Até o momento, Várzea Grande possui quatro pré-candidatos a prefeito com maior expressão partidária. Todos eles inseridos em partidos que tem como destaque lideranças federais, como é o caso dos Democratas que traz o “manda chuva” senador Jaime Campos, PMDB que conta o cacique e deputado federal Carlos Bezerra e o governador Silval Barbosa, o PDT com o senador Pedro Taques e o PSD com deputado federal Eliene Lima, além do vice-governador Chico Daltro.
Entre os nomes citados por cada liderança para lançar candidatura própria estão; senador Jaime Campos pelos democratas, o deputado estadual Wallace Guimarães ou o secretário de Cidades Nico Baracat pelos peemedebistas, o empresário Fernando Mendonça pelos pedetistas e o atual prefeito de Várzea Grande, Sebastião dos Reis Gonçalves - Tião da Zaeli, pelo PSD.
DEM - No caso dos democratas já foi anunciada a candidatura de dois representantes do partido, os empresários Júlio Neto e Wilson Grafitte, porém foi definida que caso o senador Jaime Campos decida até o último segundo ser candidato, ele poderá assumir o posto e concorrer às eleições. Jaime em primeiro momento disse não querer gerenciar a cidade novamente, já que foi prefeito nesta década. Depois de ter sofrido uma pequena pressão dos companheiros correligionários, ele voltou atrás e disse que poderá sair candidato.
Perfil Jaime: Atual senador da república, já foi governador de Mato Grosso e prefeito de Várzea Grande. Teve altos e baixos em sua gestão Estadual. Um dos fatos que deixou o democrata em “maus lençóis” foi a não conclusão do Hospital Central em Cuiabá, que deveria atender todo Estado. Até hoje é comentada a dívida deixada pela gestão do governo na época,ninguém sabe para onde foi o dinheiro. Porém Jaime evita falar do assunto.
PMDB - Já os peemedebistas vivem um momento crucial dentro do partido. Enquanto o deputado Wallace Guimarães anuncia sua candidatura própria pela sigla, foi comentada pelos próprios membros que ainda será feita uma pesquisa interna para decidir quem irá entrar na disputa. Vale lembrar que o secretário estadual de Cidades, Nico Baracat entrou na briga. Existem burburinhos pelos corredores que o cacique Carlos Bezerra não quer a candidatura de Wallace por isso teria pedido para Nico entrar no páreo.
Perfil Wallace: Médico, foi vereador e presidente da Câmara Municipal e agora é deputado estadual . Passou por um momento de rejeição quando era dos democratas e saiu da sigla se sentindo traído por não conseguir manter sua candidatura a prefeito em 2008. Atualmente diz que está sendo perseguido pela imprensa da cidade, que segundo ele quer queimar sua candidatura.
Perfil Nico: Vem de uma família tradicional, é filho da primeira prefeita mulher de Várzea Grande, Sarita Baracat. Nico foi vice-prefeito, assumiu a Secretaria de Cidades do Estado e tem se mostrado tranquilo quanto à disputa no PMDB.
PDT - Os pedetistas estão animados, já que seu principal líder é o senador Pedro Taques, que foi o candidato que obteve mais números de votos em Várzea Grande. Com uma nova estrutura do PDT na cidade, Taques já disse que existem vários nomes que podem entrar na corrida ao Paço Couto Magalhães, entre eles o de maior expressão é do empresário Fernando Mendonça. O empresário comentou ser uma realidade distante a candidatura, mas não descartou a possibilidade.
Perfil Mendonça: Empresário do ramo de atacado. Já possui sua empresa desde 1997. Filou-se ao PDT no ano de 2011 e atualmente é vice-presidente do partido. Mendonça ainda não concretizou a candidatura mais e a maior probabilidade da composição que o PDT participa.
PSD - Já o PSD tem demonstrado firmeza na posição de lançar o prefeito Tião da Zaeli para a reeleição. O presidente do partido, o vice-governador Chico Daltro, pronunciou que não existe outra escolha. Além disso, a sigla tem conversado com outros partidos buscando apoio a Zaeli.
Perfil Zaeli: Empresário, Tião da Zaeli alavancou a campanha de Murilo Domingos a reeleição, quando aceitou a ser vice na chapa do ex-alcaide. Ele foi secretário de Educação e de Infraestrutura de Várzea Grande. Logo mais tarde enfrentou um desgaste político com Murilo por meio de acusações e teve seus altos e baixos. Depois da queda de Domingos, ele assumiu a prefeitura e tem exibido alguns projetos mantendo o discurso “que a cidade está abandonada e endividada pela má gestão dos anos anteriores”. Vive mais uma polêmica atualmente, pelo fato de tentar privatizar os serviços de Água e Esgoto da cidade.
A prévia apresentada mostra alguns pretensos candidatos para concorrer ao pleito. Em contrapartida a política tem mudado dia após dia. Aliás, as composições ainda não foram concretizadas, fazendo valer que dos cinco pré-candidatos discorrido acima, podemos contar que aconteça apenas duas candidaturas concretas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário