Pages

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Várzea Grande:Eleição em VG pode começar com "queda de braço"

Se depender do presidente do diretório estadual do PMDB o cacique político Carlos Bezerra, o deputado estadual Wallace Guimarães (PMDB) que pretende disputar a prefeitura da cidade industrial, pode não conseguir legenda e ver seu sonho ir por “água abaixo”. Em política sempre há troco. E, neste caso, não é difícil entender. Na eleição passada, Wallace atropelou uma composição política e lançou a candidatura de sua esposa Jaqueline Guimarães pelo (PHS) a deputada federal. Essa artimanha resultou no “naufrágio” da candidatura da ex-senadora Serys Marly (PT), embora tenha reforçado as chances do, agora, deputado estadual peemedebista.

Os 33 mil votos de Jaqueline foram agregados para eleger dois progressistas: Pedro Henry e Eliene Lima, hoje na condição de secretários de estado licenciados. Bezerra acusou o golpe e vê agora a oportunidade de exercer uma ação pedagógica sobre o peemedebista de primeira viagem que teve a pretensão de querer “abraçar o mundo”. Isso facilita a trajetória o secretário de Estado de Cidades, Nico Baracat (PMDB) para ser o “ungido” da convenção.

Crise política: Várzea Grande sofre uma de suas piores fases de sua historia política. No ano passado foi difícil identificar quem era o prefeito da cidade. Houve semana em que a “dança da cadeira” teve de três prefeitos, Murilo Domingos (PR), Sebastião Gonçalves Reis o Tião da Zaeli (PSD) e vereador João Madureira (PR), gerando enorme descompasso administrativo. Por fim, o caos só acabou com uma decisão do Supremo Tribunal Federal-STF que enterrou o mandato fluídico de Murilo e restituiu o mínimo de governabilidade num município em estado pré- falimentar e que ainda a duras penas tenta se recompor.

Eleições 2012: Estão propensos a disputar a prefeitura além de Zaeli, Nico ou Wallace pelo PMDB e pelos democratas, a esposa do senador Jaime Campos, Lucimar Campos, ou o filho do ex-prefeito, ex-governador, ex-conselheiro atual deputado estadual Júlio Campos, o empresário Júlio Campos e o ex-deputado derrotado nas últimas eleições o apresentador de TV Maksuês Leite (PP).

Hoje em entrevista a Turma do Epa, o secretário Nico Baracat, preferiu não se aprofundar sobre o assunto e garantiu que o partido superou as divergências passadas em busca de um consenso interno que permita as forças políticas do PMDB manterem a coesão interna e assim disputarem a eleição para vencer.

“As reuniões partidárias estão aparando eventuais arestas para que o partido some o melhor de suas lideranças e se apresente com projeto político capaz de fazer ressurgir uma cidade que precisa se reencontrar com o melhor de si própria”, encerrou Nico, ressaltando que o partido utilizará todos os instrumentos necessários, sem descartar inclusive pesquisas qualitativas para a escolha do melhor candidato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário