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segunda-feira, 9 de abril de 2012

Cuiabá:Politica:Cuiabá:Vuolo diz que encara como um desafio disputar a prefeitura

Ele garante, também, que o projeto para ferrovia em Cuiabá estará pronto em 2013

MidiaNews
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Vuolo: "é um desafio que me sinto preparado para assumir"
DA REDAÇÃO
Confirmado como pré-candidato do PT ao cargo de prefeito de Cuiabá, Francisco Vuolo disse hoje durante entrevista ao Programa Cidade Independente que aceitou a indicação como um desafio e que se sente honrado pela lembrança.
“Ter nosso nome referendado para conduzir um projeto de desenvolvimento para Cuiabá é uma honra muito grande. É um desafio que me sinto preparado para assumir”, destacou Vuolo durante a entrevista ao vivo na Rádio Cidade 94 FM. Escolhido por unanimidade no PR, a entrada de Vuolo no cenário eleitoral movimento o quadro sucessório de 2012.
Trazendo no currículo os cargos de secretário municipal e vereador e a coordenação de campanhas de líderes políticos como Blairo Maggi e Roberto França, Vuolo tem até o início de junho para se desincompatibilizar das funções de secretário Extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes.
Ferrovia em Cuiabá
Durante a entrevista, Vuolo anunciou que os projetos e estudos ambientais para a chegada da Ferrovia Senador Vicente Vuolo à Capital estarão prontos em 2013. O cronograma oficial, que inclui a inauguração do terminal em Rondonópolis no primeiro semestre do ano que vem, confirma que o avanço dos trilhos rumo a Cuiabá se torna uma realidade cada vez mais palpável à população.
“Antigamente, muitos se lembram, falar em ferrovia era motivo de chacota na cidade. Tinha gente que brincava que o Dom Bosco ia ser campeão ou que uma moça ia se casar só quando a ferrovia chegasse. Sempre acompanhamos a obstinação de meu pai em prol da ferrovia em Cuiabá e hoje, o que era sonho, é realidade”, declarou Francisco Vuolo.
O secretário de Estado embarca esta semana rumo a Brasília, para checar detalhes da liberação final das operações do terminal de Itiquira. Lá, as obras já foram concluídas e agora avançam no sentido Rondonópolis, com 15 quilômetros de trilhos já instalados. Em Alto Taquari e Alto Araguaia, cidades mato-grossenses onde há terminais da ferrovia em operação, são movimentadas atualmente 12 milhões de toneladas de grãos, impulso ao desenvolvimento econômico da região.
“E assim que concluirmos Rondonópolis, já estaremos com projetos e estudos ambientais prontos para podermos licitar as obras de Cuiabá. Já obtivemos R$ 14 milhões junto à ministra Miriam Belchior [Planejamento], já liberados, para que a UFMT faça esses estudos. Tudo agora é apenas uma questão de pouco tempo para que a ferrovia chegue a Cuiabá”, frisou Vuolo.
A chegada dos trilhos à Capital é o prenúncio de novos investimentos em Mato Grosso. Um grande grupo chinês já manifestou ao governo do Estado o interesse em assumir a construção da ferrovia de Cuiabá até Santarém, no Pará, consolidando uma nova rota de escoamento logístico no país. O grupo detém 90 mil quilômetros de ferrovias na China. 

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