Pages

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Cuiabá:Politica:Cuiabá:Brunetto quer manter Incra em Carlinda e Pontes e Lacerda

Deputado diz que fechamento de unidades prejudicará 4.600 famílias

Fablício Rodrigues-ALMT
Clique para ampliar 
Brunetto se reúne com Rafael Pires, secretário Nacional de Assuntos Federativos do Incra
DA ASSESSORIA
O deputado Ademir Brunetto (PT) viaja para Brasília nesta terça-feira, dia 10 para cumprir intensa agenda de visitas. Porém, a principal reivindicação do parlamentar será feita no Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA onde está marcada uma audiência com o secretário Nacional de Assuntos Federativos do INCRA, Rafael Pires. A solicitação é para a revogação da Resolução/ Incra nº 59.
O documento determina o fechamento das Unidades Avançadas do Incra nos municípios de Carlinda e Pontes e Lacerda. O deputado está levando ao secretário registros da indignação dos habitantes bem como das entidades de classes e autoridades destes municípios repudiando a determinação inserida na Resolução.
Para entender o caso, após a resolução para o fechamento das unidades, o parlamentar mato-grossense realizou em fevereiro, duas audiências Públicas para tratar o tema com a população.
De acordo com diagnóstico enviado pela unidade de Carlinda, o órgão local possui um bom número de técnicos e funcionários que atendem as demandas em dezenas de assentamentos que aportam àquela unidade executiva. São mais de 4.600 famílias atendidas.
Brunetto justifica que, em Carlinda, a comunidade, por meio de arrecadações espontâneas, construiu o prédio para instalação da unidade do Incra em uma estrutura moderna e ampla, que atende mais de 12 municípios do norte de Mato Grosso, que ficam distantes 800 km da capital.
Já a unidade de Pontes e Lacerda atende mais de 15 municípios no Vale do Guaporé, extremo oeste do estado de Mato Grosso, região de fronteira com a Bolívia, onde os conflitos agrários são permanentes. Há também um grande número de assentamentos já devidamente organizados e acompanhados pelo INCRA local, são aproximadamente 1890 famílias contempladas.
Como a bandeira da sua gestão é a reforma agrária e a agricultura familiar, Brunetto irá destacar ao representante do INCRA, a relevância destas unidades executoras para Mato Grosso, visto que elas oportunizam a inclusão social a redução da miséria e principalmente terras para inúmeras famílias trabalharem.
Casa Civil
Além de buscar a revogação da Resolução/ INCRA nº 59, Ademir Brunetto visitará a Casa Civil e os senadores da bancada de Mato Grosso para saber sobre o andamento de projetos para o Estado.
No Senado Federal Brunetto irá discutir, entre outros assuntos, educação, reforma agrária, além de desenvolvimento sustentável, energia e infraestrutura. O deputado deve ressaltar ainda as expectativas em torno da Copa de 2014, e o Programa Luz para todos.
Segundo o deputado, essas visitas contribuem para intensificar o relacionamento entre o estado e a federação ampliando as oportunidades de parcerias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário