Pages

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Fonte: Cuiabá Tudo Na Hora - PRESIDENTE E SECRETÁRIO Deputado Emanuel Pinheiro exige mudança com fim dos superpoderes de 2 deputados

Emanuel Pinheiro defende fim da reeleição para chefia do Parlamento
savi-emanuel (1).jpg

O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) condicionou seu apoio a algum candidato à presidência da Assembleia Legislativa a um pacote de reformas na estrutura do Legislativo. Em discurso na tribuna na sessão plenária desta quarta-feira (3), o parlamentar afirmou que seu desejo é o fim da reeleição do presidente do Legislativo e demais membros da Mesa Diretora, classificando de desnecessária a continuidade dos mesmos dirigentes do Legislativo por mais de um biênio. “Devemos colocar em primeiro lugar, antes de qualquer votação, o fim da reeleição. Mesa Diretora não constrói escola, pronto socorro, não cuida de rodovia, esgoto e coleta de lixo. Apenas dirige as conduções do Legislativo. Até a década de 60 havia um ano de mandato e não havia nenhum problema interno, assim foi meu pai que presidiu em três ocasiões o Legislativo sem turbulências”, declarou.
Pinheiro também criticou as falta de atribuições de outros cargos da Mesa Diretora.  "Para que ser primeiro vice ou segundo vice-presidente ou segundo, terceiro e quarto secretário? São meras figuras decorativas para ler atas e substituir em um eventual impedimento daquele que está acima. É preciso descentralizar funções para que tenhamos um Legislativo mais democrático”, sugeriu.
Em sua visão, o atual sistema torna os parlamentares reféns da chefia do Legislativo. "Somente a democratização e a criação de atribuição específica, é que teremos efetivamente a participação de todos os colegas no processo de gestão do Legislativo. Vamos ouvir o que pensa cada deputado e deseja dar sua contribuição. O que não pode é uma casa ficar amarrada ao presidente e 1º secretário”. 
Até o momento, se articulam para ser candidatos a presidente da Assembleia Legislativa os deputados Mauro Savi (PR), José Eduardo Botelho (PSB). Nas últimas horas, o deputado Guilherme Maluf (PSDB) iniciou uma articulação que visa aglutinar o apoio das bancadas do PR e PSD.
O tucano também é cortejado para assumir a primeira secretaria em grupos da oposição e situação. Emanuel Pinheiro também tem se articulado nos bastidores para o mesmo cargo.

João Batista de Oliveira
Fonte: Cuiabá Tudo Na Hora

Cuiaba Tudo na Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário