Pages

domingo, 11 de setembro de 2011

JOSÉ RIVA:Novo PSD corre contra o tempo

HUMBERTO FREDERICO 
Da Reportagem

O Partido Social Democrático (PSD) corre contra o tempo para poder filiar os possíveis candidatos a cargos eletivos em 2012, já que faltam pouco mais de 20 dias para se encerrar o prazo de filiação. No final da semana ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nancy Andrighi, concedeu mais dez dias de prazo para que o Ministério Público Eleitoral analise o pedido de criação da nova sigla.

O prazo adicional começou a contar desde a última sexta-feira e poderá limitar ainda mais o tempo para as filiações do PSD. O pedido foi feito pela vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau.

Na decisão, a ministra concorda com a alegação do Ministério Público de que seria necessário mais tempo para avaliar o processo, para que a instituição possa ter mais tempo para retirar documentos dos autos para juntar documentação e que “possa analisar meticulosamente o extenso volume de documentos que instruem o processo”.

Em nota, o PSD lamentou o fato de o julgamento sobre a criação do partido não ocorra esta semana, como era esperado, mas negou que o adiamento da decisão possa prejudicar a sigla. “O fato de mais prazo para a Procuradoria Geral não impede que a relatora já vá analisando o processo e formando seu convencimento”.

A procuradora eleitoral pediu também ao TSE que o processo de criação do partido fosse convertido em diligência, para poder investigar as denúncias sobre supostas fraudes nas coletas de assinaturas de apoio à criação da legenda, mas este pedido foi negado pela ministra.

O DEM e o PTB foram os dois partidos que pediram contestação do pedido de registro nacional do PSD, devido às denúncias de fraude nas assinaturas. Os dois partidos são os que mais devem perder no Congresso Nacional filiados para a nova sigla, o caso também está no TSE.

Em Mato Grosso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já aprovou a criação do PSD. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário