Pages

domingo, 22 de janeiro de 2012

Site mais acessado em Cuiabá e Várzea Grande MT:Banqueiro retoma fazenda com 26 mil cabeças de gado em Mato Grosso

O banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity, retomou o controle das duas fazendas localizadas em Mato Grosso, que estavam sob regime de arresto desde julho de 2009, no âmbito da Operação Satiagraha - investigação sobre supostos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que a Polícia Federal. As duas propriedades, no município de Paraíta, no Norte do Estado, integram o conjunto patrimonial de 27 áreas rurais, sequestradas pela Justiça Federal em maio de 2011.
 A devolução dos pastos e do rebanho do banqueiro foi ordenada pelo juiz Douglas Camarinha Gonzales, da 6.ª Vara Criminal Federal em São Paulo, segundo informa o jornal "O Estado de S. Paulo".  "Decisão judicial não se discute, cumpre-se", assinalou Camarinha, em alusão à ordem do STJ, que declarou nula a operação policial e, com elas, todas as provas colhidas pela PF.
As fazendas em Mato Grosso estão registradas como Semente Itamarati 3 e Paranaíta.  Elas pertencem à Agropecuária Santa Bárbara Xinguara, do Banco Oportunity, do próprio Dantas. As duas propriedades registram cerca de 26 mil cabeças de gado. Segundo as investigações, o grupo Agropecuária Santa Bárbara aplicou mais de R$ 700 milhões em atividades agropecuárias nos últimos anos, um volume muito alto e, por isso, chamou a atenção da Polícia Federal.
Além de Mato Grosso, Dantas tem retomou 23 fazendas no Pará, uma em Minas e uma em São Paulo. A defesa já havia requerido, no início da vigência do arresto, sua revogação.
"O sequestro de bens da Santa Bárbara sempre careceu de qualquer fundamento", assinala a advogada Dora Cavalcanti, que atuou na defesa da agropecuária. "Ninguém da empresa foi denunciado pelo Ministério Público, nenhum executivo. Nunca se apurou nada em relação à Santa Bárbara".  Dora observa que conseguiu, inicialmente, autorização para a Santa Bárbara comercializar o gado. "Isso evitou a quebra da empresa, que, no entanto, ficou submetida a todas as restrições.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário