Pages

sexta-feira, 20 de abril de 2012

De volta a Cuiabá, Silval se reúne com Riva, Savi e Emanuel e promete anunciar substituto de Eder nesta 5ª

Governador também sinaliza, durante entrevista a TVCA (Globo), ainda de Brasília, durante a tarde, com possibilidade de manter secretário no Governo, “mas não na Secopa” 


KLEBER LIMA 

O governador Silval Barbosa (PMDB) promete anunciar amanhã o nome do substituto de Eder Moraes na Secretaria da Copa. Em entrevista dada nesta quarta (18) à TV Centro América (Globo), de Brasília, o governador disse que substituição foi de rotina, e que não entendia porque a imprensa criava tanta polêmica em torno do assunto.
Silval disse à TV que “ninguém é permanente e nem tem cargo vitalício no governo”, e admitiu que Eder pode permanecer no Governo, mas em outra função. “Quem sabe ele poderá ainda estar no governo, mas não na Secopa”, disse o governador a TV.
Mayke Toscano/Hipernoticias
Silval diz que Eder ainda pode servir ao Governo em outra secretaria que não seja a Secopa
De volta a Cuiabá desde o final da tarde, o governador se reuniu no início da noite em seu gabinete com os deputados José Riva (PSD), Mauro Savi e Emanuel Pinheiro, estes do PR. Não foi divulgada a pauta da reunião, mas a demissão de Eder e seu substituto são assuntos inevitáveis.Senadores e deputados que tiveram contato com o governador nestes dois dias em Brasília, especialmente, nesta quarta, relatam que Silval aparentava um misto de tranqüilidade e abatimento, evitando falar do assunto. In off, todavia, todos os parlamentares que foram contatados pela reportagem aprovaram a decisão do governador.
Na saída do encontro, os deputados Mauro Savi disseram apenas que o governador analisa, entre suas opções, uma solução interna, indicando alguém da própria Secopa. "Viemos aqui atendendo um chamdo do governador, mais para ouvi-lo", disseram. Emanuel Pinheiro foi o último a deixar o Palácio Paiaguás. Na saída, Pinheiro foi pego de surpresa: quando esperava seu motorista apanhá-lo, no estacionamento foi chamado pelo próprio Eder de Moraes, entrou em seu carro e deixaram o local.

PEDRO TAQUES: "AGORA SILVAL VAI PODER GOVERNAR"
Mayke Toscano/Hipernoticias
Há menos de um mês Pedro Taques este com Silval tratando de crise política entre o senador e o ex-secretário
O senador Pedro Taques (PDT), que há um mês protagonizou um embate público com Eder de Moraes sobre a falta de transparência do secretário na condução das obras da Copa, declarou aoHiperNotícias que enfim o governador Silval Barbosa tomou a decisão correta. Com tom de alívio de na voz, Taques disse que "agora Silval vai poder governar".
Em um episódio no começo de março deste ano, Éder se indispôs publicamente com Pedro Taques, justamente porque o congressista, da tribuna do Senado, cobrou transparência de Eder na execução das obras, especialmente quanto à instalação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá e Várzea Grande.
Moraes não gostou de ser cobrado e retrucou com declarações fortes, criticando o pedetista, inclusive chamando-o de “traficante do medo”.Depois da indisposição entre Taques e Eder, o governador chamou Romoaldo Júnior, líder do governo na Assembleia Legislativa, e ordenou que toda e qualquer decisão sobre a Copa do Mundo de 2014 deveria passar pelo seu crivo.

Nesta semana a situação de Eder Moraes chegou a um ponto insustentável e o governador não teve outra opção a não ser demitir o secretário, para alívio de vários políticos e do próprio Pedro Taques, que afirma que "agora as coisas vão começar a caminhar". A decisão tira sumariamente de cena o secretário Éder Moraes.
HiperNotícias tentou, durante todo o dia, conversar com o secretário, mas ele não atendeu as ligações.(Colaboraram Edimara Fagundes e Paulo Coelho)
LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO


http://www.hipernoticias.com.br/TNX/conteudo.php?sid=169&cid=12331

Nenhum comentário:

Postar um comentário