Pages

domingo, 4 de dezembro de 2011

POLITICA MT:Atuação de Eder é uma desonra à sociedade e ao partido, diz Savi

A situação da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo 2014 (Secopa) foi o centro das atenções da reunião da cúpula do Partido da República (PR) com o governador Silval Barbosa (PMDB). As lideranças políticas discutiram a participação da sigla no governo. Todos disseram estar preocupados com a gestão de Eder Moraes no comando da pasta. O partido detém a gerência das secretarias – Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (SETPU) e Secopa.

O deputado estadual Mauro Savi disse que a exposição negativa de Eder Moraes perante a opinião pública é uma desonra ao partido.  “A sua exposição é ruim para nós, é ruim para o governo e principalmente para o partido. Temos que achar uma solução”, afirmou. O parlamentar assegura que não se trata da retirada do secretário do cargo, mas, segundo ele, trata-se de uma questão de respeito com a sociedade.

Eder Moraes vem sendo criticado por vários colegas, não só do PR, devido à falta de transparência frente às obras da Copa de 2014. O clima desgastado fez com que houvesse mudanças na direção da Comissão Parlamentar de Acompanhamento da Copa do Pantanal. Atualmente comanda pelo deputado Sérgio Ricardo (PR). O antecessor Wagner Ramos (PR) alegou que um colega de Cuiabá conduziria melhor os trabalhos da Comissão, mas subtende-se que o próprio não obteve um bom relacionamento com Moraes. Além disso, há cobranças vindas do Executivo Municipal, alegando a falta de informações e proximidade com os vereadores.

OUTRO LADO

O secretário Eder Moraes em entrevista ao RepórterMT disse que está absolutamente tranquilho e que as acusações são naturais, pois trata-se de um assunto de evidência nacional com grande volume de dinheiro público. “Não vou parar o que estou fazendo, ou seja, sair do rumo estabelecido”, argumentou.

Sobre os prazos do VLT, o secretário garantiu que até o prazo da Copa de 2014 deverá estar pronto. O secretário disse que as obras que dependem do governo estadual já estão em andamento ou em processo inicial. É o caso das travessias urbanas de mobilidade na Miguel Sutil, o VLT, arena Pantanal entre outras. “Tudo relativo à Copa que depende de nós já foi feito. Portanto, não nos responsabilizamos por atrasos do governo federal”, se esquivou.

MUDANÇAS NO GOVERNO

Silval Barbosa disse durante esta semana que não fará nenhuma alteração na composição do secretariado. O governador ressaltou que irá cumprir a Lei da Ficha Limpa, aprovada pela Assembleia Legislativa. A medida foi implantada recentemente pelo governo aos moldes da Lei Complementar 135/2010, aprovada pelo Congresso Nacional e que impede a candidatura de condenados em órgãos colegiados e abrange outras condenações aplicadas pelo Judiciário.

Embora não haja mudanças a partir de 2012 durante a reunião de trabalho com a cúpula do PR foi debatido alguns ajustes no que diz respeito aos cargos do partido. Foi discutida a permanência de Edmilson dos Santos no comando da Sefaz. Pois surgiram boatos que Pedro Nadaf poderia migrar para a pasta.

Em relação à SETPU, o atual secretário Arnaldo Alves de Souza Neto já colocou seu nome à disposição, pois tem interesses em voltar para a Secretaria de Planejamento. O primeiro nome mais cotado em assumir a vaga é do deputado estadual Sebastião Rezende (PR), caso ele não demonstre interesse a segunda opção é o ex-diretor do Dnit-MT, Sinésio de Oliveira, principal nome para assumir a pasta.
Fonte: Reporter MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário