Pages

terça-feira, 3 de abril de 2012

Após cassação de Zé do Pátio, Câmara de Rondonópolis elegerá o novo prefeito



Da Redação

Terceira maior cidade do Estado, Rondonópolis viveu na noite de hoje uma imensa reviravolta política. É que o pleno do Tribunal Regional Eleitoral decidiu cassar o mandato do prefeito eleito em 2008, José Carlos do Pátio (PMDB) e também da vice-prefeita Marília Salles (PSDB).

Os dois foram denunciados pelo Ministério Público Eleitoral por captação ilícita de votos e abuso de poder econômico. No dia da eleição, os dois doaram 2,8 mil camisetas com nome e número para eleitores na cidade.

Em primeira instância, a denúncia havia sido arquivada. Todavia, o MPE recorreu ao TRE, que acabou cassando o mandato do prefeito e vice por cinco votos a 1.

No pleno do TRE, votaram favoráveis a cassação o juiz federal Pedro Francisco da Silva, o desembargador José Ferreira Leite e os juízes André Pozetti, Sebastião de Arruda Almeida e Jorge Luiz Tadeu. Apenas o juiz Sebastião Arruda tomou posição contrária a extinção do mandato.

Zé do Pátio já anunciou que irá recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral. No entanto, após a notificação, a cidade passará a ser comandada pelo presidente da Câmara, vereador Ananias Filho (PR).

Após tomar posse, ele terá um prazo de até 30 dias para convocar eleições indiretas. O novo prefeito da cidade será escolhido pelos vereadores de Rondonópolis e qualquer cidadão poderá se candidatar desde que cumpra as exigências da lei.

Nos bastidores, especula-se que o favorito para ser eleito prefeito de Rondonópolis seria o deputado federal Wellinton Fagundes (PR). Ele assumiria a prefeitura podendo já ser inclusive candidato a reeleição em outubro

Nenhum comentário:

Postar um comentário