Pages

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Cuiabá:Politica:Cuiabá:PT terá prévias para escolher candidato em Cuiabá

Por enquanto, Lúdio é o único pré-candidato, mas grupo de Serys querem lançá-la

MidiaNews/Agência Senado
Clique para ampliar 
Vereador Lúdio Cabral ainda é o único pré-candidato; Serys quer ser consenso no PT
LAÍSE LUCATELLI
DA REDAÇÃO
O PT decidiu que vai realizar prévias para escolher o candidato do partido a prefeito de Cuiabá nas eleições deste ano. Por enquanto, a sigla tem somente um pré-candidato ao posto, o vereador Lúdio Cabral (PT), mas, se surgirem outros pré-candidatos, o desempate será por meio de eleição interna.
No entanto, devido ao complexo processo de escolha que o PT adota para definir os rumos eleitorais, ainda não é certeza, nem mesmo, se o partido lançará candidato próprio. No próximo domingo (15), haverá a eleição dos 175 delegados que votarão, na semana seguinte (22), se o partido terá candidatura própria ou vai se coligar, apoiando o candidato a prefeito de outra sigla.
“Após esse encontro, se ficar definido que teremos candidatura própria, há um prazo de cinco dias para que os interessados se inscrevam para disputar as prévias. É preciso coletar assinaturas e ter o apoio de pelo menos 10% do diretório municipal”, explicou o presidente regional do PT, Willian Sampaio.
As prévias só serão realizadas em maio, e vão sacramentar o nome do PT para a disputa do Palácio Alencastro. A tendência é de que o PT encabece a chapa, já que a sigla está tentando se reerguer após o baixo desempenho nas eleições de 2010. Lançar um candidato a prefeito em Cuiabá faz parte do processo de reconstrução interna e fortalecimento do partido.
Por enquanto, Lúdio Cabral conta com o apoio de cinco correntes petistas, que totalizam 65% do diretório municipal. Porém, a esperança dos grupos ligados à ex-senadora Serys Slhessarenko (PT) é que ela aceite o desafio e encare a disputa interna, visando a concorrer como cabeça-de-chapa no pleito de outubro. O deputado estadual Ademir Brunetto (PT) é um dos que defendem a candidatura da ex-senadora.
No entanto, a própria Serys já declarou, em entrevistas, que não pretende disputar prévias. Ela entende que sua eventual candidatura deve nascer de um consenso do partido.
Serys, provavelmente, teme que a disputa interna leve o PT a um novo racha, como ocorreu em 2010. Na época, ela perdeu o direito de disputar a reeleição para o Senado, após perder as prévias para o então deputado federal Carlos Abicalil.
Outros municípios
O prazo dado pela direção nacional do PT para definição de candidatura própria se encerra em 29 de abril.
Em Rondonópolis, o PT adiantou o calendário e já escolheu como candidato a prefeito o ex-vereador Juca Lemos (PT). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário