Pages

domingo, 1 de janeiro de 2012

Procurador diz que Ficha Limpa não vai valer no staff de Galindo

Nayara Araújo

Fernando Biral     O procurador Fernando Biral assegura que a Lei Ficha Limpa não irá destituir cargo de nenhum membro do staff. Isso significa que nenhuma permanência poderá ser impedida pela legislação. “A lei será válida daqui para frente e os secretários atuais não deverão passar por avaliação alguma”, pontua Biral, lembrando que não descarta a possibilidade de alterações na lei.
     A lei será válida para cargos comissionados ou de confiança nas esferas estaduais e municipais em todo o país e impede a candidatura de políticos condenados pela Justiça em decisões colegiadas ou que renunciaram a cargo eletivo para evitar processo de cassação. Em Mato Grosso, a nomeação de servidores considerados fichas sujas nos cargos comissionados foi um projeto do deputado Guilherme Maluf (PSDB).
     A Câmara de Cuiabá adotou o mesmo procedimento, mas no primeiro caso, o governador Silval Barbosa (PMDB) vetou o projeto. O plenário do Legislativo, entretanto, o derrubou por 14 votos a 4.
     Muitos críticos têm questionado as regras, que já serão válidas para o pleito de 2012, alegando que a ficha limpa contraria o chamado "princípio da presunção de inocência", pelo qual uma pessoa só pode ser considerada culpada depois de esgotadas todas as possibilidades de recurso.
RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário