Pages

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Várzea Grande:Única prefeita de Várzea Grande completa 81 anos

Sarita Baracat como madrinha e o falecido Renato dos Santos como mascote do Operário em 1949:
Filha de libaneses (dona Warda Saín e Miguel Baracat), Sarita nasceu em Várzea Grande em 29 de dezembro de 1931. Ela foi casada com Emanuel de Arruda o “Caboclo” (Falecido), que além da vida política, foi atacante do Operário na década de 50. Eles tiveram dois filhos, Fernando Baracat um dos mais famosos colunistas sociais do Estado e Ernandy Mauricio Baracat de Arruda – o Nico Baracat que seguiu os passos da mãe na vida pública. Ele já foi vereador, deputado e vice – prefeito. Atualmente é titular da Secretaria Estadual de Cidades.

 
Com apenas 16 anos, Sarita já era considerada uma liderança. Ela participava do clube estudantil e lutava por melhorias para a classe.  Projetou-se na vida política nessa época, militando primeiramente na União Democrática Nacional (UDN), partido político brasileiro fundado em 7 de abril de 1945, frontalmente opositor às políticas e à figura de Getúlio Vargas e de orientação conservadora. Seu desempenho foi tanto que, com apenas 18 anos se tornou a secretária financeira do então prefeito Gonçalo Botelho.
 
Prefeita: Arrojada para a época, Sarita Baracat após passar pela Câmara de Vereadores se elege em 1966, a primeira prefeita da história de Várzea Grande. Ela toma posse em 01 de janeiro de 1967.
 
Com uma administração voltada à educação, trabalhou de acordo com as condições que a prefeitura lhe oferecia em várias áreas. Com seu programa de governo realizou uma política avançada, buscando novos investidores, conquistando 26 empresas para a cidade. Oferecia incentivos, doava os terrenos e isentava de impostos, com isso atraía empresas e gerava empregos para a população. 
 
Para ter sucesso na empreitada de construir uma nova cidade, conseguiu o apoio do jornalista Pedro Jucá, que tinha um ótimo relacionamento em São Paulo. Entre seus feitos como prefeita da cidade, está a ampliação da avenida Castelo Branco, e principalmente, a abertura de diversas vias de acesso a Zona Rural, com isso, aumentando o crescimento econômico de Várzea Grande.
 
 
*As informações são do VG Notícias 
Poderá também gostar de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário