Pages

terça-feira, 13 de março de 2012

Wiltinho participa de reunião no Cristo Rei para debater segurança nas escolas


Por: Redação com Secom-MT
O vereador Wilton Coelho, Wiltinho (PR), participou na manhã desta terça-feira,13, de uma reunião na Escola Estadual José Leite de Moraes, no bairro Cristo Rei em Várzea Grande, para debater criação de Espaços Jovens destinados ao fortalecimento de práticas pedagógicas com emprego de atividades sociais e desportivas para crianças e jovens.
Ampliando a interlocução entre a segurança e a comunidade escolar com apoio de um policial militar capacitado para o desempenho dessa função (policiamento escolar), ampliação do acesso ao Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) para o 1º e 2º Ciclo.
Essas são propostas de ações a serem desenvolvidas conjuntamente entre a Educação e a Segurança Pública, objetivando a redução da violência no ambiente escolar e fora dele por meio do Projeto ‘Paz nas Escolas’.
 A Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) - por meio da Coordenadoria de Projetos Educativos (CPE) - e a Polícia Militar (por meio do Comando Regional II, Várzea Grande), promoveram o debate sobre o tema.Professores, coordenadores escolares e diretores das unidades de ensino da rede estadual e municipal participaram de um encontro onde puderam conhecer de forma mais detalhadas as propostas a serem implementadas.
 No total a cidade possui 44 escolas da rede estadual e cerca de 60 da rede municipal.“Tratamos aqui do que se chama eficácia programática. Não se trata de uma lei, de uma só ação. Discutimos a validação de ações coletivas.
A construção realizada no dia a dia para que possamos obter paz nas escolas”, avaliou o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Emanuel Pinheiro.O tenente-coronel Wilkerson Felizardo Sandes, que está a frente das ações da PM na cidade, pontua que "quem deve ter autoridade na escola é o diretor.
Trabalhamos em cima de estratégias, de um plano de trabalho a ser executado por policiais que foram capacitados para essa atuação”.A realização de seminários sobre o tema, a construção coletiva de um plano de trabalho (por meio da realização de fóruns municipais) e a compilação dessas informações durante o Fórum Estadual Paz nas Escolas (realizado em 2011) foram estratégias empregadas para a busca de uma educação pautada em direitos humanos, destacou a fala da coordenadora de projetos educativos da Seduc, Janaína Monteiro.
 “Nós temos a ânsia e o desejo de ver os produtos desses encontros. Já estamos desenvolvendo um sistema que unificará as informações e finalizamos uma cartilha para às escolas”.Ela ainda frisou que existe toda uma organicidade, pautada em medidas preventiva para ajudar na construção de novos cenários. Ela citou ainda o filósofo francês Michel Maffesoli, por considerar indispensável que se trabalhe com intelecto e afeto, agregando razão e emoção“.
 Existo e sinto, logo penso”.
O entorno das unidades escolares também será alvo de estratégias de combate à violência. “Há dois anos já trabalhamos com projetos objetivando medidas de redução da violência, mas sofremos com a interferência externa. Na minha unidade já desenvolvemos um projeto - De Cara Limpa Contra às Drogas - em parceria com a Polícia Civil, e sabemos da necessidade de trabalhar com parcerias”, conta a coordenadora pedagógica da Escola Estadual Nadir de Oliveira, no bairro Jardim Glória. A unidade atende a 1,5 mil estudantes.Participaram da reunião o titular da Secretaria Municipal de Educação (SME/Várzea Grande), Odenil Sebba, e representantes da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (Conen/MT), e da Câmara de Vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário