Pages

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

SORRISO MT:POLITICA SORRISO:A Verdade Doa a Quem Doer:Taques defende engajamento do povo em campanha


  • Senador de MT também luta por medida contra desvio de dinheiro público


  • MidiaNews 

    Senador também luta por medida contra desvio de dinheiro público

    DA REDAÇÃO

    O senador Pedro Taques (PDT-MT) pediu, nesta quarta-feira (28), durante manifestação contra a corrupção em frente ao Congresso Nacional, engajamento da população para pressionar o parlamento a apreciar propostas anticorrupção.

    Autor do Projeto de Lei do Senado 204/2011 que insere os crimes de concussão, corrupção passiva e corrupção ativa na Lei dos Crimes Hediondos, Taques reafirmou que trabalha para aprovar medidas legislativas de combate ao desvio de dinheiro público.

    "Esse não pode ser um movimento só parlamentar, ele tem que ser do povo. A corrupção no Brasil mata, literalmente. Ela rouba o futuro de uma geração", ponderou o senador aos manifestantes.

    O gramado em frente ao Congresso amanheceu com 594 vassouras, em uma manifestação a favor do voto aberto e da Lei da Ficha Limpa, que torna mais rígidos os critérios para quem quer se candidatar a cargo eletivo.

    Segundo Pedro Taques, há muitos projetos no Congresso para coibir essa prática ilícita, no entanto, "falta vontade política para a aprovação desses projetos”.

    Ele pontuou que os movimentos que se espalham pelo Brasil mostram que a população quer mudanças. Ilustrou a fala citando enquete promovida pela Agência Senado e pelo DataSenado que revelou que 99,4% das pessoas, num universo de 426.618, foram favoráveis ao PLS 204/2011.

    "Alguns parlamentares entendem que falar contra a corrupção seja algo estreito, pequeno, udenista. Falar de corrupção é falar de cidadania. Falar de corrupção é defender a democracia. A população está mostrando que quer mudanças”, afirmou.

    No primeiro semestre deste ano, o senador Pedro Taques dedicou-se a apresentar propostas de combate à corrupção com soluções penais. Ele foi autor do requerimento aprovado na Comissão de Constituição e Justiça para a formação de uma comissão de juristas que irá trabalhar no projeto do novo Código Penal Brasileiro.

    Na próxima semana, o senador planeja apresentar projetos que combatam a corrupção nas esferas administrativa e eleitoral. Uma das propostas obriga os candidatos a prestarem contas de campanha durante o processo eleitoral, para que o cidadão possa saber, antes da eleição, quem está financiando o seu candidato.

    Manifestação
    O movimento que pretende entregar vassouras aos congressistas quer que deputados e senadores dêem o exemplo. A organização não governamental (ONG) Rio da Paz e o Movimento de Combate à Corrupção (MCC) colocaram as vassouras como um simbolismo em favor de uma limpeza no Parlamento brasileiro.

    O grupo foi impedido pelos seguranças do Congresso de entregar as vassouras.

    Com assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário