Pages

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Meninas pobres terão baile de debutantes

O projeto “Um Sonho a Mais”, da prefeitura de Cuiabá, realizará no próximo dia 28 um baile de debutante para 100 meninas com idades entre 14 e 16 anos, moradoras de bairros da periferia da Capital.

Segundo a primeira-dama do município, Norma Sueli Galindo, além da festa, o projeto tem o intuito de contribuir para a formação social, emocional e educacional das participantes. “Um dos nossos objetivos com este projeto, é realizar o sonho de muitas meninas, que em seu aniversário de 15 anos não tiveram nem um bolo para cantar os parabéns”, diz Norma.

Ela ainda acrescenta que, além da festa, as meninas estão participando de uma série de atividades desde o dia 16 março, como palestras, oficinas com dicas de maquiagem e aulas de etiqueta.

Para que possam participar do projeto, as meninas precisam apresentar bom desempenho na escola, bem como desenvolver um trabalho social na comunidade onde mora. Para isso, uma equipe de assistentes sociais foi formada para acompanhá-las na execução dessas atividades.

Todo o trabalho desenvolvido pelo projeto acontece no período contrário ao das atividades escolares, justamente para que elas não sejam prejudicadas. Por isso, as cem meninas foram dividas em duas turmas de 50 meninas cada.

Durante toda a semana, desde o início do projeto, elas realizam tarefas diferenciadas, sendo que às segundas e sextas são liberadas para dar andamento no trabalho que fazem no bairro onde moram. Já às quartas-feiras, participam de palestras sobre os mais diversos temas e, às terças e quintas ensaiam para uma apresentação de dança que acontece no próximo dia 24.

Segundo Norma Sueli, esta apresentação cultural será uma prévia do baile, quando as integrantes do projeto poderão participar com toda a sua família. O tema a ser apresentado pelas garotas é o “rasqueado estilizado”.

Todas as adolescentes são oriundas dos diversos projetos sociais mantidos pelo Palácio Alencastro, como Siminina, ProJovem, PETI e Educa Mais. Também participam do projeto quatro alunas da Apae da Capital.

Jéssica Neves Laura tem 16 anos e não teve a oportunidade de ter uma festa de 15 anos, por isso, afirma estar “super ansiosa” para o baile. “Já roí todas as unhas da mão”, conta. Ela diz que uma das coisas que mais gosta, dentre todas as atividades do projeto, são os ensaios. “Quando acabar vou sentir saudades, porque eu adoro dançar”, diz. Todos os ensaios vêm sendo coordenados pelo professor Rodney Barbosa.

Luziane Silva dos Santos Faria, 15 anos, acredita que o tudo que está aprendendo no projeto será usado de alguma forma em sua vida adulta. “Tenho certeza de que isso vai ajudar muito no meu fututo”, declara. Já com relação ao baile, a adolescente afirma que irá realizar um sonho. “Ter uma festa de 15 anos é o sonho de toda a mulher, e eu vou realizar o meu”, diz.

Segundo a primeira-dama, a festa será realizada no Cenarim Rural com o apoio de diversos parceiros. “Tem diversas pessoas nos apoiando, e para o baile todas vão ter direito ao vestido, sapato, maquiagem e cabelo. Vai ser um dia de gala”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário