Pages

domingo, 18 de março de 2012

Cine Teatro Cuiabá sedia Residência Artística Fábian Padilla a partir de abril

JÉSSIKA LIMA
Especial para a SEC-MT
O Cine Teatro Cuiabá, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) e o Instituto Mato-grossense de Desenvolvimento Humano - IMTDH - atual gestor do espaço, realiza programa de Residência Artística, a partir do mês de abril, com o diretor, ator e pesquisador em artes cênicas, Fábian Padilla.

O foco do programa é receber voluntários para participarem de estudos e juntos desenvolverem conhecimentos sobre os caminhos da idealização de um produto cênico. O pesquisador torna-se artista residente de um espaço com um mês para desenvolver sua pesquisa com a inteiração dos participantes.

O chileno Fábian Padilla trata da relação entre ator e diretor, e enfatizar o trabalho. O estudo será voltado para a teoria básica conceitual e se utilizará de exercícios e dinâmicas em grupo. Os participantes deverão ter mais de 15 anos, com conhecimentos primários ou avançados de teatro.

Segundo o autor, “por mais plástica e experimental que seja a sua linguagem, o diretor é o pai criativo e impulsionador da peça, o lado B da história, ou foco da peça a ser contada onde pulam as mais ousadas e anárquicas investigações teatrais. Isso é a prova máxima de que, as narrativas que se sustentam com um diretor como pai artístico representa uma peça com vida, com forma e com verdade."

Fabian Padilla possui graduação em Artes Cênicas - Universidade de Chile (Facetas)/2002, especializacão em Pedagogia e na Área Atuação e Voz. Mestre em Direção Teatral - Esc. Teatro Facetas (2004). Atuou como coordenador na Escola de Arte Cênicas "INET". Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral. Já participou de filme longa e curta metragem, propagandas, direções e produções artísticas. Professor de Espanhol na Universidade de Cuiabá (Unic). Atualmente é professor da Escola CEEL e ministra palestras pelo Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

Os interessados podem fazer as inscrições gratuitamente no Cine Teatro Cuiabá (3624 5845) ou no Pavilhão das Artes (3613 9230).

Nenhum comentário:

Postar um comentário