Pages

domingo, 25 de dezembro de 2011

Várzea Grande:PM propõe a restrição da venda de bebida alcoólica.

Grande parte das ocorrências tem a ver com o uso exagerado de álcool

Com menos de um mês à frente do comando da Polícia Militar em Várzea Grande, o coronel Wilkerson Felizardo Sandes está propondo uma medida um tanto polêmica para tentar diminuir o alto índice de criminalidade no município. 

Uma de suas propostas é proibir a venda de bebidas alcoólicas em bares e outros estabelecimentos após as 23 horas. Segundo ele, grande parte das ocorrências que a PM recebe tem a ver com o uso de drogas, tanto as ilícitas quanto as lícitas – e entre estas o álcool. 

As ocorrências envolvendo famílias, por exemplo, geralmente se devem ao consumo de álcool. “Acredito que a restrição da bebida alcoólica irá diminuir o número de ocorrências e, conseqüentemente, os homicídios”, diz ele. 

O coronel Wilkerson assumiu o Comando Regional II da PM no lugar do coronel Pery Taborelli, conhecido por ser “linha dura” frente à corporação em Várzea Grande. 

Parecendo seguir o mesmo caminho que Taborelli, o novo comandante afirma que o projeto deve ser apresentado para apreciação dos vereadores na primeira audiência da Câmara após o recesso. Caso seja aprovada, a princípio a medida deve ser aplicada nas áreas consideradas críticas. 

O vereador Wanderley Cerqueira acredita que a medida é muito polêmica e irá causar opiniões divergentes. 

Por isso, ele diz que uma audiência pública deve ser realizada antes da votação. 

“Como é um projeto polêmico, nós temos que ouvir a sociedade para não tomar nenhuma decisão precipitada”, pondera. 

Outro vereador que também defende a audiência pública é Antonio Cardoso. Segundo ele, o projeto é bom, mas se discutido com a população fica mais seguro tomar uma decisão. 

No entanto, os comerciantes parecem não aprovar este projeto, já que muitos terão seu lucro reduzido. 

José Augusto, proprietário de um pequeno restaurante em Várzea Grande, diz que se esta medida chegar mesmo a entrar em vigor, ele terá que buscar outra forma de manter a família, já que o carro-chefe de seu negócio é a comercialização de bebidas alcoólicas. 

“Como eu vou sustentar minha família podendo vender [cerveja] só até as onze horas da noite?”, questiona. 

Atualmente, uma ação comandada pela PM em parceria com a Guarda Municipal de Várzea Grande, intitulada de “Álcool Zero no Trânsito”, vem inibindo o uso de álcool por motoristas. 

A abordagem é feita nos principais pontos do município, com o auxílio do bafômetro. 

Segundo o coronel, caso um motorista seja pego alcoolizado, além de ser preso, seu carro e sua carteira de motorista são apreendidos, mesmo que esse indivíduo se recuse a fazer o teste do bafômetro, porém aparente ter feito uso de álcool.
Fonte: Midianews,Kamila Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário