Pages

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Presidente da Associação de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Mato Grosso repudia ação contraria de vereador

Uma trajetória de tropeços e perseguição aos colegas tem sido a atuação do vereador Antônio Cardoso de Andrade Neto (irmão Cardoso) (PSD)

A renovação na Câmara Municipal de Várzea Grande na nova legislatura a partir de 2013 será quase total. De acordo com analistas políticos, A pífia atuação dos vereadores especialmente do vereador Antônio Cardoso De Andrade Neto (irmão Cardoso) (PSD), de cinco mandatos chegou ao cumulo e inadmissível, ao tentar desqualificar o vereador Antônio Jose de Oliveira Toninho do Gloria líder da bancada do (PV),solicitando a retirada do projeto de resolução criando Frente Parlamentar de Apoio aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. O parlamentar evangélico da igreja assembleia de deus demostrou com a sua atitude de proibir a iniciativa de levar para o debate político a defesa da categoria levantada pelo vereador Antônio José de Oliveira Toninho do Gloria líder da bancada do (PV).

Ao se posicionar contra a criação da frente parlamentar o vereador Cardoso (PSD) é contra a iniciativa é "defender a efetivação dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, e a valorização da carreira, qualificação e capacitação, assim como melhorias nas condições de trabalho desses profissionais".

Durante a seção, o parlamentar solicitou a retirada do projeto de resolução, se pediu a retirada do projeto porque é contra, vale ressaltar que o parlamentar não apresentou sequer um projeto de lei nessa legislatura, Toninho do Gloria rebateu as colocações do vereador evangélico respeito aos agentes e que ele deveria estar à disposição para defender os interesses desta categoria. 


"Defendo melhores condições de trabalho para esta categoria tão importante, que faz um trabalho fundamental na saúde de muitos dos várzeagrandenses. São eles que contribuem para melhorar as condições de vida da população mais carente", disse Toninho do Gloria. O parlamentar autor do projeto que cria a frente colocou seu mandato e gabinete à disposição da categoria.

A Frente vai zelar pelo efetivo cumprimento da Emenda Constitucional 51/06, que assegura aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias uma relação estável com o poder público; lutar pelo cumprimento da lei 11.350/06, que regulamenta a carreira dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias; defender a valorização dessas duas carreiras; acompanhar a efetiva aplicação dos recursos do Programa de Promoção e Prevenção da Saúde do Ministério da Saúde e realizar estudos para a criação de um curso pedagógico para a área de atuação desses agentes.

 O deputado Valtenir Pereira (PSB) parabenizou a iniciativa do vereador Toninho do Gloria líder da bancada do (PV), em propor a frente parlamentar no sentido de encampar a luta no sentido da regularização dos agentes que estão trabalhando hoje, de forma ilegal.  “É louvável a atitude tomada pele vereador Toninho do Gloria, que vai de encontro às reivindicações da classe e que tanto luta e cobra essa efetivação”.

 “A profissão de Agente de Saúde quando foi criada, consistiu por um problema de emergência. Foram contratados alguns agentes para fazer o combate da dengue, mas na época não se tinha noção do problema que a dengue se tornaria ao longo dos anos em todo país. Com isso, o número de agentes aumentou significativamente e a criação da profissão de agente de saúde e combate a endemia foi necessária. Então, essa Lei dará mais segurança, estabilidade e dignidade a esses trabalhadores que estão no nosso dia a dia salvando a vida de muitas pessoas”, completou o autor do projeto de resolução, vereador Toninho do Gloria (PV). 



João Batista de Oliveira 
Diretor do portal Todos Contra a Pedofilia MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário