa e decidir por concorrer a reeleição."Ele não pode permitir que os avanços alcançados com tanto sacrifício na sua administração não tenha continuidade" ,como por exemplo as aquisição de dezenas de maquinários pela prefeitura,do Multiação,do poeira zero(projeto que visa asfaltar todos os bairros de Cuiabá),do valorizando vidas,do novo fundo municipal de cultura, Além disso,vem mantendo e melhorando vários projetos anteriores como, é claro, tenho que falar da regularização salarial dos servidores, bem como a implantação do PCCS e da data base; o passe livre,benefício oferecido por apenas três capitais brasileiras;o restaurante popular, que oferece mais de duas mil refeições diárias; o aumento do número de PSF,reforma e construção de policlínicas,bem como a reforma do pronto socorro; projeto escola com saúde;funcionamento de dezenas de escolas em período integral;maior números de ônibus adaptados para deficientes;inicio da construção do centro para tratamento de dependentes químicos;festival de cururu e siriri,valorização do carnaval ;o peladão ,campeonato amador que reúne mais de 10 mil atletas ,além do campeonato bengalão e a escolha da rainha do peladão,num envolvimento muito grande da comunidade;o programa de inclusão digital Internet para Todos; o Cuiabá Vest, curso preparatório para o vestibular, que possibilita o filho do trabalhador a competir em igualdade de condições para uma vaga na universidade; o bolsa universitária,o cursinho preparatório para concursos.
Toninho destacou que o nome do professor Silvio Fidelis é muito promissor
Como professor, o secretário municipal de Governo, Sílvio Fidélis, é um grande político. Esta opinião é compartilhada pela maioria dos que convivem com o moço, que acaba de inaugurar uma nova era política no Alencastro,disse Toninho, fazendo questão de tratar a todos com a atenção que todos merecem. Não foi por acaso que Chico Galindo guindou-o a um dos cargos mais visados de sua administração - a secretaria de Governo. Não será por acaso se começar a provocar ciumeiras na Câmara, cujos integrantes torcem o nariz sempre que o prefeito acerta numa escolha, temendo concorrência nas eleições de daqui a nove meses.

 

O irmão do ativista que é vice presidente da ONG MT contra a pedofilia e diretor adjunto do Portal Todos Contra a Pedofilia, João Batista de Oliveira, destaca que a  sua popularidade do secretário está sempre presente. Modesto e trabalhando sem alarde, Silvio promove relevantes serviços com simplicidade, autenticidade, planejamento e acima de tudo com muito profissionalismo. Uma das grandes virtudes de Silvio Fidelis, é transparência, fato este, muito em voga nos dias atuais, onde a maioria dos políticos procuram e empurra os problemas com a barriga, ganhando tempo, atrasando compromissos firmados e engavetando inúmeras solicitações. A sua atuação em várias áreas, tem lhe rendido homenagens pelos quatro cantos de Cuiabá, pois é visível e notório a sua participação direta em várias conquistas. O seu estilo inconfundível e sua maneira peculiar de trabalhar, é uma marca registrada que lhe atesta como um grande secretário com grande credibilidade para alçar altos vôos.

 

Ação Social:

 

A primeira dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo,vai receber a Medalha de Ouro “MAGNO MALTA”. A comenda – destinada às pessoas que se destacaram na área de assistência social - e na busca de políticas públicas que fortaleçam mais as famílias.


Segundo o diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT, Antonio José de Oliveira, que é considerado o maior ativista na luta contra a pedofilia em MT, afirmou que o trabalho da primeira-dama Sueli Galindo tem surtido um grande efeito na administração municipal, pela disposição e empenho com que ela vem abraçando as causas sociais.


“Ela ocupa um espaço importante, porque o prefeito não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. na condição de primeira-dama, ela exerce uma função institucional e isso tem ajudado muito a administração do seu esposo Chico Galindo”. Afirmou o ativista.


Toninho do Gloria destacou que acompanhou durante o ano de 2010, 2011, o trabalho da primeira dama, ela teve uma atuação forte em defesa da família e dos maus costumes, e acima de tudo muito comprometida a ampliar essa atuação em 2012, em defesa de todos os grupos sociais que se encontram em situação de risco, particularmente mães solteiras e crianças que vivem abaixo da linha da pobreza.


O ativista destacou que com a casa arrumada Chico Galindo do PTB esta preparado para enfrentar a reeleição, "O Cuiabá que o prefeito Chico Galindo pegou era assim, era uma coisa meio desarranjada, alguns achavam até que Cuiabá estava não só quebrado como inviável. O que aconteceu? Aconteceu que Chico Galindo conseguiu arrumar a casa", disse Toninho, umas das principais personalidades de destaque na luta em defesa da criança e adolescentes no estado de Mato.


Fonte: MT24NEWS

Senador campeão de óleo de peroba":duas cara:contra Tião da Zaeli:Há 13 anos, Jaime Campos tentou "privatizar" o DAE e Câmara evitou a venda

Toninho de Souza é eleito "cara de pau" de 2011 e ganha "prêmio óleo de peroba""Faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço". Este velho adágio popular pode perfeitamente ser aplicado a posição radical do senador Jaime Campos (DEM), quando na semana passada criticou publicamente a proposta do prefeito de Várzea Grande, Sebastião dos Reis Gonçalves, o "Tião da Zaeli", de encaminhar um projeto de lei a Câmara de Vereadores pedindo autorização para o início do processo de concessão do DAE (Departamento de Água e Esgoto) a uma empresa da iniciativa privada.


Crítico em torno da possível "privatização", em nenhum momento, o ex-prefeito de Várzea Grande por três mandatos que lhe deixaram 14 anos no poder disse que ele mesmo já foi favorável a "privatização" do departamento. Levantamento feito pelo  na secretaria-geral da Câmara de Vereadores descobriu que Jaime Campos tentou, sem sucesso, mudar o modelo de gestão do departamento que hoje acumula uma dívida de R$ 50 milhões e precisa de R$ 280 milhões para universalizar o sistema de água e esgoto.

Em 1999, há quase 13 anos, durante sua segunda gestão a frente do Paço Municipal, o democrata enviou o projeto de Lei Nº 2.111/99 a Câmara de Vereadores. Na época, a tramitação da matéria aconteceu em tempo recorde e acabou sendo aprovada pelos parlamentares.

Segundo o texto aprovado a época, o departamento seria "vendido" através de uma Concorrência Pública com 30 anos de duração podendo ser prorrogada por mais 30. A lei foi sancionada pelo então prefeito em 27 de outubro de 1999.

Revogação

Todavia, mesmo sendo aprovada em 1999, a Lei ficou na "geladeira" esperando o momento certo para ser executada. Em 2003, Jaime Campos iniciou as conversações para lançar o edital de licitação.

Todavia, a notícia caiu como uma "bomba" na cidade diante da falta de transparência no processo. Pressionados pela opinião popular, os parlamentares acabaram fazendo a revogação através de um novo projeto.

A época, o então prefeito Jaime Campos travou uma disputa intensa com então presidente da Câmara, o vereador Gonçalo Almeida, o "Pente Fino". Por luta do parlamentar, a concessão não foi oficializada.

Agora, 13 anos depois, o tema volta a discussão. No início do mês, o prefeito Tião da Zaeli apresentou um novo projeto prevendo a concessão do DAE na Câmara. Porém, os parlamentares decidiram atrasar a votação para discutir esta possibilidade com a população, por meio de audiências públicas.

Site de mais acessos em Várzea Grande e Cuiabá MT: Escola australiana afasta professor após filme pornô com ex-aluna


Foto: Reprodução
Caso envolveu professora de escola em Geelong.
 
Um professor foi afastado por uma escola de Geelong, no estado de Victoria, na Austrália, depois que estudantes descobriram que ele havia estrelado um filme pornográfico on-line com uma ex-aluna, segundo a emissora de TV "Ten".
A diretora da escola Oberon, Alison Murphy, disse que tomou as medidas cabíveis após tomar conhecimento de que o filme estava circulando entre os alunos de uma escola de ensino médio em Belmont.
O professor foi afastado depois que os alunos descobriram o vídeo em um site pornográfico e começaram compartilhá-lo nas redes sociais.
O filme mostra uma mulher, que em uma das cenas está com os olhos vendados, e o professor fazendo sexo em uma cama. A atriz seria uma ex-aluna.
Na terça-feira (31.01), o Estado de Victoria lançou um novo guia para professores sobre o comportamento adequado e responsável na internet.


do G1

Site de mais acessos em Várzea Grande e Cuiabá MT: Secretaria de Saúde começa a quitar salários atrasados dos médicos, mas categoria confirma greve para a próxima segunda (06)

Foto: VG Notícias

A expectativa da classe médica é que na reunião todas as verbas indenizatórias atrasadas fossem quitadas, porém somente uma VI será paga hoje (02.01)
 
Após recebimento de comunicado de indicativo de greve marcado para a próxima segunda-feira (06.02), o secretário de Saúde de Várzea Grande, Marcos José e os representantes do Sindimed (Sindicato dos Médicos do Mato Grosso), se reuniram ontem (01.02) no refeitório do Pronto-Socorro municipal para tentar entrar em um acordo com a categoria e evitar a paralisação das atividades no município.
Uma das questões abordadas durante a reunião foram os atrasos dos pagamentos das Verbas Indenizatórias (VIS), por sua vez, o secretário informou que será feito um estudo do valor exato das VIs que o município deve à categoria e assim que for concluído,  será  efetuado o pagamento.
A expectativa da classe médica é que na reunião todas as verbas indenizatórias atrasadas fossem quitadas, porém somente uma VI será paga hoje (02.01) aos médicos no valor total de R$ 1,2 mi.  “Amanhã chega à conta da Prefeitura o pagamento de uma V.I, pois o Estado repassou somente uma parcela do convênio”, ressaltou.
Conforme informou o secretário, a verba indenizatória do mês de janeiro ficará extinta, sendo que o Sindimed será convocado pela Secretaria de Saúde para acompanhar a implantação da nova forma de pagamento. 
“Já na próxima terça-feira (07), os médicos recebem o salário do mês de janeiro, vamos negociar com os médicos para que possamos quitar as VIs atrasadas, também na próxima sexta será efetuado o pagamento do mês de outubro”, advertiu Marcos. 
O subsecretário de Atenção Básica a Saúde, Willian Caetano, se reúne nesta manhã (02.02) com equipe dos médicos do P.S /VG e representantes do  Sindimed  com o intuito de  apresentar o andamento de alguns projetos da Secretaria, a expansão dos PSFs e a reestruturação de alguns postos de Saúde do município. 
Já na próxima quarta-feira (08) será realizada outra reunião para apresentar tratar a questão da regulamentação da remuneração dos médicos e o acordo judicial. 
 “Vamos apresentar amanhã esclarecimentos do piso salarial da categoria, sendo que desde o mês de maio o piso do médico na rede básica de saúde é de R$ 1,9 mil”, disse o secretário.
Também na oportunidade o secretário vai tratar com a categoria, os adicionais de férias atrasados em que será apresentada uma data para o município efetuar o pagamento, a questão dos contratos irregulares dos médicos, diferença do piso salarial.
O salário de um médico na rede básica de saúde é de R$ 5.400, porém os profissionais de Saúde de Várzea Grande recebem o equivalente a R$ 1,9 mil. “Vamos cobrar todos os valores conforme a lei trabalhista exige. Os médicos recebem gratificações pela carga horária de 40 horas semanais. Estamos exigindo os valores de insalubridade, plantão e horário noturno que infelizmente só ficou estipulado verbalmente”, afirma o assessor jurídico Rodolfo Fernando Borges. 
Com repasse de R$ 2,4 mi, o Pronto-Socorro municipal é o único posto de atendimento de emergência e urgência que atende pacientes de portas abertas comparado ao P.S de Cuiabá, que por sua vez tem o repasse do governo do Estado de R$ 2,6 milhões. 
 “É uma vergonha para a população de Cuiabá, por ser capital, atender os pacientes que chegam de ambulância. Aqui o repasse de verbas é menor a unidade atende todos que aqui chegam”, afirma o médico clinico geral, Edson Anchieta.


por Cristiane Sagioratto & Edina Araújo/VG Notícias

Site de mais acessos em Várzea Grande e Cuiabá MT: Testemunha revela retrato falado do suspeito que matou advogado em VG

O retrato-falado foi confeccionado com base em informações repassadas por uma testemunha
 
A Polícia Judiciária Civil confeccionou o retrato falado do suspeito de assassinar o advogado Diego Padilha de Paula Oliveira, 29 anos. O crime ocorreu no domingo (29.01), por volta das 22 horas, no bairro Nova Esperança, em Várzea Grande. 
O retrato falado foi confeccionado com base em informações repassadas por uma testemunha. De acordo com as informações, o suspeito tem pele clara, idade entre 20 e 24 anos, altura entre 1,80 a 1,85 metros, magro, cabelo liso e sem cicatrizes no rosto. No dia do crime ele vestia camiseta do time do Vasco da Gama, calça jeans e chinelo. 
Ao final, a testemunha, de maneira segura, concluiu que o retrato-falado apresenta 85% de semelhança física com o suspeito do crime. 
Na data do atentado, o advogado assistia televisão com a noiva, na lanchonete da família, quando um rapaz se aproximou e apontou um revólver prateado de cano longo e atirou duas vezes, atingindo-o no rosto. Em seguida, o suspeito fugiu a pé do local. 
O caso é investigado pelo delegado Andre Renato Gonçalves, da Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), da Polícia Judiciária Civil.
 


por Thaiza Assunção/ VGNotícias

Site de mais acessos em Várzea Grande e Cuiabá MT: Governador Silval Barbosa afirma que obras do VLT estão atrasadas cinco meses e que Estádio segue dentro do cronograma

Edinilson Aguiar
“Éramos para ter iniciado as obras do VLT há cinco meses, mas existem burocracias que temos que cumprir e que atrasaram o início dessas obras”, disse Barbosa.
 
Durante visita do ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PCdoB), realizada ontem (01.02) na Arena Pantanal, o governador Silval Barbosa (PMDB) preferiu não detalhar sobre as obras do Veículo Leve Sobre Trilhos - VLT, porém se limitou em informar que as obras estão atrasadas por causa de burocracias. 
“Éramos para ter iniciado as obras do VLT há cinco meses, mas existem burocracias que temos que cumprir e que atrasaram o início dessas obras”, disse Barbosa.
Por outro lado, não se aprofundou no assunto e logo tratou de desmitificar que as obras do Estádio José Fragelli – popular Verdão, estavam fora do cronograma. “As obras estão dentro do cronograma. Quem administra o cronograma dela é a empresa que aqui está construindo”, ressaltou o governador.
Já o ministro Rabelo ao falar do Estádio afirmou veemente que será referência para o esporte nacional, descartando que seja um futuro “elefante branco”, como já foi mencionado pela imprensa nacional. "Elefante branco é nome de uma escola muito boa, que existe em Brasília. Ademais, elefante não faz parte da fauna brasileira".
E finalizou: “Eu e o governador Silval Barbosa temos o compromisso de fazer essa obra uma referência para o desenvolvimento do esporte e outras modalidades esportivas que poderão acontecer", assegurou.
Outras obras estruturais para Copa 2014 devem ser lançadas na próxima segunda-feira (06.02), entre elas estão à estrada da Guarita em Várzea Grande, mais duas pontes no cóxipo. 
 


por Larissa Malheiros/VG Notícias

Site de mais acessos em Várzea Grande e Cuiabá MT: Burocracia do governo federal atrasa obras, reclama Silval

Apesar do otimismo demonstrado pelo ministro dos Esportes, Aldo Rebelo (PCdoB), após visita às obras da Arena Pantanal nesta quarta (1º), o governador Silval Barbosa (PMDB) reconheceu que o cronograma do Estado poderia estar mais adiantado, pelo menos em relação à implementação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
O governador conseguiu, na segunda semana de janeiro, a liberação do Ministério das Cidades para a transferência dos recursos aportados inicialmente para o Bus Rapid Transit (BRT) para o VLT. Com isso, ele esperava publicar ainda na primeira quinzena do mês passado o edital de licitação das obras do modal.
Silval informou que ainda aguarda a palavra final da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para dar seguimento ao processo. “Já era para termos uns 5 meses de obras do VLT, mas a burocracia entre os ministérios é uma coisa impressionante”, lamentou o governador.
Contudo, ele destaca que o Governo está superando essas dificuldades e acredita que as obras serão entregues dentro do cronograma para a Copa, mas reconhece que algumas podem não ser concluídas a tempo. “Tem uma obra ou outra que está demorando, mas que vai ficar para o legado de Cuiabá”, ponderou.

Site de mais acessos em Várzea Grande e Cuiabá MT: PR exige apoio de Silval e aliados para Sérgio Ricardo a prefeitura de Cuiabá


  
CLÁUDIO MORAES
Da Editoria
O senador Blairo Maggi (PR) cobrou nesta quarta-feira que o PMDB e demais partidos aliados que apoiaram a reeleição do governador Silval Barbosa (PMDB), em 2010, retribuam o apoio para que o deputado estadual Sérgio Ricardo (PR) dispute a prefeitura de Cuiabá neste ano. "Ele (Sérgio) é um nome de peso que pode disputar, mas o primeiro ponto é a união da base", explicou.
Blairo Maggi revelou que começou a conversar com o governador para debater a possibilidade dos aliados mantiverem a composição no maior número possível de municípios. "Precisamos definir onde a gente pode brigar e também não", detalhou.
Blairo explicou que o parlamentar não está entusiasmado com o projeto eleitoral, mas nada que não passe por um convencimento político. "Conversei com o Sérgio e disse para ele: vamos embora lutar por essa prefeitura, mas ele tem as dificuldades dele, mas vamos discutir com o partido", frisou.
Apesar de ser amigo pessoal do empresário Mauro Mendes (PSB), que lidera as pesquisas para o palácio Alencastro, Blairo Maggi assegurou que vai acatar a orientação partidária. "Vou esperar a decisão do partido", detalhou.

Site de mais acessos em Várzea Grande e Cuiabá MT: O governador no comando do conselho gestor da Agência Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá

Por Pedro Pinto de Oliveira
O governador Silval Barbosa (PMDB) presidirá os trabalhos do conselho Gestor da Agência Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, que congrega ações dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger e Nossa Senhora do Livramento.
A definição sobre o comando de Silval ocorreu em reunião realizada no Palácio Paiaguás, que contou com participação dos prefeitos das cidades. Silval confirmou apoio de R$ 1 milhão para consolidação da entidade, até o pleno funcionamento do fundo que subsidiará as ações.(A Gazeta)
Tradução da notícia: A decisão mostra coerência partidária, o PMDB tem uma história municipalista. E pessoalmente para o governador Silval é uma clara demonstração de compromisso com o desenvolvimento da Região da Baixada Cuiabana.
Para a população desses municípios a decisão de Silval aponta para uma política de ações planejadas e de interesse comum. O desenvolvimento da região passa obrigatoriamente por essa articulação entre os municípios da Baixada. Ter o governador do estado no comando é uma garantia política relevante.
Ações de políticas públicas planejadas para desenvolvimento regional sempre foi algo solenemente ignorado pelo ex-governador Blairo Maggi (PR), pouco afeito a pensar como estadista, limitado à gestão de negócios pontuais. Perfil, como se viu, que só serviu aos seus interesses privados. Sua fortuna cresceu 356% entre 2006 e 2010 quando governou Mato Grosso pela segunda vez consecutiva.

Autor: Pedro Pinto de Oliveira/PnBonline

Site de mais acessos em Várzea Grande e Cuiabá MT: Silval Barbosa fala de investimentos na saúde e no Sistema Penitenciário por meio de PPP

Saúde e sistema penitenciário são os destaques desta quinta-feira (02.02) no programa Bom Dia Governador. Silval Barbosa ressalta que o chamamento público, assinado dia 31 de janeiro, para empresas interessadas em participar do programa de Parcerias Público Privadas (PPP) tem como principais objetivos a construção do Hospital Central e de um presídio com capacidade para 3 mil detentos.
O governador explica que o programa de PPP em Mato Grosso - Lei nº 9.641 - foi aprovado em 2011 pela Assembleia Legislativa do Estado. No mesmo ano, o governador assinou o decreto 926/2011 que regulamenta o programa – fundamentado na lei federal nº 11079/2004. Neste modelo, o ente privado projeta, constrói, opera e gerencia, sob concessão do Estado.
Por meio de PPP, uma das metas do governo é construir o Hospital Central em Cuiabá, obra que está parada há 27 anos e que terá capacidade para 150 leitos hospitalares. Outro objetivo é construir um presídio com capacidade para três mil detentos, dentro do que há de mais moderno em sistema penitenciário, ressalta o governador.
Para a recuperação dos detentos, o governo também quer implantar “definitivamente” o sistema de presídio produtivo. “E nós já começamos. Temos hoje uma indústria têxtil trabalhando no sistema de presídio produtivo. Vamos ter uma fábrica de colchões e também outras parcerias que queremos fazer nesse sistema”, frisa Silval Barbosa.
No programa desta quinta-feira Silval ainda destaca os avanços obtidos nessas duas áreas, como o aumento de 80 leitos no Pronto-Socorro de Cuiabá, mais 60 leitos no Hospital Maternidade Santa Helena, na Capital, e outros 62 leitos no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande. “Assumimos também hospital de Alta Floresta, vamos equipar agora o hospital de Sinop e estamos ampliando o Hospital de Câncer com um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões”, completa o governador.
Em relação ao Sistema Penitenciário, o chefe do Executivo estadual lembra que o Estado vai inaugurar em breve, em Pontes e Lacerda, um Centro de Detenção Provisória para mais 300 pessoas e outro em Juína, também para 300 pessoas. Fala ainda sobre o novo Centro Socioeducativo do Estado, em Várzea Grande, que vai proporcionar um atendimento especial para a recuperação de jovens; além de outros investimentos na área de Justiça e Segurança Pública.

Site de mais acessos em Várzea Grande e Cuiabá MT: José Riva:PSD:Riva critica educação, carga tributária e modelo de desenvolvimento do estado

Riva comandou os trabalhosRiva comandou os trabalhosDA REDAÇÃO
O Presidente da Assembleia Legislativa abriu na manhã de hoje (02) o ano legislativo em MT dizendo que a AL vai focar o ano em audiências públicas como forma de repensar o Estado. “Temos que insistir neste modelo, que é onde o cidadão ganha sua voz diante de temas tão diferentes e importantes como segurança pública e agroindústrias”, disse.

Riva, afirmou que vai ampliar a estrutura da Casa para receber e realizar audiências. O deputado destacou que está em construção o anfiteatro da AL e a Casa está indo cada vez mais para o interior.  Um dos temas mais abordados por Riva em seu discurso de abertura foi a reforma tributária. O parlamentar quer discutir política tributária com o setor produtivo e com as categorias profissionais. “Estamos confeccionando um código tributário estadual, que as pessoas participem da discussão, já que associado diretamente ao ato de pagar tributos, está o que se faz com ele”, destacou.


O presidente da AL prega que o Estado seja reduzido e que se aumentem os recursos para produtividade e eficiência das atividades que atingem diretamente a população.



O parlamentar também aproveitou para criticar o modelo atual de educação. Ele questiona o sistema continuado, onde o aluno não reprova. “Se o aluno não “repete o ano” pelo critério de notas, ajuda ou atrapalha na sua formação como cidadão? Será que o fato de ter que estudar para tirar notas não ajuda em sua preparação para o mundo”?

Riva falou ainda sobre a Copa, obras do VLT e pediu mudanças nos consórcios rodoviários e investimentos nos municípios. O parlamentar também pediu empenho dos colegas para acompanhar a qualidade das obras e dos serviços públicos, como por exemplo, a atenção básica a saúde, principalmente no interior, que tem sido motivo de constates críticas e aflições de gente por todo Estado.

PODER CENTRAL


José Riva criticou o modelo centralizador do governo federal que, segundo ele, causa desigualdades regionais e sociais. Para Riva, é preciso haver um processo mais avançado de industrialização dos estados. “Nos Estados Unidos há um Estado muito parecido com Mato Grosso (Iowa), com três milhões de habitantes e grande produtor de grãos IOWA. Acontece que lá o PIB em 2010 ficou em 135 bilhões de dólares, enquanto Mato Grosso alcançou 35 bilhões de dólares. É que lá eles industrializam a produção, enquanto aqui, mandamos quase tudo in natura”, comparou.  

Riva fechou seu discurso chamando a sociedade a pensar junto com a AL-MT qual o melhor modelo de Estado.

Site de mais acessos em Várzea Grande e Cuiabá MT: PSB agora tem Lúdio Cabral como 'stand by' para vice de Mauro Mendes

Luiz Acosta
Redação 24 Horas News



Na ânsia de cooptar o PT para compor a chapa mejoritária para a disputa da prefeitura de Cuiabá, o PSB, comandado no Estado pelo deputado federal Valtenir Pereira e que tem como pré-candidato na capital o empresário Mauro Mendes, que também responde pela executiva municipal do partido, começa a atirar para todos os lados e agora acena com a possibilidade de ter como vice na chapa o vereador Lúdio Cabral.
A primeira investida foi sobre a ex-senadora Serys Marli, preterida pela ala majoritária do Partido dos Trabalhadores, comandada pelo ex-deputado federal Carlos Abicalil, que atualmente ocupa um cargo no governo federal e, segundo comentários, deve ser chamado para a Casa Civil do governo Dilma. Com a indefinição da própria Serys que, ao que tudo indica, não demonstrou tanto interesse no convite socialista, lideranças do PSB teriam se reunido e houve uma manifestação de simpatia ao nome do vereador Lúdio Cabral, que estaria hoje na condição de 'stand by', à espera de uma posição definitiva da ex-senadora.
Ocorre que, caso a ala liderada por Serys Marli (que é minoritária) aceite o convite, quem vai dar a palavra final é o próprio partido. Além disso, o PSB parece não ter considerado o fato de que "uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa", o que, trocando em miúdos, significa dizer que Lúdio Cabral, nem de longe, faz sombra para Serys. Lúdio enfrenta muita resistência dentro do próprio PT, faz parte da minoria e não tem base eleitoral de peso para garantir um bom número de votos para a chapa encabeçada pelo PSB.
O vereador petista nunca escondeu o desejo de disputar a prefeitura de Cuiabá, tanto que ensaiou ser candidato diversas vezes, porém, o máximo que conseguiu fazer foi se reeleger para mais um mandato na Câmara de Cuiabá, onde sua atuação tem sido marcada basicamente por polemizar questões infraestruturais, porém, sem nenhum resultado prático obtido por meio de suas intervenções
Embalado pelo sonho de ver o PSB chegar a prefeitura de Cuiabá, o deputado Valtenir Pereira já ambiciona também a prefeitura de Várzea Grande, nada além dos dois maiores colégios eleitorais do Estado, e acredita que o partido pode aproveitar o momento de fragilidade política que o atual gestor, Tião da Zaeli (PSD) e o desgaste de seus possíveis adversários, entre eles o próprio Democratas, comandado a mão-de-ferro há décadas (desde que era PFL) pela família Campos, que tem como pré-candidatos o filho do deputado federal Júlio Campos, Júlio Neto, que nunca teve qualquer experiência política ou administrativa e o empresário Wilson Grafitte (do ramo de papelaria) também neófito no assunto, para levar vantagem na disputa pelo Paço Municipal Couto Magalhães.
Porém, a exemplo de seus adversários, o PSB também tropeça nas próprias pernas, ou seja, não tem um nome forte para apresentar como alternativa para a sofrida população várzea-grandense e acena com a possível candidatura da professora da rede pública Eunice dos Santos, a "Nicinha do PSB". Triste, porém, verdadeiro.

Site de mais acessos em Várzea Grande e Cuiabá MT:Deputados conhecem área para centro de treinamento em VG e Fan Park


02/02/2012 - 16h50   
Da Redação
A Comissão de Acompanhamento das Obras da Copa do Mundo de 2014 da Assembleia Legislativa fará na manhã dessa sexta-feira (03), mais uma visita técnica. Desta vez, os deputados que integram a comissão, acompanhados de técnicos da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), vão percorrer os locais onde serão construídos o Fan Fast, em Cuiabá, e o Centro Oficial de Treinamento, em Várzea Grande .
O presidente da Comissão, deputado Sérgio Ricardo (PR), tem adotado uma rotina de visitas "in loco" para verificar o andamento de obras e projetos visando a realização da Copa do Mundo. O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-MT) também foi convidado para participar desta vistoria.

Site de mais acessos em Várzea Grande e Cuiabá MT: MCCE se equivocou, declara Tião da Zaeli

Tião da Zaeli afirmou que o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) se “equivocou” ao acusá-lo de ter violado o resultado do último concurso público realizado no município e de ter contratado seis mil ‘funcionários-fantasmas’ para atuar na prefeitura.
O prefeito negou as acusações e disse que o MCCE errou ao propor instauração de inquérito civil para uma ação de improbidade administrativa contra ele antes mesmo da homologação do concurso, que deverá ser publicada até o dia 10.
“A denúncia foi feita com base em coisas que não aconteceram. Existem 1.090 vagas para serem preenchidas, mas podemos oferecer até 2.500. A partir disso, é cadastro de reserva”, afirmou o chefe do Executivo.
O edital do concurso público foi divulgado dia 21 de setembro do ano passado e ofereceu 1.190 vagas para níveis fundamental, médio, médio-técnico e superior, com salários que variam de R$ 550 a quase R$ 4 mil.
O MCCE alega que não teria ficado claro que o concurso seria apenas para preencher um cadastro de reserva.
Afirma ainda que as indicações para cargos-fantasmas teriam sido feitas por vereadores, deputados, dirigentes da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) e até mesmo pelo governador Silval Barbosa (PMDB) e seu vice Chico Daltro (PSD).
O advogado do movimento, Vilson Nery, diz que as 22 mil pessoas que se inscreveram no concurso foram “enganadas” por Zaeli, já que não há previsão de nomeação.
Fonte: Diário de Cuiabá

Site de mais acessos em Várzea Grande e Cuiabá MT: Policia:Ladrões quebram vidro e arrombado perto do gabinete do governador

Alberto Romeu
em colaboração







Nem mesmo um dos locais que poderia se considerar como dos mais seguros de Cuiabá deixou de ser ponto de ação de bandidos. Na manhã desta quinta-feira, 2, um Ford Fiesta foi arrombado a cerca de 200 metros do gabinete do governador Silval Barbosa. O veículo, de propriedade de um publicitário, que pediu para não revelar o nome,  estava estacionado próximo da entrada principal do estacionamento do Palácio Paiaguas, também perto da sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
Os ladrões arrombaram o vidro lateral traseiro do automóvel, retiraram um notebook e ainda reviraram o porta-luvas. No equipamento muito material de trabalho e grande quantidade de fotografias.
A vítima, que trabalha em um órgão público próximo dali, conta que estacionou pela manhã no local, aproveitando a sombra das árvores, e ao retornar para ir almoçar surpreendeu-se com a situação. “Sempre achei o local seguro pois é trânsito frequente de policiais e há ainda a segurança institucional dos poderes” – disse a vítima. O publicitário registrou Boletim de Ocorrência

Site de mais acessos em Várzea Grande e Cuiabá MT: Tião garante não copiar Galindo

Foto: Mary JurunaO prefeito de Várzea Grande, Sebastião dos Reis Gonçalves (PSD), garante que, na Cidade Industrial o processo de concessão não acontecerá ‘a toque de caixa’, como o da Companhia de Saneamento de Cuiabá (Sanecap).
Para isso, ele encaminhou à Câmara Municipal do município o projeto de lei que autoriza a concessão, que seria votado no último dia 24, em sessão extraordinária, mas que acabou não acontecendo por falta de quórum.

Desta vez, o prefeito assegura que a voz da sociedade será ouvida e que este diálogo será feito pela Câmara e a lei só será votada depois disso.  “A partir do momento que a sociedade tiver o direito de se pronunciar, vamos discutir internamente e ver o ambiente mais adequado”, disse.


Segundo ele, serão realizadas três Audiências Públicas para discutir o tema, mas as mesmas ainda não têm data marcada, para as quais serão convocados órgãos como o Ministério Público (MP). “De agora em diante, a Câmara é quem vai resolver. Nós mandamos e, no momento que eles julgarem oportuno, discutem isso entre eles”.


A dívida de R$ 80 milhões - dentre elas uma soma considerável com as Centrais Elétricas Matogrossenses (Rede Cemat), considerada impagável pelo prefeito - não parece ser uma das grandes preocupações de Gonçalves, para quem “o principal é ter água na torneira e investimentos que a prefeitura não tem condições de fazer”. O prefeito afirmou que o pagamento destes débitos não está previsto na lei. Também disse que aguarda uma proposta da concessionária sobre esse caso e que a negociação sobre a dívida deverá ser feita diretamente pela empresa vencedora com a Rede Cemat. “A partir da aprovação da concessão, vai constar no edital se será a empresa vencedora ou o município que vão assumir a dívida. Mas isso será discutido ainda”.


Sobre as acusações de que a opção pela concessão teria o objetivo de arrecadar votos, o prefeito se disse tranquilo. “Vou responder no momento oportuno, no momento não tenho nada a dizer.


Ele também descartou a possibilidade de a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) assumir a gestão dos serviços de água e esgoto em Várzea Grande, que vinha sendo comentada nos bastidores. “A Sabesp está descartada. Quanto a outra eu não sei, quando abrir o edital qualquer empresa poderá se habilitar para ‘pegar’ esta concessão”, resumiu.




Neusa Baptista – Da Redação

Fotos: Mary Juruna

Site de mais acessos em Várzea Grande e Cuiabá MT:Chico Galindo:PTB:Legislativos iniciam hoje os trabalhos de 2012

Com a chegada do mês de fevereiro, a política começa a engrenar. Hoje, iniciam os trabalhos na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal de Cuiabá. A primeira sessão do ano ocorre a partir das 9 horas nas duas Casas e a presença do prefeito Chico Galindo (PTB) já está confirmada na Câmara.

O presidente e vereador Júlio Pinheiro (PTB) deve apresentar um requerimento para criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que visa investigar a dívida milionária da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) com a Centrais Elétricas Mato-grossenses (Cemat).

Na Assembleia, a expectativa são os debates acerca das obras da Copa do Mundo, em especial a construção da Arena Pantanal e implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

Segundo o deputado estadual e primeiro-secretário Sérgio Ricardo (PR), 42% do estádio está concluído e toda estrutura de pré-moldados está no local.

Site de mais acessos em Várzea Grande e Cuiabá MT:Chico Galindo:PTB:# Galindo vai dividir a pasta de Infraestrutura, anuncia Carlos Brito e nega extinção

  • Prefeito garante que vai preservar estruturas da Comunicação, Cultura e Habitação


  • MidiaNews


    Galindo descarta extinguir Comunicação e Cultura e prepara vaga para Carlos Brito

    RAFAEL COSTA
    DA REDAÇÃO
    O prefeito Chico Galindo (PTB) revelou que vai enviar à Câmara Municipal projeto de lei solicitando o desmembramento da Seminfe (Secretaria Municipal de Infraestrutura). A proposta é gerar a criação da Secretaria de Obras e a Secretaria de Serviços Públicos.

    "Graças ao equilíbrio fiscal que alcançamos, faremos várias obras em Cuiabá. Então, é necessária a criação de uma secretaria exclusiva para cuidar de obras e outra de serviços públicos, como a gestão do lixo e aterro sanitário", explicou, em entrevista ao MidiaNews.

    Galindo adiantou ainda que o ex-diretor de Infraestrutura da extinta Agecopa (Agência de Execução de Projetos para a Copa do Mundo), Carlos Brito, tem permanência quase assegurada no primeiro escalão, dentro da cota de reservar uma vaga ao PSD, que detém uma bancada de três vereadores.

    "Está oficializado o convite ao Carlos Brito. A ideia é aproveitá-lo na Secretaria de Obras. A vinda dele está condicionada à divisão da Secretaria de Infraestrutura, o que deve acontecer em breve", disse o prefeito.

    Na Secretaria de Obras, Brito será responsável em conduzir o programa Poeira Zero, que prevê pavimentação asfáltica em 31 bairros, até dezembro de 2012, com investimentos avaliados em R$ 124 milhões.

    Com a criação de uma secretaria a mais no primeiro escalão, Galindo rechaça a versão de que ocorrerá mais gastos para manter a estrutura de poder. "Não haverá acréscimo de servidores porque a estrutura já está montada. A única diferença é um secretário que chega para somar e tenho certeza que o serviço será ainda mais ágil", afirmou.

    Sem extinção

    Galindo também descartou a possibilidade de extinguir a Secretaria de Comunicação (Secom) e criar uma coordenadoria. "Houve uma discussão de mudar a estrutura da Comunicação, mas a maioria decidiu que vai permanecer como está e um novo secretário será anunciado nos próximos dias", revelou.

    Um dos nomes cotados para assumir a Comunicação é o atual secretário-adjunto, Alexandre Frigeri, homem de confiança de Galindo, desde o tempo em que ocupou o cargo de diretor da Faculdade de Comunicação e Marketing da Unic (Universidade de Cuiabá), instituição de ensino superior que já pertenceu à família do prefeito.

    A extinção da Secretaria de Cultura e Agência de Habitação também segue fora dos planos. "Nunca houve essa discussão na pasta de Cultura. Em relação à Habitação, a única mudança que pode ocorrer é a criação da Secretaria de Cidades, o que está sendo discutido desde setembro e estamos avançando", completou Galindo.

Site de mais acessos em Várzea Grande e Cuiabá MT:Chico Galindo:PTB:Mauro diz que Galindo quer se reeleger "no gogó"


Por: Cícero Henrique

O prefeito de Cuiabá, como de costume, tenta se fortalecer politicamente jogando com os números. E aí é compreensível para um político que vem com uma gestão mal avaliada.
Só pra se ter uma idéia, nenhuma indústria foi inaugura em Cuiabá nos últimos 3 anos.Só agora o prefeito resolveu fazer recapeamento de algumas ruas. E é uma simples reforma.
Agora o prefeito tenta trazer pra si a responsabilidade pelo crescimento do nível de emprego na cidade. Há um ciclo virtuoso no Brasil e o Mato Grosso surfa bem nessa onda de crescimento.
Aqui em Cuiabá o povo e os políticos costumam comparar as administrações dos prefeitos que já governaram a cidade.
Agora, com esse alarde que o atual prefeito faz porque a cidade vem gerando um número substancial de empregos, eu pesquisei os dados do Caged – Cadastro Geral de Emprego e Desemprego do Ministério do Trabalho - e mais uma vez me deparei com dados que mostram que Cuiabá, mais uma vez ficou para trás em relação a outros municípios menores.
Portanto, não dá pra comemorar tanto assim.
O prefeito fica fazendo um governo no gogó. É só conversa pelo menos é essa opinião do pré-candidato pelo PSB, Mauro Mendes.http://www.caldeiraopolitico.com.br/materias.php?subcategoriaId=7&id=1293

Site de mais acessos em Várzea Grande e Cuiabá MT:Chico Galindo:PTB:# Estado não assume PSMC; Galindo busca solução em Brasília

  • Silval Barbosa teria deixado clara a impossibilidade de assumir

    O caos no Pron0to Socorro Municipal de Cuiabá ainda não terá solução em 2012. Segundo o prefeito Francisco Galindo (PTB) informou em entrevista nesta quinta-feira (02), o governador Silval Barbosa (PMDB) deixou claro que é impossível assumir o hospital esse ano. De acordo com o prefeito, o governador vai, ainda, terminar as ações no interior do Estado.

    A estadualização do Pronto Socorro deverá ser estudada posteriormente. “Conversei muito com Silval Barbosa e ele foi sincero. Não houve desentendimento. O governador foi apenas transparente. O melhor caminho é seguir com austeridade na saúde. Podemos até estudar a estadualização mais tarde”, afirmou Galindo.

    De acordo com o prefeito, o gabinete que representa a Prefeitura de Cuiabá em Brasília, chefiada pelo ex-deputado federal Ricarte de Freitas, está em busca de aumento dos recursos do SUS, junto ao Ministério da Saúde.

    Atualmente, Cuiabá recebe anualmente R$ 186 milhões do Sistema Único de Saúde. O objetivo do prefeito e da equipe em Brasília é chegar aos R$ 286 milhões, ou seja, R$ 100 milhões a mais. No entanto, segundo Galindo, um aumento de R$ 50 milhões já seria o suficiente.

Site de mais acessos em Várzea Grande e Cuiabá MT:Chico Galindo:PTB:Galindo se reúne com secretariado por dois dias e traça metas para 2012

A equipe de secretários municipais de Cuiabá está reunida, nesta quinta-feira (02/02), com o prefeito Francisco Galindo, fazendo uma avaliação da gestão municipal. No encontro, cada secretário irá apresentar os projetos que estão sendo planejados para 2012, último ano da atual gestão. A reunião acontecerá durante todo o dia desta quinta e também na sexta-feira, dia 03.
De acordo com o prefeito, todo a equipe irá debater os projetos prioritários e definir as ações que podem ser executadas ao longo ao ano. “Vamos equacionar o que a Prefeitura poderá realizar durante 2012, dentro do orçamento de que dispomos. Durante estes dois dias, todos terão direito e espaço para dar suas opiniões, sobre todas as áreas e não somente sobre aquelas que comandam”, explicou o prefeito.
Carlos Brito
Ainda durante a abertura do encontro, Galindo apresentou o ex-deputado e ex-vereador Carlos Brito como o novo assessor especial do gabinete do prefeito. Brito, agora, faz parte da equipe assessorando diretamente o prefeito na condução de projetos estratégicos e na articulação institucional entre as várias secretarias e órgãos.
“Carlos Brito está muito entusiasmado para ajudar Cuiabá. Seu objetivo é contribuir com a cidade. Precisamos de pessoas assim, que amam a capital, querem trabalhar e ajudar. Ofereci a ele uma secretaria, ele disse que poderia ser qualquer cargo, porque sua vontade é trabalhar pela cidade. Ele será um assessor especial, me ajudando em projetos estratégicos”, explicou o prefeito.
Carlos Brito já foi deputado estadual e, até o final de 2011, ocupava a diretoria de Obras da extinta Agecopa (hoje Secopa). Em 1994, como presidente da Câmara Municipal de Vereadores, chegou a ocupar a cadeira de prefeito por alguns meses, com a licença do então prefeito José Meirelles



Da Redação
Policiais militares prenderam na manhã desta quinta-feira, o ex-gerente de carteira de cliente do Cepromat (Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso), Marcus Vinícius Carvalho Perreira. Ele foi preso em flagrante logo após roubar uma residência no bairro Costa Verde, em Várzea Grande.
A polícia flagrou Marcus saindo da residência localizada na rua Zequinha de Abreu. Ele tentou fugir da polícia, mas foi capturado. Ele estava em companhia de Daniel de Freitas Moraes, que o ajudou a participar do furto.
Ao retornarem a casa, os policiais constaram que o local estava revirado e com vários produtos em falta. No carro do ex-gerente foram encontrados materiais para arrombamentos de casas e produtos do roubo.
Marcus já era investigado por participações a roubos e furtos na cidade de Várzea Grande. Justamente pela suspeita de envolvimentos em crimes, ele foi exonerado do órgão público no dia 20 de janeiro de 2012. Mesmo assim, o ex-gerente usava o cartão do Estado.
O acusado já possui passagem pela polícia. Em 2011, ele foi preso na cidade de Cáceres por roubo de uma caminhonete Hilux. Seu parceiro também possui passagens por roubo e furto.

Site de mais acessos em Várzea Grande e Cuiabá MT: José Riva:PSD:Riva cobra mais participação da União nos trabalhos

O discurso do presidente aconteceu durante a reabertura da 17 ª Legislatura

SANDRA COSTA/ Assessoria da Presidência

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), reafirmou nesta quinta-feira (02) -durante a reabertura dos trabalhos da 17 ª Legislatura em 2012 - que o Governo Federal precisa priorizar mais investimentos para Mato Grosso. O parlamentar ainda defendeu uma ampla reforma administrativa no Governo do Estado para que o Poder Legislativo continue atuando como interlocutor junto à sociedade.
“A Assembleia estará de portas abertas à sociedade. Queremos aperfeiçoar ainda mais os instrumentos para aproximar o cidadão desta Casa de Leis. Vamos sempre provocar o debate por meio das sessões, audiências públicas, câmaras temáticas e os trabalhos das comissões”, destacou Riva.
Segundo o deputado, o Governo Federal não pode ser omisso diante das necessidades de Mato Grosso, principalmente, no que diz respeito à logística do Estado. “Perdemos aproximadamente R$ 1,1 bilhão com a desoneração de produtos por conta da Lei Kandir. E isso compromete o desenvolvimento de um Estado que contribui com quase 34% da Balança Comercial e não recebe nada de volta”, criticou Riva.
Outros entes federados de regiões como Nordeste e Sudeste, segundo o parlamentar, são priorizados, em virtude das pressões sofridas por bancadas que são maiores com relação a número de representantes. “Enquanto o Governo Federal atende estados em situações de emergência, há municípios em Mato Grosso, como o de Colniza, que não recebeu recurso emergencial mesmo tendo sido uma das regiões que ficaram isoladas no período de chuvas”.
REFORMA - Por outro lado, o deputado Riva defendeu que o Governo do Estado faça uma ampla reforma administrativa, via política de enxugamento, a fim de diminuir os gastos com as atividades meio para que os investimentos nas atividades fins sejam maiores e cheguem até a ponta, ou seja, até o "cidadão". Ressaltou que a redução de custos implicará, infelizmente, em demissão de servidores. “Temos que rediscutir também a saúde e a questão da segurança pública. Ano passado os consórcios rodoviários não funcionaram e a Assembleia continuará sendo interlocutora”. 
De acordo com o presidente, uma das dificuldades do governo, que se encontra fragilizado, foi devido à falta de rigor na execução do Orçamento de 2011. “Este ano o Governo iniciou 2012 com um orçamento otimista, fazendo os contingenciamentos necessários e o controle fiscal em cada secretaria. Sobre a Copa de 2012, a sociedade quer ver as obras nas ruas, mas o governo tem, além disso, a preocupação de cumprir os trâmites legais e busca um equilíbrio”, comentou Riva.
Mais Informações:
Assessoria da Presidência
(65)  3313-6568/9207-4500/9952-1211

Site de mais acessos em Várzea Grande e Cuiabá MT: De novo, Governo de MT "afrouxa" para produtores e mantém incentivos fiscais



Da Redação
O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, e representantes do agronegócio estadual entraram em acordo com relação a alguns pontos da pauta de reivindicação apresentada pelo setor há pouco mais de uma semana. Entre os temas tratados na reunião realizada na tarde dessa quarta-feira estavam os incentivos fiscais, no que se refere aos insumos para agricultura e energia elétrica.
De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, governo e produtores entraram num acordo que irá possibilitar ao Governo ampliar a arrecadação, mas sem onerar o custo da produção. Prado explicou ainda que entre as mudanças está a isenção do frete, exceto sobre a soja que fica no mercado interno, e também na conta de energia elétrica que será cobrada de acordo com as faixas de consumo. “Vai ter várias faixas, então quem consome menos paga menos. Beneficia pequenos produtores, fazendo com que seja mais justo”, completou.
O presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Jandir Milan, afirmou que as fiscalizações serão intensificadas para evitar sonegação de impostos. “Uma preocupação é com a soja, que muito do que é declarado como exportação fica no mercado interno sem pagar impostos. Foi muito bom o entendimento e a classe produtora saiu satisfeita da reunião”, disse.
Um passo muito importante foi dado, segundo o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado José Riva, que avaliou o acordo como uma demonstração de maturidade do governo e setor produtivo. “Quem está sendo afetado com a carga tributaria questionou e conseguiu mudanças significativas. Os acordos foram positivos, não ficou nenhum ponto sem entrar em consenso”, afirmou.
Participaram das discussões ainda a Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso), Ampa (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão), Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso), Acrismat (Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso), OCB/MT (Sindicato e Organização de Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso) e Sindmat (Sindicato de Transportadoras do Estado de Mato Grosso).

Site de mais acessos em Várzea Grande e Cuiabá MT: IN LOCO: Comissão Parlamentar visita obras da Arena Pantanal


Dep. Sérgio Ricardo visita obras na Arena Pantanal com ministro do Esporte, Aldo Rebelo
O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, que acompanha de perto os trabalhos nas 12 cidades que sediarão os jogos da Copa de 2014, esteve presente a visita
A Comissão Parlamentar de Acompanhamento das Obras da Copa do Mundo de 2014 da Assembleia Legislativa de Mato Grosso-AL/MT, visitou na manhã desta quarta-feira (1) os trabalhos que estão sendo feitos na Arena Pantanal. Com o início da fixação das estruturas metálicas no Setor Norte, as obras entraram em uma nova fase. 

 O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, que acompanha de perto os trabalhos nas 12 cidades que sediarão os jogos da Copa de 2014, esteve presente a visita na Arena Pantanal e acompanhou a comissão parlamentar em suas avaliações.
“Não tenho dúvidas que essa obra vai estar pronta dentro do prazo estabelecido pelo cronograma estipulado pela coordenação. Para mim é a obra mais adiantada de todas que vão receber os jogos da Copa do Mundo no Brasil”, avaliou o presidente da Comissão Parlamentar, deputado Sérgio Ricardo (PR). Também visitaram as obras da Arena Pantanal os deputados estaduais Zeca Viana (PDT), Baiano Filho (PMDB) e Dilmar Dal Bosco (DEM).
Conforme avaliação do ministro, os estádios Castelão (CE), Nacional de Brasília e Arena Fonte Nova (BA) já ultrapassam 50% dos trabalhos prontos, entretanto, destacou que Cuiabá também está no prazo da programação. “Acredito que até o final deste ano a Arena Pantanal esteja pronta”, destacou Rabelo, após visitar o canteiro de obra s nesta quinta.
Para a construção da Arena Pantanal serão utilizadas  quase dez mil toneladas (9.100) de aço, incluindo as das arquibancadas norte e sul, pórtico, cobertura, fechamento das laterais, estrutura para restaurante, passarela e escada. “Avalio que supera as expectativas do que estamos acompanhando diariamente. É uma obra de responsabilidade de todos nós”, destacou o deputado Hermínio J. Barreto (PR).
Com um custo total de R$ 596,7 milhões, a Arena Pantanal - quando pronta - vai ter capacidade para 43.600 pessoas. “A comissão vem acompanhando todos os serviços para que a empresa conclua os trabalhos dentro do prazo estipulado”, afirmou o deputado Ondanir Bortolini, o Nininho (PR).

Em dezembro de 2011 , o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, visitou ao lado do ministro do Esporte e do membro do conselho de administração do Comitê Organizador da Copa de 2014, Ronaldo Nazário, as obras do Castelão, em Fortaleza, e da Arena Fonte Nova, em Salvador.

Autor: JOSÉ LUIS LARANJA/Secretaria de Comunicação