Pages

quarta-feira, 14 de março de 2012

Projeto Microcrédito recebe adesão de novos municípios e renova parcerias

Qualquer apoio financeiro é bem vindo para quem está iniciando ou pretende ampliar seu próprio negócio. E se o auxílio vier sem incidência de juros e com a possibilidade de parcelamento em até 12 meses, a proposta se torna quase irresistível. Todos estes benefícios são ofertados pelo Projeto Microcrédito Juro Zero, uma ação desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT).
 
O projeto, que já funcionava em 91 municípios de Mato Grosso, recebeu nesta quarta-feira (14.09) a adesão das cidades de Barão de Melgaço (113 km ao sul do Estado) e Novo Mundo (785 km de distância de Cuiabá). O termo de parceria foi assinado pela primeira-dama e secretária da Setas-MT, Roseli Barbosa e os prefeitos dos respectivos municípios.
 
“Fomentar a geração de renda pelo estímulo ao microempreendedorismo individual é o objetivo do microcrédito. O projeto financia equipamentos ou mercadoria de até R$ 1.500, um valor relativamente pequeno, mas que representa um grande auxílio para os pequenos empreendedores. Já vimos várias histórias de pessoas que recorreram ao projeto e hoje empregam várias pessoas, dada a proporção de crescimento de seu empreendimento”, disse a secretária Roseli Barbosa.
 
Para o prefeito de Barão de Melgaço, Marcelo Ribeiro Alves, o projeto Microcrédito será de grande valia para os moradores do município. “Estamos satisfeitos em poder participar deste programa, que deverá se transformar em uma importante ferramenta de apoio para os pequenos empreendedores e, com certeza, de fundamental importância para melhoria da qualidade de vida das famílias de Barão de Melgaço”, ressaltou o gestor.
 
O prefeito de Novo Mundo, José Hélio Ribeiro, parabenizou o Governo do Estado pelo alcance do projeto. “A amplitude desta iniciativa e das demais ações realizadas nos municípios de Mato Grosso fortalecem os pequenos comerciantes, pequenos produtores e a população de forma geral”, salientou José Hélio.
 
Durante o encontro houve também a assinatura da reativação do Microcrédito no município de Poconé. O prefeito da cidade, Arlindo Márcio Moraes, disse que o retorno do Microcrédito na cidade é uma reivindicação da população. “Recebemos muitos pedidos de moradores para reativação do projeto. Tenho certeza que o projeto beneficiará muito a cidade, principalmente pelas oportunidades geradas pela Copa de 2014”, afirmou Arlindo.
 
MICROCRÉDITO EM NÚMEROS
 
Desde que foi criado, em 2004, o Microcrédito já atendeu 5.324 empreendedores individuais, gerou 7.986 novos empregos, além desqualificar 9.071 pessoas no curso de capacitação gerencial e formar 323 agentes de crédito.
 
Os recursos do programa fazem parte do Fundo Estadual de Amparo ao Trabalhador (Feat) e já atingiram o montante de R$ 5.901.090,61 em valores financiados pelo programa.
 
A gestão do fundo faz parte das atribuições do Conselho Estadual do Trabalho (Cetb-MT), em conjunto com os conselhos municipais do trabalho. Por isso, a cidade que tem interesse em participar do projeto precisa criar e homologar o conselho municipal na esfera estadual.
 
A análise e aprovação das propostas acontecem nas reuniões do comitê de crédito, formado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Amparo e Extensão Rural (Empaer-MT), prefeituras municipais e MT Fomento.
 
“As pessoas interessadas no auxílio do Projeto Microcrédito devem procurar os agentes municipais da sua cidade para o preenchimento da proposta de financiamento. Podem participar do programa os maiores de 18 anos, sem restrição nos órgãos de proteção ao crédito, com renda familiar de até três salários mínimos e que apresentem afinidade profissional com o bem financiado”, explicou o secretário adjunto de Trabalho e Emprego da Setas, Jean Estevan de Oliveira.
 
PALESTRA
 
Ainda na tarde desta quinta-feira (14.09), o coordenador do Microcrédito, Rangel da Costa, realiza uma palestra sobre o funcionamento projeto para moradores da comunidade de Ouro Branco, em Várzea Grande.
 
Policia: Cenas Fortes: imagens fortes: Policia MT: Vídeo: www.mt24horasnews.com.br
Cenas Fortes MT mt24horasnews@gmail.com Política 120.000 mil acessos em Fevereiro Cuiabá e Várzea Grande
_____________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário