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sexta-feira, 20 de abril de 2012

Sem secretário, Secopa adia proposta para contratar obras do VLT

Edilson Almeida
Redação 24 Horas News





A demissão do economista Eder Moraes da direção da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) já causou o primeiro efeito. Nesta quinta-feira, 19, enquanto o governador Silval Barbosa se reunia com os aliados políticos para definição de um nome para o cargo, foi dada a ordem para alterar a data da sessão de abertura das propostas da licitação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o dia 15 de maio. A sessão estava prevista para o próximo dia 23 de abril.

Segundo o Governo, no entanto, a sessão foi remarcada porque diversas empresas interessadas em participar da licitação solicitaram um prazo maior para montar as propostas, uma vez que a obra envolve áreas complexas nos ramos da engenharia e tecnologia. A nova data será publicada nesta sexta-feira, 20, no Diário Oficial do Estado.

“A complexidade das propostas da maior licitação já realizada em Mato Grosso e a necessidade de atender a todas as exigências técnicas e da legislação justificam o pedido das empresas participantes”, disse o secretário adjunto executivo Maurício Guimarães. O processo licitatório está em curso nos moldes do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que permite a contratação integrada dos projetos básicos, executivos, execução das obras, fornecimento e montagem de sistemas e material rodante.

O VLT será implantado no canteiro central nos itinerários CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, percorrendo 22,2 km. O volume de ônibus e veículos de passeio que circulam pelas avenidas será reduzido quando o novo modal entrar em operação. Os ônibus convencionais alimentarão o sistema de VLT, trazendo os passageiros dos bairros até uma das estações do metrô de superfície, que ficarão ao lado dos trilhos no canteiro central das avenidas Rubens de Mendonça, Prainha, FEB e Fernando Correa da Costa.

Ao oficializar a demissão de Eder Moraes do cargo, o governador Silval Barbosa garantiu que o cronograma de obras relacionadas a Copa do Mundo não sofreria solução de continuidade. Nos bastidores, porém, se queixou da morosidade no segmento de mobilidade urbana, especialmente do VLT e dos problemas de relacionamento que Eder Moraes vinha tendo com a classe empresarial e política.

Com 15 quilômetros de extensão, o trajeto CPA-Aeroporto contará com dois terminais de integração (CPA1 e André Maggi, que terá um elevado ferroviário no aeroporto Marechal Rondon), 22 estações de transbordo, dois viadutos, três trincheiras e uma ponte. Nesse trecho será feito também a reestruturação do canal da prainha, na região central de Cuiabá.

O eixo Coxipó - Centro terá 7,2 quilômetros de extensão, um terminal de integração (Coxipó), 11 estações de transbordo, três viadutos e duas pontes.

Os terminais terão estacionamento para veículos e bicicletário, ampliando o potencial de mobilidade urbana na Capital e em Várzea Grande. O anteprojeto do VLT prevê que todos os critérios de acessibilidade serão contemplados na elaboração dos projetos básico, executivo e, consequentemente, na execução das obras.

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