Pages

quarta-feira, 14 de março de 2012

Blitz da segurança

As constantes blitze que a Polícia Militar realiza na Baixada Cuiabana são mais uma garantia de segurança a todos nós. Parabéns pela iniciativa de quem as promove. Só que, às vezes, o policial exagera em seu posto de autoridade, principalmente se não ‘for’ com a cara do condutor do veículo ou mesmo da motocicleta. A abordagem teria que ser normal, dentro dos princípios da moral e da ordem. Várias vezes já fomos intimados a apresentar a documentação da moto e a habilitação com educação pelo PM. A maioria das vezes, não todas, é bom frisar. Somente nesta quarta-feira fomos abordados em três pontos diferentes da cidade. Nas duas primeiras, foi normal. Documento e habilitação, por favor! Entreguei e, três minutos depois: obrigado, senhor, e tenha um bom dia! 

Nota 10! Foi somente nas duas primeiras. A motocicleta está em nosso nome e na minha ‘santa’ ignorância, se o documento do veículo está no nome do condutor, e não está atrasado, acredito eu que pode ser liberado em seguida, como sempre acontece e como aconteceu nas duas primeiras de ontem. Já na terceira, que fui abordado, o PM antes de solicitar os documentos, já os entreguei. “Tira o capacete, por favor, como vou identificar você com a foto do documento”, indagou em um tom autoritário, o que me irritou, mas obedeci e desliguei o motor em seguida. Tinha outros três motoqueiros já parados e outras duas (mulheres na condução) foram paradas. 

Das duas mulheres não pediram para levantar o capacete e elas ficaram paradas menos que dois minutos. Eu ali aguardando; o quê, não sei. Outros dois motoqueiros e uma terceira motociclista foram parados. Um ficou e os outros dois foram liberados em seguida. O que me levou a indagar ao PM. - Alguma coisa irregular com meus documentos? – Vou checar!, foi a resposta seca do PM. Fiquei parado por mais de 15 minutos, e estava com pressa e o tempo arrumando para chover. Não entendi o porquê da checagem. 

Meu falecido irmão teve sua motocicleta roubada no centro de Cuiabá na década de 90 e nunca foi recuperada. Já meu sobrinho teve sua moto, uma Tornado, tomada de assalto no bairro São Sebastião e levaram até com o documento, em 2006, e até hoje nem notícia. Já minha sobrinha também teve sua moto tomada de assalto em Várzea Grande em dezembro último e a levaram também com o documento. Daí, no meu entender, justifica a checagem se existe alguma irregularidade na documentação, pois João de Barros está dirigindo ou pilotando um veículo em nome de José da Silva. Que as blitze continuem, mas que os policiais sejam mais eficazes em suas abordagens. Com isso, a sociedade agradece e se sentirá mais segura. 



ADMAR SILVA DE PORTUGAL é repórter 

asportugal@diariodecuiaba.combr 







Policia: Cenas Fortes: imagens fortes: Policia MT: Vídeo: www.mt24horasnews.com.br
Cenas Fortes MT mt24horasnews@gmail.com Política 120.000 mil acessos em Fevereiro Cuiabá e Várzea Grande
_____________________________________________________________________

Policia MT:Usuário de drogas é detido após ser flagrado em posse de entorpecentes em Confresa

Usuário de drogas é detido após ser flagrado em posse de entorpecentes em Confresa
Josadaque Enoque Cardoso Maia de 31 anos foi detido pela Polícia Militar nessa madrugada de quarta-feira (14) por volta das 01h50 min, após ser flagrado com entorpecentes na Rua do Comercio no bairro Vila Nova.


A PM fazia rondas pelas imediações quando avistou Josadaque Cardoso em atitude suspeita,  ao abordá-lo o rapaz escondeu uma “trouxinha” de maconha em um buraco de tijolo, em uma rápida busca a PM conseguiu localizar o entorpecente e fazer a prisão do rapaz por porte e posse de drogas.


Josadaque Cardoso foi encaminhado a Delegacia de Polícia Civil onde serão tomadas as devidas providências.
Policia: Cenas Fortes: imagens fortes: Policia MT: Vídeo: www.mt24horasnews.com.br
Cenas Fortes MT mt24horasnews@gmail.com Política 120.000 mil acessos em Fevereiro Cuiabá e Várzea Grande
_____________________________________________________________________

Jayme Campos destaca ascensão de Eduardo Braga na Liderança do Governo

O senador Jayme Campos (DEM-MT), ao destacar a ascensão do senador Eduardo Braga (PMDB-AM) à Liderança do Governo na Casa, lembrou o papel do bloco da Minoria. Jayme afirmou que o Brasil não pode ter uma oposição fraca e vacilante. “Necessitamos de uma Minoria que se mantenha íntegra diante de seus ideais para que possa colaborar com o governo nos momentos de angústia e crise. Nosso país precisa de uma oposição respeitável, cumprindo o seu papel institucional”, disse.
 
Líder da Minoria, Jayme Campos apresentou votos de “uma gestão política profícua” ao senador Eduardo Braga. “Sua missão vai além de conduzir a aprovação de matérias neste plenário... Sua tarefa é a de mediar entendimentos, pacificar as relações políticas na base e fincar definitivamente a bandeira do diálogo com a oposição no Congresso Nacional”, destacou.
 
Para o senador democrata, pouco importa o tamanho da bancada oposicionista, o que conta, segundo disse, é sua disposição para dialogar, “para refletir e buscar soluções que contemplem os interesses vitais da sociedade nacional”.
 
Em discurso, Jayme também lembrou o papel das lideranças. “É o de apontar caminhos, sinalizando os anseios populares e sugerindo, constantemente, reflexões sobre os destinos do país”, disse o senador, destacando também que o bloco de parlamentares da Minoria constitui “uma bússola dos desejos da comunidade”.
 
Jayme Campos propôs a construção de um diálogo “permanente entre as várias correntes políticas com assento neste plenário”, na defesa dos verdadeiros interesses nacionais. “Pois, o Senado Federal não é o teatro de discórdias, intolerância e revanches. É sim, o palco da convergência dos legítimos interesses da sociedade brasileira”.
 
Eduardo Braga foi escolhido pela presidente Dilma Rousseff e substitui o senador Romero Jucá (PMDB-RR), que também foi líder do governo Lula no Senado.

Policia: Cenas Fortes: imagens fortes: Policia MT: Vídeo: www.mt24horasnews.com.br
Cenas Fortes MT mt24horasnews@gmail.com Política 120.000 mil acessos em Fevereiro Cuiabá e Várzea Grande
_____________________________________________________________________

Morre jovem atingido por raio no Nortão

Márcio André da Rosa, 27 anos, morreu ao ser atingido por um raio, em uma fazenda, a 60 quilômetros do centro de Itanhangá (200 km de Sinop). A Polícia Militar informou que Márcio estaria próximo a uma árvore, ontem, no final da tarde, quando houve o incidente, conforme relato de outras três pessoas (nomes não confirmados) que estavam com ele. Todos teriam buscado abrigo no local por causa da chuva.
 
Segundo a PM, o jovem chegou a ser socorrido na fazenda mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. Ele era funcionário de uma empresa voltada ao ramo de máquinas e teria ido à propriedade prestar serviço. As outras três pessoas ficaram feridas, porém, não houve necessidade de serem encaminhadas ao hospital, conforme a polícia. "Estivemos no local, e a árvore estava completamente rachada ao meio", disse um policial.
 
A funerária informou que o corpo de Márcio André foi trasladado para Juara, onde morava. Ele deve ser sepultado ainda esta tarde, no cemitério local.
 
Este foi o terceiro caso de pessoas atingidas por raios, este ano, no Nortão. Os outros dois foram registrado mês passado, em Sinop. Conforme So Notícias já informou, uma mulher de 46 anos estava no interior de sua residência, no Gleba Mercedes, quando um raio atingiu o local. Parte da corrente elétrica atingiu o corpo dela causando inconsciência e atrofiamento muscular, de acordo com as primeiras informações repassadas aos bombeiros. Ela sobreviveu.
 
No outro caso, o motorista João Veigas da Silva, 34 anos, morreu após ser atingido pela descarga elétrica de um raio, também na Gleba Mercedes. Ele chegou a ser levado para o Pronto Atendimento, por amigos, mas não resistiu.

Policia: Cenas Fortes: imagens fortes: Policia MT: Vídeo: www.mt24horasnews.com.br
Cenas Fortes MT mt24horasnews@gmail.com Política 120.000 mil acessos em Fevereiro Cuiabá e Várzea Grande
_____________________________________________________________________

Subcomissão na câmara é reinstalada e deputado de MT fica no comando

Autor: Só Notícias com assessoria 

A subcomissão criada para avaliar terras brasileiras em mãos estrangeiras reinicia seus trabalhos na Câmara dos Deputados. A Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Capadr) aprovou, hoje, requerimento de autoria do deputado federal Homero Pereira (PSD), que propõe mais 60 dias para concluir relatório e votar as mudanças na legislação. O parlamentar permanece na presidência do colegiado. 

Nesse período, o presidente pretende retomar o diálogo com o governo federal. “Articular uma estratégia com governo é bom e mais eficiente do ponto de vista do processo legislativo. Porém, não vamos ficar esperando a vida toda. Dentro do prazo previsto pretendemos votar o relatório”.

Segundo o parlamentar, o relator, deputado federal Beto Faro (PT-PA), ainda não concluiu o seu relatório, que deve ocorrer nos próximos dois meses. A previsão do deputado para início das atividades da subcomissão é após aprovação do novo Código Florestal, prevista para próxima semana. “Neste momento, governo e parlamentares estão voltados à legislação ambiental, prioridade nacional. Precisamos aguardar a finalização dessa votação”, ponderou o presidente.

A subcomissão foi constituída em junho de 2011 e encerrada em dezembro do ano passado por força regimental. O regimento interno da Casa determina prazo de funcionamento das subcomissões temporárias é de 180 dias com possibilidade de prorrogação por mais 90.

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) aponta a existência de 34.371 mil imóveis rurais em nome de estrangeiros no Brasil, que envolvem uma área de aproximadamente 4.348 milhões de hectares. Só em Mato Grosso, onde os registros são maiores, são 1.229 propriedades distribuídas em 844 mil hectares. 





Policia: Cenas Fortes: imagens fortes: Policia MT: Vídeo: www.mt24horasnews.com.br
Cenas Fortes MT mt24horasnews@gmail.com Política 120.000 mil acessos em Fevereiro Cuiabá e Várzea Grande
_____________________________________________________________________

Policia MT:Caminhonete furtada e que estava com placas falsas é recuperada em Sinop

Fonte: Só Notícias/José Carlos Araújo

A Polícia Militar com apoio da Polícia Rodoviária Federal apreendeu, esta tarde, no pátio de um lava jato, no setor Industrial Sul, uma caminhonete Ford F-1000, marron, com placas de Várzea Grande, furtada no último dia 10. Segundo o sargento Vanilson, a localização foi possível depois de denúncia anônima.
Dois homens foram presos. Um tem 44 anos e, outro, 32 anos (identidades não reveladas). Ainda de acordo com a polícia, a caminhonete estava com placas de Sorriso, de outro veículo com as mesmas características.
Os suspeitos negaram participação no furto, mas foram encaminhados a delegacia e serão investigados.

Policia: Cenas Fortes: imagens fortes: Policia MT: Vídeo: www.mt24horasnews.com.br
Cenas Fortes MT mt24horasnews@gmail.com Política 120.000 mil acessos em Fevereiro Cuiabá e Várzea Grande
_____________________________________________________________________

Airton Português pede retomada das obras da MT-247

A estrada liga as cidades de Jauru e Vale do São Domingos, na região Oeste e obra está paralisada

O deputado estadual Airton Português (PSD) voltou a solicitar ao Poder Executivo a retomada e conclusão das obras da MT-247, que liga as cidades de Jauru e Vale do São Domingos, na região Oeste. A estrada está em obras desde 2010 e já sofreu algumas paralisações. A indicação parlamentar 083/2012, apresentada na última semana no plenário da Assembleia Legislativa, será encaminhada ao órgão responsável.
De acordo com a Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu), a obra foi paralisada apenas em dezembro com o início do período das chuvas e deve ser retomada até o final deste mês. Para este ano, a secretaria deve liberar R$ 3 milhões para a obra da rodovia. Toda a estrada a ser pavimentada corresponde a 20 quilômetros e o custo é de R$ 15 milhões. A previsão de conclusão da obra é para dezembro de 2013.
“A estrada é essencial para a ligação com a BR-174. Há muito tempo a população das duas cidades vem reivindicando essa obra e esperamos vê-la concluída”, apontou o deputado Airton Português.

Autor: ASSESSORIA
Policia: Cenas Fortes: imagens fortes: Policia MT: Vídeo: www.mt24horasnews.com.br
Cenas Fortes MT mt24horasnews@gmail.com Política 120.000 mil acessos em Fevereiro Cuiabá e Várzea Grande
_____________________________________________________________________

Silval anuncia ‘Água Para Todos’

ALLINE MARQUES
Da ReportagemDC

O governador Silval Barbosa (PMDB) anunciou o programa ‘Água Para Todos’ com o objetivo de acabar com o problema da falta de água nos municípios mato-grossenses, principalmente nas comunidades mais afastadas da área urbana, como assentamentos e distritos.

Após conseguir R$ 88 milhões por meio de convênio assinado com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para obras de saneamento em 35 municípios, Silval quer resolver o problema da falta de água em todo o Estado até 2014.

Para isso, o chefe do Executivo já alertou os prefeitos para iniciarem um levantamento da demanda de cada cidade. O estudo terá a ajuda de técnicos da Secretaria de Estado de Cidades, que visitarão os municípios para elaborar um projeto que será apresentado à Funasa.

“A maioria dos prefeitos nos procura para falar da falta de água nos assentamentos e por isso vamos aproveitar o apoio da Funasa para atender a essa demanda. Os prefeitos precisam fazer relatórios para apresentar o projeto e garantir que a presidente Dilma apoie o programa Água Para Todos”, declarou Silval, em solenidade na tarde de ontem no Palácio Paiaguás.

A ideia ainda é prematura e surgiu de um pedido feito por Silval à Funasa. Ele havia reivindicado equipamentos para construir poços artesianos nos assentamentos e a Fundação sugeriu que o projeto fosse mais amplo e atendesse uma parcela maior da sociedade.

O governador adotou a ideia e repassou a responsabilidade para o secretário de Cidades, Nico Baracat, que irá comandar os trabalhos, em parceria com os municípios.

De acordo com Silval Barbosa, o programa ‘Água Para Todos’ deverá funcionar aos moldes dos consórcios municipais já existentes. Os grupos devem receber os recursos para investir em ações que coloquem fim à falta de água em todos os 141 municípios. 



Policia: Cenas Fortes: imagens fortes: Policia MT: Vídeo: www.mt24horasnews.com.br
Cenas Fortes MT mt24horasnews@gmail.com Política 120.000 mil acessos em Fevereiro Cuiabá e Várzea Grande
_____________________________________________________________________

Policia MT:Nortão: homem que saiu hoje da cadeia é preso novamente por furto

Fonte: Só Notícias/Weverton Correa

A Polícia Militar de Nova Ubiratã (160 km de Sinop) prendeu mais uma vez, hoje, por furto, um homem, 25 anos. Ele havia sido liberado, esta manhã, justamente pela acusação de furto em uma residência, no sábado (10). O acusado foi localizado às margens da MT-242, com os produtos levados de uma casa arrombada, no centro.

O boletim de ocorrência aponta que o homem confessou ter furtado o celular, a máquina digital, joias, roupas, mantimentos, entre outros, e tinha a intenção de seguir até o distrito de Água de Limpa, pedindo carona. Os proprietários reconheceram os pertences, que foram devolvidos. Ele foi novamente encaminhado à Polícia Civil, que assumiu o caso.

No final de semana, o homem foi preso por furtar objetos da casa da funcionária de uma fazenda. Foram levadas pelo menos dez joias, inclusive de ouro, entre correntes, pulseiras e outras. Ele foi encontrado em cima da caixa d`água, no pavilhão de uma igreja. Além dos materiais recuperados, foram apreendidos uma espingarda calibre 12 e trouxinhas de droga.

Policia: Cenas Fortes: imagens fortes: Policia MT: Vídeo: www.mt24horasnews.com.br
Cenas Fortes MT mt24horasnews@gmail.com Política 120.000 mil acessos em Fevereiro Cuiabá e Várzea Grande
_____________________________________________________________________

Wallace inicia ataques e questiona Zaeli por VG não receber recursos de convênios


Da Redação
Pré-candidato nas eleições para a prefeitura de Várzea Grande em outubro deste ano, o deputado estadual Wallace Guimarães (PMDB), já afinou o discurso de campanha e criticou o atual chefe do executivo, Tião da Zaeli (PSD), devido a inadimplência do município com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que impossibilita a assinatura de novos convênios. O parlamentar também questionou a falta de diálogo entre o socialdemocrata e os demais deputados estaduais.
A intriga entre ambos começou quando o prefeito questionou o montante que seria encaminhado para o município pelo peemedebista com a liberação das emendas parlamentares, avaliadas em R$ 1 milhão em 2011 e R$ 3 milhões neste ano. Em resposta ao chefe do Paço Couto Magalhães, Wallace Guimarães foi taxativo em entrevista ao programa Cidade Independente da Rádio Cidade FM de ontem (14), ao dizer que é legislador e está sendo cobrado como se fosse prefeito.
“Sou deputado e não o prefeito. Minha função é de articulação junto ao governador e secretarias para a realização de obras. Mas, mesmo assim, destinei recursos para Várzea Grande que não puderam ser utilizados em função da inadimplência com o INSS. Por isso, deve ser resolvido este problema primeiramente para o município voltar a cobrar as verbas”. O deputado estadual aproveitou a oportunidade para enumerar as ações que fez para o município depois de ser cobrado pelo próprio prefeito sobre a falta de atuação na sua base eleitoral. “Coloquei recursos no ano passado e nenhum pode ser usado.

Policia: Cenas Fortes: imagens fortes: Policia MT: Vídeo: www.mt24horasnews.com.br
Cenas Fortes MT mt24horasnews@gmail.com Política 120.000 mil acessos em Fevereiro Cuiabá e Várzea Grande
_____________________________________________________________________

25% dos deputados são suplentes

RENATA NEVES
Da Reportagem

Com a posse de Alexandre César (PT) e Adalto de Freitas (PMDB), o ‘Daltinho’, a Assembleia Legislativa passa a contar com seis suplentes de deputado estadual, o que representa um quarto da atual legislatura. Dos titulares licenciados, quatro respondem pelo comando de secretarias de Estado e dois se afastaram para respeitar o sistema de rodízio e dar aos suplentes a oportunidade de desempenharem seus trabalhos.

Teté Bezerra (PMDB), Antônio Azambuja (PP), João Malheiros (PR) e José Domingos Fraga (PSD) comandam as secretarias de Estado de Turismo, Esporte e Lazer, Cultura e Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, respectivamente. Em seus lugares assumiram, na ordem, Emanuel Pinheiro (PR), Luizinho Magalhães (PSD), Ondanir Bortolini, o ‘Nininho’, e Gilmar Fabris (PSD).

Adalto de Freitas e Alexandre César atuaram como deputados na legislatura passada, sendo que o petista permaneceu na Assembleia durante praticamente todo o mandato, no lugar do titular Ságuas Moraes, que assumiu o comando da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Apesar de suas atuações, ambos não conseguiram se eleger em 2010.

Ao assumir a vaga no Legislativo, nesta quarta-feira (14), Alexandre César prometeu trabalhar para combater a miséria no Estado, a exemplo das ações desenvolvidas em todo o Brasil pela presidente Dilma Rousseff (PT). “Temos que nos preocupar com o que a gente pode ter além dos investimentos de estrutura e mobilidade urbana que permaneçam como fonte de riqueza pra sociedade”.

Além disso, o parlamentar também se mostra preocupado com o legado que ficará para o Estado após a realização da Copa do Mundo de 2014 e destaca duas áreas que, em sua opinião, devem receber atenção especial: Cultura e Turismo. “Temos que mostrar Mato Grosso ao mundo”, defendeu.

Daltinho, por sua vez, prometeu desenvolver ações com o objetivo de valorizar o Araguaia. Ele é o único representante no Parlamento da região, conhecida como ‘Vale dos Esquecidos’, devido ao descaso com o qual políticos mato-grossenses a trataram ao longo dos anos.

O peemedebista também aproveitou a oportunidade para reforçar sua pré-candidato a prefeito de Barra do Garças.

Policia: Cenas Fortes: imagens fortes: Policia MT: Vídeo: www.mt24horasnews.com.br
Cenas Fortes MT mt24horasnews@gmail.com Política 120.000 mil acessos em Fevereiro Cuiabá e Várzea Grande
_____________________________________________________________________

Tião da Zaeli:Taxis passam por vistorias

Fiscais da Superintendência de Trânsito e Transportes Urbanos (STU) estão realizando a vistoria dos taxis que operam no município de Várzea Grande. De acordo com o titular da pasta, Orestes de Oliveira, a inspeção dos veículos está sendo feita desde o mês de Janeiro de 2012. “Dos 183 veículos cadastrados, 136 já foram vistoriados”, destacou.
O superintendente disse que na próxima semana será realizada uma reunião com o Sindicato dos Taxistas de Várzea Grande para definir uma data limite no trabalho de inspeção dos veículos de passageiros. “O prazo final será estimado num curto período uma vez que faltam apenas 47 carros para serem inspecionados. Sem a vistoria e sem o selo referente ao ano de 2012, o condutor será notificado” alertou.
Os taxistas que estiverem com dúvidas quanto à vistoria deve procurar o sindicato dos taxistas e serão orientados quanto à vistoria.

A inspeção dos carros está sendo realizada na STU, localizada na Avenida Gonçalo Botelho de Campos, bairro Cristo Rei, das 8h às 11h das 14h às 17 horas. “Nosso objetivo é que os motoristas estejam aptos para rodarem e a população mais segura na hora de escolher esse tipo de transporte”
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: 3688-3155 ou 3688-3154 (STU). 

Policia: Cenas Fortes: imagens fortes: Policia MT: Vídeo: www.mt24horasnews.com.br
Cenas Fortes MT mt24horasnews@gmail.com Política 120.000 mil acessos em Fevereiro Cuiabá e Várzea Grande
_____________________________________________________________________

Professor Néviton (PTB):Cuiabá poderá contar com serviço social nas escolas

Redação
O projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Cuiabá, por iniciativa do vereador Professor Néviton (PTB), tem como objetivo garantir uma maior inserção de profissionais da área de serviço social dentro do espaço escolar. Estes profissionais deverão atender prioritariamente as crianças que vêm passando por difíceis situações do cotidiano atual.
“A sociedade vem sofrendo diversas alterações, inclusive na forma como as famílias vêm sendo constituídas, além disto, a pobreza, a violência doméstica, o desemprego, a prostituição infantil e o uso de drogas desafiam a todos nós. O mais grave é que tudo isto tem comprometido a permanência dos alunos nas escolas”, esclareceu Néviton Moraes.
Como todos os problemas sociais acabam por recair na escola e, muitas vezes o professor não têm condições de garantir uma resposta concreta a estas problemáticas, torna-se primordial a presença de profissionais habilitados dentro do espaço escolar.
No projeto de lei, caberia à área de serviço social escolar a promoção de diversas ações, como o levantamento da natureza social e econômico das famílias, mostrando aquelas que demandariam assistência mais urgente; a elaboração de projetos mais adequados ao enfrentamento de situações problema ou mesmo de combate e prevenção à violência e ao uso de drogas, entre outras ações.

Policia: Cenas Fortes: imagens fortes: Policia MT: Vídeo: www.mt24horasnews.com.br
Cenas Fortes MT mt24horasnews@gmail.com Política 120.000 mil acessos em Fevereiro Cuiabá e Várzea Grande
_____________________________________________________________________

“É falta de respeito”, diz vereador sobre ausência de presidente do Detran na Câmara

alt
O vereador de Cuiabá, Washington Barbosa, criticou nesta manhã, na bancada da casa de leis, o Presidente do Departamento Estadual de Trânsito, Detran/MT, Teodoro Moreira Lopes, pela ausência no plenário desta terça-feira (13). Isso porque o presidente havia confirmado a presença ao vereador de que viria a Casa para dar explicações sobre o aumento das taxas do departamento, que foram aumentadas em cerca de 700%.
O vereador afirma que os esclarecimentos do presidente são importantes, já que, segundo ele, aumentando os impostos há de haver um retorno à cidade com políticas públicas de prevenção aos acidentes de trânsito.
De acordo com o vereador é uma falta de respeito com a população que precisa de esclarecimentos.
“Ele (Teodoro) poderia ter avisado pelo menos uma semana antes. Deixou para fazer isso em cima da hora, pois mandou um assessor vir nos informar da ausência. É um desrespeito para com a casa e com a população”, reclama o parlamentar.
Segundo Washington, encaminhará um ofício ao departamento pedindo a visita do presidente novamente.
“Vou cobrar a visita do presidente, pois os usuários merecem ser informados. Não só em relação a essas taxas, mas também têm o direito de serem orientadas sobre as campanhas que o Detran irá realizar, assim como, dar uma satisfação sobre as mesmas”, observa o vereador.

Da Redação/Andrieli Picinatto

Policia: Cenas Fortes: imagens fortes: Policia MT: Vídeo: www.mt24horasnews.com.br
Cenas Fortes MT mt24horasnews@gmail.com Política 120.000 mil acessos em Fevereiro Cuiabá e Várzea Grande
_____________________________________________________________________

Policia MT:Acusado de roubo e estupro, foragido da Justiça de MT é preso em Corumbá

Foragido da Justiça de Mato Grosso foi preso na tarde de terça-feira (13), no bairro Maria Leite, em Corumbá. Contra Cácio Júnior Mendes Hipólito, 20 anos, existe mandado de prisão preventiva pela prática de crime de roubo por concurso de pessoas; restrição de liberdade; uso de arma e prática de estupro e aborto. Cácio e outros comparsas são acusados de invadir uma casa, render o proprietário e estuprar duas mulheres, uma delas estava grávida e perdeu o bebê em função do estupro.
Depois de comunicadas pela Polícia Civil mato-grossense que o fugitivo estava em Corumbá, as Polícias Civil e Militar de Ladário montaram uma operação para prendê-lo. Inicialmente, os policiais localizaram a casa onde o foragido estava, que seria de uma prima dele. Lá, um casal foi detido e chegou a negar que abrigava o acusado de roubo e estupro. Contudo o celular de um deles tocou por várias vezes e na identificação da chamada aparecia o nome do fugitivo, que acabou preso no bairro Maria Leite.
Na Delegacia, ele admitiu estar há dois meses na casa da prima dele, onde os policiais encontraram roupas e documentos pessoais do procurado pela Polícia de Mato Grosso, que está preso na Delegacia de Polícia Civil de Ladário. O delegado Enilton Zalla, titular do DP ladarense já comunicou o cumprimento de mandado de prisão à Justiça e policiais do Mato Grosso devem vir à região para escoltar o preso de volta para Cuiabá. Já o casal que abrigava o foragido, foi autuado por favorecimento pessoal, cuja pena em caso de condenação, é de 1 a 6 meses de detenção.

Policia: Cenas Fortes: imagens fortes: Policia MT: Vídeo: www.mt24horasnews.com.br
Cenas Fortes MT mt24horasnews@gmail.com Política 120.000 mil acessos em Fevereiro Cuiabá e Várzea Grande
_____________________________________________________________________

Governo assina convênio do PAC 2; Barra entre as contempladas


O governador Silval Barbosa (PMDB) assina nesta quarta (14) convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a liberação de R$ 88,723 milhões da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para obras de saneamento básico em 35 municípios de Mato Grosso.
Do total de recursos, R$ 36,082 milhões serão utilizados na captação e ampliação dos sistema de abastecimento de água de 13 municípios: Alto Taquari, Barra do Bugres, Conquista D’Oeste, Denise, Figueirópolis D’Oeste, Gaúcha do Norte, Indiavaí, Itiquira, Mirassol D’Oeste, Nova Marilândia, Novo Horizonte do Norte, Planalto da Serra e União do Sul. Os demais serão aplicados no sistema de coleta e tratamento de esgoto de 11 municípios (Alto Araguaia, Aripuanã, Castanheira, Comodoro, Confresa, Guiratinga, Jauru, Juína, Lucas do Rio Verde, Nova Guarita, Tapurah) e mais R$ 5,5 milhões para construção de banheiros domiciliares com rede de água e esgoto em outras 11 cidades.
As famílias carentes que receberão esses benefícios serão selecionadas pelas assistências sociais dos municípios beneficiados. Cada um terá R$ 500 mil para aplicar nesse tipo de melhoria. As cidades foram escolhidas pela Funasa, que contemplou aquelas com projetos já prontos ou em fase de conclusão. (Com Secom) S.C.
O projeto de Barra do Bugres, no valor de R$ 3.710.522,78, prevê obras de melhorias no Departamento de Água e Esgoto (DAE) como a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) e a construção de uma caixa d´água no Bairro Maracanã. O prefeito de Barra do Bugres, Wilson Francelino, estará em Cuiabá para assinatura do convênio.

Fonte: Redação do GD com Secom 
 



Policia: Cenas Fortes: imagens fortes: Policia MT: Vídeo: www.mt24horasnews.com.br
Cenas Fortes MT mt24horasnews@gmail.com Política 120.000 mil acessos em Fevereiro Cuiabá e Várzea Grande
_____________________________________________________________________

Ferdinand é encontrado pela polícia; saiba o que acontece


O vilão Ferdinand (Carlos Machado) vai ser encontrado pela polícia. A cena vai ao ar no capítulo do dia 20, em "Fina Estampa".


O segurança vai tomar um susto ao dar de cara com o delegado Paredes (Samir Murad) e um grupo de policiais. O capanga vai visitar Tereza Cristina (Christiane Torloni) para acertar detalhes do atentado contra Griselda (Lilia Cabral), quando é surpreendido perto da mansão da vilã.


Quando Ferdinand desce do carro, o delegado avisa: "Nós precisamos ter uma conversa, e gostaria muito que ela fosse amigável".

O malvado sai correndo, e durante a perseguição ele atinge um dos policiais. Na confusão, Ferdinand consegue escapar.

"Fina Estampa" vai ao ar logo após o "Jornal Nacional", na Globo.
 Policia: Cenas Fortes: imagens fortes: Policia MT: Vídeo: www.mt24horasnews.com.br
Cenas Fortes MT mt24horasnews@gmail.com Política 120.000 mil acessos em Fevereiro Cuiabá e Várzea Grande
_____________________________________________________________________

Policia MT:Polícia registra 125 casos de roubo em fevereiro na grande Cuiabá

Um levantamento da gerência de estatística da Secretaria Estadual de Segurança Pública, aponta que em fevereiro deste ano a Polícia Civil registrou em Cuiabá e Várzea Grande 125 roubos, sendo que desse total 46 foram de veículos e 79 de motos. Se comparar com janeiro houve uma redução de 18 casos de assaltos, pois foram 107.
Em fevereiro, Cuiabá registrou 57 roubos, deste 25 foram de automóveis e 32 de motos. Em janeiro, foram comunicados 53 assaltos, deste 33 são de automóveis levados pelos bandidos e 20 de motos.
Já Várzea Grande registrou em fevereiro, 68 assaltos, sendo que em 21 foram levados automóveis e em 47 motos. Em janeiro, foram 54 roubos, sendo que 20 foram de automóveis e 34 de motos.
O total de veículos recuperados entre carros, caminhonetes e motos nos dois municípios chega a 107, em fevereiro, e 124, em janeiro.

Policia: Cenas Fortes: imagens fortes: Policia MT: Vídeo: www.mt24horasnews.com.br
Cenas Fortes MT mt24horasnews@gmail.com Política 120.000 mil acessos em Fevereiro Cuiabá e Várzea Grande
_____________________________________________________________________

Projeto Microcrédito recebe adesão de novos municípios e renova parcerias

Qualquer apoio financeiro é bem vindo para quem está iniciando ou pretende ampliar seu próprio negócio. E se o auxílio vier sem incidência de juros e com a possibilidade de parcelamento em até 12 meses, a proposta se torna quase irresistível. Todos estes benefícios são ofertados pelo Projeto Microcrédito Juro Zero, uma ação desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT).
 
O projeto, que já funcionava em 91 municípios de Mato Grosso, recebeu nesta quarta-feira (14.09) a adesão das cidades de Barão de Melgaço (113 km ao sul do Estado) e Novo Mundo (785 km de distância de Cuiabá). O termo de parceria foi assinado pela primeira-dama e secretária da Setas-MT, Roseli Barbosa e os prefeitos dos respectivos municípios.
 
“Fomentar a geração de renda pelo estímulo ao microempreendedorismo individual é o objetivo do microcrédito. O projeto financia equipamentos ou mercadoria de até R$ 1.500, um valor relativamente pequeno, mas que representa um grande auxílio para os pequenos empreendedores. Já vimos várias histórias de pessoas que recorreram ao projeto e hoje empregam várias pessoas, dada a proporção de crescimento de seu empreendimento”, disse a secretária Roseli Barbosa.
 
Para o prefeito de Barão de Melgaço, Marcelo Ribeiro Alves, o projeto Microcrédito será de grande valia para os moradores do município. “Estamos satisfeitos em poder participar deste programa, que deverá se transformar em uma importante ferramenta de apoio para os pequenos empreendedores e, com certeza, de fundamental importância para melhoria da qualidade de vida das famílias de Barão de Melgaço”, ressaltou o gestor.
 
O prefeito de Novo Mundo, José Hélio Ribeiro, parabenizou o Governo do Estado pelo alcance do projeto. “A amplitude desta iniciativa e das demais ações realizadas nos municípios de Mato Grosso fortalecem os pequenos comerciantes, pequenos produtores e a população de forma geral”, salientou José Hélio.
 
Durante o encontro houve também a assinatura da reativação do Microcrédito no município de Poconé. O prefeito da cidade, Arlindo Márcio Moraes, disse que o retorno do Microcrédito na cidade é uma reivindicação da população. “Recebemos muitos pedidos de moradores para reativação do projeto. Tenho certeza que o projeto beneficiará muito a cidade, principalmente pelas oportunidades geradas pela Copa de 2014”, afirmou Arlindo.
 
MICROCRÉDITO EM NÚMEROS
 
Desde que foi criado, em 2004, o Microcrédito já atendeu 5.324 empreendedores individuais, gerou 7.986 novos empregos, além desqualificar 9.071 pessoas no curso de capacitação gerencial e formar 323 agentes de crédito.
 
Os recursos do programa fazem parte do Fundo Estadual de Amparo ao Trabalhador (Feat) e já atingiram o montante de R$ 5.901.090,61 em valores financiados pelo programa.
 
A gestão do fundo faz parte das atribuições do Conselho Estadual do Trabalho (Cetb-MT), em conjunto com os conselhos municipais do trabalho. Por isso, a cidade que tem interesse em participar do projeto precisa criar e homologar o conselho municipal na esfera estadual.
 
A análise e aprovação das propostas acontecem nas reuniões do comitê de crédito, formado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Amparo e Extensão Rural (Empaer-MT), prefeituras municipais e MT Fomento.
 
“As pessoas interessadas no auxílio do Projeto Microcrédito devem procurar os agentes municipais da sua cidade para o preenchimento da proposta de financiamento. Podem participar do programa os maiores de 18 anos, sem restrição nos órgãos de proteção ao crédito, com renda familiar de até três salários mínimos e que apresentem afinidade profissional com o bem financiado”, explicou o secretário adjunto de Trabalho e Emprego da Setas, Jean Estevan de Oliveira.
 
PALESTRA
 
Ainda na tarde desta quinta-feira (14.09), o coordenador do Microcrédito, Rangel da Costa, realiza uma palestra sobre o funcionamento projeto para moradores da comunidade de Ouro Branco, em Várzea Grande.
 
Policia: Cenas Fortes: imagens fortes: Policia MT: Vídeo: www.mt24horasnews.com.br
Cenas Fortes MT mt24horasnews@gmail.com Política 120.000 mil acessos em Fevereiro Cuiabá e Várzea Grande
_____________________________________________________________________

Candidatos a reitor da UFMT participam de debate em Rondonópolis

Assessoria
O primeiro debate entre os candidatos à reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi realizado nessa quarta (14) no campus universitário de Rondonópolis, e contou com a participação dos três candidatos.
Em auditório lotado com mais de 200 pessoas, a professora Maria Lúcia Cavalli Neder, atual reitora e candidata à reeleição pela chapa 1, expôs suas realizações e destacou o crescimento pelo qual passa a UFMT na atualidade, com a criação de um novo campus em Barra do Garças, as ampliações nos campus de Sinop, Rondonópolis e Cuiabá e o início da construção do novo campus em Várzea Grande, cuja doação do terreno foi oficializada esta semana.
Ela ainda destacou a construção do novo Hospital Universitário, que já conta com recursos na ordem de R$ 120 milhões, assegurados pelo MEC e pelo Governo Estadual.
O debate, que foi elogiado pelos presentes como muito sereno e respeitoso, teve um momento de certa tensão quando o professor Edinaldo Castro, concorrente pela chapa 3, comentou a resposta do professor Fernando Nogueira, da chapa 2. “Política de assistência estudantil não se faz só com comida para os estudantes”, alfinetou Edinaldo. Nogueira refutou o comentário afirmando que “É muito fácil, em momentos como esse, vir aqui apresentar soluções mágicas e deixar de reconhecer o trabalho dos outros”.
A professora Maria Lúcia, que chegou na segunda-feira (12) a Rondonópolis, além de participar do debate reuniu-se com professores, técnicos e com a representação estudantil do campus universitário. Ouviu várias reivindicações e se comprometeu em trabalhar as soluções. Também ouviu muitos reconhecimentos pelo seu trabalho à frente da reitoria. Em sua gestão, o campus de Rondonópolis recebeu os dois primeiros cursos de mestrado, um de Educação e outro de Engenharia Agrícola e Ambiental.
O curso de Enfermagem do campus de Rondonópolis recebeu nota máxima (5) na última avaliação nacional das universidades brasileiras.
Com os estudantes, a professora Maria Lúcia se comprometeu em viabilizar a construção de uma nova casa de estudante para atender ao aumento da demanda depois da implantação do Enem, que gerou grande mobilidade de estudantes em todo o país. Ela também disse que vai pleitear junto ao Ministério do Esporte pela construção do Ginásio Poliesportivo no campus. 


Policia: Cenas Fortes: imagens fortes: Policia MT: Vídeo: www.mt24horasnews.com.br
Cenas Fortes MT mt24horasnews@gmail.com Política 120.000 mil acessos em Fevereiro Cuiabá e Várzea Grande
_____________________________________________________________________

Policia MT:Falhas em assassinato incriminam marido de empresária

Daniel e Maicon, que executaram Ângela (no detalhe, com Damião) com 24 facada, em novembro de 2011

DA REDAÇÃO
Testemunhas e acusação e de defesa dos cinco acusados de participarem do assassinato da empresária Ângela Cristina Peixoto, morta aos 32 anos, com 24 facadas, no dia 15 de novembro de 2011, prestaram depoimento à juíza Ana Cristina Silva Mendes, da Primeira Vara Especializada da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. A audiência de instrução e pronuncia durou cerca de seis horas e foi realizada na terça-feira (13), no Fórum de Cuiabá. 

Foram arroladas ao processo mais de 15 pessoas, testemunhas de acusação e defesa. São acusados de participar do assassinato de Ângela os réus Damião Francisco Rezende, 33, esposo, Maycon José Cardoso, 22, e Daniel Paredes Ferreira, 20. Também foram arrolados ao processo Kleber Azevedo dos Santos, 25, Eduardo Bezerra. Ambos são acusados de auxiliar a quadrilha no assassinato de Ângela. 

Durante a audiência de instrução foi divulgada a participação de mais um integrante da quadrilha, apontado apenas como Marcelo. Segundo o Ministério Público Estadual (MPE), representado pela promotora Lindinalva Dalla Costa, ele foi dos que auxiliaram Damião a arquitetar o assassinato da esposa. 

Durante as oitivas, a promotora Lindinalva buscou demonstrar que Damião imaginava ter cometido ser um crime perfeito, mas, na verdade, o seu plano possuía diversas falhas. 

Rastros de um crime 
O advogado Luciano Augusto Neves, contratado pela família de Ângela e que atua como assistente de acusação, defende a tese de que a empresária foi dopada antes de ser esfaqueada. Essa seria mais uma prova da premeditação de Damião para o assassinato.

Em depoimento ao juízo, familiares da vítima disseram acreditar que Ângela e a filha do casal, uma menor de sete anos, tenham recebido algum medicamento de Damião. A menor revelou para a tia que não se lembrade ter sido trancada no quarto e que acordou ao ver o pai, chorando, em uma sacada. 

A irmã de Ângela, Angélica Maria Peixoto, revelou que viu, no quarto de hóspedes, duas malas que foram encontradas pela Polícia Civil com Maycon e continham 15 quilos de cocaína. 

Duas das testemunhas de acusação, intimadas pelo MPE, que eram colegas de trabalho de Daniel Paredes, na empresa em que ele trabalhava, afirmaram que viram o homem ir até a empresa e entregar dinheiro para Daniel, que tentou “disfarçar” o pagamento do crime encomendado, dizendo que tinha recebido uma dívida antiga. 

A promotora mostrou a foto de Damião e a testemunha disse que “achava” que se tratava da mesma pessoa. O advogado de defesa, buscando defender Damião, pediu que seu cliente fosse levado à sala de audiência. A testemunha não teve mais dúvida e reconheceu Damião como sendo a mesma pessoa que foi vista entregando dinheiro para Daniel. 

A mãe da vítima, a dona de casa Maria do Bom Despacho Peixoto da Silva, contou à juíza que a filha se mostrava abatida, nos dias que antecederam sua execução, mas que ela não lhe disse o motivo. A mãe de Ângela e demais familiares acreditam que Damião tentou ingressar no tráfico de drogas, em busca de dinheiro fácil, que recuperasse o poder aquisitivo do casal. E que ele havia reduzido, de forma considerável, após constantes negócios mal-sucedidos. 

A audiência prossegue no dia 20 com outras testemunhas e o interrogatório dos quatro acusados presos. 

O crime 
Ângela foi assassinada com 24 facadas nas costas, no dia16 de novembro, na casa onde o casal residia, no Jardim Presidente II, em Cuiabá. 

Os criminosos entraram na casa da família, mataram a mulher, roubaram aparelhos eletrônicos e produtos da casa e, depois, saíram numa caminhonete S-10. 

Os executores foram presos menos de 24 horas após o crime, na cidade de Miranda (MS), pela PRF. 

Eles pretendiam ir até a Bolívia, para onde levavam a picape de Damião, para ser trocada por cocaína. 

O combinado era que ele deveria registrar queixa somente dois dias depois, mas policiais da DHPP pediram o bloqueio do veículo, horas após o crime.  

Damião foi preso durante o enterro da mulher, no Cemitério Parque Bom Jesus, em Cuiabá. 

Um mês antes do crime, Daniel e Maycon receberam a quantia de R$ 1,5 mil, que seria parte do pagamento do assassinato da empresária. 

Na quitinete deles, no bairro Grande Terceiro, a Polícia Civil apreendeu cerca de 15 quilos de basta-base de cocaína, que, segundo a Polícia, pertenciam a Damião. 




Policia: Cenas Fortes: imagens fortes: Policia MT: Vídeo: www.mt24horasnews.com.br
Cenas Fortes MT mt24horasnews@gmail.com Política 120.000 mil acessos em Fevereiro Cuiabá e Várzea Grande
_____________________________________________________________________

Prefeitura assina convênio de R$ 20 milhões em investimentos de infraestrutura

A Prefeitura Municipal de Rondonópolis assinou convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF) de R$ 20,7 milhões para obras de construção de galerias de água pluvial, pavimentação de ruas e construção de calçadas nos bairros Jardim Dom Bosco, Ipiranga, Carlos Bezerra 1, Nova Era, Dinalva Muniz, Jardim Iguaçu, Tancredo Neves e Rui Barbosa.  
 
Os projetos foram desenvolvidos pelos técnicos Melquíades Neto e João César da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Urbanismo e Habitação (Sinfra), comandada pelo secretário da Ronaldo Uramoto.
 
O prefeito de Rondonópolis encaminhou a mensagem para a Câmara Municipal pedindo autorização para abertura do crédito especial no orçamento criando dotações orçamentárias.
 
Os recursos são do programa Pró-Transporte do Ministério das Cidades e já estavam assegurados ao município. “Temos um grande apoio do governo federal porque Rondonópolis cumpriu todos os convênios firmados e o bom relacionamento cultivado com a ministra Miriam Belchior”, comentou o prefeito.



Policia: Cenas Fortes: imagens fortes: Policia MT: Vídeo: www.mt24horasnews.com.br
Cenas Fortes MT mt24horasnews@gmail.com Política 120.000 mil acessos em Fevereiro Cuiabá e Várzea Grande
_____________________________________________________________________

Policia MT:Pânico, tiros e corre-corre durante assalto na Praça Popular, em Cuiabá

Dois jovens armados, um deles com um revólver 357 de uso restrito, aprontaram a maior confusão durante um assalto num bairro nobre de Cuiabá. Os bandidos, um deles de 16 anos, trocaram tiros com a Polícia Militar, e causaram muito pânico e corre-corre, com as pessoas tentando se livrar das balas.
A refrega entre policiais militares e dois, assaltantes, um deles identificado como Eder Lara de Souza, de 19 anos, aconteceu por volta das 19 horas desta quarta-feira (14).
Os bandidos invadiram uma panificadora bastante frequentada por pessoas de classe média alta no bairro Popular, área central de Cuiabá, e roubaram vários objetos, além de dinheiro do caixa.
Na saída, no entanto, os bandidos deram de cara com a Polícia Militar, mas não se intimidaram. Trocaram tiros com os policiais, e ainda conseguiram seguir em frente, mesmo sendo perseguidos.
Apesar da valentia, os bandidos não foram muito longe. Presos, eles foram transferidos para  a Central de Flagrantes do Centro Integrado (Cisc-Norte) do Planalto, onde foram autuados em flagrante em crimes de roubo, resistência à prisão e porte ilegal de arma de fogo.


Policia: Cenas Fortes: imagens fortes: Policia MT: Vídeo: www.mt24horasnews.com.br
Cenas Fortes MT mt24horasnews@gmail.com Política 120.000 mil acessos em Fevereiro Cuiabá e Várzea Grande
_____________________________________________________________________