Pages

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Afronta a gestão Pedro Taques - CONTINUISMO NA AL Com apoio de José Riva chapa Mauro Savi-Maluf já teria 16 votos fechados


Emanuel Pinheiro defende fim da reeleição para chefia do Parlamento, PRESIDENTE E SECRETÁRIO Deputado Emanuel Pinheiro exige mudança com fim dos superpoderes de 2 deputados

Uma articulação de bastidores começou a ganhar corpo nesta semana na Assembleia Legislativa (ALMT). O deputado Guilherme Maluf (PSDB) e o atual primeiro-secretário do Legislativo estadual, Mauro Savi (PR), tentam formatar uma chapa que deve mesclar governistas e o grupo de oposição ao governador eleito Pedro Taques (PDT). 

Uma fonte revelou ao Diário que o grupo já conta com o apoio de 16 dos 24 deputados estaduais eleitos no pleito deste ano. Até então, existia apenas o desejo de união das duas partes e com a nova articulação isso passou a ser realidade. O acordo entre os dois grupos, seria pelo fortalecimento da AL como caixa de ressonância da população do Estado. 

Para conseguir o apoio dos governistas contrários à aliança com os atuais comandantes da Mesa, o grupo de parlamentares pretende formalizar o que chama de Pacto por Mato Grosso. O documento deve conter projeto de gestão para o próximo biênio. 

Após isso, o grupo deve buscar a unidade dos 24 deputados e usar como argumentos principais a necessidade do Legislativo sair fortalecido e ter participação direta em todas as políticas públicas que serão executadas a partir de janeiro de 2015. 

O principal compromisso assumido pelos parlamentares foi no sentido de promover políticas desenvolvimentistas para Mato Grosso, dando respaldo ao Executivo e ao Judiciário para enfrentar as dificuldades que se apresentam por causa da crise econômica nacional e mundial e de respeito à opção da população pela proposta do governador eleito Pedro Taques sem perder a independência e a autonomia de Legislativo estadual. A ideia é ter a representatividade partidária em todos os cargos da mesa diretora e assegurar que medidas de transparência sejam ampliadas. 

O grupo pretende ainda manter uma proximidade com a população, com os municípios. Além da defesa de Mato Grosso junto à União, já que pela Constituição Federal a mesa diretora da Assembleia Legislativa tem prerrogativa para apresentar propostas de emenda constitucional junto ao Congresso Nacional. 

Guilherme Maluf e Mauro Savi iniciam o terceiro mandato como parlamentares estaduais em 2015 e teriam assimilado a composição como presidente e primeiro-secretário deixando ainda abertos os outros cargos para os demais 22 deputados estaduais. Sinalizaram ainda por imprimir mudanças na gestão administrativa e financeira da Casa de leis, sem abrir mão do seu papel de fiscalizar as ações e políticas públicas do Executivo. 

O maior obstáculo será conquistar o apoio de todos os governistas, tendo em vista que parte dá aval à candidatura de Eduardo Botelho (PSB) como o presidente do Legislativo. Essa aliança com a nova oposição deve ser costurada nos próximos 15 dias e a decisão deve sair antes da Assembleia entrar em recesso.

Base de Taques - Eduardo Botelho (PSB), Dilmar Dal’Bosco (DEM), Guilherme Maluf (PSDB), Zeca Viana (PDT), Leonardo Albuquerque (PDT), Max Russi (PSB), Wilson Santos (PSDB), Oscar Bezerra (PSB), Wancley (PV), Coronel Taborelli (PV), Saturnino Masson (PSDB).
Oposição a Taques - Mauro Savi (PR), Sebastião Rezende (PR), Baiano Filho (PMDB), Romoaldo Junior (PMDB), Nininho (PR), Emanuel Pinheiro (PR), Walter Rabello (PSD), Wagner Ramos (PR), José Domingos Fraga (PSD) Pedro Satélite (PSD), Janaína Riva (PSD), Silvano Amaral (PMDB) e José Carlos do Pátio (Solidariedade).

João Batista de Oliveira
Fonte: Cuiabá Tudo Na Hora

Cuiaba Tudo na Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário