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domingo, 1 de abril de 2012

Cuiabá terá ato simbólico sobre a preservação ambiental

Cuiabá terá ato simbólico sobre a preservação ambiental

O Brasil participa, neste sábado (31), do ato simbólico “Hora do Planeta” – conhecido mundialmente como “Earth Hour” –, uma iniciativa da organização ambientalista Rede WWF (World Wildlife Fund – Fundo Mundial da Natureza) e comandada no país pelo WWF-Brasil. A ação envolve quase dois bilhões de pessoas, em todo o mundo.

O ato consiste em mobilizar a sociedade para que todos apaguem as luzes de suas residências por uma hora, das 20h30 às 21h30 (horário local), mostrando ao mundo a sua preocupação com o meio ambiente, o aquecimento global e a importância do uso racional dos recursos naturais.

Nesta edição, pela primeira vez, o ato de “apagar as luzes” em diversas regiões do mundo será registrado diretamente do espaço. Isso porque o embaixador da Rede WWF, astronauta André Kuipers, que está na Estação Espacial Internacional, irá vigiar o planeta no momento do ato e irá enviar imagens fotográficas para todas as organizações da rede.

No Brasil, novamente o Rio de Janeiro (RJ) será a cidade oficial do movimento no país e a TIM e o Pão de Açúcar assumiram o patrocínio do evento. Neste ano, 81 cidades já confirmaram adesão ao movimento. Dentre elas estão 14 capitais brasileiras, incluindo Cuiabá.

Alguns dos monumentos mundiais mais conhecidos, como as Pirâmides do Egito, a Torre Eiffel em Paris e a Acrópole de Atenas já participaram do movimento e apagaram as luzes por uma hora. Outra cidade que já causou impacto ao participar da “Hora do Planeta” foi Las Vegas, em Nevada (EUA).

Ações na Capital
Em Cuiabá, a Prefeitura Municipal, a rede de fast-food McDonald's, o Shopping Pantanal e o Shopping Três Américas anunciaram a participação no evento. Este é o quarto ano consecutivo que o McDonald's e o Pantanal marcam presença na ação.

Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, afirmou que vai apagar as luzes do Palácio Alencastro e da Praça Alencastro, no Centro da Capital, além das lâmpadas de todas as secretarias municipais localizadas fora do Palácio.

Por meio de sua assessoria, o McDonald’s informou que, em apoio ao gesto mundial, a empresa irá apagar os luminosos externos das fachadas das lojas localizadas nas avenidas Historiador Rubens de Mendonça (CPA) e Fernando Corrêa da Costa, bem como irá desligar as lâmpadas da franquia localizada no Shopping Pantanal.
 

Além disso, a empresa está fazendo uma campanha interna para incentivar os funcionários, fornecedores e franqueados a desligar as lâmpadas e os equipamentos elétricos de suas casas durante o evento.

Na internet, a página que o McDonald’s mantém na rede social Twitter também será “desligada”.

No Shopping Três Américas, os funcionários do setor administrativo vão "entrar de cabeça" no movimento e irão trabalhar, por uma hora, apenas com lanternas. Além disso, a iluminação da fachada também será desligada, em apoio ao ato simbólico.
 

Já a administração do Shopping Pantanal vai apagar as luzes das fachadas, dos letreiros e as lâmpadas instaladas no entorno das clarabóias próximas às lojas Americanas e Avenida. Algumas lâmpadas localizadas ao longo dos corredores do shopping também serão delsigadas.

As lojas do centro comercial também devem aderir ao movimento, em larga ou menor escala. De acordo com a assessoria, algumas lojas prometem apagar totalmente as luzes e usar apenas um abajur para atender os clientes. Outras vão desligar apenas as lâmpadas mais fortes. As “luzes” do site institucional também já foram “apagadas”, em alusão ao ato.

A expectativa da administração é que a maioria das lojas participe, para causar ainda mais impacto visual em que estiver passeando pela local no momento do ato simbólico. Quanto mais lojas aderirem ao movimento, mais escuro os corredores devem ficar.

Para que os clientes não se assustem, a rádio do shopping irá avisar, dez minutos antes do ato, quais luzes serão apagadas e por qual razão. O anúncio será feito várias vezes enquanto durar a “Hora do Planeta”.

A administração alertou, por meio de assessoria, que a ação não irá comprometer a segurança no shopping e que o circuito de iluminação do estacionamento, por exemplo, não será desligado, para impedir que a escuridão comprometa a permanência e integridade dos visitantes e funcionários.

De acordo com a assessoria, em 2011, a energia economizada pelo shopping com o ato simbólico poderia abastecer cerca de 170 casas populares, por uma hora.

WWF-Brasil e Hora do Planeta
O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.

Desde sua primeira edição, em março de 2007, a Hora do Planeta não parou de crescer. O que começou como um evento isolado em uma única cidade, Sidney, na Austrália, tornou-se uma ação global.

No ano passado, envolveu 5.251 cidades em um grande movimento mundial, que alcançou 1,8 bilhão de pessoas, em 135 países, nos sete continentes.

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