Pages

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

TCE de Mato Grosso realiza sonho de ser referência em controle externo, avalia Valter Albano

Em discurso proferido durante a sessão solene de posse da 51ª Mesa Diretora do Tribunal de Contas de Mato Grosso, o conselheiro Valter Albano pontuou os principais resultados alcançados no período 2006-2011 e na gestão 2010-2011, entre eles o de consolidar a instituição mato-grossense como referência nacional em controle externo.
O TCE concluiu em 2011 um planejamento estratégico de seis anos, representado em três biênios. Segundo Valter Albano, dois valiosos pontos puderam ser constatados: a disciplina no cumprimento das metas estabelecidas e a constatação da unidade dos conselheiros em relação aos propósitos maiores do tribunal.”Essas duas condições foram fundamentais para realizarmos tanto quanto foi alcançado nesse período”, disse.
Até 2005, o TCE –MT julgava contas com 19 anos de idade e atualmente, aprecia todas as contas anuais do ano anterior até o ano subsequente: “Somos os únicos a fazer isso em todo o Brasil”, afirmou Albano. Ainda de acordo com o conselheiro, uma instituição que era fechada, hoje transmite a apreciação das contas ao vivo pela TV Assembleia e disponibiliza em seu Portal todos documentos relativos aos julgamentos. “Deixamos de verificar apenas a legalidade dos atos dos gestores para também verificar os resultados das políticas públicas. Ao fazer isso, dizemos que não basta cumprir a lei, mas sim se garantir benefícios à sociedade”, enfatizou Albano.
Por fim, Valter Albano declarou que o TCE-MT realizou um sonho estabelecido em agosto de 2005, o de ser referência nacional em controle externo. “Fomos visitados por 35 Tribunais de Contas de outros Estados e países. Além disso, o conselheiro Antonio Joaquim será empossado em fevereiro presidente da Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil [Atricon]”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário