Pages

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

SORRISO MT:POLITICA SORRISO:A Verdade Doa a Quem Doer:Prefeitura realiza audiência pública sobre metas fiscais do 2º quadrimestre




  • Fotos: Dieison Guisolfi - Decom
    É dever das instituições públicas a divulgação da arrecadação e dos investimentos feitos com recursos públicos. A Prefeitura de Sorriso realiza, por diversas vezes ao longo do ano, audiências públicas que têm como objetivo proporcionar ao cidadão a fiscalização sobre as finanças do município. Na noite de ontem (27), mais uma audiência pública desse gênero aconteceu.
    A audiência apresentou o acompanhamento das metas fiscais do segundo quadrimestre de 2011, ou seja, quanto foi planejado em termos de arrecadação e investimentos para os oito primeiros meses deste ano e qual foi a correspondência real desses valores no comparativo com as previsões. As audiências são importantes encontros onde o cidadão pode conhecer os gastos e expor suas dúvidas quanto às finanças públicas e evitar concepções equivocadas sobre o tema.
    Entre os valores apresentados, a arrecadação do IPTU alcançou um dos indicadores mais otimistas, atingindo, até o segundo quadrimestre do ano, 92,29% do previsto para o ano todo. Já as transferências do governo do estado para o município de Sorriso para o SUS (Sistema Único de Saúde) atingiram apenas 31,46% do previsto para 2011. Esse dado também é um indicativo dos investimentos que o município fez, “do próprio bolso”, na saúde pública, que chegam a 22,9% de toda a arrecadação – bem acima do investimento obrigatório, que é de 15%.
     
    A audiência de ontem não foi a primeira e nem será a última do gênero. É importante que o cidadão acompanhe os veículos de comunicação (jornais, rádios, sites, TVs) além dos comunicados expostos em faixas na cidade em locais como a Praça da Juventude e a Torre do Saber, pois a divulgação dessas audiências acontece nesses meios e também através de convites às autoridades e representantes da sociedade organizada, para que haja um envolvimento maior da sociedade nas ações públicas.


  • Autor: Dieison Guisolfi - Decom

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário