Pages

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

SECOM MT:Técnicos de 16 municípios participam do curso de feijoeiro comum em Várzea Grande

ROSANA PERSONA 
Assessoria/Empaer-MT 

Com objetivo de apresentar novas tecnologias para o cultivo do feijoeiro comum, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) realizam o curso de atualização para técnicos agropecuários, extensionistas e professores. O evento que encerra nesta quarta-feira (30.11), no auditório da Superintendência Federal de Agricultura, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no município de Várzea Grande.
Com a participação de representantes de 16 municípios do Estado, o curso debate alternativas para aumentar a eficiência da cultura do feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris) para pequenos e grandes produtores e será coordenado pelo pesquisador da Empaer, Valter Martins de Almeida, e pelo analista da Embrapa Arroz e Feijão, Carlos Santiago. Conforme o coordenador Santiago, a intenção é formar novos multiplicadores com informações para o produtor desde o plantio até a colheita do feijão.
O curso começou na terça-feira (29.11), com a palestra da pesquisadora da Embrapa, Eliane Dias Quintela, que abordou sobre o manejo integrado de pragas. Ela esclarece que surgiram novas pragas no feijão que não eram importantes e hoje causam danos na produção. A pesquisadora menciona que tecnologia de manejo bem implementada pode reduzir a aplicação de inseticidas, minimizando os custos, diminuindo o impacto ambiental dos produtos químicos e garantindo a sobrevivência dos inimigos naturais das pragas.
Nesta safra de 2011, o Estado de Mato Grosso produziu 70 mil toneladas de feijão comum, numa área de 45 mil hectares. A pesquisadora da Empaer, Maria Luiza Perez Villar, destaca que para uma cultura produzir bem são necessários quatro fatores: boa amostragem do solo, laboratório competente para fazer as análises, cultura calibrada com uso de calcário e fertilizante e o técnico tem que saber interpretar os dados das análises de solo. Segundo Villar, é um conjunto de informações que precisam da orientação técnica para o produtor produzir melhor e com segurança. “Vamos preparar os multiplicadores para recomendação de adubação e calagem para a cultura do feijoeiro”, destaca Maria Luiza.
O coordenador Valter esclarece que 12 pesquisadores enfocam a cultura do feijoeiro comum, apresentando técnicas atualizadas para o desenvolvimento da cadeia produtiva do feijão no Estado. O pesquisador da Embrapa, Flávio Jesus Wruck, fala sobre o feijão safrinha as vantagens do plantio em regiões com altitudes acima de 500 metros em relação ao nível do mar. O pesquisador da Embrapa,Tarcísio Cobucci, explica sobre aumentar a produtividade de forma sustentável com o manejo da cultura.
Especificamente para a agricultura familiar a analista da Embrapa, Luciene Camarano, ressalta em sua palestra a multiplicação, melhoria da qualidade das sementes de feijão. Ela explica como manter as características genéticas da planta evitando a mistura e preservando o material.
O curso é realizado pela Empaer em parceria com a Embrapa, Fundação de Amparo a Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Mapa e Companhia de Abastecimento Nacional (Conab). No período da tarde acontece as palestras sobre manejo da cultura do feijoeiro com Tarcísio Cobuccin (Embrapa), Francielle Guedes (Conab), instrumentos de apoio à comercialização e Clovis Knabben (Mapa), qualidade do produto.
Participaram da abertura do evento, o presidente da Empaer, Enock Alves dos Santos, superintendente Federal da Agricultura, Francisco Costa, presidente da Fapemat, João Valente, superintendente da Conab, Ovídio Miranda, diretor de Pesquisa da Empaer, Carlos Milhomem, coordenador da Empaer, Sebastião Campos Filho e Sérgio Mazeto.
O encerramento do curso está previsto para às 17 horas. Mais informações com o coordenador Valter – Fone (65) 9253 6912.

Nenhum comentário:

Postar um comentário