Pages

domingo, 1 de janeiro de 2012

Riva transforma PSD na maior sigla e mantém forte influência nos Poderes

Romilson Dourado


José Riva está no 5º partido e conseguiu transformar o PSD na maior legenda em MT em número de ocupantes de cargos eletivos
     José Riva soube levar vantagem política mais uma vez nas articulações no decorrer de 2011 e que vão refletir nas próximas eleições. Ele se juntou ao prefeito de São Paulo Gilberto Kassab e não só ajudou a recriar o PSD, como o transformou na maior agremiação partidária em Mato Grosso no intervalo de apenas três meses. Com a força política e financeira de quem comanda a Assembleia Legislativa desde quando pisou os pés ali como deputado, ora como presidente, ora como primeiro-secretário, Riva levou para a nova sigla outros 4 deputados estaduais, 2 federais, o vice-governador Chico Daltro, mais de 300 vereadores e 50 prefeitos.
    Essa debandada provocou desfalques em legendas, como o PR, PMDB, PP e DEM. O objetivo de Riva agora é concorrer a cargo majoritário, de governador ou de senador. Só não encarou o teste das urnas nesse sentido porque tem sobre os ombros dezenas de processos. Seus assessores acreditam que até 2014 o cacique do PSD já terá se livrado desses embates jurídicos.
    Ele começou na vida pública no PMN, pelo qual se elegeu prefeito de Juara. Pela mesma agremiação chegou ao posto de deputado. Está no quinto mandato e já passou também pelo PTB, PSDB e PP. Riva ganha espaço explorando o municipalismo. Tem agenda intensa e procura estar presente em vários lugares. Se envolve nas articulações até em eleição para presidente de bairro.
    Desde a época de Jayme Campos (91/94), o governo vem dando trégua para Riva, tendo-o sempre como aliado. Dante de Oliveira, Blairo Maggi e agora Silval Barbosa seguiram na mesma linha, a de não confrontar com o cacique político do PSD. Assim, Riva exerce poder não apenas no Legislativo, onde controla um duodécimo de quase R$ 20 milhões mensais, mas também no Executivo e até no Judiciário.
Ir para o Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário