Pages

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

SORRISO MT:POLITICA SORRISO:Acuado, Jaburu reage e ameaça contar tudo e quem recebeu 50 a 100 mil


VOU DIZER QUEM RECEBEU 50 MIL E QUEM RECEBEU 100 MIL

O vereador Gerson Frâncio (PSB) JABURU, que está sendo investigado pela Comissão de Ética da Câmara Municipal de Sorriso MT por quebra de decoro parlamentar, disse que está “engasgado com vontade de dizer a verdade”, e que vai “contar tudo” na hora certa. “Vocês não sabem o quanto eu quero falar. Mas não posso agora por orientação de meus advogados”, disse o vereador no corredor hoje pela manha da câmara onde foi presenciado pelo diretor do portal todos contra a pedofilia MT e mt24horasnews.com.br,ele estava se referindo ao episódio de sua prisão, mas pode também estar enviando mensagem cifrada para a Mesa Diretora da Câmara.

O parlamentar disse que o problema não é cassar o seu mandato e sim o que ele vai falar para imprensa depois, ele disse ainda que vai revelar quem recebeu 50 mil e quem recebeu 100 mil,a assessora jurídica da casa presente no local disse no momento que nem gosta de ouvir isso, e que ela  arrepia toda ao ouvir isso,presenciou o desabafo também a recepcionista da câmara e o diretor do site mt24horasnews,João Batista de Oliveira. "Vou falar muita coisa, só não vou antecipar se vai ser contra a Câmara de Vereadores ou contra a prefeitura. Mas vou falar tudo o que sei e defender que eu estava investigando o prefeito, mas só estou esperando a hora certa para denunciá-lo pelo crime de corrupção", afirmou, o povo vai saber quem é quem, e vou citar os nomes das pessoas que não moral para  posar de o senhor da justiça,moralidade e imparcialidade, porque quem recebeu 50 mil e 100 mil não tem moral para me criticar.

Jaburu aparece em conversas gravadas, que foram consideradas lícitas, pelo Ministério Público, negociando dinheiro em troca de voto favorável a projeto do prefeito. Também pede uma casa para a vereadora Roseane Marques e fala em apoio de outros vereadores.

Segundo fonte do mt24horasnews o presidente da Câmara Municipal, Luiz Fabio Marchioro (PDT), garantiu que está tranqüilo e que não teme a verdade de Jaburu. De acordo com Luiz Fabio, não há nada que o vereador possa usar contra ele ou qualquer um dos membros da Mesa Diretora. “Eu faço questão que ele (Jaburu) fale a verdade. Não só fale como também a publique”, desafiou Luiz Fabio,segundo fonte.

Segundo fonte o presidente do Legislativo Municipal foi além e disse que conhecer Jaburu e não acredita que ele faça algo contra a Diretoria da Casa. “Ele não é homem disso e não tem nada contra a Mesa Diretora”, complementou o pedetista.

Já o presidente da Comissão de Ética, vereador Paulo da Farmácia demonstrou tranqüilidade ao tomar conhecimento das declarações do vereador Jaburu. Para Paulo da Farmácia, está mais do que na hora do vereador dizer a verdade, se é que ele não disse ainda. “Tudo isso pesará no momento em que for finalizado o parecer da Comissão”, destacou.
Fonte: MT24horasnews/Portal Todos Contra a Pedofilia MT
Autor: João Batista de Oliveira

SINOP MT:Carreta de Sinop tomba e interdita rodovia (FOTOS)


Em Cuiabá, no km 388 da BR-364, próximo ao posto fiscal, foi registrado um acidente do tipo colisão lateral envolvendo três veículos. Sidnei Zanetti (39) conduzia a Scania T114 de placas JZE-2379 (Sinop-MT), quando perdeu o controle da direção e colidiu lateralmente com o Ford F250 de placas BKS-5830 (Franca-SP), engatado ao reboque de placas CTH-9823 (Itú-SP), conduzido por Celso Stevanovich (48). 

O veículo também colidiu lateralmente com a GM Blazer de placas CPR-7707 (Franca-SP), engatada ao reboque de placas ERF-3055 (Itú-SP), conduzido por Celso Alberto Stevanovich (24). Celso e Celso Alberto tiveram ferimentos leves. O outro condutor nada sofreu. 

Devido ao impacto, a carga da Scania, de algodão, acabou pegando fogo. Foi necessário a interdição total da pista por cerca de 3 horas para remoção dos veículos e limpeza total da pista.

SORRISO MT:POLITICA:Vereadores visitam gabinete do deputado Mauro Savi, que garante emendas parlamentares para Sorriso

quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Os parlamentares viabilizaram recurso que irá beneficiar as auto-escolas
Os parlamentares viabilizaram recurso que irá beneficiar as auto-escolas
Os vereadores do PSB, Elias Maciel e Marilda Savi estiveram em Cuiabá na última semana, onde conquistaram vários pleitos para Sorriso. 

Em visita ao gabinete do deputado estadual Mauro Savi (PR) os parlamentares conseguiram emenda parlamentar para construção de uma pista de arrancadão, aeromodelismo e campeonato de som automotivo em Sorriso. Viabilizaram também recurso para implantação da estrutura necessária para que as auto-escolas do município tenham um local apropriado para ministrar suas aulas. 

Os parlamentares solicitaram ainda apoio do deputado, junto ao Detran, para construção de um pátio para abrigar os veículos apreendidos em Sorriso. 
Na Secretaria de Estado de Esporte, os parlamentares estiveram com o Chefe de Gabinete, Luiz Benvennuti Castelo Branco de Oliveira, onde conseguiram material esportivo que será doado para comunidades carentes. 

Os vereadores se reuniram com o coordenador de Ações Artístico-Culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Rômulo Fraga, onde solicitaram que o município seja contemplado, durante a 5ª Mostra da Diversidade Cultural, que será realizada nos dias 18,19 e 20 de novembro, com um show de Rasqueado e uma apresentação de Cururu e Siriri. 

Ainda na Secretaria de Cultura conversaram com a Gerente de Artes Cênicas, Juliana Capilé, que garantiu que o município será contemplado com uma peça teatral. 

Elias e Marilda estiveram no gabinete da deputada estadual Luciana Bezerra (PSB), onde protocolaram ofício pedindo apoio para seja inserido no orçamento do governo do Estado a instalação de uma Delegacia da Mulher em Sorriso. Já existe lei que cria a delegacia no município, datada de 2003. 

Os vereadores participaram ainda da solenidade de posse da Executiva Municipal do PSB de Cuiabá, momento em que Mauro Mendes tomou posse como presidente do partido. 

Na oportunidade, estiveram com o deputado estadual Percil Muniz (PPS), sua esposa Ana Carla Muniz, do PPS Mulher e o empresário Alexandre Furlan

SORRISO MT:POLICIA:Sorriso: Polícia Civil está sem viaturas


Viatura Blazer que está com problemas no câmbio.
Viatura Blazer que está com problemas no câmbio.
Para quem pensava que os problemas com a Polícia Civil de Sorriso já tinham acabado com o fim da Greve estão enganados. 

Hoje a Rádio Sorriso obteve uma informação que a Polícia Civil de Sorriso está sem nenhuma viatura para realizar procedimentos policiais tanto em Sorriso com em distritos próximos. 

Segundo informações, o veículo Blazer apresentou um problema no câmbio e está parada. 

SORRISO MT:POLITICA:CÂMARA SORRISO:Sorriso: Parlamentar requer instalação de delegacia especializada em roubos e furtos




O objetivo é atender de forma mais eficiente a população e garantir a segurança de todos.
O objetivo é atender de forma mais eficiente a população e garantir a segurança de todos.
Segundo o último censo do IBGE, realizado em 2010, a população de Sorriso atingiu mais de 66 mil habitantes, consequentemente a criminalidade tente a aumentar. Conforme dados coletados na Delegacia de Polícia Civil, de 2007 a 2011 ocorreram 436 furtos e 95 roubos no município e esta estatística vem aumentando gradativamente. 

Preocupado com os altos índices de criminalidade, o vereador Elias Maciel (PSB) está requerendo a criação e instalação de uma Delegacia Especializada em roubos e furtos no município, para atender de forma mais eficiente a população. 

“Nosso município vem passando por uma onda de furtos e roubos muito grande. Uma delegacia especializada ajudaria a desvendar muitos casos. O Estado não dá a atenção necessária que nosso município necessita. Pedimos que nossos representantes cobrem para que sejamos contemplados, pois assim iremos garantir um trabalho mais ágil e a segurança tão desejada por todos”, disse.

A propositura foi aprovada durante a sessão ordinária de segunda-feira (19.08) e encaminhada ao Governador do Estado de Mato Grosso, Silval Barbosa, ao Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, aos Senadores Pedro Taques e Blairo Maggi e ao deputado estadual, Mauro Savi.

SINOP MT:POLITICA:Sorriso: laboratórios para cursos da UAB serão entregues na 6ª


As instalações do pólo da Universidade Aberta do Brasil em Sorriso receberam duas modernas estruturas para o aprendizado dos acadêmicos da instituição - os laboratórios de ciências biológicas e de física, resultado de ação conjunta entre a prefeitura de Sorriso e o Governo Federal. A entrega oficial será feita 6ª, pelo prefeito Chicão Bedin.
Foram investidos cerca de R$ 250 mil para atender os acadêmicos dos dois novos cursos superiores no município - licenciatura em Ciências Biológicas e em Física, ambos oferecidos pela Unemat dentro do pólo da UAB Sorriso. Ainda será marcado o início do semestre letivo.
Outro benefício para a comunidade é que, quando esses laboratórios não estiverem em uso acadêmico, poderão receber visitação de alunos da rede municipal de ensino para aulas práticas e também sediar treinamentos específicos para servidores, informa a assessoria da prefeitura.

SINOP MT:POLITICA:Câmara:Sinop: presidente quer votar aumento salarial para vereadores em 2012

O presidente da Câmara de Sinop, Remídio Kutz (PP) declarou que há intenção de votar, ano que vem, projeto concedendo aumento salarial aos vereadores, que atualmente recebem R$ 3,8 mil. No entanto, explicou, em entrevista ao Só Notícias que o reajuste deverá beneficiar os parlamentares da próxima legislatura, a partir de 2013, já que a legislação veda para a atual. O percentual ainda será discutido com o departamento financeiro.

Na prática, o salário maior pode começar a valer com o possível aumento de cadeiras na câmara, cujo projeto também deve ser votado em 2012. Remídio revelou que consultou o Tribunal Superior Eleitoral para a possibilidade dos número de legisladores subir dos 11 atuais para 17. A legislação abriu a possibilidade de aumentar o número de parlamentares, tendo em vista o crescimento populacional. Sinop poderá ter até 19.

Kuntz afirmou que a câmara está preparada para o aumento no número de vereadores. "A câmara, hoje, está preparada para receber os 17 vereadores, tem estrutura para isso. Então, vamos discutir o próprio salário do vereador, que há mais de 15 anos atrás, ganhava em Sinop, R$ 5,5 mil. Hoje, recebe na faixa de R$ 3,8 mil, menos que muitos servidores. A responsabilidade do vereador é muito grande, porque tudo quanto é projeto passa pela câmara. Então, vamos estudar, isso é legal. Em Sorriso, por exemplo, o vereador ganha R$ 6 mil. Cidades de porte menor, o vereador recebe mais", expôs.

SINOP MT:POLITICA:Estado recorrer para manter OSS na gerência de hospital

A Secretaria d  Estado de Saúde vai recorrer da decisão emitida pela juíza federal substituta, Célia Regina Ody Bernardes, que anulou o contrato feito pelo governo do Estado com o Instituto Pernambucano de Assistência à Saúde (Ipas) e que permitiu o gerenciamento do hospital Metropolitano de Várzea Grande por meio da Organização Social de Saúde (OSS). A secretaria ainda não foi notificada oficialmente da decisão, porém, segundo a assessoria, já definiu que recorrerá assim que receber o documento.

A sentença foi assinada na segunda-feira e divulgada ontem. Nela, a magistrada determinou que o Estado reassuma por total a prestação de serviços na unidade dentro de três meses, além de multa diária no valor de R$ 100 mil caso seja descumprida a decisão. Durante o prazo estipulado, a OSS ainda deverá exercer as obrigações estipuladas no contrato. A magistrada determinou, também, que o Estado deverá prestar contas da execução do contrato de gestão; abster-se de qualificar outras organizações sociais para realizar contratos de gestão, além de outros itens.

O hospital Metropolitano foi inaugurado no dia 2 de agosto, com presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e foi o primeiro a ter o contrato com uma organização social formalizado. Estão no processo para gestão por OSS, ainda, os hospitais regionais de Cáceres, Sorriso e Colíder, além dos municipais de Sinop e Alta Floresta.

SINOP MT:POLITICA:Definido grupo que acompanhará troca de gestão em 4 hospitais de MT

A Secretaria do Estado de Saúde constituiu grupo de trabalho que acompanhará os trâmites burocráticos para transferência da gestão de quatro hospitais mato-grossenses (regionais de Cáceres, Sorriso e Colíder e municipal de Alta Floresta) para a nova forma adotada pelo governo do Estado, por Organização Social de Saúde (OSS). Serão sete pessoas, de diferentes setores do Executivo estadual, que acompanharão o procedimento, dividido em duas etapas: antes da formalização dos contratos e após.

Entre os trabalhos estão levantamentos de recursos humanos nas unidades, vistorias prediais, orientação na execução da transição entre a atual direção e as novas, além de outros itens. A decisão está publicada em Diário Oficial do Estado, que circula hoje.

Conforme Só Notícias informou, o processo de chamamento público para contratação das OSS para os hospitais de Colíder e Sorriso deverá ser publicado em breve, segundo expectativa do secretário de Estado de Saúde, Pedro Henry. Para Alta Floresta ainda deverá ser confirmado. A OSS de Cáceres foi definida no mês passado.

A primeira unidade a receber uma OSS para gestão foi o hospital Metropolitano de Várzea Grande, inaugurado no dia 2 de agosto. No entanto, ontem, a Justiça Federal divulgou a sentença anulando o contrato feito pelo governo do Estado e determinando que o Executivo reassuma por total a prestação de serviços na unidade dentro de três meses, além de multa diária no valor de R$ 100 mil caso a determinação seja descumprida. Enquanto o governo não reassume, a organização social deve continuar trabalhando.

SINOP MT:POLITICA:Sorriso: plantio da safra de soja deve iniciar somente em outubro

O início do plantio dos 600 mil hectares destinados à soja, em Sorriso, está previsto somente para outubro. Isto porque os produtores aguardam uma chuva de, no mínimo, cem milímetros para começar a plantar a safra 2011/2012. Conforme informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), as chuvas devem ser regularizadas no começo do próximo mês.

SINOP MT:POLITICA:Rondonópolis apresenta cenário contrário e demite mais funcionários

Rondonópolis teve cenário oposto de diversos outros municípios mato-grossenses e fechou agosto demitindo 133 funcionários a mais, resultado de 2.532 desligamentos para 2.399 contratações em diferentes setores da economia, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em julho, o saldo foi positivo, com 88 empregos gerados.



O comércio foi a atividade liderou desligando 89 trabalhadores a mais de suas funções (foram 759 demissões e 670 admissões). Em seguida aparece a prestação de serviços, com 63 (840 dispensados e 777 contratados). Na agropecuária, foram 55  (196 demitidos para 141 contratados) e, na construção civil, 9 (310 demitidos e 301 admitidos).
Por outro lado, a indústria de transformação empregos 81 trabalhadores a mais, resultado de 502 admissões e 421 demissões. E, no extrativismo mineral, foram outros 2 novos postos, conforme o Caged, elaborado com base nas contratações formais (carteiras assinadas). No ano, Rondonópolis contabiliza 2.099 postos de trabalho criados, resultado de 20.972 admissões e 18.873 demissões.
Conforme Só Notícias informou, Sinop encerrou agosto em quarto no ranking das cidades (com mais de 30 mil habitantes) que mais geraram empregos, apresentando saldo de 135 empregados a mais. Cuiabá aparece em primeiro (1.143) seguido por Pontes e Lacerda (260) e Várzea Grande (165). Sorriso está na sétima posição, com 82 empregos gerados a mais e, Alta Floresta, na sexta, com 102. Em Tangará, foram gerados 63 novos empregos.
Mato Grosso gerou 2.905 novos empregos mês passado, a partir de 34.977 contratações e 32.072 demissões. No ano, o saldo é de 46.929 postos de trabalho formais, crescimento de 8,85%, sendo vice-líder no Centro-Oeste. Goiás criou 92.396 - crescimento de 9,20%. Mato Grosso do Sul criou 32.042 vagas, com crescimento de 7,61%, Distrito Federal, 25.582 vagas.

SORRISO MT:POLITICA:Convite para OSS gerenciarem hospitais em Sorriso e Colíder deve sair logo

O secretário de Estado de Saúde, Pedro Henry, declarou que esta semana deve ser publicado o processo de chamamento público para contratação da Organização Social de Saúde (OSS) que irá gerenciar os hospitais regionais de Sorriso e de Colíder. Desta forma, segundo ele, todas as unidades hospitalares de responsabilidade do governo do Estado passarão a ser comandadas pela nova forma de gestão implantada pelo secretário desde o início da nova gestão do governador Silval Barbosa (PMDB).

"Esta semana deve ser publicado o chamamento público para as unidade de Sorriso e Colíder. Assim concluiremos o trabalho de transferência do novo modelo de gestão das unidades próprias do governo do Estado", explicou Henry, em entrevista à rádio CBN Cuiabá.

O Hospital Regional de Sorriso atualmente atende pacientes de 15 cidades em sistema de consórcio. A unidade também tem 54 médicos. Por semana, o hospital atende 440 pacientes em consultas ambulatoriais e cerca de 120 passam por cirurgias eletivas/mês.

Já no Hospital Regional de Colíder há 48 médicos. Esta unidade faz cerca 80 atendimentos de emergência e urgência diariamente. Já em relação aos atendimentos ambulatoriais a média varia entre 60 a 80 atendimentos ao dia. A unidade também atende em sistema de consórcio com prefeituras bancando parte das despesas.

SORRISO MT:POLITICA:Exportações de madeiras crescem 98% em Alta Floresta

As vendas, principalmente de madeiras, para o mercado exterior feitas por industrias de Alta Floresta resultaram em pouco mais de US$ 22,4 milhões em negócios, de janeiro a agosto, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que aponta evolução de 98,01% em relação ao mesmo período do ano, quando foram contabilizados US$ 11,3 milhões.

A balança comercial destaca ainda que, somente no mês passado, as negociações com outros países atingiram US$ 3,3 milhões. Um crescimento de 25,46% em relação a agosto de 2010, quando foram contabilizados apenas US$ 2,6 milhões, segundo o Ministério.
Madeiras não coníferas lideram a relação dos itens mais vendidos, com US$ 11,2 milhões (50,3%). Em seguida aparece as carnes desossadas de boi, com US$ 6,9 milhões (31,14%). Tripas de bovinos (US$ 1,5 milhão) e outras miudezas comestíveis do animal (US$ 1 milhão) também compõe a relação juntamente com outros tipos de madeiras.
Os Estados Unidos são os principais compradores dos produtos altaflorestenses. 36,71% dos negócios contabilizados no ano foram feitos com este mercado. Em seguida aparece Hong Kong, com 21,18% do total. Egito (11,64%), Iraque (5,73) e Espanha (3,84%) também estão na relação composta ainda por outros 19 destinos.
Em Sinop, conforme Só Notícias informou, em agosto foram gerados US$ 8,3 milhões em negócios, 217,69% maior em relação ao mesmo mês, em 2010. No ano, a balança comercial registra R$ 103 milhões, crescimento de 6,78%. Já em Sorriso, no mês foram negociados US$ 97,8 milhões (alta de 284,98%) e, no ano, atingiram US$ 564,3 milhões (98,80% a mais que em 2010). Em Lucas do Rio Verde, foram contabilizados US$ 61,6 milhões mês passado (alta de 295,79%) e US$ 284,7 milhões (36,29%).

UNIC realiza atividades no sábado para comemorar o Dia da Responsabilidade Social


Serviços de saúde, oficinas e tratamentos serão promovidos à comunidade

A Universidade de Cuiabá (UNIC) realizará no próximo sábado, dia 24 de setembro, o Dia da Responsabilidade Social. Trata-se de uma iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) cujo objetivo é mostrar as ações resultantes de projetos de ensino, pesquisa e extensão das instituições participantes e simultaneamente oferecer serviços para a comunidade.

O evento acontecerá na Praça Ipiranga e deverá reunir mais de 12 mil pessoas em diversas atividades, como serviços de saúde, tratamento estético, oficina de artesanato, orientações nutricionais, entre outros. Nos anos anteriores, a UNIC atendeu cerca de 5.800 pessoas da comunidade do Praeiro, Belinha e Praeirinho em 2009 e aproximadamente 6.900 indivíduos em 2010.

Para a pró-reitora acadêmica da UNIC, Simone Wojcicki, o intuito do evento é mostrar os projetos da universidade voltados à sociedade cuiabana. “Inserimos os alunos nas atividades para que eles possam melhorar a qualidade de vida das pessoas atendidas e aperfeiçoar a cidadania e as respectivas competências e habilidades com a prática da profissão escolhida”, ressalta.

Contatos para a imprensa:

Universidade de Cuiabá
Soraya Medeiros – soraya@krotoniuni.com.br
(65) 3363-1013

SORRISO MT:POLITICA:CÂMARA SORRISO:Vereadores participam das discussões para implantação do Sistema Municipal de Educação


Assessoria


O presidente da Câmara de Sorriso, Luis Fabio Marchioro (PDT) e o vereador licenciado Leocir Faccio (PDT) participaram ontem (20.09) da abertura do II Encontro sobre Sistema Municipal de Educação, promovido pelo Conselho Municipal de Educação de Sorriso (CME) e a Secretaria Municipal de Educação de Sorriso.

luis-fabio-seminario.jpgO evento, que prossegue hoje no plenário da Câmara de Vereadores, tem o objetivo de apresentar e debater um importante assunto que diz respeito a toda a sociedade: a possível implantação de um sistema próprio de educação para o Município.

A proposta, discutida e avaliada pela população em um primeiro encontro que aconteceu no início do mês de março, voltou a ser debatida por toda a comunidade, através de sua representatividade junto aos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, além do Ministério Público e de toda a sociedade civil organizada. A intenção é tornar pública esta nova proposta e debater sobre o seu papel no contexto da educação do Município.

Para o presidente do Legislativo, o município de Sorriso conta com pessoas capazes de elaborar seu próprio sistema educacional sem copiar modelos adotados por outras cidades. “Além de se sentir orgulhosa por ser o palco desse debate, a Câmara também está à disposição para colaborar com as discussões”, disse.

Conforme o presidente do CME de Sorriso, Prof°. Natal da Silva Rêgo, o debate está sendo retomado a fim de informar e envolver a população. “A sociedade precisa se envolver para discutir este sistema e fazer valer seu direito de uma decisão democrática acerca das políticas públicas de nosso Município”, destacou, acrescentando que há uma manifestação pública dos poderes constituídos a favor deste sistema.

SINOP MT:POLITICA:Câmara:Vereadores de Sinop acompanham finalização da obra


Denominada Embrapa Agrossilvipastoril, unidade terá foco nas soluções tecnológicas sustentáveis para os sistemas integrados de produção agropecuária, atendendo a todo o Estado

Fonte: Assecom/Câmara - Tauana Schmidt

Os vereadores de Sinop visitaram ontem, as instalações da unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Sinop. As obras da unidade estão em fase de acabamento e já existe uma previsão para inauguração do prédio, outubro. Participaram da visita o presidente da Câmara, Remídio Kuntz; o vice-presidente, Ademir Bortoli; a 1ª secretária, Leozenir Severo; e os vereadores Gilson de Oliveira, Zuleica Mendes e Tony Lennon.

A previsão de inauguração da Embrapa Agrossilvipastoril é para a segunda quinzena de outubro. Sem data ainda definida para a conclusão, apesar da garantia da empreiteira de entrega-la até meados do próximo mês, a obra, que iniciou há um ano e seis meses, é de uma estrutura construída de 8,5 mil metros quadrados (m²) em uma área de 612 hectares localizada na rodovia MT-222, que liga Sinop ao município de Ipiranga do Norte e fica próxima ao Aeroporto João Batista Figueiredo.

Ao todo, R$ 14,5 milhões (com a média de R$ 1,7 mil por m²) foram investidos na obra, que terá 24 laboratórios de pesquisas, duas estações de tratamento (uma para resíduos químicos e outra para resíduos biológicos), auditório para 120 pessoas sentadas, gerador de energia elétrica próprio, posto de combustíveis próprio, duas caixas de água e poço com capacidade para bombear 15 mil litros de água por hora.

Para a vereadora Zuleica Mendes, que viabilizou a visita, ao mesmo tempo que a estrutura é complexa, com muitas salas, também é muito bela e valoriza as riquezas naturais da região Norte de Mato Grosso. “Os engenheiros e arquitetos que planejaram a obra, foram muito felizes na utilização, por exemplo, da madeira, que é uma riqueza regional, os ambientes são muito bonitos e só nos dá alegria de ter esse empreendimento cravado em Sinop. É uma grande conquista para Sinop e região. Ter a Embrapa aqui vai ser um ganho em todos os sentidos, na questão de que as pesquisas trarão desenvolvimento, estrutura, banco de dados para a região que é o maior celeiro do Brasil. A tendência é que os produtores vão ter mais condições de desenvolver seus empreendimentos, porém, agora, com base científica”.

Conforme o chefe geral da unidade, João Flávio Veloso Silva, a utilização do prédio não ficará restrita apenas aos pesquisadores da Empresa. “O auditório, por exemplo, será aberto para eventos externos, não relacionados à Embrapa. Queremos fazer do espaço um local útil a todos. Sem contar que qualquer espaço da unidade também poderá ser acessado por cadeirantes, pessoas em cadeiras de rodas podem ir a qualquer lugar da unidade, pois todo o projeto foi pensado de acordo com as regras de acessibilidade”, salientou Veloso ontem, enquanto conduzia a visita dos vereadores de Sinop ao prédio.

Ao todo, 200 pessoas vão trabalhar na unidade, sendo que no início serão 120 funcionários. “Já estamos em 86 pessoas aqui em Sinop e nossos laboratórios também estarão abertos para receber pesquisadores de outras unidades da empresa, uma forma de trocar conhecimentos”.

Além de ser muito bonita do ponto de vista estético, a obra também é funcional e prática, tendo um reservatório de combate a incêndios que também funciona como um espelho d’água, contendo 11 hidrantes e 60 mil litros de água. “Ao invés de fazermos uma torre para o reservatório, construímos esse espelho d’água que ajuda a refrescar o clima, nos dias de seca intensa, e embeleza o local”, explicou o chefe geral.

Antes denominada Embrapa Mato Grosso, a unidade agora é chamada de Embrapa Agrossilvipastoril, pois terá foco nas soluções tecnológicas sustentáveis para os sistemas integrados de produção agropecuária, atendendo a todo o Estado.

“Essa é uma obra muito importante do ponto de vista técnico e científico. Aqui serão trabalhados temas relacionados à sustentabilidade da produção agrícola, serviços ambientais, integração lavoura-pecuária-floresta, enfim, vários temas importantes para maior competitividade da agricultura do Mato Grosso, e essa competitividade, é importante que se diga, não é só econômica, mas também ambiental e social”, explicou João Flávio.

“Mato Grosso está recebendo uma unidade extremamente atual, do ponto de vista científico, e essa ciência que será produzida aqui vai beneficiar os vários segmentos de agricultores e, também, do público urbano do Estado”, complementa, explicando que as pesquisas também vão beneficiar os pequenos produtores mato-grossenses.

“Temos claro que o grande produtor de Mato Grosso é importante porque ele é o motor econômico do Estado, mas o pequeno é extremamente importante, porque o maior contingente de produtores que estão no campo em Mato Grosso são agricultores familiares. Então, nós temos aqui a obrigação de trabalhar para o pequeno, para o médio e para o grande produtor”.


Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Sinop
Fabrícia Radael - 066-9912-3592
Tauana Schmidt - 066-9911-1576
Marco Aurélio Jr. - 066-9612-3440
E-mail: assecom@camarasinop.mt.gov.br
Fone - 066-3517-2800

SINOP MT:POLITICA:Câmara:Aprovados projetos que concedem títulos a juízes de Sinop


Homenagens é aos juízes Mirko Vincenzo Giannotte, que responde pela 4ª Vara Cível da Comarca de Sinop, desde 2009; e Leonardo de Campos Costa e Silva Pitaluga, que desde 2007 respondia pela 7ª Vara Cível da Comarcar de Sinop e desde maio desse ano respon

Fonte: Assecom/Câmara - Tauana Schmidt

Foram aprovados em 1ª e única votação, dois projetos de decreto legislativo, de autoria do vereador Sergio Palmasola, concedendo Título de Cidadão Sinopense Benemérito a dois juízes de direito de Sinop. As matérias foram apreciadas ontem, durante a 32ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores.

As propostas feitas por Palmasola, concedem os Títulos aos magistrados Mirko Vincenzo Giannotte, que responde pela 4ª Vara Cível da Comarca de Sinop, desde 2009; e Leonardo de Campos Costa e Silva Pitaluga, que desde 2007 respondia pela 7ª Vara Cível (Juizado Especial) da Comarcar de Sinop e desde maio desse ano responde pela é responsável pela Comarca de Cláudia.

“A homenagem é o reconhecimento aos magistrados, que refletem honestidade, respeito, integridade e justiça, pois, em tempos difíceis para a magistratura, que vê, a cada dia, aumentar o volume de processos para julgar, muitos ainda conseguem ir além e extrapolar suas funções, desenvolvendo projetos e implementando iniciativas em prol da sociedade, trabalhando de forma digna e, principalmente, humana”, justifica o parlamentar.

Ainda durante a última sessão ordinária em Sinop, os vereadores aprovaram, em 1ª votação, um projeto de lei complementar de autoria da 1ª secretária, Leozenir Severo. Essa matéria volta para nova apreciação em plenário. Também foram aprovados três projetos de lei do Executivo e 17 indicações de melhorias para as áreas de obras, infraestrutura, trânsito, assistência social, saúde, esporte e lazer de Sinop, sugeridas pelos vereadores. Veja o resumo completo da pauta no link http://www.camarasinop.mt.gov.br/?mega=documentos&cat=Resumo.

A próxima sessão ordinária está marcada para segunda-feira, dia 26 de setembro, a partir das 19h30, no Plenário Jorge Abreu. A reunião é aberta a toda a comunidade.


Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Sinop
Fabrícia Radael - 066-9912-3592
Tauana Schmidt - 066-9911-1576
Marco Aurélio Jr. - 066-9612-3440
E-mail: assecom@camarasinop.mt.gov.br
Fone - 066-3517-2800

SINOP MT:POLITICA:Câmara:Mato-grossenses são agraciados como Cidadãos Sinopenses pela Câmara


Ao todo, 21 pessoas receberam os títulos, entre Beneméritos e Honorários

Fonte: Assecom/Câmara - Tauana Schmidt

A Câmara de Vereadores de Sinop realizou nesta segunda-feira (19), uma Sessão Solene de Entrega de Títulos de Cidadão Sinopense.

Ao todo, 21 títulos serão entregues, entre Títulos de Cidadão Sinopense Benemérito e Títulos de Cidadão Sinopense Honorário. Os títulos são pelos relevantes trabalhos prestados pelos homenageados ao município, sendo que o título Benemérito é para aqueles que ainda residem na cidade e o Honorário é para quem já não mora mais em Sinop. Apesar dessa diferença, alguns foram homenageados com o título Honorário, mesmo residindo em Sinop, uma vez que o título foi concedido antes da aprovação da Resolução 003/2003, de 16 de junho de 2003, que determinou a diferença entre ambos os títulos.

Alguns títulos foram concedidos há mais de 15 anos, mas não foram retirados por seus homenageados. “É preciso que essas pessoas recebam suas homenagens, pois acredito que muitas delas nem ficaram sabendo que receberam a homenagem. Então, é justo que recebam essa homenagem que não pode ficar aqui guardada”, explica o presidente da Casa, Remídio Kuntz.

Os agraciados foram:

- Jair Pinheiro da Silva – recebeu o Título de Cidadão Sinopense Honorário, por meio do Decreto Legislativo 007/1995, de autoria do vereador Waldemar Brandão, de 27 de junho de 1995. Jair foi um dos fundadores da Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte), do Clube Hípico, do Clube de Tiro e do Clube de Laço, além da Igreja Todos os Santos e Capela Nossa Senhora de Lurdes. Também trabalhou como secretário Municipal de Obras na gestão 2001/2004.

- Deputado estadual José Riva – recebeu o Título de Cidadão Sinopense Honorário, por meio do Decreto Legislativo 019/2001, de autoria dos vereadores Baiano Filho e Altair Cavaglieri, de 11 de dezembro de 2001. Foi o deputado estadual mais votado em 2010, reeleito com 93.594 votos, foi o segundo mais votado, proporcionalmente, no Brasil, com 6,13% dos votos. Tem 30 anos de serviços prestados em Mato Grosso. Pela 4ª vez é eleito deputado estadual, sendo que em 1998 teve 29.777 votos, em 2002 teve 65.389 votos, sendo o deputado estadual mais votado no Brasil, em 2006 foi reeleito com 82.799 votos, representando 5,72% dos votos. Em 1982 foi o prefeito mais jovem do Brasil, com mandato de seis anos em Juara. Também foi presidente da Assembleia Legislativa (AL) em 1997, 1999, 2003 e 2009 e 1º secretário da AL em 2001 e 2007.

- Laércio Vicente de Arruda e Silva – recebeu o Título de Cidadão Sinopense Honorário, por meio do Decreto Legislativo 006/2003, de autoria do vereador José Pedro Serafini, de 20 de maio de 2003. É técnico educacional aposentado pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Em 1980 acompanhou diversas vezes o ex-prefeito Geraldino Dal Maso em Brasília, buscando recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para melhorias para a Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino. Em 1982 trouxe para Sinop a sede dos 1º Jogos Regionais e os Jogos Mato-grossenses com 1.100 atletas. No mesmo ano, possibilitou a ida da fanfarra municipal à Cuiabá, para disputar o título estadual, bem como a ida de atletas de Sinop para disputar os Jogos Escolares Brasileiros. Em 1994 trouxe os 1º Jogos Abertos de Mato Grosso. Colaborou na implantação, em Sinop, da TV Capital, que em 1996 realizou a primeira transmissão de uma partida de futebol, de Cuiabá para Sinop, ao vivo, do jogo Sinop x Operário. Em 1998 foi assessor de imprensa da Prefeitura, até 2000, e passou a trabalhar na implantação da TV Cidade - canal 4 e na reativação da TV Band - canal 13. Como representante do Sindicato dos Radialistas, regularizou junto à Delegacia do Trabalho, a situação de diversos profissionais de rádio e tv do município. Nos últimos anos foi secretário adjunto e titular da Secretaria Estadual de Esportes e Lazer.

- Pastor José Antônio da Silva Sobrinho – recebeu o Título de Cidadão Sinopense Honorário, por meio do Decreto Legislativo 008/2003, de autoria do vereador Milton Figueiredo, de 20 de maio de 2003. Em 1978 iniciou seu ministério pastoral em vários municípios de Mato Grosso, passando por Juara, Alta Floresta, Nobres e Cuiabá. Em 1994 chegou à Sinop e hoje é pastor presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Também é 1º secretário da Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus de Mato Grosso (Comademat), membro do Conselho de Missões da Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil (CGADB), diretor Administrativo da Faculdade Evangélica Integrada Cantares de Salomão (Feics), diretor Financeiro da Fundação Cantares de Salomão e presidente da Fundação Livre para Viver (Funvida), do Centro de Restauração de Vidas Ebenezer e da Assitência Social Beneficente Evangélica (Asbe).

- Prefeito Juarez Costa – recebeu o Título de Cidadão Sinopense Honorário, por meio do Decreto Legislativo 009/2003, de autoria da vereadora Cleuza Navarini, de 27 de maio de 2003. Pelo pioneirismo na área de comunicação do município. Em 1981 foi o primeiro locutor da Rádio Nacional apresentando o “Alô Sinop”. Em 1983 foi diretor esportivo da Rádio Celeste. Em 1989 inaugurou e adminsitrou a Rádio Gaspar. Nesta fase, inovou com programas interativos e buscou a participação popular nos debates de grande relevância no programa “Comando Geral”. Em 1989 também ajudou a fundar a TV Kayabi, repetidora da extinta Rede Manchete, apresentando o programa “Comando Geral”. Enquanto político, em 2001 foi vereador com 1.821 votos. Em 2002 obteve 7.890 na disputa para deputado estadual. Em 2004 assumiu por dois meses como suplente na AL. Em 2005 foi novamente eleito vereador com 3.430 votos e foi 1º secretário da Câmara de Sinop. Em 2006 foi deputado estadual com 24.631 votos e em 2008 foi eleito prefeito de Sinop com 34.069 votos.

 - José Pedro Serafini – recebeu o Título de Cidadão Sinopense Honorário, por meio do Decreto Legislativo 010/2003, de autoria da vereadora Cleuza Navarini, de 27 de maio de 2003, pelo pioneirismo na área de comunicação do município. Em 1983 inciou as atividades no radiojornalismo de Sinop, com a inauguração da Rádio Celeste, apresentando o programa “Bom Dia Nortão”. Também era narrador esportivo e repórter. Em 1984 participou da inauguração da Rádio Progresso em Alta Floresta, onde também foi secretário de Comunicação Social. Em 1985, já em Sinop, foi diretor geral da Rádio Celeste. Em 1989 foi eleito vereador em Sinop. Em 1993 foi eleito vice-prefeito ao lado do gestor Antonio Contini, assumindo interinamente, em 1994, a Prefeitura de Sinop. Em 1993 e 1994 foi secretário Municipal de Adminsitração, promovendo o primeiro concurso público da Prefeitura e foi presidente do Conselho Tutelar. Em 1996, 2000 e 2004 reelegeu-se vereador e no biênio 2005/2006 foi presidente da Casa.

- Rogério Navarini – recebeu o Título de Cidadão Sinopense Honorário, por meio do Decreto Legislativo 011/2003, de autoria dos vereadores Valdir Sartorello e Cleuza Navarini, de 27 de maio de 2003, pelo pioneirismo na área de comunicação do município. Em 1983 foi radialista da Rádio Nacional e em 1988 diretor artístico e locutor noticiarista da Rádio Meridional, assumindo a direção geral dessa emissora em 1994. Em 1996 passou a arrendatário da emissora. Foi criador da Gincana do Trabalhador e da primeira campanha de arrecadação de alimentos doados para entidades assistenciais da cidade.

- Jony Carlos Karvat Rattmann – recebeu o Título de Cidadão Sinopense Honorário, por meio do Decreto Legislativo 013/2003, de autoria da vereadora Cleuza Naravini, de 3 de maio de 2003, pelos relevantes serviços prestados à comunidade, por meio das cirurgias gratuitas de catarata, realizadas em parceria com o Lions Clube. Em 1996 iniciou suas atividades em Sinop, com a criação do Centro Médico. Participou de várias campanhas de saúde ocular em parceria com clubes de serviços e realizou inúmeros atendimentos gratuitos a pessoas carentes. Em 2000 foi idealizador da Sinop Clínica.

- José Carlos Ramalho – recebeu o Título de Cidadão Sinopense Benemérito, por meio do Decreto Legislativo 023/2003, de autoria do vereador Juarez Costa, de 2 de dezembro de 2003. Chegou à Sinop em 1979 e durante dez anos trabalhou com a família de Bruno Martini, no ramo farmacêutico. Participou da diretoria que fundou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Sinop, foi vereador em 1992 com 581 votos, reeleito em 1996 com 1.668 votos, sendo o mais votado. Candidato a deputado estadual em 1998, sendo o mais votado da cidade, presidente da Câmara de 1999 a 2000 e candidato a vice-prefeito em 2000. Como vereador atendeu mais 12 mil famílias na questão de assistência social.

- Aluízio Pereira de Barros – recebeu o Título de Cidadão Sinopense Benemérito, por meio do Decreto Legislativo 024/2003, de autoria dos vereadores Milton Figueiredo e José Pedro Serafini, de 2 de dezembro de 2003. Desde 1978 tem participado de ações que visam o bem estar da colitivdade e o auxílio aos menos favorecidos. Foi sócio fundador da Apae de Sinop e do Rotary Clube, membro Ativo da Sociedade Maçônica de Sinop, colaborador de entidades sociais como Creches São Francisco, União e Imperial, Orfanato Menino Jesus, Lar dos Idosos Vicentinos e Clube dos Idosos. Colaborador Mensalista do Hospital do Câncer de Mato Grosso e do Instituto Ayrton Senna, colaborador do Tiro de Guerra de Sinop, sócio fundador e presidente da Associação de Pais e Proprietários do Educandário Albert Sabin, entidade mantenedora do Colégio Albert Sabin de 1º e 2º graus de Sinop. Foi chefe do Departamento de Receitas da Prefeitura em 1989, vereador de 1993 a 1996 e secretário Municipal de Finanças e de Governo em 2001 e 2002. Participou da luta pela construção do linhão de Cuiabá a Sinop, como vereador ajudou a aprovar a Reforma Adminsitrativa e o Estatuto do Magistério de Sinop e como secretário de Finanças ajudou a elaborar o Código Tributário do Município, que está em vigor, contribuindo para incentivar a receita própria e projetar Sinop em nível nacional.

- Odemar Schenatto – recebeu o Título de Cidadão Sinopense Benemérito, por meio do Decreto Legislativo 007/2004, de autoria do vereador Milton Figueiredo, de 8 de junho de 2004. É integrante de uma das primeiras famílias a se instalar em Sinop, ainda em 1974. Sua família instalou o 2º posto de combustível do município. Presidiu o Sinop Futebol Clube em 1990, quando o time foi campeão estadual e o primeiro campeão estadual do interior de Mato Grosso. E é membro da Acrinorte e do Clube Hípico.

- Waldemar Brandão – recebeu o Título de Cidadão Sinopense Benemérito, por meio do Decreto Legislativo 008/2004, de autoria do vereador Juarez Costa, de 8 de junho de 2004. Em 1977 instalou a primeira tipografia da Amazônia via BR-163, e sua esposa, Zelir Bigaton Brandão, o primeiro salão de beleza e papelaria da cidade. Ajudou a construir o primeiro ginásio de esportes do município, o “Pipininho”, ajudou a fundar o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Porteira da Amazônia, sendo também o primeiro CTG fundado e registrado em território mato-grossense, em 11 de novembro de 1977. Foi o primeiro presidente da Câmara de Vereadores. É sócio fundadorda Acrinorte e Clube Hípico. Em 1993 criou a Sociedade para o Desenvolvimento, Integração e Emancipação do Mato Grosso do Norte (Sodenorte). Criou bandeira, mapas, slogan, bonés e faixas, tornando-se o “Arauto da Divisão”, pela divisão do Estado. Em 1994 ampliou a Câmara, transformando-a na melhor do Estado. Foi o primeiro vereador do interior eleito presidente da União dos Vereadores do Estado (Uvemat), já extinta, presidente da nova União das Câmaras Municipal de Mato Grosso (Ucmmat) e presidente de honra da entidade. Atualmente é ouvidor do Município.

- Marco Antônio Araújo Pinto – recebeu o Título de Cidadão Sinopense Benemérito, por meio do Decreto Legislativo 007/2008, de autoria do vereador Valdir Sartorelo, de 16 de dezembro de 2008. Membro da equipe que elaborou o projeto de implantação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop e diretor da unidade desde 2001, sendo hoje o pró-reitor da universidade.
- Alfredo Murara Garcia – recebeu o Título de Cidadão Sinopense Benemérito, por meio do Decreto Legislativo 009/2008, de autoria do vereador Jorge Müller, de 16 de dezembro de 2008. Foi sócio do antino CTG de Sinop, ingressou no Lions Clube de Sinop em outubro de 1988, sendo presidente da entidade três vezes, ocupou cargos no Distrito Múltiplo LB4, assessor de gabinete do Distrito, vice-governador entre 2005 e2006, governador do Distrito Múltiplo LD4 entre 2006 e 2007. Teve participação efetiva na construção da capela mortuária no Centro de Sinop, hoje o Posto de Saúde Sholtão, participou da construção da Ala de Oncologia do Hospital Santo Antônio, atuou junto ao Lions Internacional pela construção de 130 casas para pessoas portadoras de necessidade especiais no Estado e em Sinop. Participou diretamente da realização de 800 cirurgias de catarata entre 1998 e 2008 e pleiteou a doação de 25 mil óculos e equipamentos para consultas oftalmológicas.

- Deivison Benedito Campos Pinto – recebeu o Título de Cidadão Sinopense Benemérito, por meio do Decreto Parlamentar 006/2009, de autoria do vereador Hedvaldo Costa, de 15 de dezembro de 2009. Em 2001 abriu as portas da Faculdade de Sinop (Fasipe), que hoje oferece oito cursos de graduação.

- Coronel da Polícia Militar (PM) Nerci Adriano Denardi – recebeu o Título de Cidadão Sinopense Benemérito, por meio do Decreto Legislativo 002/2010, de auotoria do vereador Sergio Palmasola, de 29 de setembro de 2010. Comandante do Comando Regional (CR) III de Sinop, desde dezembro de 2008, sempre trabalhou pela segurança pública do município.

- Neri José Chiarello – recebeu o Título de Cidadão Sinopense Benemérito, por meio do Decreto Legislativo 003/2010, de autoria do vereador Sergio Palmasola, de 29 de setembro de 2010. Sócio proprietário da empresa Armazéns Gerais Vale do Verde, que emprega 150 funcionários. Responsável pela fundação da Associação Protetora dos Animais do Município de Sinop (Apams).

- Osvaldo Martinello – recebeu o Título de Cidadão Sinopense Honorário, por meio do Decreto Legislativo 002/2011, de autoria do vereador Pascoal da Cerâmica, de 28 de junho de 2011. Diretor da rede Eletromóveis Martinello, que tem 35 lojas e 800 colaboradores atuando em Mato Grosso, sendo que em Sinop tem três lojas, com 82 colaboradores juntos. É um importante empresário para Sinop, pois, com suas empresas, gera emprego e renda para o município.

- Edson Nascimento – recebeu o Título de Cidadão Sinopense Benemérito, por meio do Decreto Legislativo 003/2011, de autoria do vereador Francisco Junior, de 13 de julho de 2011. Formado em medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), chegou à Sinop em fevereiro de 1980. Foi chefe do Posto de Saúde Central de Sinop no período de 1981 à 1985; secretário Municipal de Saúde durante 11 anos (1990 a 2000), durante os governos dos prefeitos Adenir Barbosa e Antônio Contini; foi presidente do Conselho Técnico do Consórcio de Saúde do Vale do Teles Pires (Hospital Regional de Sorriso), durante dois anos na administração Antônio Contini; médico credenciado do INSS durante 15 anos, realizou perícia Previdenciária durante três anos para a Justiça Federal (JF); é diretor vice-presidente da Unimed Norte do Mato Grosso com mandato até 2012, já tendo ocupado o cargo de 2004 a 2007; médico perito Administrativo do Núcleo de Perícia Médica Regional de Sinop da Secretaria de Administração do Estado do Mato Grosso (SAD); e atua como médico coordenador de Medicina do Trabalho do Sesi Regional de Sinop.

- Jorge Nishimura – recebeu o Título de Cidadão Sinopense Benemérito, por meio do Decreto Legislativo 004/2011, de autoria do vereador Francisco Junior, de 13 de julho de 2011. É formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Chegou à Sinop em agosto de 1991 para trabalhar no Hospital da Fundação de Saúde Comunitária de Sinop, hoje o Hospital Santo Antônio, tendo exercido funções na Diretoria Clínica e Administrativa do Hospital, onde permanece até a data de hoje, trabalha também no Centro de Especialidades Médicas da Prefeitura de Sinop e no Instituto Médico Legal (IML).

- Coronel PM Antônio Mário da Silva Ibanez Filho – recebeu o Título de Cidadão Sinopense Honorário, por meio do Decreto Legislativo 008/2011, de autoria do vereador Hedvaldo Costa, de 16 de agosto de 2011. Criou o primeiro Centro de Treinamento de Tiro Tático (CTTT) do Estado, criou e treinou o Comando de Operações Táticas de Alto Risco (Cotar), buscou implementar o policiamento ciclístico e as rondas escolares.


Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Sinop
Fabrícia Radael - 066-9912-3592
Tauana Schmidt - 066-9911-1576
Marco Aurélio Jr. - 066-9612-3440
E-mail: assecom@camarasinop.mt.gov.br
Fone - 066-3517-2800

SORRISO MT:POLITICA:CHICÃO BEDIN:Ônibus da Saúde chega a três comunidades rurais de Sorriso


  • Fotos: Amália Fernandes
       A Prefeitura Municipal de Sorriso entregou na noite de ontem (20), o Posto da Saúde Itinerante (ônibus da saúde) que atenderá três comunidades rurais de Sorriso: assentamento Jonas Pinheiro, Projeto Casulo e Caravágio. O ônibus da saúde levará até a comunidade a equipe que inclui médico, odontólogo, auxiliar de odontólogo, enfermeiro e técnico de enfermagem. Esses profissionais terão todo o equipamento necessário para atender as famílias que moram na zona rural.

       “Estamos com a equipe completa e no ônibus terá material de qualidade para o atendimento aos moradores das comunidades. Os exames feitos no Posto de Saúde Itinerante serão levados para os laboratórios da cidade e a equipe estará trazendo de volta. Será feito um atendimento de qualidade”, afirma o secretário de Saúde Ednilson de Oliveira.
      
       O prefeito Chicão Bedin disse que o ônibus deve facilitar muito a vida das famílias que moram nos sítios e chácaras que ficam mais distantes da cidade. “Será feito um atendimento importante de prevenção e acompanhamento. O Poder Executivo está levando a saúde, para mais perto das famílias dos produtores rurais”, declarou o prefeito.

       A unidade de saúde rural, segundo o morador do assentamento Jonas Pinheiro, Eurípedis da Penha, era um anseio antigo da comunidade rural e que agora foi atendido. “Sou um pai de família e sei o quanto é importante esse ônibus da saúde, pois é muito difícil se descolar 25 km até a cidade. Essa é uma noite de alegria para todos nós”, comemorou o pequeno produtor.

       O ônibus se deslocará para o assentamento Jonas Pinheiro nas segundas e quintas-feiras e o atendimento será feito em dois pontos. Já na comunidade Caravágio o Posto de Saúde Itinerante chegará as terças e sextas-feiras e no Projeto Casulo o atendimento acontecerá nas quartas-feiras.


  • Autor: Amália Fernandes - Decom