Pages

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Período de chuvas aumentam número de animais sinantrópicos

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, por meio do CCZ - Centro de Controle de Zoonoses, alerta a população para que tenha cuidados redobrados nesta época do ano. Com o período de chuvas há um aumento de animais sinantrópicos como: caramujo Africano, escorpião, baratas, entre outros.
É necessário que se mantenha o quintal sempre limpo evitando que os mesmos entrem nas residências. “Vedar a soleira da porta, frestas de janela, tapar ralos de banheiros e pias, vedar quaisquer frestas em parede, realizar limpezas em caixa de gordura”, essas são algumas das medidas preventivas que a bióloga Kamila Barros sugere á população.
Segundo a bióloga o maior problema é em relação ao caramujo Africano, que nesta época de chuvas desenvolve muito rapidamente, pois, é uma espécie hemafrodita que se reproduz rapidamente.
Para combater esse animal deve ser tomadas algumas providencias: recolher o animal com o auxílio de luvas, ou seja, não tocá-lo, em seguida o coloque em um recipiente com água e sal ou queime-o. Vale lembrar que o Camujo Africano não deve ser confundido com Caramujo Natural da região, alerta Kamila.
“O Caramujo Africano possui a carapaça na cor amarronzada, já o natural possui uma carapaça esbranquiçada”. Segundo a bióloga a Caramujo natural não oferece perigo e sim contribui para manter o equilíbrio do meio ambiente.
AÇÕES -  O CCZ realiza vistorias e orientação aos moradores que necessitarem de informação com relação aos animais sinantrópicos. Maiores informações 3688-3186.

Nenhum comentário:

Postar um comentário