Pages

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Cuiabá:Politica:Cuiabá:Pedro Taques quer CPI mista sobre caso Cachoeira

Comissão irá investigar envolvimento de parlamentares com o empresário goiano

Wlademir Barreto-Agência Senado
Clique para ampliar 
Taques: "comissão suprapartidária buscará a elucidação dos fatos"
DA ASSESSORIA
O senador Pedro Taques (PDT-MT) sugeriu nesta segunda-feira (09.04) a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o envolvimento de parlamentares como empresário Carlos Cachoeira – acusado de envolvimento em um esquema de jogos ilegais em Goiás. O pedetista adiantou que começa hoje a recolher assinaturas para apresentar o requerimento pela abertura da Comissão à presidência do Senado.
"Trata-se de uma Comissão suprapartidária que buscará a elucidação dos fatos. O Senado tem que dar uma resposta à sociedade e também aos senadores", afirmou.
A iniciativa foi motivada pelo indeferimento do Supremo Tribunal Federal (STF) ao ofício encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo informações a respeito da "Operação Monte Carlo”. Na manhã de hoje, o STF comunicou oficialmente ao Senado que o requerimento não poderá ser respondido por que o inquérito tramita sob segredo de justiça.
Conforme argumentou o senador Pedro Taques, somente uma CPI teria condições constitucionais de receber tais informações. Em Plenário, os senadores Ana Amélia (PP) e Álvaro Dias (PSDB) manifestaram apoio à proposta.
Ele explicou ainda que uma Comissão composta por senadores e deputados federais seria mais viável, uma vez que as últimas notícias ampliam a participação de políticos no suposto esquema ilícito.
De acordo com o artigo 58 da Constituição Federal, a instalação da comissão se dará mediante requerimento com a adesão de um terço dos membros das duas Casas, ou seja, 27 senadores e 171 deputados federais.
Conselho
Independente da abertura da CPMI, o senador Pedro Taques ressalta que Conselho de Ética do Senado poderá agir sem as informações da PGR, "cumprindo o seu dever constitucional”. O nome do novo presidente do Conselho será definido nesta terça-feira (10.04). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário