Pages

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

SINOP MT:POLITICA:Câmara:Vereadores de Sinop acompanham finalização da obra


Denominada Embrapa Agrossilvipastoril, unidade terá foco nas soluções tecnológicas sustentáveis para os sistemas integrados de produção agropecuária, atendendo a todo o Estado

Fonte: Assecom/Câmara - Tauana Schmidt

Os vereadores de Sinop visitaram ontem, as instalações da unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Sinop. As obras da unidade estão em fase de acabamento e já existe uma previsão para inauguração do prédio, outubro. Participaram da visita o presidente da Câmara, Remídio Kuntz; o vice-presidente, Ademir Bortoli; a 1ª secretária, Leozenir Severo; e os vereadores Gilson de Oliveira, Zuleica Mendes e Tony Lennon.

A previsão de inauguração da Embrapa Agrossilvipastoril é para a segunda quinzena de outubro. Sem data ainda definida para a conclusão, apesar da garantia da empreiteira de entrega-la até meados do próximo mês, a obra, que iniciou há um ano e seis meses, é de uma estrutura construída de 8,5 mil metros quadrados (m²) em uma área de 612 hectares localizada na rodovia MT-222, que liga Sinop ao município de Ipiranga do Norte e fica próxima ao Aeroporto João Batista Figueiredo.

Ao todo, R$ 14,5 milhões (com a média de R$ 1,7 mil por m²) foram investidos na obra, que terá 24 laboratórios de pesquisas, duas estações de tratamento (uma para resíduos químicos e outra para resíduos biológicos), auditório para 120 pessoas sentadas, gerador de energia elétrica próprio, posto de combustíveis próprio, duas caixas de água e poço com capacidade para bombear 15 mil litros de água por hora.

Para a vereadora Zuleica Mendes, que viabilizou a visita, ao mesmo tempo que a estrutura é complexa, com muitas salas, também é muito bela e valoriza as riquezas naturais da região Norte de Mato Grosso. “Os engenheiros e arquitetos que planejaram a obra, foram muito felizes na utilização, por exemplo, da madeira, que é uma riqueza regional, os ambientes são muito bonitos e só nos dá alegria de ter esse empreendimento cravado em Sinop. É uma grande conquista para Sinop e região. Ter a Embrapa aqui vai ser um ganho em todos os sentidos, na questão de que as pesquisas trarão desenvolvimento, estrutura, banco de dados para a região que é o maior celeiro do Brasil. A tendência é que os produtores vão ter mais condições de desenvolver seus empreendimentos, porém, agora, com base científica”.

Conforme o chefe geral da unidade, João Flávio Veloso Silva, a utilização do prédio não ficará restrita apenas aos pesquisadores da Empresa. “O auditório, por exemplo, será aberto para eventos externos, não relacionados à Embrapa. Queremos fazer do espaço um local útil a todos. Sem contar que qualquer espaço da unidade também poderá ser acessado por cadeirantes, pessoas em cadeiras de rodas podem ir a qualquer lugar da unidade, pois todo o projeto foi pensado de acordo com as regras de acessibilidade”, salientou Veloso ontem, enquanto conduzia a visita dos vereadores de Sinop ao prédio.

Ao todo, 200 pessoas vão trabalhar na unidade, sendo que no início serão 120 funcionários. “Já estamos em 86 pessoas aqui em Sinop e nossos laboratórios também estarão abertos para receber pesquisadores de outras unidades da empresa, uma forma de trocar conhecimentos”.

Além de ser muito bonita do ponto de vista estético, a obra também é funcional e prática, tendo um reservatório de combate a incêndios que também funciona como um espelho d’água, contendo 11 hidrantes e 60 mil litros de água. “Ao invés de fazermos uma torre para o reservatório, construímos esse espelho d’água que ajuda a refrescar o clima, nos dias de seca intensa, e embeleza o local”, explicou o chefe geral.

Antes denominada Embrapa Mato Grosso, a unidade agora é chamada de Embrapa Agrossilvipastoril, pois terá foco nas soluções tecnológicas sustentáveis para os sistemas integrados de produção agropecuária, atendendo a todo o Estado.

“Essa é uma obra muito importante do ponto de vista técnico e científico. Aqui serão trabalhados temas relacionados à sustentabilidade da produção agrícola, serviços ambientais, integração lavoura-pecuária-floresta, enfim, vários temas importantes para maior competitividade da agricultura do Mato Grosso, e essa competitividade, é importante que se diga, não é só econômica, mas também ambiental e social”, explicou João Flávio.

“Mato Grosso está recebendo uma unidade extremamente atual, do ponto de vista científico, e essa ciência que será produzida aqui vai beneficiar os vários segmentos de agricultores e, também, do público urbano do Estado”, complementa, explicando que as pesquisas também vão beneficiar os pequenos produtores mato-grossenses.

“Temos claro que o grande produtor de Mato Grosso é importante porque ele é o motor econômico do Estado, mas o pequeno é extremamente importante, porque o maior contingente de produtores que estão no campo em Mato Grosso são agricultores familiares. Então, nós temos aqui a obrigação de trabalhar para o pequeno, para o médio e para o grande produtor”.


Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Sinop
Fabrícia Radael - 066-9912-3592
Tauana Schmidt - 066-9911-1576
Marco Aurélio Jr. - 066-9612-3440
E-mail: assecom@camarasinop.mt.gov.br
Fone - 066-3517-2800

Nenhum comentário:

Postar um comentário