Pages

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Várzea Grande reduz em mais de 70% casos de dengue em 2011

A Secretaria Municipal Saúde de Várzea Grande – SMS/VG por meio da superintendência técnica informa a população os dados da dengue referentes ao período de 1º de janeiro a 15 de dezembro de 2011.
Neste ano de 2011 os casos notificados foram de 360, onde houve uma queda brusca com mais 70% se comparando com o ano de 2010, onde as notificações de casos de dengue foram 2.046 casos.
Mesmo com esse declínio o secretário de saúde do município, Marcos José da Silva alerta sobre a importância de combater a proliferação do mosquito Aeds Aegipsy.
“Temos que estar sempre em estado de alerta, principalmente, nos períodos das chuvas, onde possas de águas se acumulam com freqüência. “Vale reforçar que o combate a dengue é um compromisso de todos”, diz.
Ainda de acordo com o secretário não deixar o mosquito nascer é a melhor forma de combater a dengue. “É preciso limpar os reservatórios de água com escova água e sabão, pois os ovos podem permanecer vivos por mais de um ano sem água. Vale frisar que o trabalho de controle da dengue deve ser contínuo, mesmo no período não chuvoso, onde se devem elencar atividades que promovam a educação em saúde da comunidade”.
Marcos reforça algumas dicas para combater o mosquito da dengue e os focos de larvas:
Mantenha a caixa de água sempre fechada com tampa adequada;
Limpe antes do início das chuvas suas calhas, para que a água possa fluir livremente;
Guarde garrafas sempre guardadas de cabeça para baixo;
Não jogue lixo em terrenos baldios;
Coloque seus sacos de lixos nas lixeiras, para evitar que animais caseiros rasgem;
Coloque areia nos pratinhos de vasos plantas até a borda;
Verifique ralos de banheiro, bebedouros e suportes de geladeiras;
Mantenha sua casa e quintal limpos, livres de lixos que possam acumular água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário