Pages

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

SECOM MT:Fórum propõe criação de política sobre drogas em Mato Grosso


Encerrou-se na tarde desta sexta-feira (09.12) o 1° Fórum Estadual sobre Drogas. Neste último dia foram realizadas oficinas para debater as propostas apresentadas pelas 15 regiões do Estado, onde anteriormente foram realizados eventos regionais, e a seleção das propostas que farão parte do documento que vai servir como base para o formulação das políticas sobre drogas no Estado.

Conforme a coordenadora do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conen/MT), Ana Elisa Limeira, o objetivo do evento foi discutir assuntos ligados ao combate às drogas, em torno dos eixos ‘prevenção’, ‘redução de ofertas’, ‘estudos, pesquisa e avaliações’, ‘tratamento, recuperação e reinserção social’, ‘redução de danos sociais e à saúde’.

Mas a maior importância do Fórum, destaca Elisa, é que na oportunidade foram sistematizadas as propostas dos fóruns regionais, que irão posteriormente compor a Política Estadual sobre Drogas. “Nós vamos entregar ao governador a política para Mato Grosso, construída com a base, com os municípios e com os profissionais que convivem e atendem o usuário de droga”, salienta Ana Elisa, destacando que as pessoas estão preocupadas e querem contribuir com sugestões.

O presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas de Minas Gerais, Dr. Aloísio Andrade, afirmou que a realização dos fóruns municipais, regionais e estaduais são de fundamental importância, pois é por meio deles que se diagnosticam as prioridades para a prevenção, tratamento, fiscalização, repressão e reinserção social. A comunidade se reúne nos fóruns e discute as especificidades locais, informou. “Temos de fazer este trabalho de identificação de peculiaridades de cada município, mas o planejamento precisa ser mais amplo, mais genérico, para contemplar todos os níveis”.

Para a psicóloga e gerente de Qualidade de Vida da Seduc, Marisa Carvalho, que também é representante desta secretaria no Conen/MT, o Fórum Estadual sobre Drogas foi relevante, principalmente porque a política que está sendo construída tem a participação da coletividade. “Cada um traz a sua contribuição. Precisamos envolver todos os setores da sociedade para enfrentar o problema das drogas. As discussões em Mato Grosso estão bem adiantadas”, disse.

O Fórum Estadual sobre Drogas integra o Plano Estadual de Enfrentamento às Drogas, lançado no dia 23 de novembro (através do Decreto 718, de 26 de novembro de 2011), segundo o qual o enfrentamento às drogas é um dever do Estado e responsabilidade de todos. Integram o Plano as secretarias de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Segurança Pública (Sesp), Educação (Seduc), Saúde (Ses), Trabalho e Assistência Social (Setas) e Comunicação Social (Secom). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário