Pages

terça-feira, 3 de abril de 2012

Pátio é cassado por 5 a 1 e Ananias assume cargo; eleição será indireta

Patrícia Sanches

     O prefeito de Rondonópolis Zé do Pátio (PMDB) foi cassado pelo TRE. Por 5 a 1, os membros do Pleno decidiram punir o prefeito do terceiro maior município do Estado. O único a votar favorável ao peemedebista foi Samuel Franco Dália, que havia pedido vistas do processo na última terça (27). A vice dele Marília Salles (PSDB) também teve a perda do mandato decretada.
    Com a decisão, o presidente da Câmara Ananias Filho (PR), que é pré-candidato a prefeito, passa a administrar a cidade. Hélio Pichione (PR), por sua vez, assume o comando do Legislativo e deverá convocar eleição indireta para os próximos 90 dias.

     Pátio era acusado de ter praticado gastos ilícitos na campanha de 2008, quando, conforme denúncia do MP, distribuiu 2,8 mil camisetas, o que é vedado pela legislação eleitoral. A defesa dele alegou que as vestimentas foram utilizadas estritamente por fiscais, mas os argumentos não convenceram o Pleno.
      O MPE, por sua vez, apontou que a quantidade era muito exagerada numa comparação com o número de fiscais. Pátio ainda pode recorrer no TSE. "A pergunta que fica sem resposta, por parte do Recorrido, é: por que motivo o candidato distribuiu camisetas para 2857 pessoas? Qual era o seu objetivo com tal atitude? A resposta, possivelmente, está nas fotografias no dia da eleição, uma imensa quantidade de pessoas nas ruas de Rondonópolis. Não há dúvida de que essa atitude interfere no imaginário coletivo, produzindo a sensação de superioridade de uma candidatura em relação às demais", diz trecho do voto do relator Jorge Luiz Tadeu Rodrigues.
    Reviravolta
   A situação dele era tão complicada, que nem mesmo o presidente estadual da legenda, Carlos Bezerra , acreditava em uma reviravolta, o que viabilizaria um projeto de reeleição de Pátio. No último sábado (31) ele convocou uma reunião às pressas em seu apartamento em Rondonópolis para debater a questão. Já estudava ter um plano B. A cúpula do partido pretende lançar o vereador Manoel da Silva Neto, o doutor Manoel como pré-candidato a prefeito. Ele foi o segundo mais votado em 2008, conquistando a preferência de 3.570 eleitores.
RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato GrossoBlog do Romilson Dourado

Nenhum comentário:

Postar um comentário