Pages

sábado, 17 de dezembro de 2011

Selo dos Correios homenageia relações entre Brasil e Qatar

Os Correios lançam, na próxima segunda-feira (19 de dezembro), o selo comemorativo das relações entre o Brasil e o Qatar. O selo integra a série Relações Diplomáticas, que celebra as boas relações entre o Brasil e países amigos.

Com a emissão, os Correios celebram a paixão pelo futebol que une Brasil e Qatar, anfitrião da Copa do Mundo de Futebol de 2022, ao mesmo tempo em que homenageia o pequeno país árabe, dotado de grandes recursos e alta capacidade de desenvolvimento.

Sobre o selo

O selo retrata a relação de amizade entre os dois países usando como tema uma paixão em comum - o futebol, por meio da representação de dois jogadores, que, de forma simétrica, chutam simultaneamente uma mesma bola na posição de bicicleta. Essa simetria permite um efeito lúdico de alternância da imagem na estampa do selo: hora o jogador está posicionado acima e hora abaixo. Demonstrando a integração entre os países, atrás do jogador do Brasil tremula a bandeira do Qatar, e atrás do jogador do Qatar tremula a bandeira do Brasil. As técnicas utilizadas são impressão em ofsete a 4 cores com retícula estocástica e impressão em relevo seco. A tiragem é de 300 mil selos ao valor facial de R$ 2,70 cada.

Os selos podem ser adquiridos pela loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline), pela Agência de Vendas a Distância (centralvendas@correios.com.br) ou nas agências dos Correios.

vEm juízo adolescente reafirma que matou idoso a pauladas para roubar dinheiro

Na audiência realizada perante o juízo de Poconé (104 Km ao sul de Cuiabá) o adolescente, de 17 anos, reafirmou a autoria do assassinato do aposentado Silvando Joaquim de Souza, 68 anos, morto a pauladas no dia 1º de dezembro. Ele disse que matou para roubar qualquer quantia de dinheiro que encontrasse na casa. Como o menor já está solto por não ter conseguido uma vaga para internação no Centro Socioeducativo de Cuiabá, no Complexo do Pomeri, a promotoria solicitou que novamente seja encaminhado um pedido de vaga para o menor infrator, porém, dessa vez em qualquer unidade socieducativa do Estado. Também foi solicitado um estudo psico-social para se descobrir se ele é portador de algum distúrbio mental, ou sofre de algum trauma psicológico. Isso porque em depoimento ao delegado Rodrigo Bastos e também ao juiz responsável pelo caso, o menor confessou o crime em detalhes, sem mostrar arrependimento. E mesmo após conversar com um defensor antes se ser interrogado nesta quinta-feira (15), manteve a versão que matou o idoso para roubar e não negou a autoria do crime. De acordo com a Polícia Civil, ele matou o idoso e depois roubou os R$ 320 que a vítima havia sacado da aposentadoria

Durante a audiência, a direção do Complexo Socioeducativo de Cáceres foi contata por telefone, mas informou que lá também está superlotado. Agora é preciso esperar a resposta do Sistema Prisional que administra todas as penitenciárias e centros socieducativos. Um novo mandado de apreensão só poderá ser expedido caso, seja expedido um atestado de vaga em qualquer unidade do Estado.

O pai do adolescente também foi ouvido na audiência. Ele relatou que ainda está perplexo com a atitude do filho que não tinha ficha criminal, está concluindo 3º ano do ensino médio sem nunca ter reprovado, tinha namorada e nunca havia apresentado comportamento agressivo. O adolescente mora há um ano e meio com o pai, a madrasta e dois irmãos ao lado do sítio que vítima cuidava como caseiro. Antes ele morava com a mãe em outra cidade.

Uma nova audiência já foi marcada para o dia 12 de janeiro. Na ocasião, serão ouvidas todas as testemunhas que forem apontadas pela Polícia Civil e solicitadas pela Justiça. Espera-se que até lá o laudo psicológico do menor já esteja finalizado para auxiliar na fixação da medida socieducativa para ele cumprir ou então para ser sumetido a tratamentos.

Conselho Nacional de Justica manifesta apoio à instalação do NAT no Estado

O Conselho Nacional de Justiça manifestou apoio ao Núcleo de Atendimento Técnico (NAT) instalado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso para subsidiar magistrados nas decisões em processos relacionados à saúde. Por telefone, o conselheiro Ney José de Freitas conversou com o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, e o parabenizou pela iniciativa. Segundo o conselheiro, o núcleo é um instrumento importante para democratizar e dar celeridade à Justiça. Desde a sua criação, em 9 de novembro, até o dia 7 de dezembro, quando foi divulgado o primeiro relatório de atividades do núcleo, o NAT recebeu 86 demandas provenientes de nove municípios, incluindo Cuiabá e Várzea Grande. Cinqüenta por cento dos pareceres emitidos pelo NAT consideraram pertinentes as demandas da parte autora. Em 8% dos casos, o magistrado solicitou mais informações à demandante após analisar o parecer. Os índices demonstram a imparcialidade do NAT, segundo o coordenador, juiz Túlio Dualibi Alves Souza, da Sexta Vara Cível de Sinop.

Em 57% dos casos, os juízes concederam as liminares para atender as solicitações da parte autora e em 29%, os magistrados pediram mais informações aos demandantes após analisarem o parecer técnico. Esse resultado é significativo, destacou o coordenador do NAT, para comprovar que a existência do núcleo não tira a autonomia do magistrado, que irá julgar de acordo com a sua convicção. Apenas proporciona ao julgador um parecer técnico, isento, que o auxiliará na decisão, e que pode ser acatado ou não.

Outro ponto positivo do NAT é revelar onde estão os principais gargalos da saúde pública de Mato Grosso e cobrar providências das autoridades competentes. O primeiro relatório mostrou que os pedidos de cirurgias lideram as demandas, representando 44% das solicitações. Na sequência estão os pedidos de medicamentos (21%) e exames (13%). Os relatórios de atividades serão divulgados no quinto dia útil de cada mês. 

Inicialmente, conforme o magistrado de Sinop, o NAT deveria atender apenas os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Tangará da Serra, já que se trata de um projeto piloto. No entanto, o serviço foi acionado também por magistrados de Juína, Primavera do Leste, Terra Nova do Norte, Colíder e Ribeirão Cascalheira. Segundo o coordenador, embora esses municípios devam ser atendidos preferencialmente, a ordem é não deixar nenhum magistrado sem assistência, ou seja, quem procurar o serviço do núcleo terá a resposta.

O NAT funciona em uma sala no Fórum Desembargador José Vidal, em Cuiabá, e conta com uma equipe formada por três médicos, um farmacêutico, um técnico administrativo e um estagiário, cedidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT). A criação do núcleo atende à recomendação nº 31 do Conselho Nacional de Justiça, que busca melhorar o acesso dos magistrados a informações técnicas sobre saúde nas demandas judiciais.

Nos processos que tramitam nacComarca de Cuiabá, os membros do NAT têm acesso físico aos autos. Em relação aos processos que tramitam nas comarcas do interior, os documentos necessários, assim como os pareceres, são encaminhados por malote digital.

Receita fecha cerco contra calçados que entram irregular

A Receita Federal confirmou na sexta-feira (16) o início da Operação Passos Largos para combater a importação irregular de calçados, como antecipou na última quarta-feira (14) a Agência Brasil. Operações parecidas estão sendo planejadas para os setores ótico, de pneus e de brinquedos, considerados problemáticos pelo Fisco e por fabricantes nacionais.

O primeiro setor a ter o controle das importações intensificado foi o de produtos têxteis e vestuário, com a Operação Panos Quentes 3, que começou em agosto e foi finalizada hoje.

Para operacionalizar a Operação Passos Largos, a Receita Federal assinou convênio técnico com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), que permitirá a troca de informações entre a entidade e a Coordenação-Geral de Administração Aduaneira (Coana) para melhorar a identificação dos produtos irregulares que chegam ao país.

“Nós estamos conversando com vários setores para ver quais necessitam de medidas assemelhadas. Com o setor de calçados, a nossa expectativa é de uma parceria muito produtiva, que possibilitará mais agilidade na identificação e classificação dos produtos [que vêm do exterior]”, disse a secretária adjunta da Receita Federal, Zayda Manatta.

Como fez com a Operação Panos Quentes 3, a Receita irá, a partir da próxima segunda-feira (19), mudar os procedimentos aduaneiros, com as mercadorias submetidas a um regime especial de controle. Ou seja, os produtos passarão a ser direcionados para os canais vermelho e cinza. Com isso, as mercadorias podem ficar retidas para averiguação por 90 dias, com o prazo podendo ser prorrogado por igual período.

Na importação, há quatro canais de parametrização das cargas: verde (não há conferência documental nem física da carga), amarelo (realiza-se somente a análise da documentação), vermelho (que implica a verificação documental e física) e cinza (quando há suspeita da ocorrência de fraude, situação em que a carga somente é liberada mediante apresentação de garantia pelo importador).

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Milton Cardoso, lembrou que o Brasil já abriu processo para investigar a triangulação de produtos, feita pelo Vietnã e a Indonésia. A triangulação é uma prática irregular de comércio exterior por meio da qual um produto fabricado em determinado país é exportado por meio de outro com certificação de origem irregular.

“Esses ainda fabricam [Vietnã e Indonésia], mas existem outros, como Hong-Kong, Macau, Bélgica e Alemanha, cujas importações chegam no Brasil como se os calçados fossem fabricados lá”, disse Cardoso. Outro problema, alertou, é que o excedente mundial, após a queda no consumo causada pela crise mundial, tem levado os produtores de outros países a direcionar suas mercadorias para o Brasil.

Na Operação Panos Quentes 3, iniciada em agosto, 521 declarações de importação foram fiscalizadas, sendo que 180 delas apresentaram irregularidades. De um total de US$ 26 milhões de importações, US$ 11,34 milhões foram identificadas com irregularidades, que incluíam desde o volume informado até a origem dos produtos.

O diretor-superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Pimentel, destacou a importância das operações da Receita Federal no combate a importações irregulares. Segundo ele, em 2007, o Brasil importava vestuário a US$ 7 por quilo, valor muito aquém do preço médio mundial.

Com as medidas, o preço passou para um valor “mais realista”, de US$ 17 por quilo. “As medidas da Receita confirmaram a suspeição. O valor de US$ 7 por quilo não pagava, muitas vezes, a matéria-prima incorporada ao produto final importado. Com a Operação Panos Quentes 3 e outras medidas do governo, estamos com o preço razoável e em níveis internacionais”, disse. (W.S)

Em juízo adolescente reafirma que matou idoso a pauladas para roubar dinheiro

Na audiência realizada perante o juízo de Poconé (104 Km ao sul de Cuiabá) o adolescente, de 17 anos, reafirmou a autoria do assassinato do aposentado Silvando Joaquim de Souza, 68 anos, morto a pauladas no dia 1º de dezembro. Ele disse que matou para roubar qualquer quantia de dinheiro que encontrasse na casa. Como o menor já está solto por não ter conseguido uma vaga para internação no Centro Socioeducativo de Cuiabá, no Complexo do Pomeri, a promotoria solicitou que novamente seja encaminhado um pedido de vaga para o menor infrator, porém, dessa vez em qualquer unidade socieducativa do Estado. Também foi solicitado um estudo psico-social para se descobrir se ele é portador de algum distúrbio mental, ou sofre de algum trauma psicológico. Isso porque em depoimento ao delegado Rodrigo Bastos e também ao juiz responsável pelo caso, o menor confessou o crime em detalhes, sem mostrar arrependimento. E mesmo após conversar com um defensor antes se ser interrogado nesta quinta-feira (15), manteve a versão que matou o idoso para roubar e não negou a autoria do crime. De acordo com a Polícia Civil, ele matou o idoso e depois roubou os R$ 320 que a vítima havia sacado da aposentadoria

Durante a audiência, a direção do Complexo Socioeducativo de Cáceres foi contata por telefone, mas informou que lá também está superlotado. Agora é preciso esperar a resposta do Sistema Prisional que administra todas as penitenciárias e centros socieducativos. Um novo mandado de apreensão só poderá ser expedido caso, seja expedido um atestado de vaga em qualquer unidade do Estado.

O pai do adolescente também foi ouvido na audiência. Ele relatou que ainda está perplexo com a atitude do filho que não tinha ficha criminal, está concluindo 3º ano do ensino médio sem nunca ter reprovado, tinha namorada e nunca havia apresentado comportamento agressivo. O adolescente mora há um ano e meio com o pai, a madrasta e dois irmãos ao lado do sítio que vítima cuidava como caseiro. Antes ele morava com a mãe em outra cidade.

Uma nova audiência já foi marcada para o dia 12 de janeiro. Na ocasião, serão ouvidas todas as testemunhas que forem apontadas pela Polícia Civil e solicitadas pela Justiça. Espera-se que até lá o laudo psicológico do menor já esteja finalizado para auxiliar na fixação da medida socieducativa para ele cumprir ou então para ser sumetido a tratamentos.

Trânsito é maior reclamação em bairros da capital

Um dos bairros com o maior fluxo de veículos de Cuiabá, o CPA 2 sofre, há anos, com a falta de sinalização nas dezenas de cruzamentos. Com ruas largas e asfaltadas, convite aos motoristas para trafegar em maior velocidade, e grande parte de mão dupla, diariamente são registrados batidas e atropelamentos. Para resolver a questão, a Associação dos Moradores do bairro já realizou um levantamento em que seriam necessárias 200 placas de "Pare", apenas para os cruzamentos. Um dos únicos da região que possui sinalização, após muita insistência dos moradores, é o das ruas Tangará e Minas Gerais. Apior via, na opinião da população do bairro, é a Alice Freire que é, inclusive, utilizada por ônibus. Sem saber qual é a preferencial, nos horários de pico o caos é inevitável. "É muito complicado. Já cansei de ver acidentes e atropelamentos aqui", atesta Fioravante Gonçalo Júnior, 36. Conta que o medo e tão grande que ele não deixa as filhas, de 6 e 3 anos, sequer chegarem perto da rua.

Outro problema que preocupa os moradores é a rede de esgoto. Por falta de terraplanagem adequada quando as ruas foram asfaltadas, o sistema de bocas de lobo não funciona. Em alguns pontos basta uma chuva fraca para que as esquinas se transformem em piscinas. Já em outros, como a esquina das ruas Alice Freire e Alô Brasil, a água parada é uma constante.

Morando em frente à esquina, Renato Bruno dos Santos, 59, destaca que não pode deixar a janela de casa aberta por 2 motivos, o péssimo odor e a chance de ver sua casa invadida por água quando os veículos passam pela via. Desviar da água é uma tarefa praticamente impossível para os pedestres. Morando há muitos anos no bairro, Santos conta que a situação é tão grave que uma criança já morreu após ser arrastada para o local em uma forte chuva. O desentupimento de uma manilha e a continuação da rede de escoamento resolveriam o problema. A associação estima em 5 o número de pontos que apresentam o mesmo problema.

O pedestre, aliás, passa por mais outro problema. Em muitas calçadas, o passeio é ocupado por restos de obra e carros. Quem tem que passar por estes pontos acaba tendo que se aventurar no meio da rua. Para o lazer, os moradores do CPA 2 contam com 2 campos de futebol e uma praça cultural localizada no coração do bairro. Mas a falta de investimentos em cultura por parte do Poder Público torna o local um verdadeiro elefante branco, sem nenhum tipo de apresentação. Apenas quando a associação realiza algum tipo de festividade é que a praça é utilizada.

Sem espaços para a prática esportiva, as crianças e adolescentes do bairro se aventuram jogando futebol e vôlei nas ruas. Mas, com o crescimento do CPA2, este tipo de jogo se torna cada vez mais arriscado. Os moradores questionam a não abertura dos ginásios das escolas do bairro, que seriam úteis para suprir mais esta deficiência. Outra opção para quem mora no CPA 2 é o Centro Comunitário. Lá, dividem o espaço 250 alunos de curso pré-vestibular, além de pessoas da melhor idade. Para quem busca oportunidades, o centro tem cursos realizados em parcerias com entidades, com temas que vão desde o empreendedorismo até formação para gerentes de mercado, eletricistas e garçons.

Aproveitando-se da densidade da população, centenas de empresas e bancos se instalaram no bairro. Alívio para os moradores, que antes precisavam se deslocar até o centro da cidade, mesmo sem uma linha que ligue o bairro, "pegando carona" nos ônibus que apenas passam pelo local. Mas, com a chegada do comércio houve o aumento da criminalidade. Furtos e assaltos são comuns, sobretudo na área comercial do bairro.

Outro lado
O diretor de Construção Civil da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Cuiabá (Seminfe), Gilcimar de Almeida, afirma que determinou uma inspeção em todas as bocas de lobo do bairro. Como resultado, 35 des- tas foram limpas por uma equipe. No entanto, ele se comprometeu a visitar os locais indicados pela reportagem para resolver o problema.

A Polícia Militar informa que realiza o policiamento ostensivo no bairro, sobretudo nas ruas comerciais, focos de assaltos e furtos a comércios e pedestres. A secretaria municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) foi procurada pela re- portagem e não deu retorno até o fechamento desta edição.

Mato Grosso: 75% das vítimas de assassinatos são negras


Dos 952 óbitos violentos registrados no ano passado em Mato Grosso, 714 são referentes aos assassinatos de pessoas negras, ou seja, 75% de pretos e pardos, conforme classifica o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram mortos com tiros, facadas e outras agressões. Os dados, que foram divulgados pelo Instituto Sangari, por meio da pesquisa Mapa da Violência 2012, revelou ainda que entre os anos de 2002 e 2010, as mortes de pessoas negras aumentaram 16%, saltando de 613 óbitos para 714 assassinatos.

Nacionalmente, os dados não são diferentes. Dos 46.932 homicídios registrados no país, 70,8% (33.264) envolveram pessoas negras. Em relação às outras mortes, Mato Grosso contabilizou o assassinato de 238 brancos (25% dos óbitos do ano passado). Se com- parados os dados de homicídios de caucasianos registrados entre 2002 e 2010, as estatísticas mostram uma queda de 25,8%.

De acordo com o professor e pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Naldson Ramos, o alto índice de mortes brutais envolvendo negros ainda está relacionado à marginalidade dos diretos sociais. Segundo ele, os pretos e pardos ainda são aqueles que possuem menor acesso à educação, trabalho, saúde e lazer, e acabam ficando às margens da sociedade.

Ramos diz que a relação entre violência e pobreza não é direta, mas um fator acaba complementando o outro. Conforme o estudioso, pesquisas nacionais revelam que 70% da população brasileira que sobrevive nas periferias ainda é parda e preta, e que devido a este fator o acesso às políticas sociais perde para o alto índice da violência.

Para Carlos Alberto Caetano, representante do Conselho Estadual do Negro, os números da violência contra os pretos e pardos é reflexo ainda de uma sociedade racista e que resiste à aplicação de políticas afirmativas. "Não se resolve pobreza e violência com polícia, mas sim com política social". Segundo Caetano, o
fato de ser uma pessoa negra no país ainda desperta certas atitudes na sociedade. Como exemplo, o membro do movimento destacou as abordagens policiais. Conforme ele, o fato da pessoa ser negra já seria motivo para que revistas sejam realizadas. "A sociedade ainda não amadureceu".

A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp/MT) informou, por meio da assessoria de imprensa, que o órgão tem desenvolvido ações que compreendem o Plano Estadual de Segurança Pública e que entre as metas estaria a redução dos homicídios no Estado. A Sesp declarou que o número de policiais e de ações ostensivas será intensificado para o próximo ano. Além disso, um fórum estadual já estaria programado para iniciar em março de 2012, com objetivo de discutir políticas voltadas à redução dos assassinatos.

Peixoto de Azevedo adquire quatro patrulhas agrícolas

A prefeitura de Peixoto de Azevedo, por meio da Secretaria de Agricultura, adquiriu a quarta patrulha agrícola na gestão do prefeito Sinvaldo Santos Brito. O trator e os implementos irão atender as necessidades de chacareiros, sitiantes, assentados, associações e cooperativas, por meio de parceria e cooperação técnica que possa fomentar a agricultura familiar.

“Trata-se de 01 Trator Agrale com tração 4x4, direção hidrostática, sistema de injeção, motor MWM, entre outras vantagens. 01 semeadeira Baldan que efetua a correta deposição do adubo e semente nas diferentes condições de solo e sistemas de plantio e 01 distribuidor de calcário, fertilizante e composto orgânico. É a modernização e a tecnologia que a atual administração está inserindo no cotidiano desses pequenos produtores rurais Peixotenses, e a maior aquisição já feita pela Prefeitura Municipal nos últimos 15 anos”, disse o secretário de Agricultura, Valdecir Noronha.

A patrulha agrícola 0 km foi adquirida por meio de emenda da então senadora Serys Slhessarenko (PT) através da gestão do prefeito Sinvaldo Brito e diante das justificativas elencadas quanto do pleito formulado em Brasília. “Essa patrulha custou cerca de R$ 132.000,00 - já incluída a contrapartida da prefeitura municipal. Contamos com aproximadamente 4.000 parcelas em franca produção, e o município é detentor do maior projeto de assentamento da America Latina. Essa demanda aos poucos está sendo vencida”, disse o Prefeito Sinvaldo Santos Brito.

A secretaria de Agricultura estará elaborando o cronograma de trabalho para atender as demandas da sede do município e os projetos de assentamento, visando potencializar a agricultura familiar. “É importante salientar que a inserção da mecanização no processo de preparação da terra e no plantio é extremamente fundamental para que possamos atender a Lei Nº 11.947, determinando que no mínimo 30% da merenda escolar seja comprada diretamente de agricultores familiares, sem licitação. Estamos engajados para avançar este percentual e manter o cidadão no campo, produzindo com qualidade e vivendo com mais dignidade”, enfatizou o prefeito.

Servidora da Justiça do DF é suspeita de desviar R$ 7 milhões

Uma funcionária do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), de Brasília (DF), é suspeita de desviar R$ 7 milhões em depósitos judiciais feitos para pagar indenizações determinadas pela Justiça. Segundo investigações da corregedoria do tribunal, Márcia de Fátima Pereira encaminhava ofícios falsos ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal, simulando ordens judiciais e indicando contas bancárias para o pagamento de indenizações. Mas essas contas eram da própria funcionária, do marido dela e de parentes. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

A Polícia Federal (PF) abriu uma investigação depois que a fraude foi descoberta por acaso, no começo deste mês. Em uma visita de rotina à 2ª Vara do TRT, uma advogada percebeu que havia registros oficiais da liberação de dinheiro que nunca chegou ao bolso de seu cliente e comunicou os chefes de Márcia de Fátima. Depois de descoberta a fraude, outro advogado disse que foi enrolado pela servidora. A Justiça havia mandado liberar o dinheiro, mas ela alegava problemas burocráticos. Na verdade, os valores haviam sido transferidos para contas do esquema. A Justiça já determinou o bloqueio de bens e contas bancárias dos envolvidos. Em uma das contas, havia R$ 3 milhões. Márcia de Fátima está afastada do cargo e há duas semanas não aparece no tribunal. Ela não foi localizada para comentar o caso.

Contribuintes, contabilistas e prepostos devem manter e-mail atualizado na Sefaz

LIGIANI SILVEIRA 
Assessoria/Sefaz-MT 

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) reitera aos contribuintes do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e respectivos contabilistas e prepostos que é obrigatória a atualização de seus dados cadastrais no Fisco, no prazo de até 30 dias após eventuais mudanças.
 
A obrigação está prevista na Lei n. 7098/1998, que consolida normas relativas ao ICMS em Mato Grosso, e aplica-se sempre que ocorrer qualquer alteração relativa ao nome do estabelecimento, razão social ou ao nome de fantasia; à principal atividade econômica; ao endereço e/ou ao domicílio tributário; ao quadro societário; à identificação de preposto; ao endereço eletrônico, dentre outros dados.

O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Edmilson José dos Santos, solicita especial atenção quanto à atualização do endereço eletrônico (e-mail) do contribuinte, do seu preposto e do profissional de Contabilidade responsável pela respectiva escrituração fiscal e/ou contábil da empresa. Isso porque os e-mails indicados no cadastro do contribuinte são utilizados pelo Fisco para encaminhamento de notificações e comunicações administrativo-tributárias. “A desatualização das informações, inclusive quanto ao e-mail, dificulta o acompanhamento econômico-fiscal das empresas”, observa o titular da Sefaz.

Além disso, possuir e-mail válido registrado no cadastro da Secretaria de Fazenda é requisito para que contribuintes, contabilistas e prepostos tenham acesso ao Sistema Integrado de Protocolização e Fluxo de Documentos Eletrônicos (e-Process), disponível no portal da Sefaz (www.sefaz.mt.gov.br), menu Serviços (lateral esquerda da página). Desde 1º de agosto de 2011, a Sefaz-MT passou a receber processos administrativos relativos à matéria tributária exclusivamente pela internet, via e-Process.

Atualmente, há cerca de 40 mil e-mails inválidos registrados no cadastro da Sefaz, composto por 162.687 contribuintes ativos. O contribuinte que descumprir a obrigação de atualizar seus dados cadastrais é intimado a regularizar a situação e a pagar multa no valor de cinco Unidades Padrões Fiscais (atualmente, R$ 199,3). O não atendimento à intimação no prazo estabelecido (até 30 dias após a ciência) pode acarretar suspensão da inscrição estadual do estabelecimento, o que resulta na apreensão de todos os documentos fiscais do contribuinte e, se for o caso, no fechamento da empresa

São Paulo pode ter primeira frota de táxis elétricos do País

São Paulo deve se tornar a primeira cidade brasileira a ter parte da frota de táxi formada por carros com motores elétricos e a gasolina. A Associação das Empresas de Táxi de Frota (Adetax) vai começar a estudar na próxima semana a viabilidade da ideia, segundo reportagem do jornal Estado de S. Paulo deste sábado. O órgão quer saber os custos de manutenção e de consumo de combustível para definir o uso, e afirmou que o alto custo dos veículos nãoé um impeditivo. O plano da Secretaria Municipal de Transportes é que os frotistas possam aumentar o número de veículos de suas empresas. A prefeitura liberaria as licenças desde que os carros fossem híbridos, menos poluentes.

A prefeitura de São Paulo, segundo o jornal, sugeriu dois modelos de carros, ambos importados. Um dos veículos, fabricado pela Ford, já está no mercado ao preço médio de R$ 130 mil. Outro veículo pela japonesa Toyota, que só deve chegar às lojas no segundo semestre do ano que vem. A principal vantagem seria ambiental, já que há modelos de carros híbridos que não emitem poluentes no ar se circularem com velocidade abaixo de 70 km/h. Os carros elétricos sugeridos pela prefeitura são carregados durante o trânsito, na frenagem.

20 mil colorem ruas da Capital na Parada Gay

O tema da parada, “Amai-vos uns aos outros - Basta a Homofobia”, é um alerta para os casos de violência contra os homossexuais. Apenas este ano, 20 assassinados tiveram motivação homofóbica em Mato Grosso.

As pessoas começaram a chegar timidamente na praça e assim que o som do trio começou a tocar, elas foram se aproximando até transformarem-se em uma verdadeira multidão. Um dos personagens que chamou a atenção foi a transex Natasha Monteiro, 20. Ela usava uma meia arrastão, sapato alto e blusa extremamente decotada. Com tatuagens à mostra e uma maquiagem exuberante, dançava e um círculo se formava ao seu lado

Motorista é condenado a 14 anos de prisão por crime praticado no trânsito


© Ilustração

O motorista José Zito da Silva foi condenado a 14 anos de prisão, em Cáceres, pela prática de homicídio e tentativa de homicídio qualificados cometidos no trânsito, respectivamente, contra Sérgio Apolinário Barbosa e Alvino Venâncio Barbosa. Os jurados acolheram a tese defendida pelo Ministério Público de que o réu agiu com dolo, ou seja, com intenção de matar.

De acordo com o promotor de Justiça que atuou no júri, Samuel Frungilo, o  Ministério Público sustentou em plenário que o réu agiu com dolo eventual e por fútil motivação, assumindo o risco de produzir a morte dos ocupantes da moto. “A defesa, a seu turno, sustentou que se tratava apenas de um acidente, sem intenção de matar, requerendo a desclassificação do delito para homicídio e lesões culposos. Ao final, os jurados acolheram a tese acusatória”, explicou o promotor de Justiça.

Consta na denúncia do MPE, que o crime ocorreu em agosto de 1999. Na ocasião, o réu, que era motorista de uma empresa do ramo da construção civil, conduzia um caminhão Mercedes Benz. Irritado, por ter sido ultrapassado pelas vítimas que estavam em uma motocicleta, o réu saiu em perseguição e acabou colidindo com a traseira da moto, ocasionando a  morte de Sergio Apolinário Barbosa e  lesões corporais em Alvino Venâncio Barbosa.

“O resultado deste julgamento, que resultou na condenação do réu, demonstra o desejo da sociedade em ver punidos com rigor aqueles que ceifam a vida alheia no trânsito", ressaltou o representante do Ministério Público.

A sessão do júri ocorreu nesta sexta-feira (16.12) e foi presidida pela juíza Graciene Pauline Mazeto Corrêa da Costa.

Juventude Sinopense participam do Congresso Nacional da Juventude da Social Democracia

Militantes da Juventude Social Democrata a JPSDB de Sinop, liderados pelo Presidente local da sigla, Feliciano Azuaga, estão na comitiva de 40 jovens tucanos mato-grossenses que participam nos dias 16 e 17 de dezembro, na capital de Goiás (Goiânia), do Congresso Nacional da Juventude Tucana.

O evento que na abertura contou com a presença do Presidente Nacional do PSDB o Deputado Sérgio Guerra, do Secretário Gerald do PSDB, Deputado Rodrigo de Castro, do anfitrião e Governador do Goiás, Marconi Perilo e do Presidente da Juventude, Marcelo Richa, esta sendo intensificada a troca de experiências entre integrantes do PSDB de todas as regiões brasileiras.

Em uma arena montada, esta sendo oportunizado aos jovens a interação através de debates, com ícones como o Senador Aécio Neves, o ex Governador José Serra, o Presidente da Juventude do Partido Social Democrata de Portugal, Dep Duarte Marques (PRT), o Diretor de Comunicação da FUSE, Collin Jergens (USA)e o militante da Fundación Justicia y Democracia, Juan Carlos Martinez (VEN)

Para o jovem peessedebista de Sinop, Cleiton Herculano, o Congresso surge da necessidade de fomentar na prática ações de formação, permitindo que neste encontro sejam tirados encaminhamentos, como o mapeamento dos pontos fortes e dos gargalos de cada localidade, com o objetivo de fortalecer e consolidar cada vez o PSDB.

Núcleo da Polícia Militar é inaugurado em Capão Verde


LUZIA ARAÚJO 
Assessoria/Sesp-MT 

Alto Paraguai, MT - O município de Alto Paraguai comemorou nesta sexta-feira (16.12), 58 anos de emancipação política. Para comemorar a data, o secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, e o prefeito de Alto Paraguai, Adair José Alves Moreira, inauguraram o Núcleo da Polícia Militar no distrito de Capão Verde, primeira área de assentamento em Mato Grosso. O Núcleo foi construído em homenagem ao líder sem-terra Henrique José Trindade, assassinado em 1982, quando lutava por terra na região.
O espaço militar é dotado de sala de recepção e reunião, cozinha, refeitório, banheiro e alojamento. A unidade vai abrigar quatro policiais e uma viatura modelo Pálio Weekend. Segundo o prefeito de Alto Paraguai, Adair José Alves Moreira, o Núcleo da Polícia Militar era uma luta dos moradores. "A construção da unidade da Polícia Militar era uma das metas do Termo de Acordo entre o governo de Mato Grosso e a Organização dos Estados Americanos. A inauguração é a promoção e valorização dos Direitos Humanos", disse.

O deputado Federal Carlos Bezerra lembrou que a segurança pública é importante para Capão Verde que está se desenvolvendo através da agricultura familiar. "Atualmente, uma das maiores exigências da população é a segurança pública, e a partir de agora a população de Capão Verde terá uma estrutura física da Polícia Militar permanente", falou.
O comandante do Comando Regional da Polícia Militar de Tangará da Serra (CR7), coronel PM Antonio Ribeiro de Morais , disse que o Núcleo da PM irá ajudar no combate ao tráfico de drogas e captura de quadrilhas de assalto a banco. "Aqui ficará um local estratégico. De todos os roubos a banco que tivemos nesta na região, 90 % das quadrilhas usaram aqui como rota de fuga. Então a base da polícia militar de Capão Verde vai entrar no plano de barreira construído pelo CR7, e será mais um obstáculo na rota de fuga dos assaltantes de bancos e traficantes da região".
O secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado, o distrito de Alto Paraguai cresceu muito e sem segurança pública não há investimentos na região. "O policiamento vai ajudar a região crescer ainda mais. Agora, Capão Verde terá policiamento permanente", disse.

Além do secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, e do prefeito de Alto Paraguai, Adair José Alves Moreira, também participaram da solenidade o secretário de Estado das Cidades, Nico Baracat, o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, José Domingos, o presidente da Associação dos Municípios Mato-grossenses, Meraldo Figueiredo Sá, o vice-presidente da Câmara Municipal de Alto Paraguai, Ivo Ramos, o comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel PM Osmar Lino Farias, e o comandante do Comando Regional da Polícia Militar de Tangará da Serra, coronel PM Antonio Ribeiro de Morais; além de autoridades local e moradores.

Mato Grosso e Tocantins fortalecem parceria para concretização da Travessia Transbananal

São Félix do Araguaia, MT - O Governador de Mato Grosso fortaleceu neste sábado (17.12), em São Félix do Araguaia, mais uma integração para o desenvolvimento regional e melhoria da qualidade de vida da população mato-grossense. Numa reunião, considerada histórica para toda a região Norte do Araguaia, o governador Silval Barbosa e o governador do Estado de Tocantins, Siqueira Campos, uniram forças em busca da pavimentação da BR-242 na Ilha do Bananal, que liga os dois estados.
A BR-242 integra o Brasil de Leste a Oeste, do Porto de Salvador (BA) à BR-163 - a Oeste de Mato Grosso. As duas rodovias se cruzam bem no ‘coração do Brasil’, local de intersecção ao município de Gurupi no Estado de Tocantins. A BR-242 já está pavimentada de Salvador até as barrancas do Rio Javaé no Tocantins, faltando apenas a Travessia da Ilha do Bananal para a ligação com o Mato Grosso.
A rodovia BR-242 após ligar-se ao Mato Grosso será a rodovia de integração nacional e regional, além de fator de geração e progresso. “A na BR 242 é fundamental; para termos uma rodovia onde se integra o agronegócio, fortalece o turismo, e fortalece a oportunidade para essas pessoas que vivem nesta região”, disse Silval Barbosa ao lembrar que, além de trazer prosperidade e desenvolvimento, com interligação “vamos encurtar a distância destas pessoas que têm uma interligação com Tocantins e Goiás”.
Essa interligação, que já é conhecida de Travessia Transbananal, ligará as regiões produtoras do sul do Pará ao Mato Grosso, Tocantins e Bahia, criando assim um novo corredor de exportação nacional que receberá insumos agrícolas e produtos muito mais baratos. Conforme lembrou o deputado estadual Baiano Filho, “encurtamos as distâncias do Norte Araguaia com o restante do Brasil e chegamos do outro lado, na Ilha do Bananal, muito próximo a rodovia Belém-Brasília, o que irá impulsionar o aumento do potencial turístico e muito empreendimento”.
“O calcário e o fosfato são indispensáveis ao desenvolvimento da agricultura de Mato Grosso e não pode dar esta volta”, assinalou o governador Siqueira Campos ao acrescentar que São Félix está à cerca de 80 quilômetros do município de Formosa do Araguaia, no Tocantins, que sem asfalto a distância ultrapassa 100 km. Por meio de uma parceria com o Governo Federal e a iniciativa privada, os governos de Mato Grosso e Tocantins irão fazer esta ponte Atlântico com o Pacífico, a Travessia Transbananal.
A obra está orçada em R$ 653 milhões que, de acordo com o projeto do Governo de Tocantins, que serão pagas em seis anos apenas com o pedágio que funcionará no trecho asfaltado. São 84 quilômetros de extensão que prevê plataforma de aterro médio de 2 metros e meio de altura, pilares e estacas de areia para sustentação de colchão de areia que receberá camada de aterro, solo compactado, base e asfalto; mureta de concreto em concreto em ambos os lados com 80 cm de altura para sustentação de tela de proteção de 2m.
Para o líder Indígena da Aldeia Fontoura da Ilha do Bananal, Coxini Karaja, a melhoria da malha rodoviária local significa a melhoria de vida para o seu povo, que precisa da Travessia Transbananal para encurtar o acesso à saúde e educação, por meio de Fundação Nacional do Índio (Funai) e Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e órgãos da Educação. Só na Ilha do Bananal a comunidade Karaja tem 1.400 habitantes e outros mais 3 mil do lado de Mato Grosso.
“Nós não queremos nos desvincular de Mato Grosso, mas queremos uma saída para a nossa produção, comprar insumos mais baratos”, disse o prefeito de São Félix, Filemon Gomes Costa Limoeiro.
Participaram ainda da reunião, da comitiva de Mato Grosso, os deputados estaduais José Riva (presidente da Assembleia Legislativa), Baiano Filho, Nilson Santos, Luizinho Magalhães, Ailton Português e Luciane Bezerra; os deputados federais Wellington Fagundes, Valtenir Pereira, e Homero Pereira; e o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Mato Grosso, Luiz Antônio Garcia.
Do Estado de Tocantins, a primeira-dama Marilúcia Uchôa Siqueira Campos, os secretários Alexandre Ubaldo (Infraestrutura) e Jaime Café de Sá (Agricultura); senador Vicentinho Alves; subchefe da Casa Militar, Ten. Cel. PM Feitosa; e o prefeito de Formosa do Araguaia, Pedro Resende.
O encontro reuniu também autoridades locais e regionais, produtores rurais e população local.

Secopa e Sest/Senat discutem parceria para qualificar trabalhadores do transporte para a Copa

É grande a preocupação com o preparo dos profissionais de diferentes áreas de atuação para o atendimento durante o evento Copa 2014, em Cuiabá. Nessa sexta-feira (16.12) uma reunião entre o secretário Extraordinário da Copa do Mundo - FIFA 2014 (Secopa), Eder Moraes, o deputado federal Wellington Fagundes, o presidente da Fetramar/Sest-Senat, João Rezende Filho e representantes das empresas de transportes e trabalhadores discutiu uma parceria entre Governo do Estado e Sest/Senat para cursos de qualificação dos profissionais do setor. 

"Precisamos e muito de parceiros, reforço que a Secopa está de portas abertas e quer o envolvimento de todos os segmentos da sociedade na realização do maior evento esportivo do mundo", disse o secretário Eder Moraes. 

O Sest/Senat propôs à Secopa desenvolver, em conjunto, cursos para taxistas, motoristas e cobradores de ônibus urbano e de turismo, agentes de bordo e de turismo, entre outros que atuem no atendimento ao público. A Confederação Nacional dos Transportes já lançou em todas as cidades-sede cursos de idiomas, direção defensiva, informações sobre cultura, turismo, meio ambiente e marketing pessoal. "Buscamos uma parceria com o Governo para que atinjamos 100% dos profissionais, todos temos o interesse de que Cuiabá dê um show em 2014", destacou João Rezende Filho, que também é o presidente do Conselho do Sest/Senat Região Centro Oeste. 

Da reunião saiu a determinação de formatar um convênio entre Governo, por meio da Secopa, e entidades, Sest/Senat, para parcerias na realização dos cursos e como contrapartida o setor de transportes ofereceu apoio na divulgação das ações preparatórias para a Copa 2014. Júlio César Lima, presidente do Sindicato das Empresas de Passageiros do Estado de Mato Grosso (Setromat), que representa os empresários dos ônibus de transporte intermunicipal e interestadual, colocou à disposição do Governo para utilizar os espaços nos veículos por onde circulam milhares de pessoas e inclusive levar a mensagem para outros estados. 

Em Cuiabá são 604 carros/táxi e 930 profissionais e a intenção do Sest/Senat é qualificar cerca de 10 mil trabalhadores. O presidente do Sindicato dos Taxistas, Antônio Bodenar, participou da reunião e defendeu que os cursos sejam realizados na sede do Sest/Senat. "É melhor para nós que os cursos fiquem todos num mesmo lugar e o Sest/Senat, é a nossa casa, assim como o governo tem a parceria com o Senai na qualificação da construção civil", disse o representante dos trabalhadores. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes de Passageiros, Ledevino Conceição e da Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU), Rômulo Botelho também participaram da reunião e referendaram a parceria. 

O secretário-adjunto Executivo da Secopa, Maurício Guimarães, pediu apoio dos empresários e trabalhadores do transporte na divulgação quando as obras principais de mobilidade urbana começarem e o trânsito sofrer grandes alterações. "Vamos precisar muito do apoio dos motoristas de ônibus e taxistas", comentou o secretário-adjunto. 

Orquestra Jovem de Mato Grosso apresenta peças de Beethoven e Tchaikovsky no Cine Teatro Cuiabá


A Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso, neste domingo (18.12), às 20h, encerra as atividades da Temporada 2011 no palco do Cine Teatro Cuiabá. Sob a regência de Murilo Alves, a OJMT traz no repertório peças de dois mestres da Música de Concerto: Ludwig van Beethoven com a Abertura em C, "Namensfeier" (Celebração do Dia) Op. 115, e Piotr Ilitch Tchaikovsky com a suíte orquestral O Lago dos Cisnes, Op. 20. 

Para este concerto, a OJMT conta com a presença da Escola de Música de Nova Mutum, alunos que compoem a Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum. O Coral Ciranda Mirim também enriquecerá o concerto com participação em peças populares e com tema natalino sob a regência de Karoline Bataioli.

Os ingressos para o concerto estão à venda na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá, das 14h às 18h, e no domingo, das 14h às 20h. O valor é  R$ 2,00 e R$ 1,00 (meia).

OJMT

A Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso foi formada em 2007 e desde então recebe em seu núcleo de estudos, alunos oriundos das diversas classes de instrumentos oferecidos pelo Instituto Ciranda. A Orquestra tem se firmado a cada dia como um importante espaço onde o aluno pode desenvolver seu potencial artístico e humano com plenitude.

Sob a direção artística e regência do maestro Murilo Alves e coordenação do professor Fernando Pereira, é na orquestra que cada aluno tem a oportunidade de tocar em conjunto, apresentar-se em trabalho solo a frente da orquestra, desenvolver as habilidades necessárias para a prática musical orquestral, conhecer repertórios e ter a rica experiência da apresentação pública em concertos e recitais.

Fazem parte da Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso os alunos que obtém através de incessante esforço um rendimento que o permita estar apto a execução do repertório praticado na orquestra.

A orquestra também tem se firmado como importante núcleo de produção e difusão cultural, na medida em que tem se apresentado em diversas ocasiões, formando novos públicos, atraindo novas pessoas para o estudo de um instrumento musical e difundindo música brasileira e universal com qualidade, contribuindo assim para o enriquecimento cultural do Estado de Mato Grosso.

Ainda em 2007, a Orquestra Jovem de Mato Grosso deu um importante salto em seu programa de consolidação como Orquestra Sinfônica, adquirindo instrumentos ainda raros em Mato Grosso como oboés, fagotes, trompas, tímpanos, além de outros mais conhecidos; como flauta, clarineta, violino, violoncelo e contrabaixo.

Desde sua criação a Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso tem participado de eventos promovidos pelo Governo do Estado de Mato Grosso como o Auto de Natal e Auto da Paixão de Cristo, concertos e comemorações diversas, além da temporada de concertos oficiais da Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso que é realizada no Cine Teatro Cuiabá.

Serviço
Orquestra Jovem do Estado de MT e Coral Ciranda Mirim
Concerto de Encerramento da Temporada 2011
Dia: 18 de dezembro, às 20h
Ingresso: bilheteria do Cine Teatro Cuiabá, das 14h às 18h, e no domingo das 14h às 20h
Valor: 2 reais e 1 real (meia)

Silval Barbosa chega em São Félix do Araguaia para reunião sobre a Travessia Transbananal

São Félix do Araguaia, MT - O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, já está em São Félix do Araguaia para participar de reunião, neste sábado (17.12), com o governador de Tocantins, Siqueira Campos; prefeito do município, Filemon Gomes Costa Limoeiro; e autoridades políticas de Mato Grosso e Tocantins, sobre a Travessia Transbananal que trata da pavimentação do trecho da BR-242 que liga os dois estados pela Ilha do Bananal, na região de São Félix.
Da comitiva de Mato Grosso, participam da reunião os deputados estaduais José Riva (presidente da Assembleia Legislativa), Baiano Filho, Nilson Santos, Luizinho Magalhães, Zeca Viana e Ailton Português; os deputados federais Wellington Fagundes, Valtenir Pereira, e Homero Pereira; e o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Mato Grosso, Luiz Antônio Garcia.
De Tocantins, integram a comitiva de Siqueira Campos, a primeira-dama Marilúcia Uchôa Siqueira Campos, os secretários Alexandre Ubaldo  (Infraestrutura) e Jaime Café de Sá (Agricultura); senador Vicentinho Alves; subchefe da Casa Militar, Ten. Cel. PM Feitosa; e o prefeito de Formosa do Araguaia, Pedro Resende.
Ainda na tarde deste sábado, Silval Barbosa, participa de reunião em Guarantã do Norte com o prefeito Mercídio Panoso e lideranças da região.

Silval Barbosa prestigia aniversário de Paranatinga e destaca investimentos em logística

Paranatinga, MT - Em comemoração aos 32 anos emancipação política de Paranatinga (387 Km ao sul de Cuiabá), o governador Silval Barbosa visitou este sábado (17.12) o município e participou de uma série de inaugurações e lançamento de obras. Entre elas, a entrega do Centro Integrado de Atenção a Saúde “Irmã Teodora” e o início das obras do terminal rodoviário da cidade.

Para o governado, Paranatinga é umas das cidades mais expressivas da região e tem um grande potencial agropecuário. “A cidade tem um potencial extraordinário e o Estado vem ajudar o município a consolidar esse desenvolvimento com infraestrutura urbana e de interligação entre os municípios”. 
O chefe do executivo estadual ressaltou a importância dos investimentos em logística, que vai proporcionar a integração do Estado, além de atrair empresas como frigoríficos, que já estão se instalando na região, em especial em Paranatinga. Silval completou que a meta do governo é iniciar as obras da rodovia MT-020 em 2012.
Silval Barbosa também participou da entrega de ruas pavimentadas em diferentes pontos da cidade, uma parceria governo e prefeitura, além de visitar o canteiro de obras do Terminal Rodoviário Júlio Domingos de Campos. O terminal rodoviária, segundo a moradora Lúcia Conceição de Arruda, 25 anos, é mais um serviço implantado que vai melhorar a qualidade de vida da população. “Todas essas obras são muito importantes. A população de Paranatinga está muito feliz por todas essas obras”, disse ela.
Dentro da programação de comemoração de aniversário, o governador Silval Barbosa participou da inauguração de uma nova subestação de energia elétrica da Rede Cemat, além de 139 quilômetros de linha de distribuição em alta tensão. Com a ampliação, a capacidade de fornecimento de energia na cidade se torna cinco vezes maior. A garantia de fornecimento de energia, para proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população, é um dos compromissos do gestão Silal Barbosa.
Para completar os festejos, a população recebeu oficialmente o Centro Integrado de Atenção a Saúde “Irmã Teodora”, que conta com Pronto-Atendimento, exames como Raio-X e Ultrasonografia e demais serviços. “A população não vai mais precisar se deslocar para outros municípios para receber atendimento médico”, comemorou a moradora Sandra Maria Müller de Souza, 37 anos.
O prefeito Vilson Pires destacou a importância das parcerias com Governo do Estado e Governo Federal para a realização de obras que melhoram a qualidade de vida da população, e frisou a importância das obras de logística executadas pelo Estado, que vão trazer progresso para Mato Grosso en Paranatinga.
Também participaram das comemorações de aniversário da cidade o senador Jaime Campos; os deputados federais Wellington Fagundes, Homero Pereira e Júlio Campos; o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, José Riva; além dos deputado estaduais Baiano Filho, Zeca Viana, Nilson Santos, Airton Português, Luizinho Magalhães e Pedro Satélite.