Pages

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Governo lança campanha para proteger voz de estudantes em MT

Mais de cem pessoas participaram nesta segunda-feira.16, do lançamento da 5ª Edição da Campanha da Voz. O evento realizado pelo Governo ocorreu no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e contou com a presença de estudantes, professores, funcionários da Secretaria e convidados.

Na ocasião houve o lançamento dos materiais orientativos da campanha e explicações sobre os cuidados que são necessários para o bom uso da voz. Os cantores Claudinho e Pescuma que juntamente com Henrique são padrinhos da campanha ressaltaram a importância dos cuidados com o aparelho vocal, principalmente para os profissionais que “vivem da voz”.

“No nosso caso a voz é fundamental. Sem ela não podemos cantar e o canto é a nossa vida. Por isso para nós é uma honra sermos padrinhos dessa campanha tão importante”, destacou Pescuma. Ele elogiou o trabalho que é feito pela Seduc nas escolas e citou que as orientações repassadas aos profissionais da Educação são as mesmas que eles utilizam na carreira artística.

Segundo a fonoaudióloga e especialista em voz da Gerência de Qualidade de Vida da Seduc, Célia Regina Tabachi, a Seduc distribuirá, a partir da próxima semana, para as unidades de ensino, folderes e cartazes com dicas sobre o uso da voz. Entre as orientações do que não deve ser feito estão: não gritar, cochichar, falar alto, pigarrear em excesso, fumar ou falar muito em ambientes de fumantes.

O material também cita que os educadores e população em geral devem ficar atentos para sintomas que podem indicar possíveis problemas de saúde, devido ao mau uso da voz. Entre eles estão: pigarro, rouquidão, ardência ou cansaço na voz, dor de garganta, entre outros. Técnicas sobre o aquecimento e desaquecimento vocal também constam no folder.

Durante o evento houve apresentações do Coral Cantando com Alegria, da Escola Estadual Rodolfo Augusto, localizada no bairro Residencial Paiáguas, em Cuiabá e do Coral da Seduc. Ambos os grupos apresentaram canções da música popular brasileira.

Para a regente do coral da Escola, Monica Tufo, foi “motivo de muita alegria” participar do evento. Ela contou que esta foi a segunda apresentação, este ano, do grupo composto por 45 meninos e meninas com idades entre 08 a 14 anos.

Integrante do Cantando com Alegria, Marcos de Jesus, 08, ressalta que nas aulas, além do canto, eles aprendem técnica vocal e realizam aquecimento vocal. “Antes de participar do coral ficava em casa sem ter muito o quê fazer. Agora já fazem dois meses que participo das aulas e me sinto muito feliz por estar aqui me apresentando”, destacou.

Regente do coral da Seduc, Adriano Bismark ressalta que a campanha da Voz é importante não somente para quem trabalha com a voz, mas para toda a sociedade. “O mau uso da voz pode ocasionar calos nas pregas vocais. E a campanha aborda isso, além dos materiais as palestras que a Célia realiza nas escolas enfatiza a necessidade dos exercícios e do aquecimento vocal”. Segundo ele, são dicas simples que “todos podem fazer”.

Célia Tabachi destaca que, além do enviou dos materiais a todas as 727 escolas de Mato Grosso, prosseguirá a partir da próxima semana com as visitas realizadas em parceria com a gerência de Qualidade de Vida da Seduc. “A princípio visitaremos as unidades de Cuiabá e Várzea Grande, mas a meta é visitarmos boa parte das escolas do interior”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário