Pages

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

SECOM MT:Governador Silval Barbosa visita Módulo Operacional Provisório do Aeroporto Marechal Rondon

CAROLINE LANHI 
Redação/Secom-MT 

Marcos Negrini/Secom-MT
Módulo operacional provisório (MOP) do Aeroporto Internacional Marechal Rondon
O governador Silval Barbosa participou, nesta quarta-feira (30.11), da entrega do Módulo Operacional Provisório (MOP) para desembarque dos passageiros do Aeroporto Marechal Rondon - a primeira etapa para a ampliação do terminal que terá capacidade para mais de cinco milhões de passageiros por ano. Em companhia de diretores e do presidente da Infraero, Antonio Gustavo do Vale, Silval visitou a nova sala de desembarque que está em funcionamento desde a terça-feira (29.11).
O governador Silval Barbosa participou, nesta quarta-feira (30.11), da entrega do Módulo Operacional Provisório (MOP) para desembarque dos passageiros do Aeroporto Marechal Rondon - a primeira etapa para a ampliação do terminal que terá capacidade para mais de cinco milhões de passageiros por ano. Em companhia de diretores e do presidente da Infraero, Antonio Gustavo do Vale, Silval visitou a nova sala de desembarque que está em funcionamento desde a terça-feira (29.11).
Silval destacou que é uma satisfação ver uma obra ser executada dentro do prazo estipulado e lembrou que essa é a primeira etapa de um grande projeto de ampliação do aeroporto. “Essa estrutura é provisória, mas vai atender com conforto nossos usuários. Assinaremos em dezembro o convênio e em fevereiro [de 2012] teremos todo o conjunto de projetos pronto - quando iniciará o processo de licitação. Até setembro de 2013 é para estar pronto todo o terminal”.
Na avaliação do secretário-extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transporte de Mato Grosso, Francisco Vuolo, a primeira e mais importante etapa na ampliação do aeroporto é a parceria entre o Governo do Estado e a Infraero. “Isso nos permite acompanhar, fiscalizar e colher os resultados de um acordo que vem sendo cumprido rigorosamente dentro do cronograma”.
O MOP, segundo o secretário, deve desafogar e melhorar o sistema de desembarque, pois vai aumentar da capacidade do aeroporto em mais de 800 mil passageiros. A estrutura possui duas novas esteiras de 15 metros cada uma, com capacidade três vezes superior que as antigas, e quatro banheiros. A obra começou em julho deste ano e tem 675 m². Após a ampliação, o MOP será retirado e poderá ser utilizado com outros fins em outra parte do terminal.
Uma vez cumprida essa etapa, o Estado – junto com a Infraero - começa a focar no início das obras de ampliação do terminal e do estacionamento. Além de ser uma demanda da Fifa, a ampliação é uma necessidade do Estado, diante do aumento do número de passageiros acima da média nacional, destacou.
A obra - Para o presidente da Infraero, Antônio Matos do Vale, a conclusão do MOP representa “o início do resgate da dívida que a instituição tem com o povo de Mato Grosso. Em particular com o povo de Cuiabá e Várzea Grande”. Vale lembrou que desde 2006 esse aeroporto está em fase de construção, mas agora – definitivamente – os projetos ficarão prontos, o que deve acontecer em dezembro deste ano. 
O Governo do Estado vai acompanhar as diferentes fases da ampliação, como a licitação e a fiscalização da obra. A demolição e construção da parte administrativa do aeroporto devem ocorrer em fevereiro de 2012 para que entre julho e agosto do mesmo ano seja iniciada a obra de ampliação definitiva do terminal. “Estamos dentro do cronograma. Dentro dos nossos projetos, Cuiabá é prioridade absoluta”, completou o presidente.
Conforme explica o superintendente regional da Infraero no Centro-Oeste, André Luis de Barros, com o crescimento da aviação no Estado se faz necessária uma ação mais rápida por parte da Infraero em ampliar a infraestrutura. Dessa forma, o estacionamento será ampliado no decorrer de toda a ampliação, a qual vai ser liberada por partes, à medida que as áreas forem ficando prontas.
O projeto do novo aeroporto prevê o alargamento da pista de desembarque, área exclusiva para voos internacionais, freeshop, oito novos boxes, quatro modernas esteiras e outra para o desembarque internacional. O estacionamento para 400 lugares, tanto para carros pequenos quanto para veículos maiores, como ônibus de turismo.
Todo esse complexo do aeroporto estará integrado à estação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), explicou o governador Silval Barbosa. Para isso será preciso indenizar a vila militar da Aeronáutica, processo que já está avançado. Nessa área, além da estação, também serão construídos o estacionamento e a oficina para manutenção do VLT.
A visita também foi acompanhada pelos secretários de Estado Nico Baracat (Cidades), Francisco Vuolo (Acompanhamento da Logística Intermodal de Transporte), Teté Bezerra (Turismo) e Osmar de Carvalho (Comunicação), além dos deputados estaduais Sérgio Ricardo e Guilherme Malouf. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário