Pages

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Realidade dos municípios depende do Congresso Nacional, diz Riva

O deputado José Riva concedeu entrevista ontem para falar das providências para filiação no partido
ANA ROSA FAGUNDES
Da Reportagem

Com a criação oficial do PSD, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), pede que os membros do PP que irão para o novo partido e fazem parte do staff de Silval Barbosa (PMDB) entreguem os cargos. Para ele, se o governador quiser, chamará por escolha própria o PSD para fazer parte do governo.

O secretário de Ciência e Tecnologia, deputado federal licenciado Eliene Lima, e o presidente de Centro de Processamento de Dados (Cepromat), Wilson Teixeira, o Dentinho (PP), vão deixar o PP e migrar para o PSD.

Para Riva, esses cargos são indicação do PP e por bem é melhor entregá-los. “Desde o começo eu defendi isso. É uma questão de independência. E se a pessoa for boa no cargo, o governador irá querer continuar com ela. Para mim não importa o partido, até porque tem secretário que não é do meu partido e que me atende muito melhor do que gente que é do PP. O que importa é o trabalho da pessoa”, disse Riva.

Na sessão plenária de ontem, Riva usou a tribuna para falar das diretrizes partidárias. Como o principal fundador do PSD, o prefeito São Paulo, Gilberto Kassab, o deputado disse que a legenda é “de centro”, não é de direita e nem de esquerda.

Porém, em seu discurso, Riva adotou um tom crítico ao governo, disse que não se pode confundir “governabilidade com subserviência”. “A falta de um contraponto ao governo é prejudicial para a sociedade porque há um desequilíbrio. Nós vamos cobrar sim, porém não deixaremos de ajudar o governo naquilo é preciso”, disse Riva.

Ele ainda citou o deputado Percival Muniz (PPS), que faz um “bom papel de oposição”, pois faz suas críticas e apontamentos, mas não deixa de aprovar projetos do governo que são bons para sociedade.

Riva ainda agradeceu o empenho de todos na criação do PSD. O deputado é o principal articulador da criação da nova legenda no Estado.

Pela força política que tem, Riva conseguiu arregimentar três deputados federais Homero Pereira (PR) e Roberto Donner (PP) e Nery Geller (PP) e mais quatro deputados estaduais, além do próprio Riva, irão mudar de partido, Walter Rabello, Airton Português e Luizinho Magalhães, todos do PP. Este último deputado é suplente e está na vaga de Antônio Azambuja, atual secretário de Esportes do Estado.

Além disso, o PSD em Mato Grosso contabiliza 51 prefeitos e cerca de 350 vereadores. Com a aprovação da criação do partido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as lideranças terão praticamente nove dias para fazer a filiação ao PSD, caso queiram disputar as eleições municipais do ano que vem. 

SORRISO MT:POLITICA SORRISO:A Verdade Doa a Quem Doer:Maksuês Leite e Arilson Arruda se filiam ao PRB e são cogitados para disputar Prefeitura de VG em 2012


VG Notícias
Os dois se filiaram ao PRB na noite desta terça-feria (27).
 

Após desfiliar do Partido Progressista, o ex-deputado estadual Maksuês Leite, ingressou no Partido Republicano Brasileiro (PRB). O ato de filiação ocorreu ontem (27.09) na Câmara de Vereadores de Várzea Grande. 
Em entrevista ao VG Notícias na manhã desta quarta-feira (28.09), Maksuês disse que resolveu deixar o PP após a saída do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva (PSD). Segundo ele, o partido (PP) ficou sob os comandos do secretário de Saúde do Estado, Pedro Henry, o qual não possui muita afinidade.

“Eu sempre fui muito ligado ao deputado José Riva. Com a ida dele para o PSD,  Pedro Henry quem assumiu o comando do partido e eu nunca fui muito ligado ao Henry. Sem contar que Henry formou um novo grupo em Várzea Grande e eu não estava incluso neste grupo. Foi quando fui convidado pelo deputado Antônio de Brito para me filiar ao PRB, com total autonomia”, declarou.

De acordo com Maksuês,  em Várzea Grande, o partido já possui mais de 30 pré-candidatos a vereadores nas eleições de 2012 - entre eles, líderes comunitários, profissionais liberais e empresários. Ele enfatizou que o diretório municipal do PRB pretende eleger pelo menos cinco vereadores.
Ainda, segundo o ex-deputado, a sigla possui dois nomes para disputar a Prefeitura do Município: o próprio Maksuês e  o ex-secretário de Saúde de Várzea Grande, o médico Arílson Arruda, o qual, também formalizou ontem sua filiação ao PRB.

“Primeiramente estamos trabalhando pelo fortalecimento do partido em Várzea Grande. Meu nome e o de Arilson são os cotados para disputar a Prefeitura Municipal, uma pesquisa vai apontar quem melhor vai representar o partido. Dependendo da pesquisa também, iremos definir se vamos lançar uma candidatura a prefeito ou se vamos indicar um vice. O certo é que temos força política para qualquer uma dessas opções",  finalizou.

por Rojane Marta/VG Notícias

SORRISO MT:POLITICA SORRISO:A Verdade Doa a Quem Doer:TRT/MT proíbe entrada de pessoas com roupas inapropriadas: curtas, decotadas e transparentes; Medida vale para Tribunais e Fóruns


TRT/MT proíbe entrada de pessoas com roupas inapropriadas: curtas, decotadas e transparentes; Medida vale para Tribunais e Fóruns
 

O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) baixou uma portaria proibindo a circulação de pessoas com roupas inadequadas nas dependências do Tribunal. A portaria com as restrições foi  editada pelo presidente do TRTMT, desembargador Osmair Couto, e dizem respeito ao uso de vestimenta pelo público interno e externo, ou seja, pelos servidores,  estagiários, partes, advogados e demais pessoas que frequentam o local.
“Fica vedado no âmbito do TRT/MT o uso de roupas excessivamente curtas ou com decotes acentuados, que exponham a região abdominal, bem como aquelas que exponham, ainda que por transparência, partes do corpo que, por costume, não ficam à mostra. É vedado também o uso de  short, traje de banho ou de ginástica, minissaia, miniblusa, incluído o tipo “tomara que caia”, bermuda e camiseta sem mangas, sendo as duas últimas especificamente para homens”, diz trecho da portaria.
De acordo com o TRT/MT a norma é baseada no exercício do poder de polícia atribuído a juízes e Tribunais, invocando a exigência de padrões mínimos de dignidade e decoro para acesso aos órgãos do poder judiciário. Ainda, segundo o órgão, foi levado em conta uma decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), autorizando a possibilidade de restrição de determinadas vestimentas para acessos a fóruns e tribunais.
Ainda, segundo a norma, ficará disponibilizado nas portarias de acesso ao edifício-sede da Capital e nas varas do trabalho do interior do Estado camisas, jalecos e calças para utilização nos casos de urgência, ou seja, se alguém chegar vestido inadequadamente terá que fazer uso das vestimentas disponibilizadas para adentrar ao órgão.
Os seguranças, a recepcionista e o vigilante serão os responsáveis pelo controle da utilização adequada, devendo registrar no livro de ocorrências os incidentes  à matéria.
 

por Rojane Marta/VG Notícias

SORRISO MT:POLITICA SORRISO:A Verdade Doa a Quem Doer:Erro de Agecopa foi cometido em sua criação, diz Avalone


Da Assessoria/Avalone
Na sessão matutina dessa quarta-feira, o deputado Carlos Avalone(PSDB) disse que agora a Assembléia Legislativa tem que consertar o erro cometido há 3 anos quando a Agecopa foi criada. “Se existe um erro, agora cabe a nós concertarmos tudo e não é fácil criar um “monstrengo””, afirmou Avalone sobre a extinção da Agecopa.

Avalone aponta que o primeiro ponto positivo que o governador Silval Barbosa(PMDB) apresentou nessa troca, seria o fato de reduzir o número de funcionários, uma economia de praticamente R$ 4 milhões por mês aos cofres do governo, mas que a extinção da Agecopa teria que ter sido enviada antes para a Assembléia para depois se falar em secretaria criada. “Recebemos o projeto da nova secretaria e temos agora que melhorá-lo”, disse ele.

A mensagem chegou na Assembléia na semana passada e foi discutida no colégio de líderes na tarde de terça-feira. Dessa reunião tirou-se que será feito um substitutivo ao projeto do governo com várias modificações propostas pelos deputados.

A intenção é que seja aprovada ainda essa semana para começar a funcionar ainda em 1º de outubro.

SORRISO MT:POLITICA SORRISO:A Verdade Doa a Quem Doer:"A Copa não pode ser maior do que soberania nacional”, afirma Taques


Da Assessoria/
Senadores integrantes da Comissão de Constituição Cidadania e Justiça (CCJ) expressaram nesta quarta-feira (28.09) indignação em relação a diversos pontos do Projeto da Lei Geral da Copa enviado ao Congresso Nacional. "A Lei Geral fere mais de 12 pontos do Estatuto do Torcedor, desrespeita a lei da meia-entrada para estudantes e ainda prevê até prisão para cidadãos que pintarem muro com referências ao Mundial de Futebol . Copa do Mundo é importante, mas, não pode ser maior do que a soberania nacional ”, afirmou Pedro Taques (PDT-MT), durante aprovação de requerimento para a realização de audiência pública para ouvir, entre outras autoridades, o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira.

Autor do requerimento, o senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) afirmou que "a Lei é o maior acinte à soberania nacional de todos os tempos. Grandes conquistas da legislação esportiva brasileira ficarão suspensas para atender às vaidades da Fifa”.

Para o senador Aluysio Nunes (PSDB-SP) o projeto dá a impressão de que "a FIFA transformou o Brasil em uma republiqueta de bananas”. Outro que se manifestou contrário ao projeto foi o senador de Goiás Demóstenes Torres (DEM). "Se alguém bebe, dirige e mata alguém ele pega um ano de cadeia. E agora se alguém pintar o muro com dizeres da Copa ganhará a mesma punição? É um absurdo!”, reclamou.

O encontro ainda não tem previsão de data para acontecer já que o Projeto da Lei Geral da Copa encontra-se na Câmara dos Deputados. Somente depois de tramitar nas Comissões e Plenário daquela Casa chegará ao Senado da República.

SORRISO MT:POLITICA SORRISO:A Verdade Doa a Quem Doer:Savi reivindica construção de casas populares em Trivelato


Da Assessoria
Localizado a 327 km da capital mato-grossense, o município de Santa Rita do Trivelato sofre com o déficit habitacional. Com quase 12 anos de emancipação, o município foi contemplado uma única vez, em 2004, com programa habitacional. Diante da demanda reprimida apresentada pela prefeitura municipal, o deputado Mauro Savi (PR) reivindicou ao Governo do Estado, por meio de uma indicação, a construção de 110 casas populares.

Na indicação o deputado sugere que as casas sejam construídas através do Fundo Estadual para Transporte e Habitação (Fethab). Das 110 casas solicitadas, 80 seriam para a sede do município e 30 para a comunidade Nova Brusque da Pacoval.

De acordo com Mauro Savi, a prefeitura, que apresentou a demanda ao deputado, pode disponibilizar os terrenos para a construção das casas, tanto na sede no município quanto na comunidade Pacoval. “Esperamos que o Governo se sensibilize com a necessidade do município e atenda a reivindicação. Pois sabemos que a moradia é a base para a estruturação de uma família”, ressaltou Savi.

Um dos mais novos municípios do Estado, Santas Rita do Trivelato conta, de acordo com o Censo do IBGE 2010, com cerca de 2,5 mil habitantes. A economia do município, que está na região Norte de Mato Grosso, é alavancada pela produção de grãos, especialmente o soja. Porém, o cultivo de milho e algodão tem se intensificado nos últimos anos da região.

A indicação foi apresentada em plenário nesta terça-feira e encaminhada para o governador do Estado, Silval da Cunha Barbosa, com cópias à secretária estadual de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa, ao secretário de Transporte e Pavimentação Urbana, Arnaldo Alves Souza Neto, e ao secretário estadual das Cidades, Ernandy Maurício Baracat Arruda (Nico Baracat).

SORRISO MT:POLITICA SORRISO:A Verdade Doa a Quem Doer:


De Brasília - Bruno Cassiano
Taques varre rampa do Congresso em ato contra a corrupção no Brasil
O senador Pedro Taques (PDT/MT) participa com outros deputados e senadores de um ato contra a corrupção em frente ao Congresso Nacional. A manifestação é promovida pela ONG Rio da Paz junto com o movimento contra a corrupção de Brasília.

Taques se juntou a membros da Frente Suprapartidária contra a Corrupção e a manifestantes munidos de faixas e cartazes com o objetivo de chamar a atenção para crimes de colarinho branco. Eles fizeram uma caminhada em frente ao Congresso Nacional carregando vassouras para “varrer a corrupção de dentro do Congresso”.

“Este movimento ente deputados tem que ser do povo. O parlamento têm que saber ouvir o que o povo quer”, afirmou Taques.

O ato coincide com o dia do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) de Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) contra resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que define normas para o conselho punir magistrados sem que haja julgamento prévio nas corregedorias de justiça estaduais.

Nesta manhã, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou requerimento de Taques para debater o papel do conselho no julgamento de magistrados. O debate terá a participação da corregedora nacional de justiça, ministra Eliana Calmon, do presidente do CNJ e do STF, ministro Cesar Peluzo, e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante.
  • Congressistas empunharam vassouras em protesto contra corrupçãoCongressistas empunharam vassouras em protesto contra corrupção
  • Bruno Cassiano/ODBruno Cassiano/OD

SORRISO MT:POLITICA SORRISO:A Verdade Doa a Quem Doer:TJ nega recurso e aumenta pena do médico Samir Kehdi


  • Cirurgião teve pedido de absolvição negado; pena de detenção aumentou para dois anos


  • MidiaNews/Reprodução 

    Médico Samir Kehdi, que tem consultório no bairro Santa Rosa: condenação pelo Judicário

    LISLAINE DOS ANJOS
    DA REDAÇÃO
    A Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso negou, na tarde desta quarta-feira (28), por maioria absoluta, provimento ao recurso de apelação contra a sentença interposto pela defesa do cirurgião plástico Samir Kehdi.

    O médico foi condenado, em julho de 2009, a um ano e quatro meses de detenção pela morte de Rosimeire Aparecida Soares, durante a realização de uma cirurgia. Posteriormente, a pena foi revertida em prestação de serviços à comunidade, com atendimento no Hospital do Câncer.

    A pena sofreu um aumento de quatro meses por inobservância de regras técnicas da profissão, conforme decisão da juíza Maria Cristina de Oliveira Simões, que respondia pela 10ª Vara Criminal de Cuiabá, quando o processo foi instaurado. Além disso, o cirurgião foi multado em dez salários mínimos, a serem pagos à família, para sustento do filho da vítima.

    Rosimeire Soares tinha 30 anos e morreu durante uma lipoaspiração realizada pelo médico, em dezembro de 2007. Segundo o laudo emitido pelo Instituto Médico Legal (IML) na época, a vítima morreu de choque hipovolêmico (perda de sangue), provocado por lesão na veia cava inferior, em conseqüência de uma perfuração.

    Decisão
    O Pleno do Tribunal de Justiça decidiu, ainda, por dois votos a um, acatar parcialmente o recurso ingressado pelos advogados da família da vítima, que pediam pela revisão da pena, aumentando assim a detenção do médico para dois anos de serviços comunitários, que deverão ser prestado no Hospital do Câncer, em regime de oito horas semanais, inclusive, aos sábados.

    O relator do processo, juiz Rondon Bassil Dower Filho, votou pelo improvimento dos dois recursos. Quanto à apelação da defesa de Samir Kehdi, os vogais, desembargadores Teomar de Oliveira Correia e Alberto Ferreira de Souza, acompanharam o voto do relator.

    Já no pedido feito pela defesa da família, ambos os vogais decidiram acatar parcialmente o recurso. Ferreira de Souza argumentou, durante o provimento parcial, que o aumento da pena se fazia necessário, lamentando os constantes e corriqueiros erros médicos que estão surgindo pelo país e afirmando que a pena aplicada anteriormente não era condizente com a conduta praticada pelo réu.

    A advogada de Suede Clemente Soares (mãe da vítima), Marcela Soukef, disse ao MidiaNews que a família, agora, espera que a pena comece a ser paga pelo médico, uma vez que ela encontrava-se suspensa, enquanto tramitava o recurso.

    A defesa de Samir Kehdi poderá, ainda, pedir pela absolvição no Superior Tribunal de Justiça (STJ). No entanto, a defesa da família alega que tal recurso não tem efeito suspensivo e, por isso, não há empecilhos para que o médico inicie o cumprimento da pena.

    Outro Lado
    A defesa de Samir Kehdi afirmou, via nota oficial, que irá recorrer da decisão proferida nesta quarta-feira e reiterou a inocência do cirurgião, "assim como a
    inexistência de provas nos autos do processo judicial que imputem ao
    cirurgião plástico culpabilidade pela lamentável morte de Rosimere".

    Confira abaixo a íntegra da nota enviada pelos advogados Marcos Souza de Barros e William Khalil:
    NOTA À IMPRENSA

    A defesa do médico Samir Kehdi vem a público comunicar à imprensa e
    sociedade mato-grossense que irá recorrer de decisão proferida na tarde
    desta quarta-feira, 28 de setembro, pela Segunda Câmara Criminal do
    Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

    Membros da referida câmara, por
    maioria, não acolheram recurso de apelação impetrado por advogados do
    médico citado. No recurso nº 37964/2010, a assessoria jurídica pediu junto
    à segunda instância do judiciário mato-grossense a reforma da sentença
    objetivando a absolvição do mesmo na esfera criminal.

    A defesa de Samir Kehdi reitera a inocência do cirurgião, assim como a
    inexistência de provas nos autos do processo judicial que imputem ao
    cirurgião plástico culpabilidade pela lamentável morte de Rosimere
    Aparecida Soares e se coloca à disposição da Justiça e de toda a sociedade
    mato-grossense para quaisquer esclarecimentos.

SORRISO MT:POLITICA SORRISO:A Verdade Doa a Quem Doer:Em Brasília, Silval assina termo de alteração do modelo de transporte para VLT


Andréa Haddad

Em Brasília, Silval assina termo que altera modelo de transporte para VLT
     
Após meses de negociações, o governador Silval Barbosa (PMDB) assinou, no começo da noite desta quarta (28), em Brasília, a alteração da matriz de responsabilidade que autoriza a transformação do sistema de mobilidade urbana BRT (Bus Rapid Transit) para o de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O acordo foi firmado com o ministro dos Esportes, Orlando Silva, que exigiu o documento como garantia de que o governo do Estado se compromete a arcar com ônus de eventual atraso nas obras.
     Com a alteração, Silval está autorizado a cancelar na Caixa Econômica Federal (CEF) o contrato anterior que prevê a liberação de empréstimo para a implementação do BRT. O órgão deve repassar os recursos para o VLT, após a solicitação do governo estadual.
     Silval pretende firmar dois contratos de financiamento na CEF, sendo um para o VLT, no valor de R$ 423 milhões, e outro com a contrapartida do Estado, estimulado em R$ 729 milhões. No total, deve ser liberado R$ 1,152 bilhão.
     Após a assinatura do termo, o governador demonstrou otimismo. A mudança permite ao Estado agilizar o andamento do tema mobilidade urbana, que estava trancado devido à espera pela assinatura do termo de alteração da matriz de responsabilidade. A obra do VLT é considerada prioritária dentre as exigências da Fifa e a possibilidade de atraso no andamento gerava críticas ao chefe do Executivo, que agora respira aliviado.
RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso

PEDOFILIA MT:A VERDADE DOA A QUEM DOER:Senador Magno Malta reconhece expressão nacional de ativista na luta contra a pedofilia em MT


Batista de Oliveira defende políticas públicas que fortaleçam mais as famílias

João Batista e o vereado Toninho do Gloria,que são considerdos os maiores ativista na luta contra a pedofilia em MT, sempre foram coerentes desfraldando a bandeira do social, preservando os bons princípios e enfrentando às drogas, a pedofilia, contra o aborto e o casamento homossexual com direitos civis igual a casais homem e mulher. Esta luta pela defesa da família é reconhecida em todos os setores civis brasileiros.

O vice presidente da ONG MT contra a pedofilia e diretor do site todos contra a pedofilia MT, João Batista de Oliveira, defendeu, durante entrevista, políticas públicas mais vigorosas de fortalecimento às famílias.
Para o diretor, o processo acelerado de desconstrução da família brasileira  é um dos principais responsáveis pelo surgimento de todo tipo de mazela social que hoje se dissemina pelo país, particularmente a dependência de drogas, a prostituição infanto-juvenil e a pedofilia que ultimamente tem ganhado contornos imensuráveis na vida social.

Batista destacou que durante o ano de 2010, focou sua atuação em defesa da família no combate à pedofilia e dos maus costumes, e se compromete a ampliar essa atuação em 2011, em defesa de todos os grupos sociais que se encontram em situação de risco, particularmente mães solteiras e crianças que vivem abaixo da linha da pobreza.

Batista destacou que tem realizado uma grande maratona no estado contra a pedofilia

 Janete Riva e a Roseli Barbosa sempre foram nossa parceira no combate a pedofilia a qui no estado, acredito que em 2011 podemos fortalecer ainda mais essa parceira, acredito que caso a nossa indicação seja concretizada no governo do estado vamos poder ainda mais ajudar e muito mesmo na prevenção e combate à pedofilia no Estado.

Segundo Batista, não é necessário um retrato mais estarrecedor do que este para alertar a sociedade e mostrar que é preciso que os governantes e os legisladores entrem em estado de alerta total para esta problemática e coloquem seus holofotes inteiramente  focados na questão da família.

Ainda conforme o vice presidente da ONG MT contra a pedofilia, se não houver estrutura familiar fortalecida e equilibrada, o país capenga, as novas gerações se perdem no caminho e a “solução” que o jovem encontra pela frente é o universo das drogas, da prostituição e de todo tipo de criminalidade, do desamor e do desespero.

João Batista destacou que “Recebe este reconhecimento com humildade, estou apenas sendo coerente com o aprendizado que recebi da minha família.

 Tenho minhas bandeiras de lutas, são causas sociais em defesa da minoria, do povo sem voz na sociedade e dos marginalizados. Minha perseverança continua cada vez mais aflorada. Sonho por um Mato Grosso por um Brasil justo com igualdade social e sem a hipocrisia da elite, que tomas as decisões sob efeito de bebida alcoólica e não abre espaço para os talentos que nascem em berços simples. Este quadro tem que mudar. Meu enfrentamento tira o sono dos ricos elitizados e motiva os humildes a ocuparem o mesmo espaço. Todos sabem que o sol é para todos”, finalizou João Batista de Oliveira,que acaba de receber um ameça no municipio de Sorriso MT e esta acaminho de Cuiabá aprocura da justiça.

SORRISO MT:POLITICA SORRISO:A Verdade Doa a Quem Doer:Prefeitura realiza audiência pública sobre metas fiscais do 2º quadrimestre




  • Fotos: Dieison Guisolfi - Decom
    É dever das instituições públicas a divulgação da arrecadação e dos investimentos feitos com recursos públicos. A Prefeitura de Sorriso realiza, por diversas vezes ao longo do ano, audiências públicas que têm como objetivo proporcionar ao cidadão a fiscalização sobre as finanças do município. Na noite de ontem (27), mais uma audiência pública desse gênero aconteceu.
    A audiência apresentou o acompanhamento das metas fiscais do segundo quadrimestre de 2011, ou seja, quanto foi planejado em termos de arrecadação e investimentos para os oito primeiros meses deste ano e qual foi a correspondência real desses valores no comparativo com as previsões. As audiências são importantes encontros onde o cidadão pode conhecer os gastos e expor suas dúvidas quanto às finanças públicas e evitar concepções equivocadas sobre o tema.
    Entre os valores apresentados, a arrecadação do IPTU alcançou um dos indicadores mais otimistas, atingindo, até o segundo quadrimestre do ano, 92,29% do previsto para o ano todo. Já as transferências do governo do estado para o município de Sorriso para o SUS (Sistema Único de Saúde) atingiram apenas 31,46% do previsto para 2011. Esse dado também é um indicativo dos investimentos que o município fez, “do próprio bolso”, na saúde pública, que chegam a 22,9% de toda a arrecadação – bem acima do investimento obrigatório, que é de 15%.
     
    A audiência de ontem não foi a primeira e nem será a última do gênero. É importante que o cidadão acompanhe os veículos de comunicação (jornais, rádios, sites, TVs) além dos comunicados expostos em faixas na cidade em locais como a Praça da Juventude e a Torre do Saber, pois a divulgação dessas audiências acontece nesses meios e também através de convites às autoridades e representantes da sociedade organizada, para que haja um envolvimento maior da sociedade nas ações públicas.


  • Autor: Dieison Guisolfi - Decom

    SORRISO MT:POLITICA SORRISO:A Verdade Doa a Quem Doer:Mulher de deputado é assaltada perto de uma escola



    Mulher de deputado foi assaltada quando deixava filhos em colégio, no bairro Baú

    DA REDAÇÃO

    Um homem bem vestido assaltou, na tarde de ontem (27), a esposa do deputado estadual Sebastião Rezende (PSC), quando ela buscava os filhos no Colégio Isaac Newton, no bairro Baú, em Cuiabá.

    O assalto ocorreu por volta das 13 horas, assim que a mulher estacionou o carro próximo da escola para buscar os filhos. O assaltante disse que estava armado e exigiu que ela entregasse a bolsa com pertences e dinheiro.

    O bandido então, fugiu levando documentos pessoais e celular. Em seguida, foi visto subindo na garupa de uma motocicleta, onde um cúmplice o aguardava.

    Segundo policiais da Delegacia do Complexo do Planalto, a vítima ligou para a polícia quando estava em sua casa e foi orientada a procurar a delegacia para registrar queixa.

    O chefe de operações da Delegacia do Planalto, policial civil Mariano Ramos, informou que vai chamar a mulher para tentar fazer o reconhecimento do bandido, através de foto existente nas fichas criminais.

    Policiais plantonistas acreditam que os ladrões sejam especialistas em roubos na modalidade “saidinha de banco” e, como os bancos estão em greve, estão atacando pessoas próximas da região das agências, na Avenida Rubens de Mendonça (do CPA).

    SORRISO MT:POLITICA SORRISO:A Verdade Doa a Quem Doer:Taques defende engajamento do povo em campanha


    • Senador de MT também luta por medida contra desvio de dinheiro público


    • MidiaNews 

      Senador também luta por medida contra desvio de dinheiro público

      DA REDAÇÃO

      O senador Pedro Taques (PDT-MT) pediu, nesta quarta-feira (28), durante manifestação contra a corrupção em frente ao Congresso Nacional, engajamento da população para pressionar o parlamento a apreciar propostas anticorrupção.

      Autor do Projeto de Lei do Senado 204/2011 que insere os crimes de concussão, corrupção passiva e corrupção ativa na Lei dos Crimes Hediondos, Taques reafirmou que trabalha para aprovar medidas legislativas de combate ao desvio de dinheiro público.

      "Esse não pode ser um movimento só parlamentar, ele tem que ser do povo. A corrupção no Brasil mata, literalmente. Ela rouba o futuro de uma geração", ponderou o senador aos manifestantes.

      O gramado em frente ao Congresso amanheceu com 594 vassouras, em uma manifestação a favor do voto aberto e da Lei da Ficha Limpa, que torna mais rígidos os critérios para quem quer se candidatar a cargo eletivo.

      Segundo Pedro Taques, há muitos projetos no Congresso para coibir essa prática ilícita, no entanto, "falta vontade política para a aprovação desses projetos”.

      Ele pontuou que os movimentos que se espalham pelo Brasil mostram que a população quer mudanças. Ilustrou a fala citando enquete promovida pela Agência Senado e pelo DataSenado que revelou que 99,4% das pessoas, num universo de 426.618, foram favoráveis ao PLS 204/2011.

      "Alguns parlamentares entendem que falar contra a corrupção seja algo estreito, pequeno, udenista. Falar de corrupção é falar de cidadania. Falar de corrupção é defender a democracia. A população está mostrando que quer mudanças”, afirmou.

      No primeiro semestre deste ano, o senador Pedro Taques dedicou-se a apresentar propostas de combate à corrupção com soluções penais. Ele foi autor do requerimento aprovado na Comissão de Constituição e Justiça para a formação de uma comissão de juristas que irá trabalhar no projeto do novo Código Penal Brasileiro.

      Na próxima semana, o senador planeja apresentar projetos que combatam a corrupção nas esferas administrativa e eleitoral. Uma das propostas obriga os candidatos a prestarem contas de campanha durante o processo eleitoral, para que o cidadão possa saber, antes da eleição, quem está financiando o seu candidato.

      Manifestação
      O movimento que pretende entregar vassouras aos congressistas quer que deputados e senadores dêem o exemplo. A organização não governamental (ONG) Rio da Paz e o Movimento de Combate à Corrupção (MCC) colocaram as vassouras como um simbolismo em favor de uma limpeza no Parlamento brasileiro.

      O grupo foi impedido pelos seguranças do Congresso de entregar as vassouras.

      Com assessoria de imprensa

    SORRISO MT:POLITICA SORRISO:A Verdade Doa a Quem Doer:Brinquedos e bicicletas são alvos da Operação do Dia das Crianças


    Técnicos metrológicos do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial de Mato Grosso (Imeq-MT) iniciaram a Operação do Dia das Crianças. A ação começou no último dia 26 e segue até o dia 30 de setembro em cinco municípios: Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde. A fiscalização é voltada para a identificação de brinquedos e bicicletas de uso infantil comercializadas fora dos requisitos exigidos.
     
    “Em Cuiabá 80% da fiscalização envolve as lojas e 20% shoppings. No interior são as lojas. Os produtos que estão errados, ou seja, não estão certificados serão apreendidos e posteriormente destruídos. Temos um nível de aceitação que é de até 5% na questão de regularidade. Passou disso, está num indicador de alerta e vai ser monitorado através das operações especiais intensificadas nos municípios de fronteira”, frisou Bento Francisco Gomes Bezerra, coordenador de Avaliação da Conformidade do Imeq-MT.
     
    A Certificação é compulsória, cabe notar se ostenta o Selo de Segurança do Inmetro, se possui a recomendação da faixa etária e os dados do importador e/ou fabricante, CNPJ, endereço. Os quesitos analisados nos brinquedos estão determinados na Portaria 108/2005 e nas bicicletas na portaria 038/2005 .
     
    São consideradas bicicletas de uso infantis, as que possuem o selim (banco) com altura máxima entre 435 e 635 mm. Nesse caso não podem ter partes cortantes, nem pontiagudas e não são para uso em vias públicas. Além disso, a recomendação é de que sejam (crianças) acompanhadas de um adulto ao andar com a bicicleta.
     
    Em 2010 a Operação do Dia das Crianças obteve resultados dentro do limite aceitável (até 5%).

    SORRISO MT:POLITICA SORRISO:A Verdade Doa a Quem Doer:PAC Sorriso: Prefeitura lança retomada das obras da pista do aeroporto


  • Fotos: Dieison Guisolfi - Decom
    Depois de retomar as obras do terminal de embarque e desembarque do aeroporto municipal de Sorriso, a Prefeitura lançou, na tarde de hoje (29) a continuidade das obras na pista. O trabalho, que vai demandar um investimento de R$ 2,88 milhões contempla a conclusão da pista e do trevo de acesso a ela, que somam 6.777.426 m² de pavimentação e sinalização.
     
    A obra faz parte do PAC Sorriso, o Programa de Aceleração do Crescimento de Sorriso, que compreende um pacote de investimentos no município de mais de meio bilhão de reais até dezembro de 2012, somando recursos públicos e parcerias público-privadas. A obra em questão é resultado de convênio entre a Prefeitura de Sorriso e o Governo de Mato Grosso.
       
    “Concluir esse aeroporto é um anseio da comunidade, mas por muito tempo, e a população sabe bem disso, não tínhamos a certeza de que o aeroporto poderia ser utilizado. Isso porque, mesmo com a obra já iniciada, ainda existiam diversos impedimentos técnicos. Não adiantava tentar terminar a obra com essas incertezas, o município tinha que fazer sim, mas fazer do jeito certo. Primeiro resolvemos essas questões todas, e agora damos continuidade a obra com a certeza de que aqui poderão pousar e decolar aviões de forma legal e de forma segura”, explica o prefeito de Sorriso, Chicão Bedin.
     
    Há aproximadamente 60 dias a Prefeitura de Sorriso deu continuidade à construção do terminal de passageiros do aeroporto, cujos investimentos, também inclusos no PAC Sorriso, são da ordem de R$ 1,2 milhão. A previsão é de que a pista e o terminal estejam prontos ainda no primeiro semestre de 2012. Até lá a Prefeitura articula com outros municípios a elaboração de propostas atrativas para que companhias aéreas invistam em linhas que contemplem Sorriso.

  • Autor: Dieison Guisolfi - Decom