Pages

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Para Percival, governador precisa ‘aprender dizer não’

Embora considere positiva a disposição do governador Silval Barbosa (PMDB) em ouvir a todos, o deputado estadual Percival Muniz (PPS) afirmou que falta pulso firme ao gestor para tomar decisões. “Tenho que reconhecer que ele tem muita humildade para ouvir, mas lhe falta coragem para decidir”, disparou, ao ser questionado sobre a gestão do peemedebista. 

O parlamentar disse que a falta de atitude por parte do governador prejudica o Estado e ressaltou que um líder precisa “aprender a dizer não”. “Ele tem que dizer não para alguns para poder dizer sim para outros. Governar é isso. Governar dizendo sim só dá problema no final”, alertou. 

Representante quase isolado da oposição no Parlamento estadual, o deputado classificou a relação mantida entre Executivo e Legislativo durante o primeiro ano da 17ª legislatura da Assembleia como saudável e elogiou a iniciativa de Silval de manter proximidade com os deputados. “Ele dispensa consideração muito forte com o Parlamento”, admitiu. 

Para Percival, a relação de parceria entre os Poderes é fundamental e abre a possibilidade para os parlamentares esclarecer suas dúvidas e propor sugestões. Por outro lado, pondera que a mesma relação torna-se prejudicial quando se transforma em corporativismo. 

“A independência do Legislativo em relação ao Executivo acaba ficando um pouco prejudicada porque termina criando uma relação muito frouxa”, frisou. 

A postura adotada pelos demais companheiros de Parlamento foi, na visão de Percival, um dos motivos que garantiram a eficiência dos trabalhos. “O respeito com o qual os deputados que compõem a base aliada do governo tratam os colegas que se intitulam independentes ou de oposição é muito grande. Em nenhum momento a maioria tenta atropelar a minoria, como acontecia antes na Assembleia. Pelo contrário, a oposição tem participado de discussões de grande relevância para o governo, como a criação do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza, cujas discussões a oposição praticamente liderou”, avaliou. 

Para 2012, o socialista espera que o governador mantenha a transparência de suas ações e que os deputados consigam dar condições de governabilidade, porém sem perder o foco da vigilância permanente em relação aos atos do Executivo.
Fonte: Diário de Cuiabá, RENATA NEVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário