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domingo, 25 de dezembro de 2011

Estado investe mais de R$ 41 milhões em pontes em 2011

Da Redação - LB
Estado investe mais de R$ 41 milhões em pontes em 2011 (Reprodução)
Nos últimos oito anos foram construídas 66 pontes de concreto em Mato Grosso. Só em 2011 a Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) iniciou, entre construção e duplicação, obras em 12 pontes. Entre elas três já foram concluídas, três estão com 90% das obras finalizadas, uma com 80%, duas com 60%, uma com 50%, outra atingiu o percentual de 30%, e uma acabou de ser iniciada. R$ 41,4 milhões é o montante que a Setpu investiu na empreitada.

Entre as pontes, a duplicação da Mário Andreazza, na MT-444, perímetro urbano de Cuiabá e Várzea Grande, é a mais esperada, uma vez que faz parte da matriz de responsabilidade das obras da Copa do Mundo de 2014 assinada pelo Governo de Mato Grosso junto a Fifa. A nova ponte terá 228 metros de extensão por 11 metros de largura. O sistema de pré-moldados é o empregado em sua execução. Até o momento a obra está com 50% dos trabalhos concluídos e a previsão de entrega é para maio de 2012.

Em Alta Floresta (803 km ao Norte de Cuiabá), na MT-208, a Setpu duplicou duas pontes e construiu uma terceira que foram finalizadas no mês de novembro pela Engeponte. As pontes sobre a vazante do rio Santa Helena com 25 m de extensão e sobre o rio Santa Helena com 67 m de comprimento foram duplicadas. Já a nova ponte, com 30 m de extensão, foi construída sobre o rio Zenite.

Do entroncamento da MT-351, no rio Manso, a MT-494 até Bom Jardim, a Atrativa Engenharia está com 90% da execução concluída na construção das três pontes que passam sobre os rios Arraia, com 57 metros de extensão; Cuiabazinho, com 125; e, sobre o córrego João Pinto, com 30 metros. Na MT-422, a Engeponte já executou 80% da obra na ponte sobre o rio Tartaruga com 60 metros de extensão, no trecho entre Santa Carmem (531 km ao Norte de Cuiabá) e União do Sul (719 km ao Norte da Capital).

A Via Áppia trabalha no momento na construção de duas pontes, ambas com 60% das obras já executadas e programadas para terminar em março de 2012. Uma na MT-437, trecho Confresa (1.160 km a Nordeste de Cuiabá) a Santo Antonio Fontoura, sobre o rio Fontoura com 125 m de extensão por 8,8 de largura e a outra na MT-456, trecho Mimoso, Capoeira, São Pedro da Joselândia sobre o rio Mutum com 225 m de extensão por 5,6 m de largura.

A construção da ponte sobre o rio do Sangue na MT-220, trecho Juara (709 km a Médio-Norte da Capital) ao entroncamento da MT-170 com 250 m de comprimento por 8,80 m de largura tem 30% da obra executada. A Ster Engenharia é a empresa responsável pela obra que deverá ser concluída em setembro de 2012.

Na MT-241, no trecho de Nobres (146 km a Médio-Norte de Cuiabá) a Mazargão, a Sotef iniciou recentemente a construção da ponte sobre o rio Quebó. Até o momento 5% da ponte que terá 30 m de comprimento por 8,80 está concluído. Até julho de 2012 a empreitada será terminada.

Novas pontes - Muito em breve mais duas novas pontes serão construídas. As empresas Ster Engenharia e Sotef já receberam ordem de início de serviço para a execução das pontes sobre o córrego Córgão e rio Quibózinho, respectivamente. As duas pontes custarão aos cofres do Estado cerca de R$ 2,7 milhões e serão concluídas no segundo semestre de 2012.

Na MT-241, no trecho de Nobres a Mazargão, onde a Sotef já trabalha na ponte sobre o rio Quebó, ela dará início a ponte do rio Quibózinho, também com 30 m de extensão por 8,80 de largura. Já a Ster Engenharia construíra na MT-220 no trecho de Juara ao entroncamento da MT-170, onde já executa outra obra, a ponte de 35 m por 8,80 m sobre o córrego Córgão. As informações são da assessoria de imprensa.

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