Pages

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

POLITICA MT:Lúdio denuncia falta de remédios de diabetes e hipertensão

Da redação - Renê Dióz
O vereador Lúdio Cabral (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira (01), para denunciar a incompetência da Prefeitura em manter o estoque de medicamentos para hipertensão e diabetes da farmácia básica que atende as unidades de saúde em Cuiabá.

Cabral explicou que a falta de medicamentos sempre ocorreu em alguma medida na farmácia básica, mas tal problema teria se tornado mais freqüente nas últimas semanas. Ele considera a situação está tão grave, ultimamente, que os medicamentos – quando são comprados - têm-se esgotado no mesmo dia em que chegam à farmácia básica. Por isso, ele anunciou que levaria a queixa ainda hoje para o Ministério Público Estadual (MPE) investigar.

“O custo desses medicamentos é de centavos”, enfatizou o vereador, espantando-se com o fato de que a Prefeitura não consegue manter os estoques, mesmo dispondo de R$ 1,8 milhão repassados mensalmente pelo Ministério da Saúde. Ele ainda chama a  atenção para o fato de que se tratam de remédios que devem ser utilizados por hipertensos e diabéticos de modo continuo.

Em Cuiabá, mencionou Lúdio, 30% da população adulta sofre de hipertensão e 6% são diabéticos. A preocupação expressa pelo vereador é com este período de festas de fim de ano, no decorrer do qual as pessoas tendem a vacilar mais quanto aos cuidados com a saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário