Pages

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Várzea Grande:Bebê achado na rua em Cuiabá deixa hospital e fica à disposição da Justiça

Bebê achado na rua em Cuiabá deixa hospital e fica à disposição da Justiça

Pronto-Socorro de Cuiabá na tarde desta segunda-feira (9), onde ficou internado durante nove dias. Segundo o conselheiro tutelar Devair Rodrigues, que acompanhou o caso, a menina foi levada para o orfanato Lar da Criança. Agora, o futuro dela será definido pela Justiça.


A menina foi encontrada enrolada em uma manta branca em uma calçada na Avenida Coronel Escolástico, na centro da cidade. Ela ainda estava com a placenta e com o cordão umbilical quando foi encontrada por uma família que passava pelo local. O estado de saúde da menina, que nasceu com 47 centímetros e pesando 3,4 quilos, é considerado bom. Ela ganhou peso no período em que esteve no Pronto-Socorro e, apesar de ter sido abandonada na rua, não contraiu nenhuma doença.


Grosso definir qual será o destino dela. Na semana passada, uma mulher de 32 anos se apresentou como a suposta mãe do bebê. Mas, segundo o conselheiro, a maternidade ainda precisa ser comprovada por exame de DNA. Devair explicou ao G1 que a comprovação da maternidade ainda não resolve a questão. Isso porque a suposta mãe teria problemas mentais. Assim, o bebê poderá ficar sob a guarda de um membro da família dela.


A guarda só será definitivamente autorizada pela Justiça, explicou o conselheiro, após um rígido estudo social acompanhado por uma equipe interdisciplinar do Lar da Criança. O estudo será entregue à Justiça, que vai definir o futuro da menina.


Mãe não queria ter outro filha

Em depoimento à delegada Alexandra Fachone, que investiga o abandono, a suposta mãe disse que só soube da gravidez ao fazer exames médicos para a realização de uma cirurgia de laqueadura. Ela tem quatro filhos e não queria ter outro.


A suposta mãe também não fez nenhum acompanhamento pré-natal e apenas um exame ultrassom teria sido feito no dia 30 de dezembro, quando constatou que o bebê já estava com 40 semanas. Por isso, a mulher disse à delegada que resolveu ficar sozinha em casa na virada do ano e não acompanhar o marido, que foi para casa de parentes.


A mulher confirmou ainda que teve o filho sozinha e que depois saiu perambulando confusa. Ela pegou um ônibus e deixou a criança no centro da cidade. Ela afirmou também que perdeu a consciência e só voltou ao estado normal quando já estava internada em um hospital particular da cidade. Em entrevista, o suposto pai afirmou que nem sabia que a esposa estava grávida, por ela estar acima do peso.


História descartada

Sobre a outra família que reivindicou a guarda da criança, o conselheiro tutelar afirmou que praticamente foi descartada essa informação. Devair disse que uma equipe do Conselho Tutelar foi até a casa da mulher, que se apresentou como a suposta tia do bebê, mas não encontrou qualquer testemunho ou indício de que a mulher tenha alguma sobrinha adolescente de 17 anos, que seria usuária de drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário