Pages

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Deputado estadual Ademir Brunetto (PT) participa de Fórum Estadual sobre Drogas

O deputado estadual Ademir Brunetto (PT/MT) este presente no Primeiro Fórum Estadual Sobre Drogas, que começou na noite de ontem (07) no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O evento busca integrar o Governo, as instituições e a sociedade no enfrentamento às drogas. O Fórum contará com palestras, debates e oficinas sobre o tema do combate aos entorpecentes. 

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Lessa, classificou a realização do Fórum como um marco histórico. “O que se espera é a erradicação do consumo de drogas e o trabalho de recuperação dos usuários nesta, que é uma guerra que vem sendo perdida no mundo inteiro”, disse. 

Lessa também elogiou o pioneirismo do evento. Antes do Fórum Estadual foram realizados outros 15 encontros regionais, abrangendo todos os 141 municípios de Mato Grosso. “A partir destes encontros, nós podemos fazer um diagnóstico da situação do Estado”. O secretário diz que ao final do Fórum, que ocorrerá na sexta-feira (09.12), o Governo do Estado deve começar plenamente todas as 44 ações que estão previstas. 

Para a coordenadora de capacitação da Secretaria Nacional de Políticas de Drogas (Senad), Andrea Gallassi, o evento de Mato Grosso está ocorrendo em uma boa hora. “Esse Fórum ocorre no mesmo dia em que o Governo Federal lança o Plano Nacional de Enfrentamento às Drogas. É possível perceber que os eixos propostos por Mato Grosso estão no mesmo caminho dos propostos pelo Governo Federal e isso é importante”. 

Andrea lembrou que hoje em dia não basta trabalhar apenas na repressão ao tráfico de drogas. Este trabalho também é importante, mas é preciso investir também na recuperação e no tratamento dos usuários, o que é previsto pelo Plano Estadual de Enfrentamento às Drogas do Governo de Mato Grosso. 

O secretário-adjunto de Justiça, Genilto Nogueira, lembrou a importância da participação da sociedade no enfrentamento às drogas, classificando essa participação como o “grande ganho que nós temos com este Fórum”. “Nosso Estado vem crescendo muito e é hora de usar esse crescimento para nos livrar das drogas”. 

O evento conta com a participação de várias Secretarias de Estado e o apoio de instituições como o Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Polícia Federal, Ordem dos Advogados do Brasil, entre outros. O Fórum seguirá com sua programação até a próxima sexta-feira (09.12). 

Também estiveram presentes na cerimônia de abertura os deputados estaduais Romoaldo Júnior e Emanuel Pinheiro, os secretários estaduais de Educação Ságuas Moraes, de Saúde Vander Fernandes, de Ciência e Tecnologia, Adriano Breunig e representantes do Poder Judiciário e da Prefeitura de Cuiabá, além de demais secretários-adjuntos do Estado. A abertura contou com uma apresentação musical do grupo Flauta Mágica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário