Pages

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Vereador da cidade de Jauru (425 km a oeste de Cuiabá):PF deflagra ação contra fraudes no INSS em MT; vereador de Jauru está envolvido



Da Redação

A Polícia Federal realiza operação contra fraudes na implantação de benefícios previdenciários. Serão cumpridos 34 mandados judiciais, 18 de busca e apreensão e 16 de conduções coercitivas, expedidos pela Justiça Federal de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá). Entre os envolvidos está uma servidora do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Cuiabá e um vereador da cidade de Jauru (425 km a oeste de Cuiabá).

Segundo a PF, outros 14 beneficiários do INSS foram conduzidos para prestarem depoimentos no interesse das investigações.

Os trabalhos tiveram início a partir de denúncia feita à Ouvidoria Geral do Ministério da Previdência Social. Segundo o denunciante, um indivíduo da cidade de Jauru, falsificava há 8 anos, documentos para facilitar a concessão de benefícios previdenciários.

As fraudes consistiam em inserções de dados falsos nos sistemas da Previdência Social para serem utilizados nas concessões de benefícios previdenciários, bem como em declarações inverídicas dos segurados em relação ao exercício de atividade rural.

As investigações duraram cerca de 14 meses e revelaram a atuação de um esquema voltado para a obtenção fraudulenta de Benefícios de Aposentadoria por Idade e Pensão por Morte, a supostos trabalhadores rurais e dependentes.

Levantamentos preliminares apontaram 30 benefícios com indícios de irregularidades e prejuízo estimado de R$ 815 mil. No entanto, o prejuízo poderá chegar a mais de R$ 47 milhões com a identificação de outros 149 concedidos pela servidora apresentando as mesmas características e “modus operandis”.

Os investigados poderão ser indiciados pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica, inserção de dados falsos no sistema da Previdência Social, corrupção ativa e passiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário