Pages

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Site de mais acessos em Várzea Grande e Cuiabá MT: José Riva:PSD:Riva critica educação, carga tributária e modelo de desenvolvimento do estado

Riva comandou os trabalhosRiva comandou os trabalhosDA REDAÇÃO
O Presidente da Assembleia Legislativa abriu na manhã de hoje (02) o ano legislativo em MT dizendo que a AL vai focar o ano em audiências públicas como forma de repensar o Estado. “Temos que insistir neste modelo, que é onde o cidadão ganha sua voz diante de temas tão diferentes e importantes como segurança pública e agroindústrias”, disse.

Riva, afirmou que vai ampliar a estrutura da Casa para receber e realizar audiências. O deputado destacou que está em construção o anfiteatro da AL e a Casa está indo cada vez mais para o interior.  Um dos temas mais abordados por Riva em seu discurso de abertura foi a reforma tributária. O parlamentar quer discutir política tributária com o setor produtivo e com as categorias profissionais. “Estamos confeccionando um código tributário estadual, que as pessoas participem da discussão, já que associado diretamente ao ato de pagar tributos, está o que se faz com ele”, destacou.


O presidente da AL prega que o Estado seja reduzido e que se aumentem os recursos para produtividade e eficiência das atividades que atingem diretamente a população.



O parlamentar também aproveitou para criticar o modelo atual de educação. Ele questiona o sistema continuado, onde o aluno não reprova. “Se o aluno não “repete o ano” pelo critério de notas, ajuda ou atrapalha na sua formação como cidadão? Será que o fato de ter que estudar para tirar notas não ajuda em sua preparação para o mundo”?

Riva falou ainda sobre a Copa, obras do VLT e pediu mudanças nos consórcios rodoviários e investimentos nos municípios. O parlamentar também pediu empenho dos colegas para acompanhar a qualidade das obras e dos serviços públicos, como por exemplo, a atenção básica a saúde, principalmente no interior, que tem sido motivo de constates críticas e aflições de gente por todo Estado.

PODER CENTRAL


José Riva criticou o modelo centralizador do governo federal que, segundo ele, causa desigualdades regionais e sociais. Para Riva, é preciso haver um processo mais avançado de industrialização dos estados. “Nos Estados Unidos há um Estado muito parecido com Mato Grosso (Iowa), com três milhões de habitantes e grande produtor de grãos IOWA. Acontece que lá o PIB em 2010 ficou em 135 bilhões de dólares, enquanto Mato Grosso alcançou 35 bilhões de dólares. É que lá eles industrializam a produção, enquanto aqui, mandamos quase tudo in natura”, comparou.  

Riva fechou seu discurso chamando a sociedade a pensar junto com a AL-MT qual o melhor modelo de Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário