Pages

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

LUIZ FABIO:Vereadores de Sorriso analisa daqui a pouco projeto que disciplina uso de pneus e seus resíduos

O presidente da câmara municipal de Sorriso, vereador Luiz Fabio Marchioro (PDT) coloca em votação, nesta segunda-feira (19), o projeto de lei, que disciplina o uso de pneus e seus resíduos no município de Sorriso.
Assinado pelo vereador Luiz Fabio (PDT), a proposta traz diretrizes – como a prevenção ao volume excessivo de resíduos – definições e prazos para coleta e destinação final adequada dos pneus.
“A proposta segundo o prefeito Chicão Bedin (PMDB) tem por propósito introduzir em nosso município um sistema de gestão adequado para um dos resíduos industriais mais nocivos ao equilíbrio ambiental e à Saúde Pública: o pneu”, diz o prefeito na justificativa.

PDT:LUIZ FABIO:Câmara de Sorriso analisa abertura de crédito adicional especial à Secretaria da Cidade

O presidente da câmara municipal de Sorriso, Luiz Fabio Marchioro (PDT) coloca em votação na seção de hoje 19/09 projeto de lei que Autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial para estruturar a Secretaria da Cidade, e dá outras providências.

Sorriso MT: Política: câmara vota daqui a pouco plano de cargos do Previso

Câmara de Sorriso vai votar o projeto de lei complementar que Dispõe sobre a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do PREVISO - Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Sorriso - MT, e dá outras providências.

De acordo com o presidente Luiz Fabio Machioro (PDT), as comissões competentes já exararam pareceres favoráveis. O texto foi encaminhado ao Legislativo pelo prefeito Chicão Bedin (PMDB)

SINOP MT:POLITICA:"SELO VERDE":Sergio Palmasola sugere criação de selo de qualidade para comércios


Prêmio' seria concedido para estabelecimentos que produzem ou manipulam alimentos

Fonte: Assecom/Câmara - Tauana Schmidt

Na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores, o parlamentar Sergio Palmasola sugeriu ao Poder Executivo, a criação de um selo de qualidade para o estabelecimentos comerciais de Sinop.

A indicação encaminhada ao prefeito Juarez Costa e à coordenadora da Vigilância Sanitária do município, Zilamar Queiroz, trata de premiar com o selo, aqueles estabelecimentos que atendem às normas de boas práticas na fabricação e manipulação de alimentos.

Denominado “Selo Verde”, o ‘prêmio’ seria concedido após inspeção realizada nas empresas que produzem ou manipulam alimentos. “Esse selo viria avalizar o controle de saúde dos funcionários, controle da água para consumo, controle integrado de pragas, estrutura da edificação, inclusive das instalações sanitárias, higiene pessoal, uniforme e higiene ambiental”, explicou o vereador.

Indicação é a proposição em que o vereador sugere medidas de interesse público ao Poder Executivo ou aos seus órgãos ou autoridades do Município, no sentido de motivar determinado ato ou de efetuá-lo de determinada maneira.


Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Sinop
Fabrícia Radael - 066-9912-3592
Tauana Schmidt - 066-9911-1576
Marco Aurélio Jr. - 066-9612-3440
E-mail: assecom@camarasinop.mt.gov.br
Fone - 066-3517-2800

SORRISO MT:Sorriso: Caravana do Bairro Cultural passa pelo distrito de Primavera



Uma comunidade muito importante de Sorriso recebeu as apresentações da caravana que, nas noites de sexta-feira, tem atraído centenas de pessoas para a frente do palco. É o Bairro Cultural, que leva arte, entretenimento e informação por onde passa. Ontem (16) foi a vez do distrito de Primavera acompanhar os talentos sorrisenses em uma noite especial.
A estrutura montada pela Prefeitura de Sorriso no distrito não foi diferente daquilo que moradores de bairros como Jardim Amazônia, Bela Vista e São José presenciaram recentemente. A Prefeitura providenciou transporte e alimentação para que todos os artistas que fazem parte da caravana pudessem subir ao palco em Primavera. O Bairro Cultural teve a participação da Fanfarra Municipal, do grupo Samba Manero, do cover mirim do astro pop, Michael Jackson, do grupo de street dance, ADR Crew, e de muitas outras apresentações.
Além de toda a bagagem cultural levada pelo projeto até os bairros, uma apresentação do PAC Sorriso também faz parte do roteiro desse projeto, como forma de dar transparência às ações da Prefeitura de Sorriso quanto aos investimentos feitos no município. O PAC Sorriso é um pacote de investimentos públicos e parcerias público-privadas que prevê mais de meio bilhão de reais em construções, reformas, programas da Prefeitura e outros investimentos que promovem a geração de empregos e a estruturação da Sorriso do futuro.
“Nós criamos o Bairro Cultural como forma de valorizar a arte que é apresentada por gente da nossa terra e aproveitamos para prestar contas daquilo que o município está fazendo dentro do PAC Sorriso, porque é nosso dever mostrar à sociedade que a Prefeitura de Sorriso não está medindo esforços para que a cidade se desenvolva. Eu sempre digo que o mérito por aquilo que Sorriso é hoje não é dos políticos, e sim da população. Porque quem sobe ao palco e faz por merecer os aplausos é o artista, quem promove o verdadeiro desenvolvimento é o trabalhador. O trabalho do Poder Público é nos bastidores, é preparar a estrutura certa para que Sorriso seja realmente um palco de oportunidades. E eu tenho a certeza que é isso que a cidade é hoje”, comenta o prefeito, Chicão Bedin.

SINOP MT:COLÉGIO ADVENTISTA:Vereador mirim cobra sinalização e iluminação entorno da escola


Cobranças foram feitas pelo parlamentar mirim Felipe Baldo

Fonte: Assecom/Câmara - Tauana Schmidt

O vereador mirim Felipe Wélber Schwingel Baldo, apesentou duas indicações sugestões ao Poder Executivo de Sinop durante a 3ª Sessão Ordinária da Câmara Mirim de Sinop, realizada no dia 8 de setembro.

Felipe mostra ao prefeito Juarez Costa e ao secretário Municipal de Trânsito e Transporte Urbano, Júlio Dias, a necessidade de implantação de sinalização de trânsito em frente e na lateral do Colégio Adventista.

Ainda em relação ao mesmo colégio, o parlamentar mirim também cobra a implantação de iluminação pública no entorno do prédio. Essa indicação sugestão foi encaminhada ao prefeito com cópia ao secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Edilson Rocha.

Indicação sugestão é a proposição em que o vereador sugere medidas de interesse público ao Poder Executivo ou aos seus órgãos ou autoridades do Município, no sentido de motivar determinado ato ou de efetuá-lo de determinada maneira.


Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Sinop
Fabrícia Radael - 066-9912-3592
Tauana Schmidt - 066-9911-1576
Marco Aurélio Jr. - 066-9612-3440
E-mail: assecom@camarasinop.mt.gov.br
Fone - 066-3517-2800

POLICIA SORISSO MT:Homem é esfaqueado em lanchonete de Sorriso


A Polícia Civil sorrisense investiga a tentativa de homicídio contra um homem, 46 anos, ocorrida ontem à tarde, em uma lanchonete nas margens da BR-163. A vítima teria se envolvido em uma discussão com outro homem e, o desentendimento acabou terminando com golpes de faca.
Segundo a Polícia Militar, a vítima foi encontrada com um ferimento na barriga, socorrida e encaminhada ao hospital regional. Seu estado de saúde não foi informado. O suspeito foi detido ainda no estabelecimento e levado para a delegacia.
Fonte: Fatos em dia com So noticias

SORRISO MT:Vereadora Marilda Savi apóia ativista no combate às drogas e a pedofilia

A vereadora de Sorriso, Marilda Savi (PSB), numa rápida conversa informal com o maior ativista na luta contra a pedofilia em MT  e diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT, João Batista de Oliveira, garantiu apoio irrestrito ao combate a pedofilia e às drogas e a valorização da vida, em seu mais amplo sentido, e destacou a defesa da família como prioridade absoluta para o bem estar da sociedade saudável.

"É imprescindível, para todos nós, ter o apoio da câmara municipal de Sorriso nesse momento, agradeço a Marilda Savi por ela ser a primeira PARLAMENTAR a declarar apoio a nossa luta em Sorriso, afirmou João Batista.

Combater as drogas, a pedofilia e os desvios de conduta são tarefas que precisamos cumprir diariamente, daí a importância da união entre as forças políticas de Sorriso", defendeu João Batista. Diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT, o maior ativista na luta contra a pedofilia em MT e lembrou-se da importância de ações conjuntas para combater o problema. "Sabemos da dificuldade em combater a pedofilia, mas câmara municipal de Sorriso pode ajudar e muito na rede de atendimento às vítimas", lembrou.

O diretor do portal lembrou que "A família estruturada reflete uma sociedade também estruturada, por isso não podemos permitir nenhuma ameaça a esta estrutura divina".

O diretor cobrou mais investimentos nas clínicas para dependentes químicos no estado. "As unidades terapêuticas religiosas estão sozinhas nesta luta. A medicina não tem leitos suficientes e nem medicamento eficaz para recuperar dependentes. Criaram muitos obstáculos paras as entidades filantrópicas que fazem este beneficio à sociedade.

“Marilda Savi deu boas vindas ao diretor do portal todos contra a pedofilia MT: “Somos todos irmãos NESSA LUTA CONTRA A PEDOFILIA”, e afirmou que a Câmara Municipal tem ouvido todos os setores organizados da sociedade em busca de bem estar para a população.” AIDS, drogas e alcoolismo são exemplos de doenças que precisamos combater com ajuda da família.
Por isso, com toda certeza, este encontro do diretor do portal todos contra a pedofilia MT é fundamental para consolidar o conceito de que sozinho não encontraremos a solução definitiva”, afirmou.

Pedofilia, crime que deixa marcas profundas
Pedofilia, uma palavra grega que em seu significado geral se defini como: afeição, atração, amor, amizade. Tornou-se uma agressão sexual violenta dirigida a inocentes e indefesas crianças.
Clinicamente pedofilia é considerada uma parafilia, ímpeto sexual intenso e recorrente, assim como masoquismo, sadismo, entre outros. É uma perversão sexual, um distúrbio psíquico que se caracteriza pela obsessão por praticas sexuais com crianças. O quadro é totalmente compulsivo de causas desconhecidas, apesar de alguns autores considerarem a perversão causada por traumas e sofrimentos na infância.

O tratamento apresenta baixos resultados positivos e de longa duração, a terapia cognitiva comportamental vem se destacando nas associações de fantasias sexuais sendo confrontadas com as conseqüências legais e sociais, associando o comportamento pedofilico a atos considerados indesejáveis.

Pesquisas demonstram que 80% dos casos de abuso sexual de crianças acontecem na intimidade do lar, cometido por pais, padrastos, vizinhos e pessoas próximas.

Atualmente a internet vem sendo um paraíso para os pedofilos, inclusive com códigos para se comunicarem, é necessário estarmos atentos e dialogar com as crianças sobre pedofilia, assim como orientação sexual e drogas. Nem todo caso de estupro contra criança é cometido por pedofilos muitas vezes isso ocorre com pessoas perturbadas e com outros distúrbios que desencadeia na criança por ser no momento a vitima mais fácil.
Existe a campanha “MT de Mãos Dadas Contra a Pedofilia”, é necessário a sociedade tomar conhecimento e denunciar sempre, a lei brasileira ainda é branda sobre este assunto. Nos Estados Unidos existem prisões exclusivas para tratamento por tempo indeterminado, muitos casos pela vida toda. Faz-se necessário expulsar esses pedofilos da sociedade e assim preservar as crianças para uma sociedade mais saudável e digna.

Boa pergunta

O maior ativista na luta contra a pedofilia em MT, João Batista de Oliveira, está em pé de guerra com políticos e comunicadores que se diziam contra pedofilia e, agora, segundo ele, sumiram do mapa. Ele diz que, em período eleitoral, muitas pessoas levantaram a bandeira contra a pedofilia mas, passado o pleito, os "defensores" da causa desapareceram e questiona: "Onde estão professores, radialistas, ex-vereadores e os atuais, além de ex-deputados e também os atuais, que içaram a bandeira contra a pedofilia no ano passado"? Será que não pode na hora da distribuição da mídia aos sites e jornais (banner) incluir este portal que defende uma causa tão nobre, questionou o diretor do Portal Todos contra a pedofilia MT. Boa pergunta!.

POLICIA SORISSO MT:Sorriso: Rapaz pratica “cavalo de pau” com veiculo e ameaça populares com arma




Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa
O jovem de inicias A. J. N. 21 anos, estava em uma confraternização no distrito de Primaverinha  com uma camionete F1000, e num dado momento o jovem efetuou uma manobra perigosa com o veiculo(cavalo de pau). 
Populares dirigiram-se até o veiculo para pedir ao mesmo parar de efetuar tais manobras, porém o mesmo se alterou e sacou de uma espingarda. Algumas pessoas presentes  conseguiram desarmar o jovem e retirá-lo do veiculo, levando para o interior de uma residencia, pois haviam pessoas presentes que estavam com os nervos exaltados e ameaçavam linchá-lo.
A Policia Militar foi acionada e quando chegou ao distrito, em buscas no veiculo, encontrou no interior de uma bolsa, um revólver 22 com 06 munições intactas. Em seguida foi acionado um guincho. Enquanto aguardava-se o deslocamento do guincho, o acusado compareceu no local   recebendo voz de prisão. 
O acusado informou que tem registro da espingarda e nega a propriedade do revólver 22.

Sorriso: Câmara visita assentamento e verifica a necessidade de mais apoio aos assentados





Os vereadores Marcelo Lincoln (PR) e Leocir Faccio (PDT) visitaram no sábado (17.09) o Projeto de Assentamento Jonas Pinheiro – Poranga, para verificar se estão sendo implantados programas do município e do Estado e colher reivindicações dos assentados.
Uma das necessidades apontadas pelos moradores foi o repasse dos recursos para conclusão das casas.
Conforme o vereador Leocir, em audiência no INCRA no dia 04 de agosto, os parlamentares constataram que os recursos para construção da 2ª etapa das casas já estava disponível no banco. Mas, conforme os assentados, por enquanto o recurso não foi repassado.
Quanto ao programa de irrigação do Governo Federal, segundo alguns moradores do assentamento, não há previsão para início, nem mesmo manifestação do poder público.
Os vereadores verificaram que o município está fazendo alguns buracos no local que servem para depósito de água. Mas, mesmo com a ajuda da prefeitura, os moradores reclamam que não tem condições de realizar as outras etapas. “A ajuda da prefeitura foi importante, mas por enquanto não temos dinheiro para adquirir a lona plástica para reter a água”, disse o assentado João.
Com relação ao programa de recuperação de solo, os assentados queixaram-se que não estão conseguindo ajuda.
Segundo Genésio, os assentados compraram o calcário, realizaram as análises de solo e a prefeitura ficou de participar com o frete, mas o calcário não chega às propriedades. “Os pequenos produtores sofrem com a seca e a falta de recursos para produzir”, pontuou Leocir.
Os assentados apresentaram também a necessidade de apoio para preparação de mais produtores de colméias para produção de mel. No assentamento há 58 famílias interessadas na produção de melgueiras, que tem custo de aproximadamente R$ 50,00 a unidade.
“Seria uma renda extra para as famílias, sem muito custo. Além das famílias protegerem a sua propriedade e dos vizinhos contra queimadas na produção do mel”, salientou a moradora Clarice.
Durante a visita, os vereadores verificaram também que os assentados trabalham com a industrialização de diversos produtos coloniais em forma de conservas.

POLICIA SORISSO MT:Sorriso: Veículos colidem no jardim Europa



 Por volta das 20h30 deste domingo(18), aconteceu um acidente no cruzamento da Av. dos Flamboiant, com a  rua Marechal Candido Rondon, no jardim Europa, envolvendo dois veículos Fiat Uno.
Vando Pereira da Silva, 28 anos, seguia pela avenida que é preferencial com o seu veiculo, placa KAS-3872, quando um segundo veiculo, placa KAP-5931  conduzido por Izaac Correia Evaristo, 41 anos,  em um descuido não respeitou a preferencial ocasionando a colisão entre ambos.
Ninguém se feriu, apenas foram registrados danos materiais.

SORRISO MT:Salto Magessi: Moradores do distrito reclamam do lixo deixado por visitantes



A 150 Km da cidade de Sorriso, no distrito de Boa Esperança, mais precisamente no rio Teles Pires, encontra-se o Salto Magessi. Local de rara   beleza, em parte é pouco explorado e   nada recebe de investimentos público para o apoio ao turismo.
Neste período do ano,  época de estiagem prolongada e de forte calor, o salto Magessi tem se tornado um ponto  freqüente de banhistas do município, principalmente nos finais de semana,  onde pessoas se deslocam  ao distrito(salto Magessi) para passar um final de semana refrescante e  apreciar a beleza da paisagem do local.
Moradores do distrito veem com bons olhos a presença dos turistas, porém um fato que tem deixado os mesmos um pouco descontentes, é a falta do respeito de algumas pessoas com o meio ambiente, principalmente  com os resíduos sólidos(lixo) deixados no local.
Moradores do distrito,  em contato com o MTnoticias.net, relatam o descaso de certos visitantes e nos enviaram algumas fotos a nossa redação  lamentando o descaso de alguns visitantes . “Não é por que moro aqui, mas pensa num povo relaxado, imagina a sujeira que essa galera faz”. Disse um internauta do Distrito.
Como não há fiscalização presente, o descaso com o  lixo tem se tornado cada vez mais freqüente.
MTnoticias.net  a meses atrás públicou uma matéria com fotos da beleza do local (Veja  a Materia e as fotos) e naquela época os freqüentadores pareciam se mostrar mais conscientes.

SINOP MT:Sorriso: Saída de Zé Domingos só será discutida após reunião da sigla, diz Dilceu



O presidente do diretório estadual do DEM, ex-deputado Dilceu Dal Bosco, afirmou que o partido só discutirá a possível saída do parlamentar licenciado José Domingos Fraga (DEM) do comando da secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) depois que o gestor convocar uma reunião com a cúpula da sigla.
     Apesar de já ter afirmado, nos bastidores, que deixará a pasta e retornará à Assembleia, Fraga não comunicou oficialmente o partido sobre sua intenção. Ele assumiu a Sedraf em 25 de março deste ano, após cerca de três meses de negociação com o governador Silval Barbosa (PMDB).
     Dilceu, que disputou o cargo de vice-governador na chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), em oposição à reeleição de Silval, foi o mais cauteloso em relação à composição com o Estado. Agora, com a saída de Fraga do staff, o suplente Gilmar Fabris (DEM), da ala democrata que apoiou o governador mesmo durante as eleições, perde sua chance de legislar. Ele, que assumiu a vaga deixada pelo atual secretário, se licenciou no início de agosto para beneficiar o tucano Carlos Avalone.
     A situação, devolveria ao DEM o status de oposição, que foi amenizado desde a composição com o Governo, já que fora da Sedraf, Fraga reassume a relatoria da Lei de Orçamento Anual (LOA) e promete não facilitar o trabalho para Silval. Além disso, o governador perde seu aliado democrata na Assembleia, aumentando o número de opositores no Legislativo.

SORRISO MT:Dupla de Sorriso vence 3ª etapa do Circuito Vôlei de Praia /MT no masculino


Com um excelente entrosamento e concentrados na busca de resultados a dupla sorrisense Roni e Juliano, foram aos poucos eliminando seus adversários até chegar ao título da 3ª etapa do Circuito Vôlei de Praia de Mato Grosso. Na semifinal a equipe vencedora derrotou a dupla cuiabana de Teco/Cuiabano pelo placar de 25/22.

A outra dupla sorrisense – Percival e Júlio César - acabou perdendo a semifinal frente a Gilvan e Odair – Cuiabá – por 25 a 17 e depois perderam a partida que definia a 3ª colocação para cuiabano e Teco ficando assim como a 4ª posição da etapa.

Na partida final a dupla sorrisense no primeiro set foi impondo seu estilo de jogo com defesas mirabolantes de Juliano e bloqueios precisos de Roni, nas subidas à rede dos adversários.

Com um diferencial das demais partidas da fase de classificação a finalíssima da etapa do Circuito é disputada em dois sets, até 18 pontos.
Na fase de classificação é disputado apenas um set até 25 pontos.
Depois de vencer o primeiro set, todo o cuidado foi tomado principalmente com o saque da equipe de Cuiabá, que sempre vinha forte e rente a rede.
Mesmo saindo atrás, perdendo por três pontos a dupla sorrisense conseguiu novamente reverter a situação e terminou o jogo com o mesmo escore do primeiro set – 18 a 12. 

“Conseguimos encaixar bem os ataques e recuperar os pontos perdidos principalmente no segundo set, aproveitamos alguns erros do adversário e felizmente conseguimos vencer esta etapa”, comentou ao final Roni enquanto Juliano mostrava outra preocupação. “Agora vamos aguardar a Federação anunciar onde será a próxima etapa do Circuito e ver da possibilidade de participação, uma vez que esta foi a primeira etapa com nossa participação, mas vamos ver se dá para dar seqüência” destacou Roni.

A 3ª etapa do Circuito Vôlei de Praia de Mato Grosso contou com apoio da Administração Municipal de Sorriso organizado pela Secretaria Municipal de Esportes e lazer – secretário Júnior Brandão e coordenada pelos professores Poli Furquim e Carlão.

“Estamos sim satisfeito, principalmente pela conquista da dupla de Sorriso e tudo deu certo até pela presença de público, pois imaginávamos que quem viesse para este local seria pelo Festival de Pesca, mas muitos vieram tão somente para assistir o vôlei”, comentou professor Poli.

A entrega da premiação foi prestigiada pelo prefeito municipal, Chicão Bedim, secretários Júnior Brandão – SMEL e Zilton Mariano – SMICT, juntamente com o presidente do CMD – Pedro Campos.
Fonte: Fernando Luís

SINOP MT:LINDOLFO TRIERWEILLER:Vereadores mirins cobram reforma de salas e banheiros do Centro Educacional


Indicações sugestões foram feitas pelos parlamentares mirins Ana Cassia e Murilo Henrique

Fonte: Assecom/Câmara - Tauana Schmidt

Os vereadores mirins Ana Cassia Melo Conceição e Murilo Henrique Deliberal Maciel, fizeram indicações sugestões ao Poder Executivo de Sinop, cobrando, respectivamente, a reforma das salas de aulas e dos banheiros feminino e masculino do Centro Educacional José Lindolfo Trierweiller.

Ambas cobranças foram feitas ao prefeito Juarez Costa e ao secretário Municipal de Educação, Antônio Tadeu de Azevedo, durante a 3ª Sessão Ordinária da Câmara Mirim, realizada no último dia 8.

Indicação é a proposição em que o vereador sugere medidas de interesse público ao Poder Executivo ou aos seus órgãos ou autoridades do Município, no sentido de motivar determinado ato ou de efetuá-lo de determinada maneira.


Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Sinop
Fabrícia Radael - 066-9912-3592
Tauana Schmidt - 066-9911-1576
Marco Aurélio Jr. - 066-9612-3440
E-mail: assecom@camarasinop.mt.gov.br
Fone - 066-3517-2800

SORRISO MT:CTG Recordando os Pagos de Sorriso acende Chama Farroupilha


As comemorações alusivas à semana do gauchismo em todo o país, não passaram em branco pela patronagem do CTG Recordando os Pagos de Sorriso que reuniu um grande número de associados e simpatizantes do movimento no 1º Costelão Tradicionalista.

E a presença de gaúchos e gaúchas superou as expectativas da patronagem, que seguiu um roteiro de hasteamento dos pavilhões do Rio Grande do Sul e do CTG Recordando os Pagos. “Estamos em plena Semana Farroupilha e o maior CTG do Brasil não poderia ficar de fora destas comemorações relembrando os feitos heróicos e matando assim um pouco da saudade do torrão gaúcho”, comentou o patrão Arlindo Pereira de Almeida ao lado da primeira prenda da entidade.

Os festejos da Semana Farroupilha em Sorriso deverão prosseguir nesta segunda feira com um jantar típico que contará com as principais autoridades municipais e associados e na terça feira – 20 de setembro – está programada uma cavalgada pelas principais avenidas de Sorriso.

O coordenador da 3ª Região Tradicionalista do estado de Mato Grosso, Darci Sganderla acompanhou os festejos em Sorriso destacando que, "estas homenagens são atos de civismo, cultuando a tradição e proporcionando com que a juventude gauchesca dê prosseguimento a este movimento tradicionalista, assim como chamando todos os demais segmentos da sociedade para dentro do CTG Recordando os Pagos, engrossando assim as fileiras de simpatizantes da cultura gaúcha fora do Rio Grande”, frisou.

A chama crioula foi acesa por Deolindo Capitâneo um dos fundadores da entidade tradicionalista.
Fonte: Fernando Luís