Pages

domingo, 11 de setembro de 2011

Senador Magno Malta reconhece expressão nacional de ativista na luta contra a pedofilia em MT

Batista de Oliveira defende políticas públicas que fortaleçam mais as famílias

João Batista e o vereado Toninho do Gloria,que são considerdos os maiores ativista na luta contra a pedofilia em MT, sempre foram coerentes desfraldando a bandeira do social, preservando os bons princípios e enfrentando às drogas, a pedofilia, contra o aborto e o casamento homossexual com direitos civis igual a casais homem e mulher. Esta luta pela defesa da família é reconhecida em todos os setores civis brasileiros.

O vice presidente da ONG MT contra a pedofilia e diretor do site todos contra a pedofilia MT, João Batista de Oliveira, defendeu, durante entrevista, políticas públicas mais vigorosas de fortalecimento às famílias.
Para o diretor, o processo acelerado de desconstrução da família brasileira  é um dos principais responsáveis pelo surgimento de todo tipo de mazela social que hoje se dissemina pelo país, particularmente a dependência de drogas, a prostituição infanto-juvenil e a pedofilia que ultimamente tem ganhado contornos imensuráveis na vida social.

Batista destacou que durante o ano de 2010, focou sua atuação em defesa da família no combate à pedofilia e dos maus costumes, e se compromete a ampliar essa atuação em 2011, em defesa de todos os grupos sociais que se encontram em situação de risco, particularmente mães solteiras e crianças que vivem abaixo da linha da pobreza.

Batista destacou que tem realizado uma grande maratona no estado contra a pedofilia

 Janete Riva e a Roseli Barbosa sempre foram nossa parceira no combate a pedofilia a qui no estado, acredito que em 2011 podemos fortalecer ainda mais essa parceira, acredito que caso a nossa indicação seja concretizada no governo do estado vamos poder ainda mais ajudar e muito mesmo na prevenção e combate à pedofilia no Estado.

Segundo Batista, não é necessário um retrato mais estarrecedor do que este para alertar a sociedade e mostrar que é preciso que os governantes e os legisladores entrem em estado de alerta total para esta problemática e coloquem seus holofotes inteiramente  focados na questão da família.

Ainda conforme o vice presidente da ONG MT contra a pedofilia, se não houver estrutura familiar fortalecida e equilibrada, o país capenga, as novas gerações se perdem no caminho e a “solução” que o jovem encontra pela frente é o universo das drogas, da prostituição e de todo tipo de criminalidade, do desamor e do desespero.

João Batista destacou que “Recebe este reconhecimento com humildade, estou apenas sendo coerente com o aprendizado que recebi da minha família.

 Tenho minhas bandeiras de lutas, são causas sociais em defesa da minoria, do povo sem voz na sociedade e dos marginalizados. Minha perseverança continua cada vez mais aflorada. Sonho por um Mato Grosso por um Brasil justo com igualdade social e sem a hipocrisia da elite, que tomas as decisões sob efeito de bebida alcoólica e não abre espaço para os talentos que nascem em berços simples. Este quadro tem que mudar. Meu enfrentamento tira o sono dos ricos elitizados e motiva os humildes a ocuparem o mesmo espaço. Todos sabem que o sol é para todos”, finalizou João Batista de Oliveira,que acaba de receber um ameça no municipio de Sorriso MT e esta acaminho de Cuiabá aprocura da justiça.

Poderá também gostar de:

SORRISO MT:LUIZ FABIO:Presidente repreende vereador do DEM de Sorriso por tumulto na Câmara


Desde que Luiz Fabio assumiu o cargo de presidente, ele vem criando mecanismos para modernizar e agilizar o serviço legislativo, dando mais transparências nas ações realizadas pelo parlamento municipal

 Ninguém sabe o motivo que leva o líder do prefeito de Sorriso, Chicão Bedin,vereador Vanzella (DEM),a enfrentar em todas as seções legislativa a vereadora Jane Delalibera (PR),sempre com o mesmo discurso, os projeto apresentados pela parlamentar são inconstitucional,o líder do prefeito esqueceu de atentar que todos os projetos para ser lido em plenário, antes tem que passar pela assessoria jurídica da casa, para depois ser lido em plenário, o porque da birra com a vereadora Jane?,O parlamentar chegou a dizer na ultima seção ser a favor do requerimento da parlamentar que requer ao prefeito Chicão Bedin,com cópia ao senhor secretario municipal de saúde e saneamento,relação das cirurgias realizadas em 2011,no convênio,contando nome e endereço do beneficiado e a lista de espera para as cirurgias,contando nome,data do pedido,endereço e a especialidade do paciente,porem ele se declarou contra o pronunciamento da vereadora Jane,segundo ele a parlamentar estava fazendo um pré julgamento,falar do desespero das pessoas que estão na fila a 2 anos a espera de cirurgias e outros atendimento na área da saúde é pré julgamento?.

A Vereadora Jane atua entre outras na área da saúde, na última segunda feira o diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT e diretor do site MT 24 Horas News esteve com a vereadora Jane para verificar sua atuação junto à população. A  vereadora que atua na área social há muitos anos, Jane diz ter uma atuação forte: “devido á força que empenha ante as dificuldades da população mais carente”.
 

A parlamentar é muito bem vista pela população. Jane Delalibera tem seu gabinete sempre aberto à população e O POVO pôde constatar que recebe diversos visitantes.  A área que a vereadora tem mais se dedicado é a da saúde. Verificamos uma listagem produzida pela vereadora.

 
O presidente da câmara de sorriso, vereador Luiz Fabio (PDT) tem se demonstrado, serio, leal, e acima de tudo não é porque o parlamentar tem 3 mandatos, já foi secretario esta mais tarimbado que vai usar desses artifícios para humilhar e massacrar os que recém chegou ao parlamento sorrisense.

 

Desespero da bancada de situação:

Um dos únicos parlamentares que tem se posicionado duramente contra as posições de Luiz Fabio, Vanzella criticou a postura do presidente, ressaltando os vários problemas pelos quais a Câmara de Sorriso vem passando e que ele não tem moral para cobrar resposta rápida de requerimento, pois ele próprio tem um requerimento protocolado há 60 dias e ate agora a presidência não respondeu.

 
Em resposta a Vanzella (DEM), o presidente da Câmara, Luiz Fabio, afirmou que o democrata não tem moral para questionar as deliberações da Mesa Diretora. “Nós trabalhamos com total transparência e acatamos os pedidos de todos os vereadores. Por que o vereador Vanzella não fez esses questionamentos nas reuniões que a Mesa convoca?”, questionou, dizendo que, na verdade, o democrata esta desesperado sem explicação pelos questionamentos dos parlamentares, ai começa atirar para todos os lado, para ver se abafo o desmando dessa administração.A minha resposta ao vereador Vanzella é o meu trabalho,as entidades não governamentais tem destacado a nossa atuação, recentemente recebi do Portal Todos Contra a Pedofilia MT,o reconhecimento como o vereador mais atuante do norte de MT,o site MT 24 Horas News divulgou uma enquete onde os internautas me colou como o parlamentar mais atuante de Sorriso. “Todas as decisões nós tomamos em colegiado e faço questão de garantir a transparência de tudo”, destacou.

Além disso, Luiz Fabio (PDT)fez previsão otimista para o restante do ano, ao lembrar que a tendência é de continuar trabalhando cada vez mais com o propósito de buscar alternativas para resolver os problemas que se lhe apresentam no dia a dia, com reflexos positivos na qualidade de vida. Para tanto, ele pede a participação efetiva da população nos trabalhos da Casa, com a apresentação de sugestões de políticas públicas que atendam às necessidades do município.

Para Luiz Fabio (PDT), os números são mais do que significativos e mostram o compromisso do Legislativo para com a população, ao frisar que todos os vereadores se esforçam para representá-la da melhor forma, buscando soluções permanentes para os problemas que se apresentam no cotidiano. “A vida de um vereador não é fácil como muita gente pensa.
 

Trabalhamos sem parar no sentido de atender aos anseios do nosso povo. E os resultados práticos estão aí para todos verem, em diferentes setores”, sustenta.

Durante o semestre, o Legislativo realizou varias audiências públicas, em que se debateu os mais diferentes temas, como meio ambiente, combate ao desemprego, segurança pública, saúde e educação.

De acordo com o presidente da Câmara, as audiências se transformaram em importantes instrumentos para debater com as autoridades e a população assuntos específicos. Lembra que, além disso, elas são fundamentais para maior aproximação do Legislativo com o povo, que pode se manifestar, criticar e apontar soluções aos problemas pontuais. Ele chamou a atenção, também, para a fiscalização da correta aplicação dos recursos do contribuinte, como dispõe a Constituição Federal.
 
Ativista sai em defesa de Luiz Fabio:

De Norte a Sul e de Leste a Oeste de Sorriso, Luiz Fabio faz política 24 horas por dia com muito profissionalismo e voltado para o bem comum do cidadão, através de uma assessoria competente e imparcial, que atende à todos sem distinção de côres partidárias e ideologias, dando uma demonstração inequívoca que o homem público deve estar onde a situação exige a sua presença, trilhando a máxima que reza na Constituição Brasileira de “Todo Poder Emana do Povo e em Seu Nome Deve Ser Exercido”.

Dotado de sentimento cívico, dono de um linguajar simples e objetivo, prático e sincero em suas decisões, Luiz Fabio é um político diferenciado, que faz do seu mandato um sacerdócio. Respeitado pelo povo, admirado pela classe política, simpático à Imprensa e exemplo para quem deseja seguir a carreira parlamentar, o presidente da câmara de Sorriso, dispensa holofotes e procura trabalhar silenciosamente, mas cobra resultados e não admite corpo mole e conversa fiada.

Sempre em total sintonia com as mais variadas situações político-administrativa de Sorriso. Tido como amigo e parceiro e fiel, Luiz Fabio é solícito com os lideres comunitários, secretários, vereadores, empresários e população em geral, que acorrem ao seu gabinete em busca de subsídios, o que lhe confere o titulo de “Vereador Popular e Representante das Classes Menos Favorecidas”.

João Batista de Oliveira, considerado o maior ativista na luta contra a pedofilia MT e  diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT e MT 24 Horas News, destaca que a popularidade de Luiz Fabio está sempre presente. Modesto e trabalhando sem alarde, Luiz Fabio promove relevantes serviços com simplicidade, autenticidade, planejamento e acima de tudo com muito profissionalismo político. Uma das grandes virtudes do Luiz Fabio é a transparência, fato este, muito em voga nos dias atuais, onde a maioria dos políticos procuram e empurra os problemas com a barriga, ganhando tempo, atrasando compromissos firmados e engavetando inúmeras solicitações. A sua atuação em várias áreas, tem lhe rendido homenagens, pois é visível e notória a sua participação direta em várias conquistas. O seu estilo inconfundível e sua maneira peculiar de fazer política é uma marca registrada que lhe atesta como um político com grande credibilidade para alçar altos vôos.

Por essas e outras é que o vereador Luiz Fabio Marchioro (PDT) é uma unanimidade política em Sorriso, devido a sua postura, dedicação e compromisso com as verdadeiras transformações sociais.


Marília Salles é primeira mulher a comandar Rondonópolis

Vice-prefeita assumiu nesta sexta e fica no cargo até 15 de dezembro. O marido Rogério Salles afirma que posse não vai impedir sua candidatura a prefeito da cidade em 2012


DO SANTA POLÍTICA 

Santa Política
Marília Salles toma posse como prefeitura prefeita da história de Rondonópolis, terceira maior cidade de Mato Grosso

Marília Salles (PSDB) entra para a história de Rondonópolis como a primeira mulher a assumir o cargo de chefe do Executivo Municipal em 57 anos de emancipação político-administrativa da cidade. Vice-prefeira eleita em 2008, a esposa do ex-governador e ex-prefeito Rogério Salles tomou posse na tarde desta sexta-feira (02) em uma solenidade realizada na sede da União Rondonopolitana de Associações de Bairros (Uramb).
Ela ficará no cargo até o dia 15 de setembro, em função da licença solicitada pelo prefeito Zé Carlos do Pátio (PSDB) que, em dois anos e oito meses de mandato, deixa o cargo pela primeira vez.
A prefeita discursou lembrando que apesar do pouco tempo vai manter a administração conforme o plano de governo dos gestores. “O que muda é a forma de tocar a Prefeitura. É minha obrigação como vice assumir o lugar do prefeito e Pátio sabe da minha responsabilidade perante a sociedade e nossos eleitores e, por isso, prefeito, pode ficar tranquilo durante sua ausência, pois o meu compromisso é o mesmo assumido ainda em 2008”, disse Marília em seu discurso, se referindo ao processo eleitoral.
Crítico a toda pompa envolvida na posse, o suplente de deputado federal e marido de Marília, Rogério Salles, lembrou que tratava-se de um procedimento normal o fato da esposa tornar-se prefeita neste período, afastando qualquer possibilidade de haver algum acordo entre PMDB e PSDB visando uma possível aliança em 2012. Rogério é pré-candidato declarado à Prefeitura de Rondonópolis e tem declarado que o compromisso de Marília com a administração não vai interferir nos planos do ninho tucano.
No entanto, Salles ressaltou que o fato de uma mulher assumir a Prefeitura abre precedentes para que as eleições de 2012 possam ter ainda mais representantes femininas.
Emocionada, Marília foi ovacionada pelos presentes – o salão da Uramb ficou repleto de pessoas que também participaram da entrega de títulos de regularização fundiária -, e recebeu cumprimentos principalmente das mulheres presentes no espaço.
Com discurso de pelo menos 40 minutos, o prefeito Zé Carlos do Pátio dedicou ao menos 10 deles desejando boa sorte e ressaltou qualidades que admira em Marília. Segundo ele, nos momentos mais difíceis da gestão - sem citar quais -, ela esteve ao lado “sempre incentivando e mostrando-se uma estadista”. (do site Santa Política)

FORÇA OCULTA QUE VERGONHA:Eder estaria tentando emplacar sucessor de Diógenes Curado

Hipernoticias apurou que presidente da Agecopa (no foto à esquerda com Mauro Zaque e Paulo Lessa) teria convidado promotor Mauro Zaque para o cargo. Ambos negam, mas admitem que assunto é extraoficial. Governo nega saída de Curado


KLEBER LIMA 


Mayke Toscano/Hipernotícias
Secretário de Segurança, Diógenes Curado, nega especulações a respeito de sua saída da Pasta e tem respaldo de deputados

A crise do setor de segurança pública de Mato Grosso, marcada pela greve de mais de 60 dias dos escrivães e investigadores da Polícia Civil, insatisfações na Polícia Militar em função de promoções de patente por critérios políticos, bem como o aumento de crimes com forte repercussão na opinião pública, vem gerando especulações nos bastidores políticos sobre a troca do secretário de Segurança, Diógenes Curado, inclusive com o surgimento de nomes que poderiam sucedê-lo. Um deles seria o do promotor de Justiça Mauro Zaque, que teria sido convidado pelo presidente da Agecopa, Eder Moraes, para ocupar a função.
Mauro Zaque negou a Hipernoticias que tenha sido convidado, embora admita que esteve com Eder Moraes durante duas ocasiões recentemente, mas para tratar de outros assuntos. Em um dos encontros, Zaque estava acompanhado do secretário de Justiça, desembargador aposentado Paulo Lessa, quando trataram oficialmente de questões relativas ao sistema prisional.
“Não tem nada disso. Tivemos uma reunião para discutir questões sobre reforma de presídios e estrutura física do sistema prisional”, afirmou o promotor, diante da primeira pergunta.
Mas, com a insistência da reportagem, que checou com pessoas próximas a ele que revelaram terem sido consultadas pelo promotor sobre o convite, Zaque deixou margem para a interpretação que, de fato, fora convidado, mas de forma não oficial.
“Comigo não existe nada oficial sobre isso. Como se diz em Cáceres, ouvi ‘tarem dizendo’ (sic). Mas isso tem que ser melhor analisado”, afirmou ele, acrescentando que “houve um burburinho, saiu na rua, na imprensa, mas não é nada oficial”.
Perguntado sobre sua opinião a respeito do fato de membros do Ministério Público ocuparem cargos no Executivo, polêmica que levou à saída do ex-secretário de Segurança, Célio Wilson, do cargo, em 2008, ele esclareceu que isso já foi pacificado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), e que a medida hoje é legal.
“O Ministério Público não pode se fechar numa ostra. A participação de promotores facilita muitos encaminhamentos. Por outro lado, isso gera muita controvérsia”, argumentou.
NA MINHA FRENTE NÃO”
O desembargador aposentado Paulo Lessa, que participou de uma das reuniões entre Zaque e Moraes, confirmou o encontro, mas garantiu que na reunião tratou-se apenas de questões relacionadas ao sistema prisional, inclusive sobre formas de contratação de serviços, na eventualidade de alguma emergência.
“Estive na Agecopa com o Eder e o Mauro. Na minha frente não houve convite algum. Só se foi de forma reservada”, garante Lessa, admitindo, contudo, que “já vi isso na imprensa tempos atrás”.
Procurado pela reportagem, Eder Moraes, que estava em São Paulo nesta quinta-feira, com previsão de chegada a Cuiabá amanhã, não quis se manifestar. Hipernoticias enviou a ele as seguintes perguntas (em seu e-mail funcional da Agecopa e também no da assessoria da imprensa do órgão):
- O senhor confirma que esteve com o promotor Mauro Zaque em duas ocasiões nos últimos dias?
- Esses encontros contaram com a presença/participação do secretário de Justiça, desembargador Paulo Lessa?
- Que assunto ou assuntos foram tratados com o promotor e o desembargador nesses encontros?
- O senhor fez ao Mauro Zaque um convite para ele assumir a Secretaria de Segurança Pública no lugar do atual secretário, delegado Diógenes Curado?
- Em caso afirmativo, o senhor recebeu essa incumbência do governador Silval – ou seja, o convite foi feito em nome do governador – ou foi extraoficial?
- Em sua opinião, o atual secretário Diógenes Curado está correspondendo à política do Governo do Estado para a área de Segurança Pública?
Sua assessoria retornou, por telefone, com a seguinte posição: “O presidente disse que, como esse assunto é uma especulação, é extraoficial e não se refere à atuação da Agecopa, ele não vai se manifestar” (sic).
MAIS NOMES
Os nomes de prováveis substitutos a Diógenes Curado não param por aí. Também foram cogitados o promotor Domingos Sávio de Barros Arruda e o advogado criminalista Ricardo Monteiro. Domingos Sávio admite que foi sondado por um empresário com ligações ao Palácio Paiaguás e Assembleia Legislativa, mas garante que descartou de pronto. “Não tenho interesse. Estou muito bem onde estou”. Já Monteiro garante que não recebeu nenhum convite ou sondagem. “Ninguém me procurou sobre esse assunto”, garantiu.
Mayke Toscano/Hipernotícias
Deputado Romoaldo Júnior diz que Diógenes Curado tem respaldo do governo

CURADO RESPALDADO
O líder do governo na Assembleia Legislativa, Romoaldo Junior (PMDB), disse ao Hipernoticias no último dia 5 disse que não há intenção de o governo em substituir Diógenes Curado. “O problema na segurança chama-se falta de investimento e não tem a ver com o secretário que, aliás, é um homem muito bem preparado”, frisou Junior.
Já o secretário chefe da Casa Civil, José Lacerda, afirmou nesta quinta (8) que “o governador não está substituindo o secretário Diógenes, e desconhece essas sondagens”, observando que Silval Barbosa “não autorizou ninguém a fazer nenhum convite sobre secretarias, isso pelo menos não passou por mim”.
Segundo José Lacerda, “o governador está satisfeito com o Diógenes, porque considera que ele está fazendo um bom trabalho”.
O próprio Curado disse na terça-feira (7) a Hipernoticias, durante o desfile cívico-militar alusivo ao Dia da Independência, que não se sente pressionado para deixar o cargo, e que vê o governador Silval agindo com tranquilidade sobre o assunto.
“O governador está tranquilo quanto a isso, porque ele sabe que é um problema de conjuntura, ou seja, que temos que ver onde estão os problemas para resolvermos, como foi o caso da greve dos investigadores da Polícia, que já foi resolvida”.
CONTEXTO
A estranheza do convite ou sondagem de Eder de Moraes a Mauro Zaque reside em dois fatores. O primeiro é que esta função não seria do presidente da Agecopa, e sim da Casa Civil ou gabinete do governador. Segundo, que Mauro Zaque é um dos promotores responsáveis pelas investigações da aquisição dos maquinários do programa “Mato Grosso 100% Equipado” pelo Governo, ano passado, que ficou conhecido como “escândalo dos maquinários”.
A existência do convite representaria uma tentativa de cooptação do Ministério Público pelo presidente da Agecopa, um dos agentes públicos investigados no caso, por ser secretário de Fazenda à época das aquisições. (Com informações de Paulo Coelho)

MODAL DE TRANSPORTE:PMDB:SILVAL BARBOSA:Presidente Dilma aceita troca do BRT pelo VLT, revela Silval Barbosa

EXCLUSIVO: Notícia foi dada pela presidente ao governador na última terça. Mas, governo do Estado terá que assinar compromisso de entregar as obras a tempo da Copa, e entregar projeto do VLT até o fim do mês 


DA EDITORIA 

O governo federal autorizou o governo de Mato Grosso a substituir o BRT pelo VLT como modal de transportes para as cidades de Cuiabá e Várzea Grande como preparativo para a Copa do Mundo de 2014.
“A presidente Dilma (Roussef) me ligou na segunda-feira dando a notícia. Agora estamos trabalhando no projeto para entregar no prazo”, confirma o governador Silval Barbosa, com exclusividade paraHiperNotícias.
Segundo o Jornal Nacional (TV Globo) desta quinta-feira (08), a autorização do Governo Federal, de acordo com o ministro do Esporte, Orlando Silva, informou que aceitou a troca dos meios de transporte de Cuiabá e de Salvador (BA). Mas os governadores da Bahia e Mato Grosso terão que se comprometer por escrito a concluir as obras até a Copa do Mundo.
De acordo com a reportagem do JN, que originalmente revela preocupação que as obras não fiquem prontas a tempo do evento, Orlando Silva disse que alguns projetos serão cancelados e admite que o ritmo das obras preocupa o governo.
“Esse é um tema que nos causa preocupação. Temos dialogado com os estados e com as cidades de quem é a responsabilidade pela execução dos projetos, mas estamos confiantes de que é preciso andar mais rápido e deixarmos essas conquistas para as cidades”, disse Silva ao JN.
Para a Globo, o governo de Mato Grosso declarou que o projeto básico do VLT vai ficar pronto no fim do mês e que trabalha para que a obra seja entregue até dezembro de 2013.
“Já temos o projeto. Estamos finalizando alguns preparativos para entregar no prazo”, salienta Silval Barbosa.

Tião da Zaeli .Indefinição jurídica impede prefeito de lançar projetos em Várzea Grande


Prefeito Murilo Domingos foi afastado a pediddo do MP sob acusação de improbidade administrativa
O prefeito em exercício de Várzea Grande, Tião da Zaeli (sem partido), vive um clima de indefinição na questão partidária e de gestão. Interinamente no cargo, por força de uma decisão judicial, Zaeli não esconde o temor de ter que deixar a função a qualquer momento devido a um eventual retorno do prefeito afastado Murilo Domingos (PR).

Murilo, que foi afastado do cargo por improbidade administrativa, ingressou com vários recursos na Justiça de primeira instância, porém não obteve sucesso. Ele aguarda uma nova decisão na segunda instância.
A indefinição impede uma série de ações, inclusive, a contratação de serviços à prefeitura. Os fornecedores se preocupam em não receber pelo trabalho, já que a cada troca de prefeito se adota um "novo estilo" de administração.
O prefeito fez algumas alterações – não o suficiente para dar um novo perfil à sua gestão - temendo desgaste até pessoal diante da possibilidade de Murilo retomar à função.
A prefeitura vive um caos financeiro, sem recursos para investimentos. A folha de pagamento dos servidores e o custeio da máquina pública consome toda a arrecadação. De um lado, Zaeli enfrenta a cobrança da população, de outro lado, se sente "engessado" em adotar medidas - até impopulares - que possam dar uma resposta à sociedade.
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), assim como em Cuiabá, na Cidade Industrial também não avançou. Por conta do endividamento do município, a prefeitura não tem capacidade para fazer novos empréstimos, além disso, está inadimplente e não consegue liberar recursos do governo federal.
As ações existentes na cidade, sob o comando de Tião, são consideradas tímidas, como os serviços emergenciais de tapa buracos. Sem um grupo político para lhe ajudar, Zaeli tenta contornar a situação.
Oriundo do setor empresarial, o prefeito interino tem buscado alternativas à cidade. Porém, com as decisões judiciais de ida e volta de prefeitos, a população se mostra desacreditada com a administração pública.
Este ano a Justiça já afastou Murilo duas vezes. A administração da prefeitura, neste ano, foi dividida entre Murilo, Tião da Zaeli e o ex-presidente da Câmara, João Madureira (PSC).
SITUAÇÃO PARTIDÁRIA
O prefeito interino deixou o Partido da República (PR) alegando falta de respaldo político. A convite do presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, Tião da Zaeli vai ingressar no novo PSD. Entrentanto, espera a criação oficial da sigla. Tão logo o partido seja oficializado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Zaeli passará a comanda a comissão provisória de Várzea Grande.

Lúdio Cabral.PT tem maior número de pré-candidatos


Foto: Mary JurunaO Partido dos Trabalhadores (PT), entre as siglas de maior representatividade no Estado, é o que detém o maior número de pretensos candidatos à Prefeitura de Cuiabá. O vereador Lúdio Cabral, a secretária-adjunta de Estado dos Diretos Humanos, Vera Araújo, e a ex-senadora Serys Slhessarenko são alguns dos nomes da legenda à Eleição de 2012. Todos se dizem à disposição da agremiação.
A definição por candidaturas próprias, umas das medidas adotadas no 4º Congresso Nacional do PT, ocorrido no início deste mês, deu um novo fôlego aos petistas que defendem encabeçar chapa na disputa eleitoral do próximo ano. Lúdio não esconde que quer ser candidato.

O petista explicou que o congresso avançou em algumas questões. Ele cita a paridade para gêneros, como mulheres, juventude étnico-racial. A partir de agora, nos encontros do partido, os delegados deverão necessariamente obedecer à paridade.

O Congresso também definiu a limitação de mandatos eletivos. O petista não pode ter mais de três mandatos no mesmo cargo. Lúdio defendia dois mandatos, quer dizer, não pretendia ser mais candidato à Câmara.

Além de priorizar candidaturas próprias, o congresso definiu que o PT deve manter a política de alianças. Só que dificilmente o partido encontrará apoio de grandes siglas para a disputa eleitoral, sobretudo, no primeiro turno em Cuiabá.

Aliados comprometidos

O PMDB e PR, aliados preferenciais do PT, têm interesse em ter candidaturas próprias. O PMDB aposta no nome do empresário da Comunicação, Dorileo Leal. Enquanto o PR diz que o candidato natural é o deputado Sérgio Ricardo, que, no momento, evita falar em uma nova disputa à prefeitura de Cuiabá.

Também pela relação de governo, na atual situação, é muito provável um apoio do PR ao PMDB do que ao PT

Da redação com Hipernotícias
Foto: Mary Juruna

JOSÉ RIVA:Novo PSD corre contra o tempo

HUMBERTO FREDERICO 
Da Reportagem

O Partido Social Democrático (PSD) corre contra o tempo para poder filiar os possíveis candidatos a cargos eletivos em 2012, já que faltam pouco mais de 20 dias para se encerrar o prazo de filiação. No final da semana ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nancy Andrighi, concedeu mais dez dias de prazo para que o Ministério Público Eleitoral analise o pedido de criação da nova sigla.

O prazo adicional começou a contar desde a última sexta-feira e poderá limitar ainda mais o tempo para as filiações do PSD. O pedido foi feito pela vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau.

Na decisão, a ministra concorda com a alegação do Ministério Público de que seria necessário mais tempo para avaliar o processo, para que a instituição possa ter mais tempo para retirar documentos dos autos para juntar documentação e que “possa analisar meticulosamente o extenso volume de documentos que instruem o processo”.

Em nota, o PSD lamentou o fato de o julgamento sobre a criação do partido não ocorra esta semana, como era esperado, mas negou que o adiamento da decisão possa prejudicar a sigla. “O fato de mais prazo para a Procuradoria Geral não impede que a relatora já vá analisando o processo e formando seu convencimento”.

A procuradora eleitoral pediu também ao TSE que o processo de criação do partido fosse convertido em diligência, para poder investigar as denúncias sobre supostas fraudes nas coletas de assinaturas de apoio à criação da legenda, mas este pedido foi negado pela ministra.

O DEM e o PTB foram os dois partidos que pediram contestação do pedido de registro nacional do PSD, devido às denúncias de fraude nas assinaturas. Os dois partidos são os que mais devem perder no Congresso Nacional filiados para a nova sigla, o caso também está no TSE.

Em Mato Grosso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já aprovou a criação do PSD. 

À Saúde, Jayme defende tributo

ANA ROSA FAGUNDES
Da Reportagem

Dos três senadores de Mato Grosso, o único que pode votar a favor do novo imposto para saúde é senador Jayme Campos (DEM), justamente o parlamentar que faz parte de uma sigla de oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Os outros dois senadores do Estado, Blairo Maggi (PR) e Pedro Taques (PDT) são contra a proposta de aumento do imposto para financiar a saúde.

Uma das propostas é criar a CSS (Contribuição Social para a Saúde). Esse imposto é semelhante à extinta Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

Conforme reportagem da Folha de São Paulo de ontem, o governo planeja barrar no Senado o projeto que muda a maneira como os recursos da saúde pública são aplicados no país, a chamada emenda 29, caso os congressistas não aprovarem a criação de um novo imposto para financiar o setor. Conforme a reportagem, a estratégia é uma forma de o Planalto evitar que o Congresso aprove um aumento nos gastos para a saúde sem dizer de onde virão os recursos.

A emenda 29 fixa os percentuais mínimos a serem investidos anualmente em saúde pela União, por estados e municípios. A emenda obrigou a União a investir em saúde, em 2000, 5% a mais do que havia investido no ano anterior e determinou que nos anos seguintes esse valor fosse corrigido pela variação nominal do PIB. Os estados ficaram obrigados a aplicar 12% da arrecadação de impostos, e os municípios, 15%.

Jayme Campos disse que seu partido ainda vai discutir o assunto e passar orientações. Mesmo assim o senador concorda que a saúde deve ter mais uma fonte de recurso. “É um assunto novo que deve ser discutido. A própria presidente já disse que a CPMF foi desvirtuada, pois a aplicação não foi toda para a saúde. Mas a saúde tem que ter mais fonte de recursos”, disse o senador.

Já Maggi se coloca terminantemente contra o aumento de impostos, mesmo que o partido indique acompanhar a proposta do governo. “ão dá para aumentar mais os impostos, a população já sofre com uma carga tributária muito alta”, disse Maggi.

Taques também é contra a proposta do novo imposto. O PDT também é da base aliada da presidente Dilma, mas tem deixado os parlamentares livres. Até agora o senador se posicionou contra todas as medidas provisórias do governo

SORRISO MT:MAURO SAVI PR:Savi sugere celular em viaturas da PM para agilizar atendimento



Reduzir o tempo para que a polícia chegue ao local de uma ocorrência. Este é o objetivo da indicação apresentada pelo deputado estadual Mauro Savi (PR), por meio da qual ele sugere ao Governo do Estado a disponibilização de aparelho de telefone celular em viaturas com os respectivos números estampados na parte externa das mesmas.



Com base em informações da Polícia Militar do estado de Goiás, pioneiro na disponibilização desse equipamento, o tempo médio para se chegar ao local da ocorrência diminuiu em 4 minutos. Além disso, 10% das chamadas estão sendo feitas diretamente a um telefone celular, sem passar pela central do “190”.



Para o parlamentar, a medida sugerida é ágil, rápida, barata e eficiente. “Apesar da eficiência do ‘190’, há uma demora até a localização de uma viatura que esteja próxima ao local do fato. Agora, se a população tiver um meio para comunicar diretamente ao polícia que está fazendo ronda nas proximidades a eficiência com certeza será maior e com isso podemos reduzir danos e sofrimentos. Às vezes, um minuto faz muita diferença”, argumentou.



Mauro Savi ressalta que tem consciência de que a medida proposta não vai resolver o avanço da violência em Mato Grosso, que é alarmante e se não está fora de controle, está próximo de tal. Prova disso é que o Estado, de acordo com pesquisa da Unesco, figura entre os mais violentos no ranking nacional e a capital Cuiabá é a terceira mais violenta do País e a campeã no aumento em numero de homicídios contra os jovens.



“O objetivo desta indicação é obter uma segurança pública mais célere. Considerando que as viaturas fazem constantes rondas e nas mais diversas regiões, a ligação poderá acontecer no momento do fato ou logo após o mesmo. Ambas as hipóteses são positivas, pois caso não coíba as ações criminosas poderá resolvê-la num prazo inferior”, argumentou o deputado. 

PMDB:SIVAL BARBOSA:Chineses fazem balanço positivo da ‘Rota da Integração’




O balanço da Expedição ``Rota da Integração´´ foi considerado positivo pela comitiva de empresários chineses que acompanhou o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, nos três dias de viagem ao longo da BR-163, que liga Cuiabá (MT) à Santarém (PA). Os empresários chineses foram recebidos, na tarde desta sexta-feira (09.09), pelo governador Silval Barbosa, no Palácio Paiaguás, ocasião em que avaliaram a Rota da Integração realizada entre os dias 03 e 06 de setembro.

Conforme o grupo chinês, a partir da próxima semana será iniciado um estudo de campo no trecho Cuiabá-Santarém, trecho onde está previsto a construção da Ferrovia ``Senador Vicente Vuolo´´ (Ferronorte). A previsão e que os trabalhos sejam realizados no período de um mês, com reconhecimento do local e elaboração de cartografias. ``O feedback foi extremamente positivo e o governador de Mato Grosso tem se mostrado simpático e oferecido todo apoio´´, ressaltou um representante do grupo. 

Os chineses são da companhia China Railway Engineering Corporation (CREC) com a qual foi assinado o protocolo de intenções quando o governador visitou a China. A estatal chinesa, que já assinou o protocolo de intenções para realizar a obra, é responsável na China pela construção de mais de 90 mil quilômetros de ferrovia já instalados.

A princípio, a concessão da malha Ferronorte foi concedida a partir de Santos a Santarém e Porto Velho. A empresa América Latina Logística (ALL), que detinha a concessão, desistiu do trecho de Rondonópolis-Cuiabá e de Cuiabá-Santarém e Cuiabá-Porto Velho. A construção do trecho Rondonópolis-Cuiabá já está definido e os estudos de impacto ambiental vão ter inicio numa parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

A Expedição ‘Rota da Integração’ contou na comitiva com a participação da Aprosoja, Famato, Ampa, Acrimat e jornalistas de diversos veículos de comunicação de Mato Grosso.

Sinara Alveres